• Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124 | +55 (75)  3199-0207

Morro de São Paulo o paraíso na Bahia

Bem-vindo a Morro de São Paulo
o paraíso na Bahia!

Uma das mais belas Ilhas da Bahia

Localização privilegiada

A localização geográfica de Morro, privilegiada, foi cenário de ataques de várias esquadras francesas e holandesas. Devido a isso, foi construído o forte de Morro de São Paulo, para que servisse de proteção tanto para a vila quanto para a Baía de Todos os Santos. A importância geográfica da ilha durante o período colonial justifica a riqueza de monumentos históricos, hoje, protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Natureza e agito, juntos!

As praias de Morro de São Paulo são visitadas por turistas do mundo todo. Mas além de aproveitar a tranquilidade e beleza das praias, você ainda encontra badalação na ilha. Todos os dias há uma festa diferente. Morro de São Paulo é um lugar para todos os gostos, com tranquilidade, festas, esportes e muita natureza. Não é à toa que a cada ano que passa, mais e mais pessoas querem conhecer esse paraíso.

Morro de São Paulo é um destino único, onde você encontra de tudo o que você precisa para passar umas ótimas férias: história, natureza, praias maravilhosas, tranquilidade, lazer e dezenas atividades e lugares para conhecer que você não verá em outro destino. Está situado na Ilha de Tinharé, município de Cairu, a apenas 64 km ao sul de Salvador, na Bahia. Na ilha você pode sentir a natureza de perto, além de esquecer totalmente a correria das cidades. Por aqui, não circulam carros, o traslado é feito a pé e o acesso é exclusivamente por via aérea ou marítima. A região é conhecida como Costa do Dendê e é considerada o terceiro polo turístico da Bahia. Dessa forma, recebe turistas de todo o mundo à procura de tranquilidade, praias paradisíacas, hotéis de luxo e pousadas aconchegantes, além de tudo o que Morro de São Paulo tem para oferecer aos seus visitantes.

O que levar para Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo é sinônimo de praia, calor e badalação, mas para aproveitar ao máximo da sua viagem não é preciso levar uma mala carregada. Fizemos um post com tudo o que você deve levar (e o que não deve) para passar uns dias em Morro de São Paulo.

  • chinelos e rasteirinhas;

  • roupas de banho;

  • canga;

  • protetor solar, repelente;

  • óculos de sol;

  • boné;

  • garrafinha para água;

  • shorts ou bermudas;

  • camisetas ou blusinhas;

  • vestidos leves;

  • uma blusa ou agasalho leve;

  • tênis ou calçado bem confortável.

 

Leve tudo isso em uma mochila, esqueça as malas de rodinhas porque isso atrapalhará a sua chegada, porém, caso você precise, há carregadores que podem ajudar.​ Em resumo, leve pouca coisa e desfrute da leveza de Morro de São Paulo!

Clima em Morro de São Paulo

O clima na vila favorece o turismo o ano inteiro. Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais quentes e com menos chuvas, enquanto maio, junho e julho são os meses mais chuvosos.

Mesmo assim, é um período em que não faz frio, a temperatura mínima raramente chega a 21°, inclusive no inverno.

Se durante a sua estadia em Morro de São Paulo, começar a chover, não se desespere, sempre há atividades que você poderá realizar independente do tempo. Além disso, as chuvas costumam ser passageiras, e você poderá desfrutar novamente do sol.

Clima em Morro de São Paulo

O que saber antes de ir para Morro de São Paulo?

 

 

 

 

Até aqui você já sabe bastante coisa sobre o destino, mas antes de ir para Morro, precisa saber de algumas outras coisas para que sua viagem corra às mil maravilhas. Confira nossas recomendações:​

 

  1. Escolha bem o lugar onde vai ficar de acordo as atividades que você quer fazer. Por exemplo, se buscar mais animação, fique na Segunda Praia, porém, se quiser mais sossego fique na Quarta.
     

