top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

O litoral da Bahia é um dos destinos preferidos de turistas em busca de lugares paradisíacos e com boas possibilidades de sossego. Banhado pelo Oceano Atlântico por mais de 1.100 km de extensão, ele representa a maior faixa costeira do Brasil e dispõe de maravilhas, como as praias em Morro de São Paulo, que têm características bastante peculiares.

Trata-se de uma área ampla, repleta de cidades que se beneficiam com as paisagens naturais e os cenários únicos. No município de Cairu, a 174 km de distância de Salvador, é comum que apareçam cidadãos de várias partes do mundo à procura da melhor praia em Morro de SP. São tantas opções incríveis que fica difícil escolher apenas uma!

Que tal contar com a nossa ajuda para decidir qual é aquela que se assemelha com o seu estilo?

Neste post, apresentaremos os nomes, os principais atrativos que elas trazem e as demais informações que agregarão valor ao seu conhecimento. Por isso, continue conosco e descubra o local ideal que proporcionará diversão e tranquilidade em meio à natureza!

A localização e as demais características de Morro de São Paulo

Essa localidade, já preferida por muitos, é um distrito que pertence à cidade de Cairu, localizada na Ilha de Tinharé, em uma extensão conhecida como Costa do Dendê, que abriga um espetáculo de belezas com manguezais, lagoas, cachoeiras, ilhas e rios. Trata-se de um vilarejo tranquilo e que concentra quatro povoados que costumam ser visitados por diferentes públicos.

Muitas famílias com diversos membros, grupos de mochileiros, casais e até pessoas famosas encontram, nas praias em Morro de São Paulo, um refúgio para esquecer a rotina, viver novas aventuras e descansar o máximo possível. Por ser um lugar especial, seus principais destaques ficam por conta do mar de águas cristalinas, dos altos coqueirais e das piscinas naturais.

As mais conhecidas da região são localizadas bem próximas umas das outras. Em algumas, o acesso pode ser feito a pé, mas o meio de transporte que é utilizado com frequência no local é o catamarã, uma embarcação que também é usada na condução dos interessados que partem de Salvador até Morro de São Paulo, desde o Terminal Marítimo localizado em frente ao Mercado Modelo.

As principais praias em Morro de São Paulo

Diferentemente do que ocorre em muitos lugares e pontos turísticos espalhados pelo Brasil e por todo o mundo, nem todas as praias em Morro de São Paulo têm nomes específicos. Algumas são conhecidas pela ordem em que aparecem na ilha. Ou seja, as posições que ocupam naquela porção de terra.

Porém, engana-se quem acha que não há diferença entre esses locais. Quer saber mais sobre as características e os atrativos que cada uma reserva? Então, fique de olho nas informações em relação a elas nos tópicos a seguir.

Primeira Praia

Primeira Praia de Morro de Sao Paulo
A Primeira Praia de Morro de São Paulo é a única que tem ondas.

A Primeira Praia tem excelentes ondas no inverno e é propícia àqueles que costumam fazer a prática do surfe. Isso explica porque é tão frequentada por quem curte essa modalidade. Também é uma das preferidas dos nativos e de famílias com crianças, já que garante o acesso rápido aos que estão no centro e que fazem passeios curtos em qualquer horário do dia.

Segundo a história que conta de que maneira tal destino foi tão popularizado, foi nesse ponto da ilha que surgiram as primeiras casas de veraneio. Com o passar do tempo, muitas dessas edificações foram ocupadas por empreendedores e, hoje, são lojas, pousadas e diferentes locais comerciais. Algumas construções podem até ser alugadas por turistas ao longo do ano.

No local, você verá a grande beleza que cerca a região, com uma bela vista em que se pode ver o Farol do Morro, importante monumento histórico de lá. São 300 metros de faixa de areia com um mar excelente aos que gostam de se banhar. Ela dispõe de opções de entretenimento imperdíveis, como o passeio de banana boat. É possível, inclusive, alugar pranchas e equipamentos para praticar o mergulho.

Segunda Praia

Segunda Praia de Morro de Sao Paulo
A Segunda Praia de Morro de São Paulo é a mais agitada da ilha.

Com 400 metros de extensão, a Segunda Praia é uma das praias em Morro de São Paulo que recebem frequentes visitantes, especialmente no período da noite — momento em que bares e restaurantes oferecem música ao vivo. Durante o dia, diversas pessoas se divertem nadando nas piscinas naturais, tomando banho de sol ou praticando algum esporte.

Vôlei, rúgbi, frescobol e até futevôlei são modalidades esportivas comuns por lá. Muitos grupos se organizam no intuito de participar de competições que agitam a região e atraem a atenção de quem passa pelo local. Outro ponto a favor é que ela está bem próxima a um dos principais cartões-postais de lá: a Ilha da Saudade.

Trata-se de um lugar famoso por abrigar belos recifes de corais e cardumes coloridos que tornam o passeio inesquecível. Para os mais animados, cabe destacar que ela abriga estabelecimentos que organizam festas de luau todas as segundas e quintas-feiras. Logo, se você tem um perfil festivo, com certeza, verá que essa é a melhor praia do Morro de SP.

Terceira Praia

Terceira Praia de Morro de Sao Paulo
A Terceira Praia de Morro de São Paulo tem uma faixa de areia mais estreita e é mais tranquila que a anterior.

Com 800 metros de extensão, é a melhor opção aos que gostam de mergulhar nas praias em Morro de São Paulo. O motivo está no fato de ela ser bastante tranquila e sossegada. Além disso, conta com uma longa barreira de corais que gera cenários incríveis que possibilitam que o turista contemple o mundo debaixo d’água.

