top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Graduando em História - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

O Morro de São Paulo é riquíssimo em história e numa simples caminhada pelas suas ruas você pode se deparar com construções que contam o passado dessa maravilhosa vila. Um desses monumentos históricos é o Farol do Morro.

Além de desfrutar das muitas belezas naturais do lugar, vale a pena enriquecer sua viagem com um pouco sobre a história da região.

Farol do Morro de sp no por do sol
Farol do Morro no por do sol

A história do Farol do Morro

Um dos mais imponentes faróis do litoral brasileiro, o Farol do Morro se destaca pela dimensão do promontório onde está instalado, um recorte geográfico composto por uma lindíssima falésia e farta Mata Atlântica.

Ao longe e de qualquer direção do oceano esse gigante pode ser avistado, cumprindo perfeitamente a função que lhe foi destinada: guiar navegantes quanto aos perigos existentes na sua costa recortada e repleta de recifes de corais.

Seus 173 anos de existência fazem parte da rica história do Morro de São Paulo, remetendo ao período imperial e à chegada da industrialização na Bahia.


farol do morro de sao paulo
Farol do Morro

Tudo começa com a vinda do engenheiro estadunidense John Monteiro Carson para dirigir a Fábrica de Tecidos Todos os Santos, instalada na cidade de Valença. Um consórcio entre os empresários Antônio Francisco de Lacerda, John Smith Gillmer e Antonio Pedrozo de Albuquerque.

Além de representante de Pedrozo, um dos sócios do empreendimento, o engenheiro Carson foi responsável por dirigir os trabalhos de edificação da fábrica, adquirindo maquinário e administrando o empreendimento até sua morte, em 1858.

Foi nesse período que o engenheiro esteve no Morro de São Paulo para a construção do farol, visando garantir a segurança da chegada e saída de mercadorias via marítima até o porto de Valença e favorecendo as indústrias da região.

A edificação foi iniciada em 1849 e o farol passou a funcionar no dia 03 de maio de 1855, permanecendo em obras complementares até 1856.

Visita Histórica do Imperador D. Pedro II em 1859

Em 1859, o Imperador D. Pedro II fez um desenho do Morro de São Paulo quando da sua visita ao sítio. Na imagem é possível identificar a Fortaleza do Tapirandu, a lateral da Igreja de Nossa Senhora da Luz e no alto destacado, o farol.

O Imperador também descreveu o farol em seu diário como “de primeira classe”, comentando sua estrutura e funcionamento com satisfação. O diário de D. Pedro II é parte do acervo do Museu Imperial em Petrópolis-RJ, e nele constam as particularidades da sua visita ao Morro.

Interessados em ler o trecho do Diário do Imperador sobre sua visita ao Morro de São Paulo, só baixar o Volume 2 do mesmo.


 

Bibliografia

IMPERIAL, Museu. Transcrições dos diários de d. Pedro II (1840 – 1891). Museu Imperial, 2023. Disponível em: < https://museuimperial.museus.gov.br/diarios/>. Acesso em: 04 de abril de 2023.

IPAC. Sistema de Informações do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia: bens culturais sob salvaguarda no município de Cairu. IPAC, 2023. Disponível em: <http://patrimonio.ipac.ba.gov.br/municipio/cairu/>. Acesso em: 02 de abril de 2023.

MATTA, Alfredo E. R. Projeto de Extensão: TV WEB Remando em Preservação - Parte 1 - Morro de São Paulo. YouTube, 27 de junho de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ecXFtCIhytc&t=3362s

SANTOS, Silvana Andrade dos. Escravidão, tráfico e indústria oitocentista: a sociedade Lacerda e CIA e a fábrica têxtil Todos os Santos. 2020. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.

 

Como chegar ao Farol do Morro?

um pouco da historia do farol do morro
O Farol do Morro e a Primeira Praia

Visitar o Farol do Morro é também uma oportunidade de apreciar duas das vistas panorâmicas mais bonitas do Brasil, além de ver o farol bem de pertinho, é claro. É bem fácil chegar lá a partir da vila, não sendo necessário a presença de um guia.

É só seguir a trilha que inicia em frente a Igreja Nossa Senhora da Luz, passar pelo antigo cemitério e subir caminhando pela escadaria de troncos de coqueiro até o farol. Lá chegando, aproveite para ver a paisagem do mirante à esquerda com vista para o lendário Canal de Tinharé ou "de Taperoá".

E depois retorne ao farol e siga pela trilha à direita até o mirante com vista panorâmica das praias, é escandalosamente lindo! Você pode aproveitar para saltar na tirolesa e chegar até as águas da Primeira Praia.

O farol do Morro ainda funciona?

vegetacao em torno do farol do morro
Vegetação em torno do Farol

Sim, ele acende automaticamente todos os dias às 18h e também em períodos de céu encoberto e muita chuva, orientando navegadores nas suas mais diversas atividades marítimas.

A Marinha do Brasil é a responsável pelo Farol do Morro e a Capitania dos Portos da Bahia é quem cuida da manutenção.


Vai para o Morro de São Paulo? Leia esse post que tem tudo o que você precisa saber sobre esse lindo destino baiano.

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Farol do Morro de São Paulo: monumento histórico imperdível!

926 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Farol do Morro de São Paulo: monumento histórico imperdível!

09/04/23

bottom of page