  2. A oferta gastronômica de Morro é abundante, tem opções para todos os gostos, porém se seu intuito é economizar, evite comer nas praias, ao se afastar um pouco da beira-mar você encontra opções mais econômicas.
     

  3. Lembre-se de levar calçado adequado para fazer longas caminhadas. Se você quiser conhecer a ilha, nada melhor que ir andando. Afinal, não circulam veículos automotores, portanto, desfrute das boas caminhadas.
     

  4. A taxa para turistas que ingressam na ilha (TUPA) é cobrada na chegada ou ao comprar a viagem de catamarã. O valor varia entre R$ 15,00 e R$ 20,00, porém precisa guardar o comprovante, para não ser cobrado mais de uma vez.
     

  5. Apesar de que muitos estabelecimentos aceitam cartão, leve dinheiro, já que não existem agências bancárias em Morro.
     

  6. Saiba que a rede elétrica, caso precisar, é de 220V.​

Esses são os pontos mais importantes que você precisa conhecer antes da sua viagem, mas se você quer saber ainda mais, veja o nosso post sobre o tema:

O que saber antes de ir para Morro de São Paulo?

Praias de Morro de São Paulo

Se é praia linda que você busca em sua viagem para Morro de São Paulo, prepare-se para 5 opções paradisíacas. Seus nomes são referências à ordem: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e a Praia do Encanto, também conhecida como Quinta Praia. Conheça cada uma, a seguir:​

Primeira Praia

Essa praia é bem pequena e conta com apenas 300 metros de extensão. Perfeita para quem quer ficar perto de tudo, já que é a mais próxima da vila. 

É ela que dá início à sequência de praias de Morro, com uma bela vista para o Farol do Morro — e é lá o destino de quem se anima a saltar na tirolesa mais famosa da Vila. É na Primeira Praia também que acontecem as saídas para passeios de mergulho e é o point dos surfistas, já que das praias de Morro, essa é a que tem o mar menos calmo.

Por ser próxima à vila, também é bastante frequentada pelos moradores locais e por surfistas nativos. Por aqui você encontra diversas opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.​

Segunda Praia​

 

A Segunda Praia tem 400 metros de extensão e tem um perfil bem mais agitado do que a Primeira Praia. Nela se concentra uma grande quantidade de bares e restaurantes, além de diversos estabelecimentos turísticos.​

 

Durante o dia, é possível jogar futevôlei na areia e por aqui você sempre encontrará um ambiente animado o dia inteiro. Já a vida noturna acontece na passarela de madeira, onde você pode beber drinks com frutas regionais nas barracas da rua ou optar por algum dos bares, ou restaurantes, instalados nessa praia. Se você busca uma alternativa mais tranquila, também existem restaurantes românticos para os casais.

Se você gosta de festa, tem garantidas as noites de segunda e quinta-feira, já que a Segunda Praia é sede do famoso luar de Morro de São Paulo, uma festa ao ar livre, aberta ao público, em que os visitantes se divertem ao ritmo de diversos estilos musicais.​

Terceira Praia

 

Essa praia tem quase 1 km de extensão e o espetáculo fica por conta da formação de piscinas naturais durante a maré baixa. Esse é o melhor local para esportes náuticos, como caiaque e stand up paddle. Nessa praia, ficam localizadas muitas pousadas e restaurantes. E é dela que saem os passeios para Boipeba e Gamboa, além de saídas para mergulho.​

A proximidade com a Segunda Praia não deixará você longe do agito, já que em poucos minutos você chega até ela. Além disso, é possível também desfrutar de uma maior tranquilidade caminhando até a Quarta Praia.​

Quarta Praia

 

Se você procura tranquilidade e uma praia mais vazia, vá para a Quarta Praia. Nela, o movimento é muito baixo, sendo praticamente uma praia deserta, onde você pode encontrar a sua piscina natural particular para tomar um refrescante banho sem ser incomodado. Com 8 km de extensão, se você se cansar de caminhar, pode optar por andar de charrete.
 

