top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

É necessário que o turista conheça, com certa antecedência, os principais meios de transporte para Morro de São Paulo.

Afinal, ao fazer um planejamento de viagens que possibilitará a criação de uma programação que tem o intuito de aproveitar melhor sua estadia por lá, esse é um item em que você não pode errar — e nem deve deixar a resolução dele para a última hora.

Muitas pessoas têm o costume de resolver tais pendências na véspera do dia da viagem e tal atitude poderá comprometer essa ocasião. Em suma, é necessário que todos tenham organização até em momentos de lazer, pois, sem ela, o que seria uma oportunidade de relaxar e curtir a vida se tornará uma preocupação desnecessária que poderia muito bem ser evitada.

Por isso, criamos tópicos com informações importantes sobre a forma de deslocamento até a chegada a esse paraíso baiano elogiado por muitos.

Confira, a seguir, e tenha uma boa leitura!


Vista da Tirolesa em Morro de São Paulo
Depois de escolher o seu transporte para Morro de São Paulo poderá aproveitar dos melhores passeios

Quais as principais características do Morro de São Paulo?

O Morro de São Paulo é uma das praias mais conhecidas e procuradas na Bahia e recebe uma grande quantidade de turistas durante o ano, dispondo de encantos e atrativos que satisfarão o estilo de vida e os principais gostos das pessoas.

Suas águas cristalinas, seus altos coqueirais e as areias claras são um cenário perfeito aos que querem aproveitar as férias. Está localizado na Ilha de Tinharé, uma região conhecida pelo nome de Costa do Dendê e que pertence ao município de Cairu.

Essa localidade já foi palco de muitos acontecimentos no período colonial no Brasil. No século XVI, ela foi habitada pelos índios tupinambás, e diversos monumentos históricos, alguns reconhecidos como patrimônios nacionais, deixam vivas tais histórias.

Uma curiosidade: Os índios Tupinambás foram uma das principais etnias indígenas que habitavam o litoral brasileiro na época da chegada dos portugueses ao país. Viviam principalmente na região baiana e eram conhecidos por serem hábeis pescadores e guerreiros, com uma cultura rica em danças, rituais e mitologia.

Quais os meios de transporte para Morro de São Paulo?

Onde pegar transporte para Morro de São Paulo? Quanto custa o translado para Morro de São Paulo?

O Morro de São Paulo é uma ilha localizada a 64 km de Salvador e a 80 km ao sul do aeroporto da capital baiana. Logo, a chegada até o local depende dos serviços de catamarã, táxi aéreo ou transfer semi-terrestre.

É preciso que o turista conheça os horários e as demais particularidades que cada meio de transporte oferece. Por isso, veja, abaixo, a descrição de cada um deles.


Catamara, o transporte preferido para Morro de São Paulo
Catamarã, um dos meios de transporte mais rápidos e accessíveis para Morro de São Paulo

Catamarãs

Os catamarãs são uma espécie de embarcação muito apropriada aos que gostam de realizar passeios e transportes com conforto e segurança, além de ser bem espaçoso e contar com um número específico de lugares.

Logo, é preciso fazer a reserva com antecedência e ficar ligado nos horários em que ele vai e retorna de Salvador para que você possa se programar. Confira abaixo quais são:

  1. De Salvador para Morro de São Paulo: 08h30, 09h, 10h30, 13h e 14h30;

  2. De Morro de São Paulo para Salvador: 09h, 11h30, 13h30 e 15h.

Funcionam todos os dias, têm um tempo de viagem que dura em torno de duas horas e trinta minutos, dependendo muito das condições climáticas apresentadas no dia da travessia, e o local de partida fica localizado em frente a um dos cartões postais baianos que mais recebem a visita de turistas: o Mercado Modelo.

É importante chegar 30 minutos antes do horário marcado para não atrasar a saída.


Táxi aereo em Morro de São Paulo
Táxi aéreo, o trasporte mais rápido para Morro de São Paulo

Táxi aéreo

Caso você esteja chegando de outro local do Brasil e não queira perder tempo ao chegar ao Aeroporto de Salvador, até se locomover para a ilha, o táxi aéreo é a opção que dispõe de uma duração de deslocamento mais curta, comparado ao catamarã, que gira em torno de 25 minutos.

Sem contar a vista privilegiada que o turista terá ao sobrevoar essa região cheia de belezas naturais.

No entanto, é necessário que o mínimo de passageiros seja atingido e que as reservas sejam feitas com antecipação, informando a quantidade de pessoas que viajarão com os dados pessoais delas para realizar o cadastro.

Existem dois tipos de helicópteros o Robson R44, que é capaz de levar até 3 passageiros, e o Esquilo, que leva até 5 passageiros, além de alguns modelos de aviões que operam com esse transporte, o minuano e o caravan são as opção de aviões para Morro de São Paulo.

Voos regulares

Os voos regulares, são operados pela companhia Abaeté Taxi Aéreo com saídas diárias e vendas de passagens aéreas de forma antecipada, duração média de 25 minutos de voo.

  1. De Salvador para Morro de São Paulo saída ás 13:00

  2. De Morro de São Paulo para Salvador saída ás 13:45

Os valores das passagens variam entre R$ 450,00 á R$ 1.500,00 por passageiro.


Transporte Semi-terrestre para Morro de São Paulo
Transporte Semi-terrestre colectivo para Morro de São Paulo, para quem não quer navegar muito.

Semi-terrestre

A condução semi-terrestre é um dos meios de transporte para Morro de São Paulo. Ideal para quem não quer passar muito tempo no mar, viajando de forma marítima com o catamarã.

