• Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124 | +55 (75)  3199-0207

Se você conhece um pouco sobre a Bahia, você já deve saber que o estado é imenso, muito cultural e histórico. Entre as tantas opções incríveis para o turismo, hoje falaremos de uma construção histórica muito interessante: a Fonte Grande de Morro de São Paulo.

Não é segredo que a vila é surpreendente em termos de paisagens naturais, oferecendo diversas opções para o turista. Mas, o que muitos não sabem, é que algumas construções também nos permitem voltar aos tempos passados, sendo esta, um grande exemplo disso. Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e conheça a Fonte Grande de Morro de São Paulo!

Fonte Grande Morro de Sao Paulo
Fonte Grande - Morro de São Paulo

Detalhes sobre a história da Fonte Grande

Antes de mais nada, como foi mencionado no tópico anterior, esta construção trata-se de um local histórico, construído em 1746. Muitos a chamam de Fonte do Imperador, já que em 1859, segundo relatos, Dom Pedro II, em uma visita à vila, se banhou no local junto à Marquesa de Santos.

Para falarmos sobre toda a história, devemos voltar no tempo do Brasil Colonial. A obra foi feita pelo vice-rei do Brasil, André de Melo Castro. Em outras palavras, a Fonte de Morro de São Paulo era o maior abastecimento de água potável do vilarejo, o que era muito importante para a época, especialmente devido à proximidade com a Fortaleza de Tapirandu.

Devido à falta de água, que era um grande problema durante o período, os moradores da região tinham que tomar banhos coletivos por ali, incluindo mulheres e crianças.

Foi em 1943 que a construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Lembrando que até hoje sai água da Fonte Grande de Morro de São Paulo, porém esta não é consumida nos dias de hoje.


Monumento historico do Morro de Sao Paulo
Monumento histórico do Morro de São Paulo

Localização da Fonte Grande de Morro de São Paulo

A construção fica localizada na Rua da Fonte Grande, em Morro de São Paulo. Por se tratar de uma área bem desenvolvida da vila, na região é fácil encontrar pousadas, restaurantes e bares. Caso você esteja hospedado entre a Primeira Praia e a Segunda Praia, provavelmente você terá facilidade em chegar até a Fonte, visto que a distância que separa as atrações gira em torno de 7 a 10 minutos.

Basta percorrer a Rua da Prainha em sentido da Praça Aureliano Lima, continuar pelo arco e logo mais você chega na Fonte Grande.


Fonte Grande
Fonte Grande

Dicas gerais

Agora que você já sabe as características do local e a região onde a Fonte Grande de Morro de São Paulo está localizada, certamente você não terá dificuldades em encontrar a construção.

Se você quer ficar hospedado próximo à atração, nessa região há opções bastante econômicas, pelo que pode ser uma excelente opção para sua estadia.

Gostou? Então veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer 10 ótimas experiências para vivenciar nesse destino incrível da Bahia!

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Fonte Grande de Morro de São Paulo: história a céu aberto

48 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Fonte Grande de Morro de São Paulo: história a céu aberto

12/11/22