top of page
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

  • Bahia Terra Turismo
  • 2 de out.
  • 8 min de leitura

A Ilha de Boipeba, na Bahia, é um destino que conquista cada vez mais viajantes em busca de praias paradisíacas, sossego e contato autêntico com a natureza. 

Localizada no Arquipélago de Tinharé, ao lado da famosa Morro de São Paulo, Boipeba se diferencia pelo clima mais tranquilo e acolhedor. É o destino ideal para quem deseja relaxar e viver momentos inesquecíveis em uma ilha muito bem preservada.

Entre paisagens paradisíacas, vilas charmosas e experiências que unem simplicidade e beleza natural, Boipeba cada vez mais se revela como um dos destinos mais surpreendentes do Brasil. Por isso, nos próximos tópicos, você vai encontrar tudo o que precisa saber para aproveitar ao máximo sua viagem para esse incrível destino.


História da Ilha de Boipeba

Antes de se tornar o destino paradisíaco que encanta viajantes do mundo todo, a Ilha de Boipeba já era lar dos povos tupinambás, que viviam da pesca e do cultivo da terra. O nome da ilha vem do tupi “m’boi pewa”, em referência às tartarugas marinhas que sempre habitaram a região.

Com a chegada dos portugueses e dos jesuítas no século XVI, a ilha passou a ganhar importância histórica. Foi nesse período que ergueram a Igreja do Divino Espírito Santo, considerada um dos templos mais antigos da Bahia.

Elevada à categoria de vila ainda no início do período colonial, Boipeba teve papel essencial no abastecimento de Salvador, sem nunca perder sua essência ligada à natureza e à simplicidade da vida local.

Como chegar em Boipeba 

São várias as alternativas para chegar na Ilha de Boipeba saindo de Salvador e de outras cidades.

Táxi aéreo para Boipeba

O táxi aéreo é um dos meios mais rápidos de chegar na Ilha de Boipeba. O serviço está disponível no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e chega até o sul da Ilha de Tinharé.

Voo regular Salvador - Boipeba

Outra alternativa é o voo regular da companhia Abaeté Linhas Aéreas. As aeronaves partem do Aeroporto Internacional de Salvador e pousam na Fazenda Pontal, na ponta da Ilha de Tinharé. 

De lá, é feita uma rápida travessia de barco até Boipeba, garantindo praticidade e mais tempo para aproveitar o destino.

Lancha rápida Salvador - Boipeba

Também é possível chegar diretamente à ilha com lancha rápida partindo de Salvador. O trajeto garante mais agilidade e conforto, permitindo que os visitantes aproveitem ao máximo o dia ao chegar na ilha.

Semi-terrestre via Morro de São Paulo

Outra forma é através de catamarãs partindo de Salvador rumo a Morro de São Paulo. De lá é preciso pegar um carro 4×4 e uma rápida travessia de barco até a chegar a ilha de Boipeba.

Semi-terrestre via Itaparica e Valença

As outras opções incluem uma combinação de transporte terrestre e marítimo, com alternativas privativas e coletivas. Para isso é preciso chegar primeiro à Ilha de Itaparica e de lá, até Valença onde uma lancha rápida leva até Boipeba. 

Principais atrativos turísticos de Boipeba

Confira a seguir, todas as opções de lazer que você tem na ilha de Boipeba!

Diversidade de passeios

Piscinas Naturais - Ilha de Boipeba
Piscinas Naturais de Moreré

Boipeba oferece experiências inesquecíveis para quem gosta de contato com a natureza. É possível fazer passeios de canoa pelos manguezais, observar a baleia-jubarte em época de migração e mergulhar nas piscinas naturais de Moreré o da Ponta dos Castelhanos. 

O passeio mais famoso é o Volta à Ilha de Boipeba que literalmente contorna a ilha oferecendo experiências encantadoras. 

Ao fim dos seus dias em Boipeba, não deixe de contemplar o pôr do sol em pontos estratégicos da ilha, um espetáculo imperdível.

Trilha de Bainema
Trilha de Bainema

Trilhas

A Ilha de Boipeba tem uma variedade de trilhas de todos os níveis. Para ter um real contato com a natureza nada melhor do que fazer uma delas.

