• Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124 | +55 (75)  3199-0207

Você já ouviu falar do povoado de Galeão (Cairu)? Localizado na ilha de Tinharé, perto de Morro de São Paulo, essa pequena vila de pescadores guarda uma enorme riqueza religiosa, cultural e uma bela mata atlântica.

Galeão tem pouco mais de 1000 habitantes e tem origem quilombola que hoje sobrevive basicamente da pesca artesanal de siri, camarão e da extração de óleo de dendê.

O povoado de Galeão não conta com praias próprias para banho, em compensação tem uma incrível área verde que torna o cenário lindíssimo, uma simplicidade que encanta e um povo muito acolhedor.

Confira agora qual a história do povoado de Galeão na ilha de Tinharé, como chegar até lá e o que você encontrará na região.


Povoado do Galeão
Povoado do Galeão - Cairu

História sobre o povoado de Galeão (Cairu)

Galeão foi fundado no início do século XVII, no ano de 1693 e foi um centro de produção agropecuária durante a colonização portuguesa.

O povoado recebeu o nome de Galeão, pois foi aqui que ficou o primeiro navio de guerra existente na província da Bahia. Naquela época esses navios eram conhecidos pelo nome de galeões.

Como chegar ao povoado de Galeão em Tinharé

O acesso dependerá da cidade que for ponto de partida.

Saindo de Cairu, é possível ir de barco pelo mar e são cerca de 10 km de distância até Galeão.

Já partindo de Valença, é preciso percorrer 30 km pela rodovia BA-001 até chegar à cidade de Nilo Peçanha. Em seguida, seguir por 15 km até a Sede de Cairu, e por fim, pegar o barco para concluir o trajeto.

Uma outra forma de chegar é saindo de Valença e indo até Torrinhas, e de lá pegar um barco ou lancha com duração de 15 minutos para chegar ao povoado.


Povoado do Galeão - Igreja
Povoado do Galeão - Igreja

O que você irá encontrar no povoado de Galeão

Na pequena vila de pescadores você encontrará uma exuberante mata atlântica repleta de manguezais.

Você poderá conhecer a Igreja São Francisco Xavier que é um dos cartões postais do povoado e possui uma arquitetura jesuíta, construída em 1626 em homenagem ao padroeiro da região. No interior da igreja você encontra imagens de São Francisco Xavier e Nossa Senhora da Conceição.

Nos séculos XIX e XX a igreja foi ampliada, ficando ainda mais bela. Ela fica localizada no alto de um morro e do local você poderá ter uma bela vista de toda a vila de pescadores de Galeão.

Além disso, outro ponto turístico que você encontrará no povoado é o um antigo casarão chamado "Quatro Estações", que mantém forte influência na colonização portuguesa. Ou seja, é uma região que tem muita história e cultura para você conhecer!

E aí, ficou com vontade de conhecer o povoado de Galeão em Tinharé? Conheça agora outros povoados próximos de Morro de São Paulo como Gamboa, Garapuá, Boipeba, entre outros, para incluir no seu roteiro pelo sul da Bahia.

57 visualizações0 comentário

Catamarã

Saiba porquê optar pelo catamarã para ir e pelo transfer semi-terrestre para voltar de Morro é ...

Catamarã para ir e transfer semi-terrestre para voltar de ...

Catamarã

É necessário que o turista conheça, com antecedência, os principais meios de transporte para Mo...

Transporte para Morro de São Paulo: veja quais são as melh...

Catamarã

Se você está pensando conhecer este maravilhoso destino e quer saber quanto custa ir de Salvado...

Saiba quanto custa ir de Salvador para Morro de São Paulo?
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

57 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Galeão (Cairu): conheça esse cantinho da Ilha de Tinharé

11/04/22