top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

A Praia da Gamboa está localizada na Ilha de Tinharé, ao lado do Morro de São Paulo, sendo este um passeio diferente com um atrativo único na região: o banho de argila!

Muitos turistas chegam diariamente a Morro de São Paulo pela beleza das suas praias, escolhendo sempre as mais badaladas para se hospedar, como a Primeira, Segunda e Terceira Praia.

Alguns vão um pouco mais longe, até a Quarta Praia e à Praia do Encanto ou Quinta Praia. Porém, há outros passeios a lugares próximos de Morro que vale a pena conhecer.

Um deles é o povoado de Gamboa, com diversos atrativos e opções de hospedagens mais econômicas. Apesar de não estar tão perto dos destinos mais conhecidos de Morro, é possível, por exemplo, se hospedar por aqui e ir andando, ou de barco, até os lugares mais icônicos da região.

Neste post falaremos mais detalhes desse lugar incrível e informaremos quais são os seus maiores pontos de destaque. Podemos começar?

Onde fica a Praia da Gamboa?

Gamboa é um pequeno vilarejo de pescadores pertencente ao município de Cairu. Fica na Ilha de Tinharé, vizinha da vila de Morro de São Paulo.

Pela sua proximidade à região, muitos pensam que a praia da Gamboa faz parte de Morro de São Paulo. Porém, trata-se de outro povoado, com outros atrativos que, por sua vez, também são incríveis.

A Praia da Gamboa fica do lado esquerdo do porto da vila. Para chegar lá, há mais de uma opção. É por isso que não há desculpa para não fazer uma visita em sua viagem. Em termos específicos, a distância entre Gamboa e a vila de Morro de São Paulo é de aproximadamente 1700 m.

Como chegar a Gamboa?

Para chegar até Gamboa você pode ir andando ou de barco. Nos tópicos abaixo você conhecerá os detalhes sobre cada uma das opções. Confira:

Chegando de barco

Os barcos que vão para Gamboa, saem do porto de Morro de São Paulo, e em menos de 15 minutos já estão no destino. É uma travessia tranquila e bastante econômica, custa em média de R$ 10,00 a R$ 20,00 por pessoa.

Caso venha a partir de Salvador, pode pegar o catamarã que sai do Terminal Turístico e Náutico da Bahia, em frente ao Elevador Lacerda, com destino a Morro de São Paulo. Após chegar na ponte do Morro, pode-se pegar um barco para a Gamboa.

Chegando a pé

Se você decidir ir andando pelas praias, precisa se atentar à tábua de marés, já que a maré precisa estar baixa para você caminhar sem perigo.

A caminhada entre Gamboa e Morro é bastante tranquila e permite que o turista aproveite uma bela paisagem. O passeio dura em média 40 minutos.

Para isso, basta seguir a trilha que sai da Fonte Grande, perto da pracinha central de Morro de São Paulo. Não é uma trilha difícil e no caminho é possível conhecer outras praias menores.

O trajeto vale a pena. Afinal, temos certeza que quando você ver as fotos de Gamboa do Morro, vai querer conhecer esse belo destino.

Passeios

Além dessas duas formas de chegar até Gamboa, existem passeios que na sua maioria partem da Terceira Praia e levam você até a Praia da Gamboa e outros destinos nos seus arredores.

Alguns dos passeios ainda passam pela Ilha de Caitá, outros pela Ilha da Coroa do Meio ou na Ponta do Curral, mas a atração principal é Gamboa.

O que fazer em Gamboa?

A Praia da Gamboa é um dos lugares que vale a pena conhecer para quem está em Morro de São Paulo ou pretende visitar as regiões próximas. Apesar de ser um pequeno vilarejo, Gamboa tem uma ótima infraestrutura, com diversos restaurantes que servem os seus clientes na praia, assim como belas pousadas.

Outro dos atrativos da Praia de Gamboa são as suas águas. O mar é morno como todo o mar da região, porém as suas águas são extremamente calmas e deliciosas para um bom e refrescante banho.

Existem também muitos outros atrativos que vão além da maravilhosa paisagem. Vamos conhecer?

Parede de Argila

Um dos atrativos de Gamboa que chama a atenção dos visitantes é o paredão de argila. Os turistas e os moradores chegam até aqui para usufruir dos benefícios da argila na pele.

Muitos dizem que a argila é medicinal e tem propriedades rejuvenescedoras e hidratantes. Se você experimentar o banho de argila, com certeza depois sentirá a sua pele muito suave e hidratada, além de viver a pitoresca sensação de se lambuzar na lama.

Esportes náuticos

O rio ameniza a entrada do mar na praia da Gamboa, é por isso que suas águas são tão calmas. Por esse motivo, esportes que não faltam por aqui são: stand up paddle, caiaque, natação, windsurf, vela e canoa havaiana.