É possível fazer algumas das trilhas por conta própria, já que entre algumas das praias o acesso através de trilhas é simples. Porém, existem outras trilhas de maior complexidade para as quais é preciso contar com o apoio de um profissional local.

Praia Boca da Barra - Boipeba
Praia Boca da Barra em Boipeba

Praia Boca da Barra

A primeira praia da Ilha de Boipeba é também a mais movimentada. Nela se concentram pousadas, restaurantes e barracas com comidas típicas da região. 

O encontro do Rio do Inferno com o mar deixa a água mais escura, mas o banho continua agradável. O pôr do sol daqui é um dos mais famosos de toda a ilha.

Praia do Outeiro

Praia do Outeiro - Boipeba
Praia do Outeiro em Boipeba

Continuação da Boca da Barra, é uma praia pequena, tranquila e ótima para banho. Na maré baixa, pequenas piscinas naturais se formam, deixando a experiência ainda mais especial.

Praia das Pedrinhas

Menos conhecida, é um recanto sossegado com pedras que criam piscinas naturais quando a maré baixa. Ideal para quem busca privacidade, pois poucas pessoas a visitam.

Praia do Tassimirim - Boipeba
Praia do Tassimirim

Praia de Tassimirim

Com águas claras e recifes de corais, Tassimirim é perfeita para snorkeling, pois suas piscinas naturais se formam perto da faixa de areia. 

Além do cenário de coqueiros, é um dos principais pontos de desova da tartaruga marinha.

Praia da Cueira

Praia da Cueira - Boipeba
Praia da Cueira - Boipeba

Uma das praias mais lindas da ilha, com ampla faixa de areia, mar claro e uma boa infraestrutura de barracas.

Ainda ao final da praia, o encontro com o Rio Oritibe traz águas doces e refrescantes.

Praia do Moreré

Praia de Morere - Boipeba
Praia de Morere - Boipeba

A mais famosa de Boipeba, já foi eleita diversas vezes como uma das praias mais bonitas do Brasil. Possui águas calmas e transparentes, piscinas naturais maravilhosas e um ambiente pitoresco com barracas rústicas.

Além disso, sua pacata vila atrai os visitantes que buscam um ambiente ainda mais autêntico.

Praia do Bainema

Praia do Bainema - Boipeba
Praia do Bainema

Acessível por uma trilha a partir de Moreré, é muito mais vazia e selvagem. Um refúgio perfeito para quem não abre mão de contato direto com a natureza. Vá preparado, pois apenas no final dela, você encontrará algumas barracas.

Ponta dos Castelhanos

Você pode chegar até ela por barco ou trilha, sempre com guia. Quase deserta, tem coqueiros, recifes de corais e o Rio Catu compondo uma paisagem impressionante. Também é ponto de desova das tartarugas marinhas e ótimo lugar para mergulho.

Amendoeiras - Boipeba
Ponta das Amendoeiras na Ilha de Boipeba

Praia das Amendoeiras

Do lado da Ponta dos Castelhanos está esta praia muito mais preservada e escondida, após uma breve caminhada, você chega nela e pode se deliciar nas suas águas calmas e transparentes. 

Rio do Inferno

O Rio do Inferno é um verdadeiro espetáculo natural, cercado por uma vegetação exuberante e águas calmas que convidam à contemplação.

Passeio de Canoa - Manguezais
Passeio de canoa pelo Rio do Inferno

Explorar suas margens de caiaque, canoa ou stand up paddle proporciona uma imersão completa na natureza, oferecendo momentos de tranquilidade e conexão com o ambiente. 

Para tornar a experiência ainda mais mágica, pode se aventurar ao pôr do sol ou escolher o passeio da bioluminescência, quando o rio se ilumina com partículas luminosas, transformando cada remada em um momento memorável.

Igreja do Divino Espírito Santo de Boipeba

Passeio Histórico e Cultural
Igreja do Divino Espírito Santo em Boipeba

A igreja é um dos marcos históricos e culturais da ilha, localizada na vila central. Construída no período colonial, ela mantém sua arquitetura simples com detalhes que revelam a tradição religiosa da região. 

