top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

O maior atrativo de Morro de São Paulo são as suas praias, seus monumentos históricos e a bela, e muito animada, vida noturna. Mas diante de tantas atrações, uma das dúvidas que surgem é: o que fazer em Morro de São Paulo?

Porém, não há de que se preocupar! Neste post, te daremos as principais dicas sobre o que você pode fazer na vila de Morro de São Paulo e seus arredores. Assim, você poderá escolher os programas que mais te interessarem, combinado? Então, vamos lá!

Morro de Sao Paulo Vista aerea
Morro de São Paulo

O que fazer em Morro de São Paulo: 13 dicas imperdíveis

Desde que você chega em Morro de São Paulo percebe que está em um lugar diferente, com uma energia e umas paisagens que não se encontram facilmente em qualquer destino.

Os visitantes da vila chegam de todas partes do mundo para desfrutar das belezas da região e hoje vai entender o porquê.

A Vila do Morro de Sao Paulo
A Vila do Morro de São Paulo

1. Ande muito, você não vai se arrepender

Desde o momento que você chega em Morro de São Paulo vai viver experiências às que não está acostumado. Para começar, em Morro de São Paulo não circulam veículos particulares, só são permitidos tratores, jardineiras e alguns veículos especiais das agências de viagens ou pousadas.

Mesmo assim, não é em toda a vila, por isso grande parte dos seus trajetos deverão ser feitos a pé. Então se prepare para trazer calçados confortáveis e para subir algumas ladeiras, mas não se preocupe, tudo isso faz parte do encanto do lugar.

Quando você anda pela vila de Morro de São Paulo, você pode facilmente apreciar cada um dos seus detalhes. As paisagens que você vai ver a cada passo podem lhe dar uma perspectiva única e realmente enriquecedora. Com certeza se a sua dúvida for o que fazer em Morro de São Paulo, caminhando você vai poder descobrir cantinhos incríveis que fazem da atmosfera da vila, um lugar para levar sempre na memória.

2. Explore da Primeira à Quinta Praia

Como foi mencionado no início, um dos maiores atrativos do local são as maravilhosas praias. Por isso, uma das coisas que fazer em Morro de São Paulo é aproveitá-las ao máximo.

As mais famosas são da Primeira à Quinta Praia, localizadas ao sul da vila, e pelo nome de cada uma delas você já terá uma ideia da sua localização.

Existem praias para todos os gostos, das mais badaladas às mais tranquilas, quase desertas, e além de se maravilhar com as paisagens e se deleitar com as águas mornas existem muitas outras coisas para fazer em cada uma delas. Confira!

Primeira Praia - Morro de Sao Paulo - Passeios
Primeira Praia - Morro de São Paulo

Primeira Praia

A Primeira Praia é a mais próxima da vila e a menor delas. Aqui encontrará algumas barracas com comidas típicas da região.

Se gosta de surf essa é a sua praia. Além disso, aqui também é possível praticar mergulho com cilindro, esqui aquático, caiaque e kitesurf.

É na Primeira Praia que se encontra a maior tirolesa do Brasil, sai do Farol do Morro percorrendo 350 metros até chegar no mar.

Segunda Praia - Morro de Sao Paulo - Passeios
Segunda Praia - Morro de São Paulo

Segunda Praia

A Segunda Praia não é muito maior do que a anterior, mas é aqui que se concentra o agito e a badalação, tanto durante o dia quanto à noite.

As águas calmas convidam para o banho de mar, ainda mais na maré baixa, quando se formam as piscinas naturais.

Na areia é possível praticar alguns esportes, como vôlei, futebol e frescobol.

Uma variedade de restaurantes, bares e barracas agitam o local com música ao vivo, uma ótima opção para o dia e a noite.

Aproveite também para visitar a Ilha da Saudade, tem uma bancada de areia que na maré baixa deixa bem fácil o acesso. Caminhar por lá, no final da tarde, por exemplo, pode ser um passeio bem interessante.

terceira praia morro de sao paulo
Terceira Praia - Morro de São Paulo

Terceira Praia

A Terceira Praia é um pouco maior do que as duas anteriores juntas. Na maré alta a faixa de areia é bastante estreita e em alguns casos pode até desaparecer, o que traz uma paisagem diferente ao local.

A maior parte dos passeios locais de barco parte desta praia.

Em frente à Terceira Praia pode-se observar aIlha do Caitá. Está bastante próxima e para chegar até ela é possível alugar um caiaque na beira da praia. Os mais aventureiros até podem nadar até lá.

Quarta Praia - Morro de Sao Paulo - Passeios
Quarta Praia - Morro de São Paulo

Quarta Praia

A Quarta Praia é a maior das praias de Morro de São Paulo, são 4 km rodeados de natureza. Graças às águas calmas e transparentes é possível ver os peixes enquanto se toma um banho de mar.

Aproveite para caminhar pela bancada de pedras no início da primeira praia, é um local onde é muito fácil de apreciar a vida marinha da região. A parte das pedras é um refúgio de diversas espécies vale a pena visitar.