Apesar de ter menos agito que as anteriores, a Terceira Praia também abriga hotéis, restaurantes e lojas variadas. Se o objetivo é fazer mais que o mergulho, vale a pena alugar um caiaque ou uma prancha específica para a prática do stand up paddle. Você jamais esquecerá a sensação de remar nas águas calmas desse paraíso.

Uma transformação interessante ocorre nesse ponto da ilha quando a maré sobe. As águas escondem a faixa de areia por completo, deixando apenas o mar visível. Felizmente, há uma passarela que percorre quase toda a praia, permitindo que as pessoas transitem sobre a estrutura e tenham uma experiência diferenciada.

Quarta Praia

Quarta Praia de Morro de Sao Paulo
A Quarta Praia é muito mais sossegada e tem pouca infraestrutura.

Com 8 km de extensão, ela é a maior e mais deserta de todas as praias em Morro de São Paulo. Isso não significa, porém, que não tenha potencial para agradar a pessoas com necessidades distintas. É comum, por exemplo, a procura da Quarta Praia pelos que desejam ler, meditar, tirar uma soneca ou realizar uma caminhada livre de perturbações.

Outra possibilidade é fazer passeios de bicicleta, a cavalo e até de charrete. A vantagem é que todo o percurso será acompanhado por belos corais e piscinas emolduradas pelo oceano. Quem curte banhos agradáveis também se encantará com as águas dessa região, já que tendem a ser mornas ou quentes.

No intuito de finalizar o período de curtição nesse ambiente afastado e exclusivo, vale frequentar um dos dois restaurantes que se encontram no início da praia. Como a maioria dos estabelecimentos locais, os espaços servem diversos pratos e deliciosos preparos da culinária baiana.

Quinta Praia ou Praia do Encanto

Quinta praia de Morro de Sao Paulo
Das praias de Morro, a Quinta é a mais preservada.

Você é o tipo de viajante que quer ficar longe de multidão ou perto apenas daquelas pessoas que estão fazendo a viagem em sua companhia? Então, não deixe de considerar a Quinta Praia da ilha, que também é conhecida como Encanto. Esse nome é dado pelo fato de ela ter ricas fauna e flora pertencentes à Mata Atlântica.

Parte de sua extensão, de aproximadamente dois quilômetros, recebe cuidados ambientais com o intuito de preservar as espécies que nela habitam. Existem locais de hospedagem que são bastante confortáveis e que acolhem o turista a fim de que ele tenha seu descanso merecido em meio a um ambiente que possibilita a paz e a tranquilidade.

Praia de Garapuá

Praia de Garapua
Praia de Garapuá, vizinha de Morro de São Paulo

São muitas as opções de praias em Morro de São Paulo. O turista verá que todas carregam uma peculiaridade e é possível ter bons momentos em cada uma delas para diferentes ocasiões. Ainda na Ilha de Tinharé, há um lugar bastante conhecido pelos que visitam tal localidade: a Praia de Garapuá, que se encontra bem próxima à Praia do Encanto.

Apesar de ter um número muito reduzido de pousadas, comparada à sua região vizinha, a área de 2 quilômetros traz pequenas ondas em seu mar e conta com piscinas naturais que agradarão aos turistas que desejam conhecer tal local. Há também a lagoa de mesmo nome, manguezais e a capela São Francisco de Assis, importante monumento histórico de lá.

Praia da Gamboa

Praia da Gamboa
Praia da Gamboa, ao lado de Morro de São Paulo

Outro local que é bem próximo às praias em Morro de São Paulo é a Praia da Gamboa, que fica situada em um vilarejo de pescadores que também pertence ao município de Cairu. É possível chegar até lá por meio de um passeio chamado “Volta à ilha”, de barco ou a pé, caso o turista goste de fazer trilhas. 

Entre restaurantes que oferecem pratos deliciosos com o melhor da culinária regional, há atrativos que surpreenderão os turistas. Por exemplo, o paredão de argila, uma substância que pode ser usada no intuito de rejuvenescer a pele; o Bar Flutuante da Ilha da Coroa; a queda d’água que recebe o nome de Fonte do Céu e a Igreja Nossa Senhora da Penha.

Prainha do Forte

Prainha do Forte, uma das mais lindas praias de Morro de Sao Paulo
Prainha do Forte, ao lado da Fortaleza de Tapirandú

A Fortaleza de Tapirandú é um dos monumentos históricos da ilha e foi considerada como patrimônio histórico nacional. Foi construída no período colonial no intuito de proteger os habitantes dessa região de roubos e ataques. Perto dela, há um local que muitos acham ser a melhor praia do Morro de SP. Trata-se da Prainha do Forte, que é formada quando a maré está baixa.

Lá, é possível fazer mergulhos e entrar em contato com a beleza dos cardumes e recifes. Caso esteja chovendo em tal ocasião, o turista pode conferir o Museu de Território do Forte, que existe desde 2017. É uma ótima forma de enriquecer seu conhecimento e conhecer as histórias do nosso Brasil.

Notou o quanto as praias em Morro de São Paulo são atrativas? Cada uma tem características que surpreendem qualquer turista e contemplam qualquer estilo de vida. Portanto, não deixe de conhecê-las durante suas férias ou tempo livre.

Este post foi útil? Então, continue conosco e veja nosso artigo que fala sobre transporte para Morro de São Paulo, com as melhores opções para contratar um.

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Conheça as melhores praias em Morro de São Paulo!

811 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Conheça as melhores praias em Morro de São Paulo!

22/07/19

bottom of page