Há também dois restaurantes na região, boas pousadas e hotéis mais exclusivos.

Praia do Encanto (Quinta Praia)

 

Essa é a praia mais afastada e preservada de Morro de São Paulo, perfeita para quem quer sentir a energia da natureza em paz. A divisa entre a Quarta Praia e a Praia do Encanto é feita por pequenos manguezais. Há disponibilidade de aluguel de bicicletas, um ótimo passeio durante a maré baixa. Nela há também piscinas naturais de água morna e alguns hotéis que oferecem maior requinte.​​

 

Além dessas maravilhosas praias, há outras praias muito próximas na mesma ilha de Tinharé, porém, apesar que pode ir andando na maioria delas, não pertencem a Morro de São Paulo. Entre elas estão:

  • Praia de Garapuá, uma beleza inesquecível que incluem fabulosas piscinas naturais.

  • Praia da Gamboa, com seu famoso banho de argila.

  • Prainha do Forte, escondida atrás da fortaleza e fantástica na maré baixa.

  • Praia do Porto de Cima, 700 metros de tranquilidade e águas transparentes.

Leia mais sobre as praias do Morro de São Paulo e seus arredores.

Passeios em Morro de São Paulo

Se você quer conhecer mais coisas — e ir além das 5 praias de Morro de São Paulo —, pode fazer passeios de barco para conhecer os arredores e as ilhas vizinhas a Tinharé.​

Praia de Garapuá: você pode fazer um passeio de canoa para conhecer os manguezais, relaxar na lagoa e fazer um mergulho com snorkel para ver os bancos de recifes.

 

Ponta do Curral e Gamboa: você encontrará águas cristalinas na formação dos bancos de areia. A tradição por lá é o banho de argila, conhecido por deixar a pele com uma hidratação maravilhosa.

 

City tour: esse passeio leva você para conhecer a Igreja Nossa Senhora da Luz, o Farol, o Mirante, a tirolesa e o Forte, o melhor lugar para ver o sol se pondo.

 

Patrimônio Histórico com tirolesa: entre eles, o Forte de Morro de São Paulo, famoso também por sua tirolesa, que tem 70 metros de altura e 340 metros de extensão, a maior do Brasil, com caída na Primeira Praia.

 

Encontro com baleiras Jubarte: de julho a novembro, é possível sair de barco para avistar as baleias Jubarte e suas crias.

Há muitos outros passeios em Morro de São Paulo, como Mangue Riders, passeio de volta ilha, mergulhos, piscinas naturais e até baladas.

Confira aqui os diversos passeios em Morro de São Paulo.

Esportes em Morro de São Paulo

Há muita coisa mesmo para fazer em Morro de São Paulo, principalmente se você é um aventureiro nato. A primeira dica é fazer snorkel nas praias — entre novembro e abril, as águas são mais cristalinas, aproveite essa época para descobrir a natureza marinha!

A tirolesa é outra atração muito procurada pela incrível experiência que proporciona. Trata-se da maior tirolesa aquática da América Latina, com 340 metros de extensão e 70 metros de altura no seu ponto mais alto. Imagine só a adrenalina somada a uma vista exuberante! Ao fim dela, você chega na Primeira Praia, lindíssima.​

Você também pode mergulhar com cilindro, mesmo que não tenha experiência na prática. Os técnicos dão cursos na hora para mergulhadores de primeira viagem. Além disso, assistir apresentações e rodas de capoeira é outra tradição entre os visitantes de Morro de São Paulo. Essa mistura de luta e dança está muito presente em toda a Bahia.​

Saiba mais sobre esportes e atividades em Morro de São Paulo.

Festas em Morro de São Paulo

Além das belas paisagens da vila, as festas que acontecem por aqui também são responsáveis por atrair muitos dos seus visitantes. Em Morro de São Paulo, tem festa praticamente todo dia, cada dia em um lugar diferente, sem importar a época do ano.