Por aqui, encontrará poucos restaurantes, mas é uma praia para quem busca tranquilidade, pois por aqui há muito pouca gente.

E uma dica extra sobre o que fazer em Morro de São Paulo: se quer encontrar ótimos cenários para as fotos, alterne os pontos de caminhada. Em alguns momentos, ande pela beira do mar, em outros caminhe entre os coqueirais e amendoeiras. Com certeza você vai encontrar perspectivas muito diferentes durante suas caminhadas.

Quinta Praia ou Praia do Encanto
Quinta Praia ou Praia do Encanto

Quinta Praia ou Praia do Encanto

Também conhecida como a Praia do Encanto é a mais preservada das praias, a tranquilidade aqui impera e oferece um maior contato com a natureza.

Entre a Quarta e Quinta Praia, o rio de água ferrosa que deságua no mar e junto ao manguezal dão uma paisagem totalmente diferente ao local. Dá para fazer ótimas fotos nesse lugar.

As águas de toda a quinta praia são calmas, mornas e transparentes e uma barreira de corais formam deliciosas piscinas naturais. Ao longo da praia também há diversos manguezais espalhados na beira do mar. Não deixe de aproveitar o delicioso banho de mar, as paisagens e o sossego.

3. Visite as praias menos conhecidas

Existem outras praias em Morro de São Paulo que são menos conhecidas pelos turistas e estão do outro lado da vila. Saiba quais são elas.

Praia Porto de Cima
Praia Porto de Cima - Morro de São Paulo

Praia do Porto de Cima

A praia do Porto de Cima começa passando o cais de Morro de São Paulo. Uma praia pouco frequentada por turistas, mas visitada por moradores locais. Não espere encontrar uma boa infraestrutura, apenas há um restaurante.

Tem uma faixa de areia estreita que na maré alta costuma desaparecer. As águas calmas e mornas são rodeadas por recifes que formam belas piscinas naturais. Mergulhar com snorkel é uma das atividades que pode ser praticada nessa linda praia rodeada de vegetação.

Praia Ponta da Pedra - Morro de Sao Paulo
Praia Ponta da Pedra - Morro de São Paulo

Praia da Ponta da Pedra

Uma praia tranquila com um belo pôr do sol é a Praia da Ponta da Pedra. Nela encontrará uma estreita faixa de areia que só aparece na maré baixa.

No seu mar calmo surgem lindas piscinas naturais que dão um belo visual.

Nesta praia não há pousadas, restaurantes nem barracas. Só algumas casas dos moradores locais. Era aqui onde estava o Iate Clube, hoje desativado. No local há uma das baladas mais frequentadas de Morro: Mama África.

Prainha do Forte - Morro de Sao Paulo
Prainha do Forte - Morro de São Paulo

Prainha do Forte

A Prainha do Forte se encontra passando pelas ruínas da Fortaleza, e só surge na maré baixa.

É um lugar muito pouco conhecido pelos turistas, e não tem nenhuma infraestrutura, porém a vida marinha que pode ser vista no local é incomparável. Um excelente ponto de mergulho que vale a pena ser visitado, pois suas piscinas naturais encantam os visitantes.

4. Aproveite qualquer uma das praias para praticar esportes

Nas praias de Morro de São Paulo podemos praticar os mais diversos esportes tanto no mar quanto na areia. As praias que recebem turistas e contam com infraestrutura têm equipamento para alugar que possibilitam outras formas de desfrutar da natureza.

Passeio de caiaque, stand up paddle, canoa havaiana, kitesurf, surf, mergulho com snorkel ou com cilindro, são apenas alguns dos esportes que podem ser feitos no mar, aproveitando a paisagem que só Morro de São Paulo tem.

5. Visite os monumentos históricos de Morro de São Paulo

Existe muita história na vila de Morro de São Paulo. Entre 1536 e 1537 chegou Francisco Romero à que hoje conhecemos como Ilha de Tinharé e deu início à história pós-colônia que hoje conhecemos.

Monumentos Historicos - Potalo
Portalo - Morro de São Paulo

Na vila de Morro de São Paulo podemos encontrar algumas edificações importantes:

Visitar esses locais nos permitirá entender melhor a história da vila e conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil.

6. Faça o passeio de Volta à Ilha

O passeio de Volta à Ilha de Morro de São Paulo é o passeio dos passeios. Nele você vai conhecer o melhor da região, não só da Ilha de Tinharé, mas também dos arredores. Uma bela amostra de tudo o que essa região baiana tem para oferecer.

Em apenas um dia, você vai conhecer:

  • Piscinas naturais: de Garapuá e/ou Moreré (de acordo com as condições climáticas);

  • Praia da Cueira em Boipeba;

  • Boca da Barra em Boipeba;

  • Canavieiras e seus restaurantes flutuantes;

  • City Tour histórico em Cairu, uma das cidades mais antigas do Brasil.

7. Visite o vilarejo e a praia de Garapuá

Garapuá é um povoado vizinho a Morro de São Paulo, com pouca infraestrutura hoteleira, mas que merece a pena a visita.

