top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

A Ilha de Boipeba é um lugar da Bahia que ainda está sendo descoberto. Está localizada no Arquipélago de Tinharé, também lar da ilha onde se encontra a vila de Morro de São Paulo.

Apesar de Boipeba e Morro de São Paulo estarem em ilhas diferentes, dividem a mesma beleza local. Na Ilha de Boipeba é possível encontrar, além das suas praias paradisíacas, a paz, o sossego e a tranquilidade que dificilmente se encontra em outros destinos do Brasil.

Localizada no município de Cairu, a Ilha de Boipeba é um verdadeiro paraíso onde é possível relaxar com a família e amigos, curtir o que há de belo em seus arredores e viver momentos inesquecíveis com o que ele oferece.

Nos tópicos abaixo mostraremos várias informações importantes e necessárias àqueles que despertaram o desejo de desfrutar de um dos destinos mais surpreendentes do Brasil.

Continue conosco até o final e não perca nenhuma de nossas dicas!


A história da Ilha de Boipeba

Ela pertence a Cairu, que surgiu diante do povoamento da capitania de Ilhéus no sistema de capitanias hereditárias que ocorreu no século XVI, período da colonização no Brasil.

A Ilha de Boipeba é uma das que compõem o arquipélago de Tinharé e está localizada próxima ao Morro de São Paulo. Esse local é considerado pela Unesco como um patrimônio da humanidade.

Muitos acontecimentos importantes aconteceram lá, entre eles a chegada dos Jesuítas, a construção da Fonte Grande, feita por um arquiteto francês, a visita da esquadra holandesa, a defesa dos índios Aimorés, dentre outros fatos.

Pertencente ao bioma da Mata Atlântica, ela abriga centenas de espécies de valor ecológico. Jequitibá, Camaçari e Pau D’arco são alguns exemplos. Uma riqueza que se manifesta em diversos aspectos.

Como chegar a Boipeba e os horários de viagem

São várias as alternativas para chegar na Ilha de Boipeba saindo de Salvador e de outras cidades.

O táxi aéreo é um dos meios mais rápidos de chegar na Ilha de Boipeba. O serviço está disponível no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e chega até o sul da Ilha de Tinharé.

Ele tem capacidade para até seis passageiros, mas é necessário o mínimo de quatro pessoas para o voo.

Os horários diários de voo de Salvador para a ilha são 08h30, 12h3 e 15h30. Já da Ilha de Boipeba para Salvador são 09h15, 13h15, 16h15. Em algumas épocas do ano existem horários extras, é sempre bom consultar.

Outra forma é através de catamarãs partindo de Salvador rumo a Morro de São Paulo. De lá é preciso pegar um carro 4×4 até a chegar a ilha de Boipeba.

As outras opções incluem uma combinação de transporte terrestre e marítimo, com alternativas privativas e coletivas. Há também a lancha rápida, opção aos turistas que estão próximos à cidade de Valença.

Aproveite a travessia para obter experiências únicas nas quais você poderá vivenciar paisagens maravilhosas e tirar ótimas fotos!

As atrações turísticas e principais atrativos de Boipeba

Guido da Lagosta

Se você gosta de lagostas, uma boa oportunidade de saboreá-las é em um lugar em frente à praia da Cueira chamado Guido’s Restaurante.

Ela é preparada no mel, na manteiga ou com diversos temperos e você pode apreciar esses sabores olhando o belo mar azul de águas cristalinas, cercada de altos coqueiros.

O proprietário é reconhecido mundialmente e seu estabelecimento é uma parada obrigatória para os visitantes da ilha.

Museu dos Ossos

Outro ponto turístico do local, considerado um patrimônio cultural, é o Museu dos Ossos, onde é possível conferir a ossada de vários tipos de peixes e baleias.

São 47 anos dispondo desse serviço, que começou sob a influência do pai do dono de lá: Otávio Gonçalves Ribeiro, mas conhecido como Tavinho ou Mister Cabeludo. Esse local fica próximo ao centro da cidade, na Rua Ribeirinho.