Além disso, há celebrações que os baladeiros de plantão, não podem perder.​ Um exemplo é o Réveillon em Morro de São Paulo que acontece na Segunda Praia, com queima de fogos e um ambiente cheio de alegria que contagia quem estiver na ilha.

Mas não é só o Réveillon que tem um clima de festa incrível, também está o Carnaval, a Ressaca, que são as festas que acontecem após o Carnaval, o Festival de Primavera, as Festas de São João, a Festa de Iemanjá, entre outras festividades​ E o clima de festa não acaba por aí. Você sabia que pode fazer sua própria festa na vila?​

Ainda que não acredite, muitos escolhem Morro de São Paulo para fazer o seu casamento, seja uma grande festa ou um evento privado. Afinal, esse lugar paradisíaco tem praias que atendem todos os gostos e inclusive, algumas oferecem um cantinho praticamente deserto para desfrutar desse romântico momento.

Conheça as baladas em Morro de São Paulo.​​

Quantos dias é o ideal para ficar em Morro de São Paulo?

Quantos dias é o ideal para ficar em Morro de São Paulo?

Como você pode ver, há muito para fazer em Morro de São Paulo e para saber quantos dias deveria ficar dependerá do tipo de viagem que você quer fazer. Acreditamos que 3 dias é o mínimo do mínimo que você pode ficar nesse destino, já que em menos tempo, você não poderá verdadeiramente aproveitar nada do destino. Considere que os catamarãs chegam a partir das 11 da manhã e no retorno você não poderá sair depois das 15h, portanto, não conte nem o dia que chega, nem o dia que vai embora.

 

Tirando esses dois dias, você precisa considerar que são 5 belas praias para você conhecer. Visitar todas elas é o ideal, já que todas são muito diferentes, mas se não for possível, pelo menos se programe para conhecer as 4 primeiras. Se organize para não apenas visitá-las rapidamente, mas também, para desfrutar delas. Veja também se você quer visitar as outras praias do outro lado da ilha. Por lá, também tem praias maravilhosas e diferentes que darão um toque alternativo à sua viagem.

 

Tem também as famosas baladas de Morro de São Paulo e o luau da Segunda Praia, duas vezes por semana, não vai querer perder, vai? Então reserve mais um dia.​ E todas as outras atividades que há por aqui? Saltar de tirolesa, mergulhar, fazer um programa de aventura como o Mangue Riders, o passeio para avistar a baleia jubarte, o quadriciclo até Boipeba, a volta a ilha, entre muitos outros passeios e atividades que pode aproveitar. Por isso, programe bem sua viagem para não deixar nada do que você quer fazer de fora.​

 

Ainda está na dúvida? Então veja o nosso roteiro de 3, 5 e 7 dias para você escolher melhor quantos dias ficar em Morro de São Paulo.

Taxa para turistas em Morro de São Paulo

Ao chegar a Morro de São Paulo, os visitantes devem pagar uma taxa, conhecida como TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago). Essa taxa não tem um valor fixo e varia entre R$ 20,00 e R$ 30,00 por visitante, de acordo com a quantidade de turistas que houver no arquipélago de Tinharé. Contudo, só se paga uma vez por visita, portanto, guarde o seu comprovante quando for fazer passeios de barco pela região.

Qual é a forma mais barata de chegar em Morro de São Paulo saindo de Salvador?

A forma mais barata de chegar até Morro de São Paulo saindo de Salvador é indo por Valença, para isso, você pode fazer o seguinte trajeto:

O primeiro passo é chegar até o Terminal Marítimo de São Joaquim, na cidade Baixa de Salvador, e pegar o ferry até o Terminal de Bom Despacho. A tarifa por pessoa é de R$ 5,10 de segunda a sexta e R$ 6,70 aos finais de semana e feriados. A viagem dura em meia 1 hora.

