top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Além dos ótimos passeios e atividades que você pode aproveitar em Morro de São Paulo, fazer a trilha da Primeira à Quinta Praia de Morro de São Paulo é uma experiência completa.

E para otimizar ainda mais esse passeio incrível, criamos esse conteúdo, que te ajudará a fazer do percurso uma experiência ainda melhor.

Confira os próximos tópicos e não perca nenhuma dica!

Trilha da Primeira à Quinta Praia de Morro de São Paulo

Na trilha da Primeira à Quinta Praia de Morro de São Paulo são percorridos aproximadamente 6 km. Mas não se assuste, serão 6 km muito bem aproveitados! Ainda mais se você vai alternando a caminhada com banhos de mar refrescantes nos cantinhos que mais chamarem sua atenção.

E aqui vem algo que devemos destacar antes de qualquer coisa: a relevância da maré. Sem dúvida, a maré será responsável pela variação das paisagens que você vai apreciar ao longo do percurso. E o mais importante, você precisa calcular o tempo certo para chegar no final da Quarta Praia na maré baixa, entenda isso melhor no decorrer da leitura.


Comecando a trilha pela Primeira Praia
Trilha da Primeira Praia

Começando a trilha pela Primeira Praia

Certamente, você pode começar sua trilha pela Segunda ou Terceira Praia, se você achar mais conveniente. No entanto, ao utilizar a Primeira Praia como ponto de partida, você poderá apreciar, no mesmo dia, as diversas paisagens de Morro de São Paulo e ter uma visão completa das principais maravilhas da vila.

Partindo da Primeira Praia, você vai se afastando lentamente do morro onde está o Farol, un dos grandes cartões postais da ilha, e poderá acompanhar o salto de alguns corajosos que se aventuram na tirolesa. As grandes pedras na areia, também fazem parte da paisagem local que você vai encontrar nessa parte da orla.

A Primeira Praia de Morro de São Paulo é a menor das 5 da nossa trilha, com pouco mais de 300 metros. Por isso, em poucos minutos você consegue percorrer ela. Aproveite as suas águas para tomar seu primeiro banho da trilha e começar o percurso fresquinho.


Seguindo a trilha pela Segunda Praia
Segunda praia

Seguindo a trilha pela Segunda Praia

Após passar entre as grandes pedras da areia você estará na Segunda Praia de Morro de São Paulo.

A Segunda Praia é um pouquinho maior que a Primeira, são quase 400 metros de pura animação. É a praia que costuma concentrar a maior quantidade de pessoas na ilha pela sua excelente infraestrutura.

Em quanto você anda, poderá observar os restaurantes mais badalados de Morro de São Paulo com suas mesas e guarda-sóis pé na areia. E se você olhar para atrás, ainda poderá ver outro ângulo do morro do farol e apreciar a bela paisagem panorâmica em volta.

Na maré baixa, você encontrará as piscinas naturais à beira-mar. Na maré alta a paisagem muda totalmente, e um belo tom de azul toma conta do mar.

No final da praia, você vai chegar na ilha da Saudade. Aproveite para caminhar um pouco por ela, certamente encontrara ângulos perfeitos para ótimas fotos.


Chegando na Terceira Praia
Terceira praia

Chegando na Terceira Praia

A Terceira Praia é a que tem uma menor faixa de areia no começo dela. Se a maré estiver alta, certamente você precisará passar pela passarela e não poderá avançar pela beira do mar. Porém, se a maré estiver baixa, pode continuar seu percurso sem sair da areia.

No total, a Terceira Praia de Morro de São Paulo tem 800 metros aproximadamente e hoje, conta com uma infraestrutura completa, com restaurantes, comércios e pousadas. Então, se precisar comprar alguma coisa para continuar seu trajeto, pode aproveitar esse local.

Ao terminar a passarela você pode continuar pela beira-mar, ainda estará na Terceira Praia e é por aqui que muitas pessoas fazem outra parada para um mergulho.

Nessa parte da praia, você poderá ver a Ilha do Caitá, um ótimo lugar para fazer mergulho com snorkel e apreciar a vida marinha da região.

No final da Terceira Praia um pequeno manguezal enfeita a paisagem da região e forma o limite com a Quarta Praia.