Passeios

Fora isso, lá podem ser feitos o passeio de canoa pelos manguezais, a observação da baleia Jubarte e o mergulho nas piscinas naturais de Moreré, entre muitas outras opções de acordo ao seu perfil de viajante.

A noite lá é muito envolvente e existem pontos privilegiados para os que desejam curtir o por do sol.

São muitas oportunidades que a Ilha de Boipeba oferece aos turistas, para que todos tenham bons momentos no contato com a natureza.

Praias da ilha de Boipeba

A Ilha de Boipeba, além de sossego, tem lindas paisagens que conquistam os visitantes mais exigentes. Nos seus 20 quilômetros de praias você poderá encontrar praias desertas, piscinas naturais, manguezais e principalmente a tranquilidade que dificilmente é encontrada em outro lugar tão bonito quanto este. Confira as principais.

Praia Boca da Barra - Boipeba
Praia Boca da Barra - Boipeba

Praia Boca da Barra

A primeira praia da Ilha de Boipeba é a mais movimentada: Boca da Barra. Aqui você encontra a maioria das pousadas, restaurantes e barracas com comidas típicas da região, além dos passeios de barco.

A paisagem é bastante peculiar, já que é nessa praia que o Rio do Inferno se encontra com o mar, por esse motivo a água por aqui é mais escura que nas outras praias da ilha.

Mesmo assim, o seu mar calmo é ótimo para o banho. Além disso, o pôr do sol no local é imperdível.

Praia do Outeiro - Boipeba
Praia do Outeiro - Boipeba

Praia Outeiro

A praia Outeiro é a continuação da praia Boca da Barra. Apesar de pequena, é uma praia excelente para o banho, principalmente quando a maré está baixa, visto que se formam algumas piscinas naturais que permitem desfrutar do mar ainda mais.

Praia das Pedrinhas - Boipeba
Praia das Pedrinhas - Boipeba

Praia das Pedrinhas

Essa pequena praia está no meio da trilha que vai de Outeiro até Tassimirim. Aqui você encontra pedras que formam piscinas naturais na maré baixa o que traz uma paisagem diferente, é um lugar menos conhecido que oferece mais sossego.

Praia do Tassimirim - Boipeba
Praia do Tassimirim - Boipeba

Praia do Tassimirim

Continuando a trilha chegamos na praia de Tassimirim. A trilha não exige muito esforço físico e no caminho se encontram restaurantes e barracas de comida.

A praia do Tassimirim tem águas claras e calmas e durante a maré baixa os recifes de corais formam piscinas naturais. É ótima para a prática de snorkeling.

Rodeada de coqueiros, a praia, além do visual maravilhoso que proporciona, é um dos principais pontos de desova da tartaruga marinha.

Aqui você encontra restaurantes e barracas que servem excelentes opções de comidas e petiscos.

Praia da Cueira - Boipeba
Praia da Cueira - Boipeba

Praia da Cueira

A praia seguinte é a praia da Cueira. Considerada uma das mais lindas praias da ilha, conta com uma boa infraestrutura e uma ampla faixa de areia cercada de coqueiros.

O mar é claro, com tons que variam do azul ao verde.

Ao início da praia você encontrará mais movimento que vai diminuindo até chegar ao final da praia, onde você vai se deparar com o Rio do Oritibe, um presente de refrescante água doce.

Praia de Morere - Boipeba
Praia de Morere - Boipeba

Praia do Moreré

Para chegar à praia do Moreré, só é necessário atravessar o Rio do Oritibe, mas só faça isso na maré baixa e com um calçado adequado.

A praia do Moreré é o lugar mais conhecido da Ilha de Boipeba. Foi considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, em mais de uma oportunidade, pelo Guia Quatro Rodas.

Suas águas são calmas, transparentes e na maré baixa você vai encontrar várias piscinas naturais. O lugar pitoresco conta com barracas que servem pratos tradicionais da culinária local.

Praia do Bainema - Boipeba
Praia do Bainema - Boipeba

Praia do Bainema

Seguindo uma trilha no final da praia de Moreré, em contato direto com a natureza, você chegará à praia do Bainema após uns 15 minutos de caminhada.