Para aproveitar a visita praticando um desses esportes que precisam de equipamento, você pode alugar a maioria deles nos estabelecimentos do vilarejo.

Caminhada ou corrida

Na Praia da Gamboa há uma passarela que acompanha a beira da praia. Aqui, você poderá fazer uma relaxante caminhada ou se aventurar numa pequena corrida. Sempre acompanhado da paisagem privilegiada do lugar.

Passeio a Ilha da Coroa

A Ilha da Coroa é um banco de areia no meio do mar que tem um visual incrível. Além disso, há um simpático bar, o Bar Flutuante da Coroa, que dá a possibilidade aos visitantes de se refrescar com uma bebida enquanto se aprecia a paisagem ou se toma um delicioso banho.

Pôr do sol

O pôr do sol em Gamboa é outra das atrações. Apreciar o crepúsculo é uma das lindas paisagens do lugar.

Se sentar na areia e observar como o sol se põe no mar é uma das melhores vistas que se pode ter e em Gamboa tudo contribui com esse momento.

Fonte do Céu

A Fonte do Céu é uma queda d’água localizada no meio da Mata Atlântica. O lugar é belo e tranquilo, sendo o som da natureza uma grande companhia em perfeita combinação com a paisagem.

Para chegar, os visitantes precisam seguir uma trilha de dificuldade média que é feita em aproximadamente 30 minutos de caminhada. Os mais aventureiros podem fazer a trilha sozinhos. Contudo, há guias locais que podem acompanhar o percurso.

Passeio pelo vilarejo

O vilarejo é um atrativo à parte. Trata-se de uma pequena vila de pescadores com habitantes amigáveis e acolhedores. A simplicidade dos seus moradores se reflete nas simpáticas e tranquilas ruas. Um passeio longe do stress é o que oferece este calmo vilarejo.

A Igreja Nossa Senhora da Penha construída no século XIX é uma peculiar construção que enfeita com graça o povoado.

Onde ficar em Gamboa do Morro?

As diárias das pousadas em Gamboa costumam ser mais econômicas que em Morro. Existem ótimas opções à beira-mar para ficar por lá.

Há pousadas, hostels e até casas para alugar, tudo depende do tipo de hospedagem que você estiver procurando. Conheça algumas das opções que separamos para você nos tópicos abaixo.

BoraBora Pousada

A BoraBora Pousada de Gamboa está localizada em frente ao mar. Confortável e econômica, o local permite desfrutar da região em um ambiente muito agradável. É a última pousada da passarela de Morro, um lugar para realmente aproveitar da tranquilidade.

Pousada Rosa do Mar

A pousada Rosa do Mar é uma excelente opção para quem quer um lugar pertinho do mar. A decoração é simples, porém tudo aparenta muito bom gosto. Além disso, a pousada é nova e muito confortável.

Hostel Mama África

Para quem gosta de albergues, o Hostel Mama África é um achado. O espaço é confortável e a sua decoração é muito original, transmitindo uma ótima energia aos seus hóspedes. Apesar de não estar do lado da praia, vale a pena considerar a opção, já que você pode se refrescar na piscina da cobertura.

Vila Sofia Pousada

A Vila Sofia Pousada em Gamboa está localizada a apenas 70 m da Praia de Argila e oferece confortáveis acomodações rodeadas de natureza. Tudo isso com preços bastante competitivos. Tem uma ótima nota em Booking e está a 1 km e meio da vila de Morro de São Paulo.

Vale a pena ir até a Praia da Gamboa?

Em resumo, podemos afirmar que fazer um passeio a Gamboa é uma das atividades que vale a pena para quem estiver na região. Inclusive, pela sua proximidade com Morro de São Paulo, é possível se hospedar no local, já que, como você notou, existem diversas opções de acomodações.

Basicamente, os preços praticados pelas pousadas podem ser muito mais acessíveis que na vila vizinha. Além disso, tem barcos que fazem a travessia de Morro de São Paulo a Gamboa, e vice-versa, até meia-noite na alta temporada.

Tudo isso em conjunto pode render uma bela experiência para sua viagem, permitindo que você realmente curta algumas horas ou dias em um paraíso tranquilo, de águas calmas. Considerando isso, você não perderá tempo em acrescentar esse destino em seu roteiro.

Enfim, te convidamos a ler o próximo artigo, onde você poderá conhecer restaurantes baratos localizados em Morro de São Paulo e continuar economizando na sua viagem.

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Praia da Gamboa: conheça a vizinha de Morro de São Paulo!

7251 visualizações

0 curtidas

2 comentários

Praia da Gamboa: conheça a vizinha de Morro de São Paulo!

10/10/19

bottom of page