• Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124 | +55 (75)  3199-0207

Passeios em Morro de São Paulo

Faça os passeios em Morro de São Paulo, mas antes compre sua passagem do catamarã que é a forma mais tradicional para chegar neste paraíso, não deixe de saltar da Tirolesa.

Praia de Garapuá

Se você já viajou ou está planejando uma visita para Garapuá próximo ao Morro de São Paulo, com certeza já ouvir falar no clima sossegado e pacato da região. A praia está localizada na porção leste da ilha de Tinharé e possui uma faixa de areia que se estende por cerca de dois quilômetros.

 

Os passeios em Morro de São Paulo são variados, mas uma visita a Garapuá é parada obrigatória para quem vai até a região.

 

O clima bucólico do povoado de pescadores que vive no local é reiterado pelo difícil acesso, tornando a região um verdadeiro reduto da simplicidade e da cultura local, que se expressa na culinária e no artesanato produzido pelos moradores.

 

Passeios para todos os gostos

 

A visita à Garapuá é uma das opções mais procuradas quando se procuram o que fazer em Morro de São Paulo, já que a praia possui uma vista exuberante.

 

Quer mais? Confira algumas das opções disponíveis para os visitantes e saiba tudo o que a região tem a oferecer:

 

Canoa nos Manguezais: o encontro de águas fluviais com o oceano é responsável pela formação dos manguezais de Garapuá em Morro de São Paulo. Vale a pena conhecer a estrutura e saber mais sobre a fauna e as características desse ecossistema tão fascinante.

 

Mata: uma das características que torna Garapuá ainda mais exuberante é a porção de Mata Atlântica que ainda se conserva por uma extensa faixa da região. Se você gosta de fazer trilhas e caminhadas, aproveite o passeio para curtir esse trecho e ver de perto os resquícios dessa vegetação que, originalmente, dominava grande parte do país.

 

Lagoa de Garapuá: para relaxar ao final da tarde, nadar na Lagoa é a opção perfeita e um dos melhores passeios em Garapuá. Aproveite as águas tranquilas e mornas para recarregar as energias. Ah, ela possui mais de três quilômetros de extensão, sendo bacana também para caminhadas.

 

Mergulho com snorkel: no mar, algumas aglomerações formam os chamados “bancos de recifes”, os quais, por sua vez, garantem a formação de pequenas piscinas naturais de águas cristalinas. Nelas, é possível ver os peixes nadando e a apreciar o contato direto com a natureza. Se você gosta de mergulhar, com certeza vai adorar a beleza natural que a região oferece.

Ponta do Curral e Argila da Gamboa

Escolher entre os passeios em Morro de São Paulo nem sempre é tarefa fácil, já que existem opções variadas e que atendem bem a todos os tipos de gostos. Por isso, para você que busca um passeio tranquilo e com contato direto com a natureza praticamente intocada pelo homem, a dica é visitar a graciosa Praia da Ponta do Curral e o barranco de argila na praia da Gamboa.

Localizada na porção norte da ilha, Ponta do Curral próximo a Morro de São Paulo, é um verdadeiro cenário cinematográfico. A faixa de área é circundada por vegetação nativa preservada. Em contraste com as areias claras e com as águas cristalinas, a paisagem é inegavelmente de tirar o fôlego.

Se você quer traçar o seu roteiro de viagem e definir o que fazer em Morro de São Paulo, não deixe de visitar a Ponta do Curral e conhecer os encantos desse local.

Confira abaixo algumas das características da região e aproveite:

Como chegar em Ponta do Curral e Barranco de argilo?

Ponta do Curral está localizada na região norte do arquipélago e é bastante acessível aos turistas. Os passeios saem da terceira praia do Morro de São Paulo e permitem o máximo de aproveitamento em relação às belezas da região. O passeio é feito em barco saveiro.

Para o barranco da argila também pode chegar caminhando pela praia do Porto de Cima que dá acesso ao povoado da Gamboa que é bem próximo do Morro de São Paulo.

O local é perfeito para quem quer diversificar a viagem sem precisar se deslocar muito e ainda garante cliques incríveis para os amantes de fotografia que querem registrar os momentos mais inesquecíveis de sua viagem.

 

O que fazer em Ponta do Curral?

Praia deserta: nem todo mundo sabe, mas a Ponta do Curral leva esse nome por ser a primeira região a receber rebanho bovino no Brasil. Atualmente, a praia deserta é privada e uma das paradas dos passeios, mas não possui nenhum tipo de infraestrutura para receber turistas.

Coroa de areia: uma das características mais importantes da região de Morro de São Paulo são os bancos de areias formados nas praias e que, consequentemente, criam pequenas porções de águas calmas. Na Ponta do Curral não é diferente. Observar essas formações e ver toda a fauna que ali habita é uma das melhores pedidas para quem visita a ilha.

Banho de Argila: Lugar de praia com águas cristalinas e calmas, passar a argila no corpo já é um tradição de todos que fazem o passeio, conta as histórias que a pele fica mais lisa e macia. 

City Tour em Morro de São Paulo

Além das belas praias que compõem os principais cartões-postais de Morro de São Paulo, na Bahia, a bagagem histórica e cultural da região também não deixa a desejar.

A Costa do Dendê, onde está inserido Morro, foi um dos primeiros locais a ser habitado pelos colonizadores portugueses e a receber edificações. Por isso, o City Tour Morro de São Paulo é um passeio imperdível para aqueles que gostam de história e que querem conhecer de perto os primórdios de história do Brasil.

Se você quer conhecer os pontos históricos da ilha em um dos mais famosos passeios em Morro de São Paulo, o city tour é um passeio imperdível. Você vai ficar de frente para algumas das mais antigas construções do Brasil, restauradas ou em ruínas.

 

No entanto, atente-se a alguns cuidados básicos: vá munido de protetor solar, óculos de sol e roupas leves. Mesmo que a atividade não seja diretamente nas praias, o calor intenso também requer proteção.

 

City tour Morro de São Paulo – o que inclui?

 

O City Tour Morro de São Paulo passa por construções históricas e imperdíveis:

 

Igreja Nossa Senhora da Luz: a construção da Igreja teve início do século XVII e foi um marco do povoamento da região, já que foi ao redor dela que os primeiros habitantes se instalaram. Repare no estilo barroco que a edificação exibe e nas esculturas sacras que adornam todo o seu interior, assim como as lápides que marcam os túmulos, onde estão enterrados diversos moradores ilustres do passado de Morro de São Paulo. A Igreja, atualmente, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

 

Farol: ver o farol e a incrível vista que ele proporciona é um dos pontos preferidos da maior parte dos visitantes que fazem o City Tour Morro de São Paulo. Isso porque é de lá que se consegue avistar toda a região e ter a dimensão real de toda a beleza que compõe o arquipélago.

 

Mirante e tirolesa: e quem disse que o passeio inclui somente belas vistas e construções históricas? Quem procura adrenalina e não sabe ainda ao certo o que fazer em Morro de São Paulo pode aproveitar para passar momentos incríveis na maior tirolesa dentro d’água de toda a América Latina. Além da vista, você ainda cai diretamente no oceano.

O Forte: A Fortaleza do Tapirandu de Morro de São Paulo é do século XVII e foi recentemente restaurada.

Aqui nesta fortaleza foi o local onde aconteceram inúmeras batalhas e conflitos para defender a Baia de Todos os Santos, a construção foi feita a base de pedras e óleo de baleia por toda a sua extensão de 678 metros.

 

Dica: O Forte é um dos locais ideal para se curtir o por do sol em Morro de São Paulo.