• Bahia Terra Turismo

O que fazer em Morro de São Paulo

Atualizado: Abr 29

O maior atrativo de Morro de São Paulo são as suas praias, seus monumentos históricos e a bela e animada vida noturna.

Morro de São Paulo

Descubra tudo o que você pode fazer em Morro de São Paulo!


Desde que você chega em Morro de São Paulo percebe que está em um lugar diferente, com uma energia e umas paisagens que não se encontram facilmente em qualquer destino.


Os visitantes da vila chegam de todas partes do mundo para desfrutar das belezas da região e hoje vai entender o porquê.


Você está pensando em conhecer o destino? Então, cuidado! depois de ler este post, não vai poder parar de pensar que sua próxima viagem terá que ser para Morro de São Paulo!


A Vila do Morro de São Paulo

Como circular em Morro de São Paulo?


Desde o momento que desce do catamarã você viverá experiências às que não está acostumado. Para começar, em Morro de São Paulo não circulam veículos particulares, só são permitidos tratores, jardineiras e alguns veículos das agências de viagens ou pousadas.


Mesmo assim, não é em toda a vila, por isso grande parte dos seus trajetos deverão ser feitos a pé. Então se prepare para trazer calçados confortáveis e para subir algumas ladeiras, mas não se preocupe, tudo isso faz parte do encanto do lugar.


Agora que você já sabe um pouco mais das características da vila, podemos falar das suas opções de lazer. E também fizemos um post completos com todas as opções para chegar em Morro de São Paulo.



Quer conhecer os melhores passeios em Morro de São Paulo?


Como foi mencionado no início, um dos maiores atrativos do local são as maravilhosas praias, mas além de se maravilhar com as paisagens e se deleitar com as águas mornas existem muitas outras coisas para fazer em cada uma delas. Confira!


Praias mais famosas de Morro de São Paulo


Em Morro de São Paulo existem praias para todos os gostos, das mais badaladas às mais tranquilas, quase desertas. Por isso, vale a pena fazer um passeio por todas elas antes de decidir qual é a sua favorita.


As principais praias estão ao sul da vila e pelo nome você terá uma ideia da sua localização:

Primeira Praia - Morro de São Paulo

Primeira Praia


A Primeira Praia é a mais próxima da vila e a menor delas. Aqui encontrará algumas barracas com comidas típicas da região.


Se gosta de surf essa é a sua praia, é a única que tem ondas para praticar o esporte. Além disso aqui também é possível praticar mergulho com cilindro, esqui aquático, caiaque e kitesurf.


É na Primeira Praia que se encontra a maior tirolesa do Brasil, sai do Farol do Morro percorrendo 350 metros até chegar na praia.

Segunda Praia - Morro de São Paulo

Segunda Praia


A Segunda Praia não é muito maior do que a anterior, mas é aqui que se concentra o agito e a badalação, tanto durante o dia quanto à noite.


As águas calmas convidam para o banho de mar, ainda mais na maré baixa, quando se formam as piscinas naturais.


Na areia é possível praticar alguns esportes, como vôlei, futebol e frescobol.

Uma variedade de restaurantes, bares e barracas agitam o local com música ao vivo, uma ótima opção para começar a noite.


Terceira Praia - Morro de São Paulo

Terceira Praia


A terceira praia é um pouco maior do que as duas anteriores juntas. Na maré alta a faixa de areia é bastante estreita e em alguns casos pode até desaparecer, o que traz uma paisagem diferente ao local.


A maior parte de passeios locais de barco parte desta praia.


Em frente à Terceira Praia pode se observar a Ilha do Caitá. Está bastante próxima e para chegar até ela é possível alugar um caiaque na beira da praia.

Quarta Praia - Morro de São Paulo

Quarta Praia


Essa é a maior das praias de Morro de São Paulo, são 4 km rodeados de natureza. Graças às águas calmas e transparentes é possível ver os peixes enquanto se toma um banho de mar.


No início da praia tem alguns restaurantes, mas é uma praia para quem busca tranquilidade numa praia com muito pouca gente.


Quinta Praia ou Praia do Encanto

Quinta Praia ou Praia do Encanto


Também conhecida como a Praia do Encanto é a mais preservada das praias, a tranquilidade aqui impera e oferece um maior contato com a natureza.


As águas são calmas, mornas e transparentes e uma barreira de corais formam deliciosas piscinas naturais.