Aqui encontrará um mar calmo com piscinas naturais na maré baixa, uma praia muito mais vazia do que a vizinha Moreré. Se não faz questão de infraestrutura e gosta de natureza, essa praia é para você.

Ponta dos Castelhanos - Boipeba
Ponta dos Castelhanos - Boipeba

Ponta dos Castelhanos

Para chegar à Ponta dos Castelhanos é necessário se preparar para uma boa caminhada acompanhado de um guia, já que por aqui é muito fácil se perder, ou chegar até aqui de barco, ou de lancha.

A praia é quase deserta e não espere encontrar infraestrutura, em compensação encontrará uma praia única com vistosos coqueiros e recifes de corais. Além disso, a praia conta com a presença do Rio Catu que deixa a paisagem ainda mais espetacular.

Ponta dos Castelhanos também é um ponto importante de desova das tartarugas marinhas e um excelente local para mergulho.

As melhores áreas de hospedagem

A ilha está dividida em duas regiões turísticas principais: Velha Boipeba e Moreré.

Se preferir um local com uma infraestrutura maior e de fácil acesso, prefira a Velha Boipeba. As opções aqui são muito maiores, tanto de hospedagem quanto de passeios.

Se busca sossego total, escolha Moreré.

Porém, na ilha inteira se respira paz e tranquilidade, por tanto, a nossa recomendação se vai por primeira vez é para que você fique na Velha Boipeba. Nesta região você poderá aproveitar o sossego natural da região, sem abrir mão da facilidade para se deslocar para conhecer outras praias e ter acesso a uma infraestrutura mais variada.

Algumas opções que você tem em Velha Boipeba são: Pousada Tassimirim, no final da praia Boca da Barra, a Pousada Vila da Barra, bem perto do cais e frente ao mar, e a Pousada Santa Clara, que conta com um dos melhores restaurantes da ilha que durante a noite é aberto ao público.

A culinária na Vila de Boipeba

Se você deseja provar a culinária local gastando pouco, a Vila de Boipeba oferece opções para todos os gostos.

Desde moquecas e ensopados de camarão, no Panela de Barro e Jorge Som, até crepes deliciosos com sabores diferentes na creperia Casa Na Moa.

Há também o restaurante italiano Varanda que apresenta uma boa variedade de vinhos e champanhes.

As festas populares celebradas na ilha

A Ilha de Boipeba tem festividades ao longo do ano muito características de preservação cultural.

Um exemplo disso é a Festa de Iemanjá que ocorre todo dia 02 de fevereiro.

Também as festas de São Cosme e Damião (27 de setembro), a do Divino Espírito Santo (entre maio e junho), a que celebra o dia da consciência negra (20 de novembro), as tradições festivas ocorridas em junho e o Réveillon.

Apesar da ilha de Boipeba ser um destino calmo, as festividades locais apresentam um pouco da cultura regional para seus visitantes. Vale a pena apreciá-las.

O que fazer na Ilha de Boipeba durante o dia

Depois de conhecer as praias da Ilha de Boipeba, provavelmente você não vai querer fazer muitas coisas diferentes além de desfrutar do mar e das paisagens em toda sua extensão. Mas ainda tem muito para fazer na ilha!

Piscinas Naturais - Ilha de Boipeba
Piscinas Naturais - Ilha de Boipeba

Passeios de barco ou lancha

Você pode optar por passeios de barco ou lancha para chegar rapidamente até as praias e piscinas naturais.

Na ilha você encontra diversas saídas, por exemplo, passeios para as piscinas naturais de Moreré, para Ponta dos Castelhanos ou um passeio de volta por toda a ilha.

Entre os meses de julho e novembro ainda é possível fazer um passeio de barco para ver de perto a Baleia Jubarte, uma experiência única que só é viável nesta época do ano.

Passeio de Canoa - Manguezais
Passeio de Canoa - Manguezais

Passeios de barco ou lancha

Você pode optar por passeios de barco ou lancha para chegar rapidamente até as praias e piscinas naturais.