Além de servir como espaço de celebração e devoção, a igreja é um ponto de visitação para quem deseja conhecer mais sobre a história local e aproveitar a atmosfera tranquila da ilha.

Guido da Lagosta

Mais do que um restaurante, o Guido da Lagosta se transformou em um ponto turístico de Boipeba. O famoso Guido serve lagostas frescas preparadas no mel, na manteiga ou com temperos especiais. 

Saborear o prato olhando para o mar azul e rodeado de coqueiros é uma experiência obrigatória para quem visita a ilha.

Museu dos Ossos de Boipeba

Próximo ao centro da vila, o museu criado por Otávio Gonçalves Ribeiro, o Tavinho ou Mister Cabeludo, como é conhecido na ilha, reúne há mais de 40 anos ossadas de peixes e baleias. Um verdadeiro patrimônio cultural que conta parte da história de Boipeba.

Festas populares de Boipeba

A Ilha de Boipeba tem festividades ao longo do ano muito características de preservação cultural.

Um exemplo disso é a Festa de Iemanjá que ocorre todo dia 02 de fevereiro.

Também as festas de São Cosme e Damião (27 de setembro), a do Divino Espírito Santo (entre maio e junho), a que celebra o dia da consciência negra (20 de novembro), as tradições juninas e o Réveillon.

Apesar da ilha de Boipeba ser um destino calmo, as festividades locais apresentam um pouco da cultura regional para seus visitantes. Vale a pena apreciá-las.

Boipeba à noite

Se ainda tiver fôlego para curtir a noite, que tal passar na vila de Boipeba e curtir um bom restaurante ou um barzinho?

Na ilha você não encontra vida noturna agitada, porém, à noite é possível aproveitar a feirinha de artesanato ou o centro da vila para desfrutar da culinária e bebidas locais acompanhadas de um bom forró.

Por outro lado, tomar uma cerveja gelada enquanto aprecia uma noite estrelada também pode ser uma experiência maravilhosa para curtir o sossego de Boipeba.

Depois, é hora de dormir para aproveitar o dia seguinte no seu máximo esplendor!

As melhores áreas de hospedagem

A ilha está dividida em duas regiões turísticas principais: Velha Boipeba e Moreré.

Se preferir um local com uma infraestrutura maior e de fácil acesso, prefira a Velha Boipeba. As opções aqui são muito maiores, tanto de hospedagem quanto de passeios.

Se busca sossego total, escolha Moreré. Porém, não se preocupe, na ilha inteira se respira paz e tranquilidade, por tanto, nossa recomendação se vai por primeira vez é para que você fique na Velha Boipeba

Nesta região você poderá aproveitar o sossego natural da região, sem abrir mão da facilidade para se deslocar para conhecer outras praias e ter acesso a uma infraestrutura mais variada.

Algumas opções que você tem nos arredores da Velha Boipeba são:

A culinária na Vila de Boipeba

Restaurante Varanda
Restaurante Varanda

Se você deseja provar a culinária local gastando pouco, a Vila de Boipeba oferece opções para todos os gostos.

Desde moquecas e ensopados de camarão, no Panela de Barro e Jorge Som, até refeições e petiscos a beira-mar, na Toca do Lobo e o já mencionado Guido da Lagosta,

Há também o restaurante italiano Varanda que apresenta uma boa variedade de vinhos e champanhes.

Como você percebeu ao longo deste artigo, a Ilha de Boipeba é encantadora e vale muito a pena investir em conhecer esse local.

Logo, conte com a ajuda de uma empresa especializada que auxiliará a sua chegada até tal pedaço de paraíso.

A Bahia Terra Turismo é especialista em oferecer diferentes transportes às principais praias da Bahia, como Salvador, Morro de São Paulo e a Ilha de Boipeba.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp para mais informações, seja para saber mais sobre qualquer uma das formas de chegar em Boipeba ou para tirar as suas dúvidas sobre os passeios e atividades dos melhores destinos baianos. Ficaremos felizes com o seu contato!

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Ilha de Boipeba: guia completo para orientar sua visita

3216 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Ilha de Boipeba: guia completo para orientar sua visita

02/10/25

bottom of page