top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Graduando em História - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Você já deve saber que o estado da Bahia possui dimensões continentais, uma imensidão geográfica que também se aplica em se tratando de cultura e história.

Em cada povoado, vila ou cidade, é preciso atenção com os monumentos históricos, pois a maioria deles está a céu aberto, em ruas, avenidas e praças, disponíveis gratuitamente.

Um desses muitos monumentos baianos de grande relevância histórica para o Brasil é a Fonte Grande do Morro de São Paulo, vila conhecida internacionalmente pelas suas lindas paisagens e também pela badalação, oferecendo diversas opções de lazer para o turista, tanto diurnas como noturnas.

O que muita gente não sabe, ou passa por lá e não percebe, é que monumentos como a Fonte Grande nos permitem mergulhar no tempo, nos envolvendo e aguçando nossa imaginação com mitos, lendas e mistérios.

Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e conheça a Fonte Grande do Morro de São Paulo!

Fonte Grande Morro de Sao Paulo
Fonte Grande - Morro de São Paulo

A contextualização histórica da Fonte Grande

Na segunda metade do séc. XVIII, o Morro de São Paulo já possuía uma vila consolidada, sendo importante produtor de farinha para o abastecimento da sua base militar e também as ricas indústrias açucareira e fumageira, constituídas no Recôncavo da Baía de Todos os Santos.

Foram três etapas e aproximadamente 100 anos para a conclusão da Fortaleza do Morro de São Paulo ou “do Tapirandu”, que a essa altura impunha respeito com seus 650 metros de muralhas, batalhão composto por quase 200 homens treinados e forte artilharia.

A base militar do Morro de São Paulo era protetora da Barra Falsa da Baía de Todos os Santos, um canal largo composto de um conjunto de rios cuja foz, situada em sua frente, confundia os navegadores vindos do sul. Ao se depararem com aquele mundo de águas, entendiam ter chegado à Baía de Todos os Santos.

Toda essa estrutura enfrentava grande dificuldade quanto ao abastecimento de água, que costumava faltar com frequência, levando os moradores a banhos coletivos, incluindo mulheres e crianças.

Finalmente em 1746 o vice-rei do Brasil André de Melo e Castro mandou construir a Fonte Grande, o maior sistema de abastecimento de água potável da Bahia Colonial. A fonte construída pela Coroa visava abastecer a vila, servir ao presídio e sua base militar.

Segundo o Frei Jaboatão, ela foi descoberta pelo religioso eremita Simão Barreto no início do séc. XVII, homem encaminhado pelo sesmeiro Lucas da Fonseca Saraiva para construir a Capela de N. Sra. da Luz no ponto mais alto do morro, onde hoje está situado o farol.

Necessitando de água para a manutenção da capela e suas necessidades, descia o morro por caminho pedregoso e distante diariamente em busca desse bem precioso, quando numa dessas andanças obteve a graça da Virgem e encontrou o bendito olho d’água.

Leia um pouco mais sobre a história do Morro de São Paulo:

A Fonte Grande é composta por três bicas, galeria subterrânea de captação do lençol d’água, cisterna de decantação e regularização do fluxo, chafariz, bacia de captação de águas servidas e galeria de drenagem. Neste caso, além do lençol subterrâneo também é captada a água superficial de um riacho.

Outra particularidade desta fonte: entre a cisterna e o chafariz existe uma galeria de adução com 6 m de extensão. Possui ainda uma placa ao centro do seu frontispício com uma inscrição que diz:

"O Ilustre e Honorável André de Melo e Castro, Conde de Galveas Virei e Capitão Geral do Mar e Terra do Estado do Brasil mandou fazer esta fonte em 1746."

Importante salientar que o imperador D. Pedro II em visita ao Morro de São Paulo, assinalou em seu diário a presença da Fonte Grande: “Há uma fonte pública de três bicas”. Em 1943 a Fonte Grande foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Monumento historico do Morro de Sao Paulo
Monumento histórico do Morro de São Paulo
 

Bibliografia

BARICKMAN, B.J. Um contraponto baiano: açúcar, fumo, mandioca e escravidão no Recôncavo, 1780-1860. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CAMPOS, Silva. Crônica da Capitania de São Jorge dos Ilhéus. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1981.

COELHO FILHO, Luiz Walter. A Capitania de São Jorge e a Década do Açúcar (1541 – 1550). Salvador: Vila Velha, 2000.

FONTE GRANDE DO MORRO DE SÃO PAULO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fonte_Grande_do_Morro_de_S%C3%A3o_Paulo&oldid=62567913>. Acesso em: 9 dez. 2021.

IPAC. Sistema de Informações do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia: bens culturais sob salvaguarda no município de Cairu. IPAC, 2023. Disponível em: <http://patrimonio.ipac.ba.gov.br/municipio/cairu/>. Acesso em: 02 de abril de 2023.

JABOATÃO, Fr. Antônio de Santa Maria. Novo Orbe Seráfico Brasílico ou Chronica dos Frades Menores da Província do Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 1858.

MATTA, Alfredo E. R. Projeto de Extensão: TV WEB Remando em Preservação - Parte 1 - Morro de São Paulo. YouTube, 27 de junho de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ecXFtCIhytc&t=3362s

RISÉRIO, Antônio. Tinharé: História e Cultura no Litoral Sul da Bahia. Salvador: BYI Projetos Culturais Ltda, 2003.

SOUZA, Gabriel Soares. Tratado Descritivo do Brasil em 1587. São Paulo: Hedra, 2010.

 

Localização da Fonte Grande no Morro de São Paulo

O imponente monumento está localizado numa rua homônima: Rua da Fonte Grande. Local de fácil acesso e central na vila, próximo da Praça Aureliano Lima, de pousadas, restaurantes e bares.

Para quem está hospedado na Primeira ou Segunda Praia, uma curta caminhada de aproximadamente dez minutos te levará até ela. Qualquer dificuldade, é só perguntar onde fica que qualquer pessoa saberá informar.

Fonte Grande
Fonte Grande

Dicas gerais

Agora que você já sabe a história, características e localização da Fonte Grande e busca se hospedar próximo a ela, saiba que existem muitas opções, algumas bem econômicas, inclusive. Descubra com a Bahia Terra Turismo a melhor forma de ir para Morro de São Paulo.


Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Fonte Grande do Morro de São Paulo: história a céu aberto

387 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Fonte Grande do Morro de São Paulo: história a céu aberto

09/04/23

bottom of page