O passageiro poderá combinar com o motorista o melhor horário em que ele e a sua família, ou os amigos, poderão realizar a viagem até chegar em Morro de São Paulo, neste caso seria o semi-terrestre privativo, o semi-terrestre coletivo tem horários fixos pré estabelecidos pela companhia com saídas do aeroporto de Salvador, hotéis e terminal marítimo.

Partindo do aeroporto da capital baiana, até o terminal marítimo de Salvador, leva em torno de uma hora. Porém, caso os turistas estejam hospedados em um hotel de Salvador, é possível se deslocar dessa localidade até lá com o transfer que passa nos hotéis.

Chegando no terminal marítimo de Salvador, uma travessia de 40 minutos será feita até a Ilha de Itaparica (Mar Grande) por meio de um barco coletivo.

De lá, um carro aguardará os passageiros para seguir até o atracadouro de Bom Jardim, localizado na cidade de Valença, que gasta menos de duas horas até sua chegada a uma lancha rápida que conduzirá, em 25 minutos, os viajantes até o terminal marítimo de Morro de São Paulo.


Passeio de observação das Baleias Jubarte em Morro de sao Paulo
Uma vez em Morro de São Paulo é possível aproveitar os diversos passeios.

O que fazer em Morro de São Paulo?

Depois do tempo de viagem em um transporte para Morro de São Paulo, o turista desejará, enfim, curtir esse lugar encantador.

Além das praias que reservam atrativos e demais peculiaridades, os visitantes também poderão contar com as piscinas naturais, facilmente localizadas na Segunda Praia, formadas quando a maré está baixa no período de lua nova ou cheia.

Isso sem falar dos diversos passeios que a ilha oferece: o Mangue Riders, um turismo de experiência que fará você conhecer o dia a dia daqueles que moram perto desse local; a Ilha da Saudade, onde é possível ver peixinhos coloridos em meio aos corais; e as visitas aos principais monumentos históricos, como a Igreja de Nossa Senhora da Luz, a Fortaleza de Tapirandu e a Fonte Grande.

Ilha da Saudade

É surpreendente descobrir que a Ilha da Saudade, em Morro de São Paulo, não é realmente uma ilha na maior parte do tempo. É formada por um braço de terra entre a Segunda e Terceira Praia. Quando a maré está alta, parte do braço de terra é coberta e a ilha é formada.

Além disso, visitar a ilha oferece a oportunidade de conhecer um ambiente único, mergulhar em águas cristalinas e desfrutar de uma vista incrível. É importante verificar as condições da maré antes de visitar, o ideal é visitar quando a maré estiver baixa.

Fortaleza de Tapirandu

A Fortaleza do Morro de São Paulo, também conhecida como Tapirandu, foi construída para defender o canal de Tinharé e o abastecimento de importantes centros comerciais.

Começou a ser construída no início do século XVIII e foi concluída em 1730, sendo restaurada em períodos bélicos. A Fortaleza nunca teve aquartelamento e seus soldados moravam em casas ao longo da rua principal da vila.

É composta por vários monumentos, incluindo o Portaló, um paiol de pólvora, prisão e armazéns. A Fortaleza é considerada a origem da urbanização do Morro de São Paulo.

Fonte Grande

A Fonte Grande é um importante ponto turístico do Morro São Paulo, na Bahia. Construída no século XIX, é considerada um marco municipal, utilizada como ponto de abastecimento de água para a população durante muitos anos.

Possui uma arquitetura impressionante, com uma grande escadaria e um chafariz central. É cercada por um belo jardim, e também utilizado pelos moradores da região como um local de lazer e descanso.

Uma das curiosidades sobre a Fonte Grande é que já foi palco de importantes eventos políticos e sociais da história da Bahia, incluindo a Guerra de Independência da Bahia, em 1822. Já foi visitada por diversas personalidades ilustres, como o escritor Euclides da Cunha e o líder político Ruy Barbosa.

Atualmente, trata-se de um relevante e marcante ponto turístico da região, recebendo alguns visitantes anualmente. Além de seu valor histórico, é um local muito frequentado pelos moradores da região, que utilizam a área ao redor para o convívio social.

Igreja de Nossa Senhora da Luz

A história da Igreja Nossa Senhora da Luz em Morro de São Paulo está ligada ao início do século XVII, quando muitos colonos buscavam abrigo nas ilhas da região devido às guerras com os aimorés na Capitania de Porto Seguro e em Ilhéus.

O capitão Lucas da Fonseca Saraiva, um dos povoadores da região, construiu uma capela dedicada a Maria Santíssima no alto do Morro de São Paulo e a entregou aos cuidados do ermitão Simão Barreto.

No entanto, a falta de água na região dificultava a administração da capela, até que um dia Simão descobriu uma fonte de água cristalina que considerou um milagre da Nossa Senhora da Luz. A história da antiga capela e da igreja atual são pontos turísticos importantes em Morro de São Paulo.

Notou o quanto é importante decidir com antecedência qual será o seu meio de transporte para Morro de São Paulo? É fundamental que os turistas contratem uma empresa especializada nesse serviço, que ofereça uma ótima experiência durante a viagem e traga segurança à locomoção.

A Bahia Terra Turismo oferece serviços e conta com a ajuda de profissionais competentes e confiáveis. Estamos prontos para contribuir para o seu momento de lazer.

Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo. Esperamos você!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Transportes para Morro de São Paulo: como chegar ao destino?

303 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Transportes para Morro de São Paulo: como chegar ao destino?

27/04/23

bottom of page