Continuando a trilha pela Quarta Praia
Quarta Praia

Continuando a trilha pela Quarta Praia

A Quarta Praia de Morro de São Paulo é a maior da trilha, são aproximadamente 4 km de belas paisagens e deliciosas piscinas naturais à beira-mar na maré baixa. No começo dela, ao lado do manguezal, você poderá aproveitar as piscinas rasas que se formam e onde é possível apreciar belos espécimes marinhos. Mas não demore muito porque ainda tem muito para conhecer.

Ao continuar pela Quarta Praia, você poderá observar a paisagem mais preservada, são poucos os restaurantes e você verá que aumenta a vegetação. Belas amendoeiras servem de sombra natural caso você queira parar para fazer uma pausa.

Por aqui você vai encontrar menos pessoas e quanto mais você se afasta, a população será menor ainda. Dar alguns mergulhos nas calmas águas da Quarta Praia com pouquíssimas pessoas no arredor, será uma lembrança perfeita da sua viagem.

Após uma longa caminhada, você vai ver o final da Quarta Praia e vai perceber que a paisagem vai mudando, dando lugar a uma trilha demarcada. São poucos minutos de caminhada entre um manguezal bem aberto para chegar ao rio que divide a Quarta da Quinta Praia.


Última parada: Quinta Praia
Quinta praia ou praia do Encanto

Última parada: Quinta Praia

Você lembra que falamos para calcular chegar no final da Quarta Praia com a maré baixa? É para facilitar a sua passagem ao atravessar o rio. Na maré alta o rio pode chegar até a cintura de uma pessoa adulta, dependendo da sua altura, sendo recomendável fazer a travessia na maré baixa.

Atravessar o rio é simples e a distância entre as margens é pequena, além disso, não há forte correnteza e a areia é fofa. Porém, recomendamos o uso de calçados apropriados para dar maior segurança nas pisadas.

Uma vez que você passa o rio, já estará na Quinta Praia de Morro de São Paulo que no total conta com 1600 m de extensão aproximadamente.

E se na Quarta não havia quase gente, na Quinta, haverá menos ainda. Ao caminhar um pouco mais para a frente, encontrará dois restaurantes à beira-mar, o Águas do Panã e o Carapitangui. Por aqui, você pode passar o resto do dia e recuperar as energias gastas durante a trilha.

Se quiser, você pode continuar andando e encontrará outro rio que também pode ser atravessado na maré baixa. Após o rio estão as pousadas e os hotéis da Quinta Praia.

Retorno da trilha da Primeira até a Quinta Praia de Morro de São Paulo

Para retornar, você pode voltar andando pela mesma trilha no sentido inverso ou pode voltar com o transporte oferecido pelos restaurantes que mencionamos. Ao chegar, verifique qual é o valor do consumo mínimo para fazer o retorno gratuito até o Receptivo da Segunda Praia de 4X4 e quais os horários.

Dicas extras para a trilha da Primeira à Quinta Praia de Morro de São Paulo

Para finalizar resumimos as principais dicas que podemos dar para a trilha:

  • Confira o horário da maré e não chegue no final da Quarta Praia com a maré alta.

  • Leve sua água ou compre em um dos mercadinhos antes de deixar a Terceira Praia.

  • Leve sapatos aquáticos para facilitar o percurso final.

  • Passe protetor solar no rostro e no corpo todo após cada mergulho.

  • Leve apenas o necessário.

  • Leve seu lanche ou coma nos restaurantes da Quinta Praia. Se comer antes, dificilmente terá vontade de continuar a trilha.

  • Aproveite cada mergulho no caminho e as paisagens do percurso.

  • Coloque seu lixo nas lixeiras espalhadas pelo caminho e se ver alguma garrafa ou lata jogada por aí, ajude à preservação e coloque em alguma lixeira.

E aí, pronto para fazer a trilha da Primeira até a Quinta Praia de Morro de São Paulo? Lembre das nossas dicas e aproveite! E agora, confira detalhes do passeio de volta à ilha de Morro de São Paulo para a sua viagem nesse fabuloso destino ficar completa!

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Trilha da Primeira até a Quinta Praia de Morro de São Paulo: veja nossas dicas

225 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Trilha da Primeira até a Quinta Praia de Morro de São Paulo: veja nossas dicas

04/11/23

bottom of page