- Felipe Oliveira Pedreira
- há 5 dias
- 5 min de leitura
Descer de Tirolesa em Morro de São Paulo, é sem dúvida nenhuma, uma das experiências mais inesquecíveis que você viverá na vila. Sentir a adrenalina a mil, contemplando um visual surpreendente é só aqui!
Todo mundo sabe que são muitos os atrativos que fazem de Morro de São Paulo um dos destinos preferidos na Bahia, porém, um deles merece uma atenção especial: a incrível Tirolesa que proporciona uma experiência cheia de adrenalina.
Hoje, você vai conhecer um pouco mais dessa atividade que, se tiver coragem, adorará fazer. Vamos lá?
Onde está localizada a Tirolesa em Morro de São Paulo
A tirolesa de Morro de São Paulo está localizada no Morro do Farol, a cerca de 57 metros de altura, em um dos pontos mais altos da ilha.
O acesso começa subindo pela ladeira ao lado da Praça das Amendoeiras, que leva até o Farol do Morro. De lá, você deve seguir a pequena bifurcação à direita para alcançar o Mirante da Tirolesa, local de onde acontece a descida.
O caminho é relativamente fácil, embora seja preciso encarar uma subida com 134 degraus e rampas. Ainda assim, o trajeto é curto e recompensado por uma vista panorâmica da vila, do mar e da Primeira e Segunda Praia. Ao final da descida, você aterrissa diretamente nas águas da Primeira Praia, uma das áreas mais movimentadas e bonitas de Morro de São Paulo.
Conheça mais sobre a prática da tirolesa
Saltando da Tirolesa em Morro de São Paulo
A tirolesa é uma prática esportiva de aventura que consiste em sobrevoar um trecho, ancorado em um cabo aéreo e se deslocando por meio de roldanas entre dois pontos fixos. Por ser uma atividade que não requer esforço físico, pode ser praticada por pessoas de todas as idades que gostem de emoção, sem nenhuma exigência sobre a preparação física.
A prática desse esporte permite experimentar uma sensação de voo livre que transmite uma grande dose de adrenalina e emoção, ainda mais quando praticada sobre a água.
Você pode saltar de tirolesa em diversos locais, mas, não tenha dúvidas, um belo cenário valoriza notavelmente a experiência.
Existem tirolesas de todos os tamanhos e alturas, porém as maiores e de uso comercial devem ser construídas com cabos de aço e seguindo as normas ABNT para a atividade. Além disso, devem contar com equipes de profissionais habilitados para realizar o trabalho com total segurança.
Como é a Tirolesa de Morro de São Paulo
A Tirolesa de Morro de São Paulo cumpre com todos os requisitos de segurança, além de ser a maior tirolesa do Brasil que cai no mar.

Seu horário de funcionamento é das 9:30 da manhã até as 16:30, todos os dias da semana.
A tirolesa do Morro tem uma altura aproximada de 57 metros e faz um percurso de uns 340 metros, partindo do alto do Mirante até chegar na Primeira Praia de Morro de São Paulo.
Durante o percurso é possível avistar desde a Primeira até o começo da Quarta Praia, além de ver todo o horizonte.
É importante destacar que a empresa que administra a atração segue todos os requerimentos de segurança exigidos. Conta com certificação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ATR) e os operadores são profissionais competentes com cursos que garantem a sua capacidade nessa prática. Além disso, os seus equipamentos têm o selo de certificação da Federação Internacional de Montanhismo e Escala (IAA).
Qual o valor do salto de Tirolesa em Morro de São Paulo
O preço da tirolesa de Morro de São Paulo é atualmente de R$ 95,00 por pessoa e aceitam cartão de crédito para realizar o pagamento (novembro/2025).
Durante a baixa temporada ou nos dias da semana que costuma estar mais tranquilo, você pode conferir se há alguma promoção. Em alguns períodos, você pode ganhar um segundo salto grátis. Vale a pena conferir!
Além disso, para registrar a aventura, você pode contratar o serviço opcional de fotos e vídeo, que você recebe em um prazo de 24 horas. O valor do serviço de imagens é de R$ 40,00 (novembro/2025).
Como é a experiência de saltar da Tirolesa do Morro
Pular de Tirolesa é uma experiência cheia de adrenalina, ainda mais com o visual surpreendente que Morro de São Paulo proporciona.

Ao chegar ao Mirante você vai encontrar o receptivo da Tirolesa e após assinar o termo de responsabilidade, os funcionários ajudam a colocar os equipamentos necessários para sua proteção considerando seu peso.
Primeiro precisa colocar o colete e o capacete, para depois ajustar a cadeirinha, as cordas e os ganchos.
É nesse momento que a adrenalina começa a subir aceleradamente, mas não se preocupe, como já falamos tudo é feito seguindo rígidas normas de segurança, para que os participantes só se concentrem em desfrutar da experiência.

A descida dura uns 20 segundos, mas, cada um deles vale a pena. A velocidade do trajeto dependerá do peso da pessoa, quanto maior o peso, maior a velocidade para descer.
Ao cair na água, funcionários estarão esperando para ajudar a tirar o equipamento e acompanhar você até a areia se for necessário.
Não se preocupe por nada, tudo é feito de forma muito profissional e segura.

A empresa responsável, dá todo o apoio para você desfrutar ao máximo a experiência, inclusive, se antes de pular você tem alguns pertences, não se preocupe. Eles são lacrados e enviados por um cabo anexo em sacos plásticos, assim, não precisará voltar para buscá-los.
Um pouco da história da tirolesa
A tirolesa é uma atividade que surgiu no século XVIII na região alpina de Tirol, território divido entre a Áustria e Itália.
No início tinha fins práticos, era considerado um ótimo método para cruzar rios, barrancos e outro tipo de obstáculos naturais.
A tirolesa era empregada para entregar alimentos, ferramentas e outros artigos para os trabalhadores em áreas de difícil acesso. Além disso, também foi de grande utilidade durante as guerras, tanto para entregar munições quanto para resgatar combatentes em locais montanhosos.
O método foi de grande utilidade, uma vez que possibilitava percorrer grandes distâncias de forma rápida, além de permitir o acesso a lugares arriscados de forma simples e ágil.
Com o passar do tempo, a tirolesa foi se desenvolvendo cada vez mais e ganhando uma maior segurança graças ao uso de materiais mais resistentes. Dessa forma, a prática começou a ganhar adeptos em busca de aventuras e começou a se introduzir como atividade de lazer em diversos lugares turísticos.
Pouco a pouco, o uso inicial da tirolesa foi ficando obsoleto com a chegada dos aviões e helicópteros, por isso, hoje, a atividade é só considerada de lazer.

A Tirolesa em Morro de São Paulo é uma experiência imperdível para quem gosta de adrenalina e o visual que acompanha a prática faz, dessa atividade, uma lembrança para toda a vida.
Mesmo se tiver dúvidas, vá até o Mirante da Tirolesa, quem sabe você se anima e faz o salto da sua vida, ou no pior dos casos, se você decidir não se aventurar, terá uma vista panorâmica da região que terá feito valer a pena a subida.
Agora que você tem as informações necessárias para planejar seu salto da tirolesa de Morro de São Paulo, confira todas as suas opções para chegar na ilha. Leia o nosso post que explica em detalhes como ir de Salvador para Morro de São Paulo e escolha a alternativa que mais o atende.



Comentários