Praias pouco conhecidas em Morro de São Paulo


Existem outras praias em Morro de São Paulo que são menos conhecidas pelos turistas e estão ao norte da vila. Elas são:


Praia Porto de Cima - Morro de São Paulo

Praia do Porto de Cima


Essa praia começa passando o cais de Morro de São Paulo. Uma praia pouco frequentada por turistas, mas visitada por moradores locais. Não espere encontrar uma boa infraestrutura, apenas há um restaurante.


Tem uma faixa de areia estreita que na maré alta costuma desaparecer. As águas calmas e mornas são rodeadas por recifes que formam belas piscinas naturais. Mergulhar com snorkel é uma das atividades que pode ser praticada em essa linda praia rodeada de vegetação.


Praia Ponta da Pedra - Morro de São Paulo

Praia da Ponta da Pedra


Uma praia tranquila com muita vegetação, conta com uma estreita faixa de areia que só aparece na maré baixa.


No seu mar calmo surgem lindas piscinas naturais que dão um belo visual.


Nesta praia não há pousadas, restaurantes nem barracas. Só algumas casas dos moradores locais. Era aqui onde estava o Iate Clube, hoje desativado, forma parte da paisagem.


Prainha do Forte - Morro de São Paulo

Prainha do Forte


A Prainha do Forte se encontra passando as ruínas da Fortaleza, e só surge na maré baixa.


É um lugar muito pouco conhecido pelos turistas, e não tem nenhuma infraestrutura, porém a vida marinha que pode ser vista no local é incomparável. Um excelente ponto de mergulho que vale a pena ser visitado.


Nas praias de Morro de São Paulo podemos praticar os mais diversos esportes tanto no mar quanto na areia. As praias que recebem turistas e contam com infraestrutura têm equipamento para alugar que possibilitam outras formas de desfrutar da natureza.


Monumentos Históricos


Existe muita história na vila de Morro de São Paulo. No ano de 1535 chegaram ao local mais de 30 homens para colonizar aos habitantes do lugar: os índios tupinambás. Desde aquele momento muitas coisas aconteceram e a história foi deixando seu rasto.


Hoje é possível conhecer mais um pouco desse legado através dos monumentos históricos da região.


Portalo - Morro de São Paulo

Na vila de Morro de São Paulo podemos encontrar algumas edificações importantes:


  • Forte do Morro de São Paulo

  • Forte Grande

  • Portaló

  • Farol do Morro de São Paulo

  • Igreja Nossa Senhora da Luz

  • O Casarão


Visitar esses locais nos permitirá entender melhor a história da vila e conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil.


Vida noturna


A noite de Morro de São Paulo é outro dos atrativos da vila. Muitos turistas chegam buscando a badalação pela qual a vila é conhecida.


Vida noturna na Vila de Morro de São Paulo

A fama não é à toa, visto que por aqui não faltam opções de festas, praticamente, todos os dias da semana.


Segundas e quintas-feiras


São os dias de luau aberto ao público na Segunda Praia. Os mais diversos ritmos animam os seus frequentadores. Recebe tanto turistas quanto moradores locais.


Quartas-feiras


É o dia da festa mais tradicional da vila, no bairro Mangaba. Para chegar tem que subir 188 degraus, mas vale a pena.


A festa começa aproximadamente às 21h. com apresentações de todo tipo: teatro, dança, música ao vivo, etc. A partir da meia noite a festa se transforma com o DJ tocando, geralmente, música eletrônica até o dia amanhecer.


Sextas-feiras


Neste dia a festa é na Toca do Morcego, a caminho do Farol, uma festa animadíssima ao som de música eletrônica.

A vista no local é um espetáculo aparte.


Sábados


As festas de sábado são no Pulsar Disco, a caminho do Forte. Costumam ser festas temáticas para todos os gostos, Flash Back, à fantasia, cassino, etc.


Durante a temporada alta, costuma haver mais festas em outros locais, visto que o número de turistas é muito maior. Porém, a badalada vila de Morro de São Paulo não dorme nunca.


Morro de São Paulo é um destino imperdível, tem diversas atividades para todos os gostos. Além do que mencionamos aqui, existem os passeios que podem ser feitos nos arredores da vila, opções não faltam.


Por tanto, quando você estiver neste paraíso, já sabe, se programe para ficar vários dias, só assim aproveitará todo o que a vila tem para lhe oferecer.


Decidiu ficar bastante tempo na região? Então aproveite para descobrir a Ilha de Boipeba, não vai se arrepender!

196 visualizações

CENTRAL DE RESERVAS


TELEFONE: +55 75 3653 6124

TELEFONE: +55 75 3653 6017

WHATSAPP: +55 75 9 9905 9430

E-MAIL: RESERVAS@BAHIATERRA.COM

FORMAS DE PAGAMENTO

logo-bahia-terra-ok.png