 

Uma vez que chegou em Bom Despacho é preciso andar apenas alguns minutos até o terminal rodoviário, que fica ao lado, e pegar um ônibus até a cidade de Valença. A duração da viagem é de aproximadamente 2 horas e você pode ir pela Viação Águia Branca ou a Viação Cidade Sol. O valor da passagem gira em torno de R$ 30,00. Em Valença você deverá ir até o cais para pegar a lancha para Morro, o valor da lancha rápida varia entre R$ 25,00 e R$ 30,00, já que domingos e feriados o valor é um pouco maior. A viagem dura aproximadamente 40 minutos.

 

Se preferir fazer um pouco mais de economia, pode pegar o barco lento, a viagem dura aproximadamente 1 hora e meia e a passagem custa menos de R$ 15,00. Como você pode ver essa é a forma mais econômica de ir de Salvador até Morro, com apenas R$ 50,00 você já pode chegar até o destino.

Localização de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo está localizada na ilha de Tinharé, no município de Cairu e pertence ao estado da Bahia. A vila está situada ao sul oeste de Salvador, a aproximadamente 63 km de distância e por estar em uma ilha, a única forma de chegar é via marítima ou aérea.

A cidade do continente que fica mais perto de Morro de São Paulo é Valença e o ponto de partida mais próximo da vila é o atracadouro Bom Jardim. Desde esse ponto, uma lancha rápida demora cerca de 15 minutos para chegar até Morro de São Paulo.

 

A Ilha de Tinharé, onde fica a vila de Morro de São Paulo, faz parte do arquipélago do mesmo nome, e das 26 ilhas que o conformam, só três estão habitadas:

 

Delas, a Ilha de Tinharé é a que conta com um maior movimento turístico, graças à vila de Morro de São Paulo que atrai visitantes o ano inteiro.

Morro de São Paulo não é a única vila da Ilha de Tinharé, além dela, existem na ilha outras vilas que também recebem turistas. A maioria de visitantes fica em Morro de São Paulo e vai até as vilas vizinhas em passeios e excursões para conhecer as praias e os outros atrativos dos lugares.

Localização de Morro de São Paulo

Em Morro de São Paulo não circulam veículos automotores, porém há algumas alternativas para quem se hospeda na Quarta Praia ou na Praia do Encanto, já que os hotéis que estão localizados nesse lugar contam com um serviço de transporte para os seus hóspedes. Entretanto, cabe destacar que Morro de São Paulo é um destino para desfrutar das caminhadas. As distâncias não são longas e as caminhadas permitem você vivenciar melhor a paisagem maravilhosa do lugar. Por esse motivo, venha preparado com calçados confortáveis e chinelos e se aventure a desfrutar dos caminhos da vila. E não se esqueça, o repelente e o protetor solar são indispensáveis!

Como circular em Morro de São Paulo?

Quando ir a
Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo é uma cidade que pode ser visitada em qualquer época do ano, já que a temperatura, geralmente, varia entre 21 °C e 30 °C. Entretanto, durante a primavera e o verão há menos probabilidade de chuva. Isso quer dizer que os melhores meses para conhecer a vila são entre setembro e março.

Dentro desse período podemos escolher novembro como o melhor mês para ir a Morro de São Paulo. Isso porque é um mês de altas temperaturas, porém considerado ainda como temporada baixa, por esse motivo, você encontrará maiores descontos em todos os serviços oferecidos e lugares com menos afluência de pessoas.

Se você for durante a temporada alta, faça suas reservas com antecedência, assim, você pode garantir uma maior variedade de opções e não correr o risco de ficar sem lugar para os passeios que quer fazer na data da sua preferência.

Quando ir a Morro de São Paulo?

Confira as novidades do Blog

O Blog mais completo sobre o Catamarã de Salvador para Morro de São Paulo.

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Titulo