Além das próprias praias que Morro de São Paulo oferece ao turista, com variedade de atrações, sejam festas, sejam programas mais familiares, também há mais opções de lazer pouco explorados: é o caso da Ilha do Caitá.
Neste post, saiba o que este lugar único tem para lhe oferecer.
Onde fica a Ilha do Caitá?
Situada bem em frente à Terceira Praia, há várias formas de se chegar até a ilha: de caiaque, stand up paddle, de bicicleta aquática ou até mesmo nadando. A travessia é tranquila, pois em boa parte das vezes, o mar encontra-se sem qualquer tipo de agitação.
Entretanto, obviamente isto vai variar conforme a preparação física de cada turista e se o já teve contato com pelos um dos meios de transporte. Caso você se sinta inseguro opte pelo caiaque.
Como ir de caiaque para a Ilha de Caitá?
Utilizando o “gancho” do último parágrafo, ele é indicado por sua estabilidade e por realizar o caminho mais rápido que o stand up paddle, levando em média 20 minutos. É possível alugar caiaques para um ou dois lugares na Terceira Praia.
E como é ir de Stand Up Paddle?
Apesar de também oferecer um trajeto tranquilo até a Ilha do Caitá, aqui é necessário que a pessoa já tenha praticado o esporte algumas vezes, pois o stand up paddle, pelo praticante estar de pé, exige mais equilíbrio que o caiaque.
Como é o trajeto até a ilha?
Independente de qual transporte você escolher, há uma certeza: durante o trajeto, você vai curtir os vários tipos de peixes, plantas e recifes que estão entre os dois pontos, devido à cor clara da água, você pode apreciá-los com facilidade. A travessia em si, já é um espetáculo a parte.
Aqui vai um recado muito importante: como o mar ao redor da ilha do Caitá é riquíssimo em vida marinha, há animais como arraias, estrelas do mar, tartarugas e ouriços.
Quanto a este último, é necessário tomar o máximo de cuidado possível, pois, além de serem animais espinhosos, há espécies de ouriços que podem ser venenosos e eles estão espalhados pelos recifes.
Por isso, ao chegar em terra firme, obrigatoriamente, esteja com um calçado, de preferência fechado. Além disso, por ter recifes nas beiradas na ilha, o risco de escorregar aumenta, tanto pela irregularidade dos corais, quanto pelas frequentes ondas que atingem as mesmas.
Agora, outra dica especial para aproveitar o passeio é utilizar um snorkel ao nadar. Por estar embaixo da água e muito próximo dos animais, o cotidiano marítimo é um “show” quando visto extremamente de perto. Vale a pena conferir!
Outras dicas importantes
Leve uma mochila com itens essenciais como protetor, garrafinha de água, óculos de sol e boné.
Caso o calor seja um problema, faça o passeio ao final do dia, que inclusive, terá o “plus” de ver o lindo pôr do sol da ilha.
Compre “capinhas de mergulho” para o seu celular, pois sem a devida proteção, o risco de o aparelho cair no mar e danificá-lo é muito grande.
Gostou? Quer ficar por dentro de tudo que ocorre em Morro de São Paulo? Então assine a nossa newsletter e receba dicas incríveis para tornar a sua viagem inesquecível!
Comments