Famoso pelas suas piscinas naturais, Garapuá é um lugar imperdível para quem vai até Morro. Você pode fazer um passeio até lá e passar o dia, por exemplo. Há restaurantes para quem quer almoçar à beira-mar.

8. Conheça Gamboa e o paredão de argila

Gamboa é outro povoado vizinho a Morro, para chegar é possível ir seguindo uma trilha que começa no centro da vila de Morro. Mas lembre-se, essa trilha precisa ser feita durante a maré baixa, já que é preciso andar pela faixa de areia de algumas pequenas praias, porém, ela some na maré alta. Outra opção para chegar é de barco ou lancha rápida que sai do píer de Morro.

Gamboa tem uma boa infraestrutura hoteleira e gastronômica, além disso, você pode desfrutar da famosa praia de argila, se lambuzar e aproveitar suas propriedades medicinais antes de tomar um refrescante banho de mar.

9. Dê uma esticada até Galeão

Galeão é uma comunidade quilombola da Ilha de Tinharé, um povoado de pescadores que parece ter parado no tempo e mantém a sua história e cultura presentes no dia a dia. Em Galão não há praias, porém é um refúgio natural para quem gosta de passeios alternativos e pouco conhecidos.

Você pode ir caminhando pela trilha de 21 km ou pegar algum dos poucos passeios até a região. Sem dúvida uma experiência que vai enriquecer muito mais a sua viagem.

10. Visite os mirantes e se tiver coragem salte de tirolesa

Não sabe mais o que fazer em Morro de São Paulo? Contemple as paisagens do alto!

Perto do Farol é possível ver o mar de diferentes ângulos, escolha um dos mirantes e desfrute o visual. Entre eles você pode visitar o Mirante da Tirolesa e aproveitando que está lá, pode saltar da maior tirolesa do Brasil que cai no mar.

11. Desfrute da vida noturna de Morro

A noite de Morro de São Paulo é outro dos atrativos da vila. Mas se você não gostar de muito agito, não se preocupe, também há opções para você! A feira da praça Aureliano Lima acontece ao anoitecer, você pode visitá-la antes ou após aproveitar um ótimo jantar em alguns dos restaurantes da vila.

Vida noturna - Morro de Sao Paulo
Vida noturna na Vila de Morro de São Paulo

Agora, se você gosta da badalação pela qual a vila é conhecida, confira as festas que você tem a sua disposição.

Segundas e quintas-feiras

São os dias de luau aberto ao público na Segunda Praia. Os mais diversos ritmos animam os seus frequentadores. Recebe tanto turistas quanto moradores locais.

Quartas-feiras

É o dia de uma das festas mais tradicionais da vila, no Teatro do Morro, no bairro Mangaba. Para chegar tem que subir 188 degraus, mas vale a pena.

A festa começa aproximadamente às 21h com apresentações de todo tipo: teatro, dança, música ao vivo, etc. A partir da meia-noite a festa se transforma com o DJ tocando, em um dos espaços, geralmente, música eletrônica até o dia amanhecer.

Sextas-feiras

Neste dia a festa é na Toca do Morcego, a caminho do Farol, uma festa animadíssima ao som de música eletrônica.

A vista no local é um espetáculo aparte. Aqui também pode se apreciar o pôr do sol todos os dias.

Sábados

As festas de sábado são no Pulsar Disco, a caminho do Forte. Costumam ser festas temáticas para todos os gostos, Flashback, à fantasia, cassino, etc.

Durante a temporada alta, costuma haver mais festas em outros locais, visto que o número de turistas é muito maior. Porém, a badalada vila de Morro de São Paulo não dorme nunca.

12. Faça pelo menos um passeio cheio de adrenalina

Passeios com adrenalina não faltam em Morro de São Paulo e vale a pena escolher pelo menos um durante sua estadia nesse fabuloso destino.

Escolha entre Mangue Riders, passeio de quadriciclo até Garapuá ou Boipeba, mergulho, observação da Baléia Jubarte, entre outros e aproveite seus dias ao máximo.

13. Escolha um lugar para se deleitar com o pôr do sol

Depois de um dia cheio de adrenalina nada melhor do que um programa relaxante e tranquilo. Então, por que não aproveitar para apreciar o pôr do sol em um lugar estratégico?

Pode optar pelos mirantes ou pelos lugares mais badalados como a Toca do Morcego ou o restaurante do Hotel Portaló. De todas as formas, será uma lembrança maravilhosa do final de tarde em Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo é um destino imperdível, tem diversas atividades para todos os gostos. Além do que mencionamos aqui, existem muitos outros passeios, opções não faltam.

E se ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Morro de São Paulo, entre em contato com a Bahia Terra Turismo, somos especialistas na região e oferecemos os melhores passeios de Morro de São Paulo e seus arredores. Além disso, estamos à sua disposição para ajudar com qualquer dúvida que tiver sobre esse fantástico destino.

Nos chame pelo WhatsApp! Esperamos seu contato!


Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

O que fazer em Morro de São Paulo: as 13 melhores dicas

2379 visualizações

0 curtidas

0 comentário

O que fazer em Morro de São Paulo: as 13 melhores dicas

10/07/23

bottom of page