Na ilha você encontra diversas saídas, por exemplo, passeios para as piscinas naturais de Moreré, para Ponta dos Castelhanos ou um passeio de Volta à ilha, diferente ao passeio de Volta à ilha de Morro de São Paulo.

Entre os meses de julho e novembro ainda é possível fazer um passeio de barco para ver de perto a Baleia Jubarte, uma experiência única que só é viável nesta época do ano.

Passeio Histórico e Cultural
Passeio Histórico e Cultural - Boipeba

Passeio histórico e cultural

Fazendo um passeio pelo povoado de Velha Boipeba poderemos conhecer parte da história local através das suas construções do século XVII, além das peculiaridades e paisagens da região.

Trilha de Bainema
Trilha de Bainema

Trilhas

A Ilha de Boipeba tem uma variedade de trilhas de todos os níveis. Para ter um real contato com a natureza nada melhor do que fazer uma trilha.

É possível fazer algumas das trilhas por conta própria, já que entre algumas das praias o acesso através de trilhas é simples.

Porém, existem outras trilhas de maior complexidade para as quais é preciso contar com o apoio de um profissional local.

Mergulho com Snorkel - Boipeba
Mergulho com Snorkel - Boipeba

Snorkeling

A transparência das águas da região permite uma visibilidade única em qualquer um dos dois ecossistemas: recifes de coral e manguezal.

Se você tem um snorkel pode fazer mergulho livre em diversos pontos da ilha. Se precisar de apoio profissional, pode fazer um dos passeios de trilha subaquática.

Stand Up Paddle
Stand Up Paddle

Stand Up Paddle

Sentir a brisa no rosto e admirar em câmera lenta a paisagem, são alguns dos privilégios que você tem ao realizar esse esporte.

As paisagens encontradas no mar, no rio ou nos manguezais de Boipeba fazem desta prática uma das preferidas da região.

Se você nunca praticou stand up paddle não se preocupe, em poucos minutos você estará preparado para essa aventura.

Caiaque no Rio do Inferno
Caiaque no Rio do Inferno

Caiaque no Rio do Inferno

Se aventurar num caiaque no Rio do Inferno é uma experiência única. Respirar o ar puro enquanto desfruta da natureza apreciando a paisagem local é uma atividade renovadora.

Não é necessário ter praticado antes o esporte, é possível fazer a atividade com ajuda de instrutores locais.

Uma dica extra: faça a atividade enquanto assiste ao pôr do sol, ou melhor ainda, faça o passeio da bioluminescência, para ter uma experiência inesquecível. Não vai se arrepender!

O que fazer a noite em Boipeba

Se ainda tiver fôlego para curtir a noite, que tal passar na vila de Boipeba e curtir um bom restaurante ou um barzinho?

Restaurante Varanda
Restaurante Varanda

Na Ilha de Boipeba você não encontra vida noturna agitada, porém, à noite é possível aproveitar a feirinha de artesanato ou o centro da vila para desfrutar da culinária local.

Tomar uma cerveja gelada enquanto aprecia uma noite estrelada pode ser uma experiência maravilhosa para curtir o sossego de Boipeba.

Depois, é hora de dormir para aproveitar o dia seguinte no seu máximo esplendor!

Como você percebeu ao longo deste artigo, a Ilha de Boipeba é encantadora e vale muito a pena investir em conhecer esse local.

Logo, conte com a ajuda de uma empresa especializada que auxiliará a sua chegada até tal pedaço de paraíso.

A Bahia Terra Turismo é especialista em oferecer diferentes transportes às principais praias da Bahia, como Salvador, Morro de São Paulo e a Ilha de Boipeba.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp para mais informações, seja para chegar nesses belos destinos ou para tirar as suas dúvidas sobre os passeios e atividades. Ficaremos felizes com o seu contato!

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Tudo que você precisa saber sobre a Ilha de Boipeba

2406 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Tudo que você precisa saber sobre a Ilha de Boipeba

17/06/19

bottom of page