- Felipe Oliveira Pedreira
- 9 de ago.
- 6 min de leitura
As duas localidades, Morro de São Paulo e Boipeba, estão entre os destinos mais procurados pelos turistas que visitam o estado da Bahia.
Escolher o destino de uma viagem é quase sempre uma decisão muito difícil. No Nordeste brasileiro, a Bahia é o estado que mais recebe turistas todos os anos e não faltam opções incríveis de lugares e atrações turísticas para escolher.
Boipeba ou Morro de São Paulo? Ambos já foram escolhidos por milhões de viajantes de dentro e fora do país. Mas qual das duas localidades é melhor?
Continue a leitura e descubra qual se adapta melhor ao seu perfil!
Qual é a diferença entre Boipeba e Morro de São Paulo
A ilha de Boipeba é vizinha da ilha de Tinharé, onde está localizado Morro de São Paulo. As duas ilhas, junto com outras, compõem o Arquipélago de Cairu, que recebe o mesmo nome do município em que elas estão localizadas.
O privilégio de ter esses dois lugares incríveis tão perto um do outro é mais uma característica daquelas que fazem ter orgulho de viver em um país com paisagens tão paradisíacas!
Porém, entre Boipeba e Morro de São Paulo há uma grande diferença. Apesar de que em Morro de São Paulo também há lugares sossegados, como a Quarta e Quinta Praia, a Prainha do Forte e a Ponta da Pedra, seu maior atrativo é a agitação, a diversidade de atividades, a infraestrutura e a animada vida noturna.
Por outro lado, Boipeba preserva a tranquilidade dos povoados mais antigos e fomenta uma vida em interação harmoniosa com a natureza.
O que fazer na ilha de Boipeba

Boipeba tem mais de 20 km de costa litorânea muito bem preservada, com várias praias famosas por suas águas cristalinas e areia branca e fofinha, como a Praia do Tassimirim e Moreré.
Tassimirim, por exemplo, é uma praia próxima à Velha Boipeba, vilarejo mais cêntrico da ilha. Porém, apesar de sua proximidade, poucas pessoas param para realmente desfrutar das belezas dessa encantadora praia e suas piscinas naturais próximas da beira-mar. Sendo assim, é uma praia com poucas pessoas e um silêncio delicioso.
Por outro lado, Moreré, é a mais famosa da vila e seu ambiente rústico aliado a sua vibe comunitária chama a atenção de quem chega por aqui. Com destaque para suas fabulosas piscinas naturais a mais de 1 km da orla que encantam com a sua vida marinha rica e a transparência das suas águas.
Essas são apenas duas das praias às quais você pode chegar por meio de belas trilhas que fazem o percurso ainda mais gostoso de se fazer. Mas ainda estão a Boca da Barra, a mais central; Cueira, com belíssimas paisagens e Bainema, a mais deserta de todas. Isso sem contar aquelas praias mais distantes que são facilmente acessíveis com embarcações locais, como a Ponta dos Castelhanos.

A ilha toda com suas belas paisagens é considerada um reduto de preservação da fauna e flora naturais da Mata Atlântica. Mesmo no centro comercial da ilha, não há circulação de carros, reforçando a atmosfera de contato com a vida simples que a ilha de Boipeba estimula em seus visitantes.
Com uma estrutura suficiente para os visitantes que recebe, nos restaurantes de Boipeba, você pode encontrar os pratos mais típicos da culinária baiana, sempre com ingredientes e frutos-do-mar muito frescos.
Além disso, há dezenas de opções de hospedagem, com pousadas para todos os gostos e bolsos. Desde as opções mais simples, até as mais exclusivas, como a Auka, que oferece piscinas privativas, e a Maliale, cujo acesso é feito com lancha e ainda conta com uma prainha privativa.
Sem dúvida, Boipeba é a opção perfeita para quem procura tranquilidade, contato máximo com a natureza e um povo pacato e acolhedor que transpira cultura local.
O que fazer em Morro de São Paulo
Diferente da menos conhecida Ilha de Boipeba, Morro de São Paulo está na lista dos destinos mais procurados pelos turistas que visitaram a Bahia no último verão.
Em Morro de São Paulo, a atmosfera de vilarejo acolhedor está presente, mas com infraestrutura completa para todos os gostos. À noite o lugar é muito animado, há várias opções de bares e restaurantes que tornam o destino bem mais badalado que Boipeba, ideal para quem curte a vida noturna.
As praias, muito famosas pelos cenários paradisíacos, são conhecidas pela numeração.
A Primeira Praia é a mais próxima da vila e costuma receber poucos visitantes, em comparação com a praia vizinha da que falaremos mais adiante. Essa praia é ótima para praticar esportes e é nessas águas que a tirolesa que vem do alto do morro traz os aventureiros que decidem saltar.

Já a Segunda Praia é onde rola toda a animação durante o dia e à noite. Desde cedo as mesas e os guarda-sóis dos estabelecimentos comerciais tomam conta da areia e os visitantes aproveitam para conhecer a gastronomia da ilha enquanto desfrutam do mar e das piscinas naturais.
À noite, os restaurantes se transformam em barzinhos, muitos deles com música ao vivo para atrair o público mais baladeiro.
A Terceira Praia tem um mar incrível para o banho e dependendo da maré a paisagem muda totalmente. Por aqui, também há diversos restaurantes, mas apesar de estarem de frente para o mar, não são pé na areia. À noite, eles optam por um clima mais acolhedor e alguns decoram as mesas com luzes tênues para criar um ambiente mais intimista.
A Quarta Praia conta com uma infraestrutura vasta somente no começo dela, porém, quanto mais você se afasta da Terceira Praia, mais deserta vai ficando e novas paisagens vão surgindo.

Se você continuar caminhando pela Quarta Praia que é a maior de Morro de São Paulo, vai chegar a um riacho e ao atravessá-lo se encontrará na maravilhosa Quinta Praia. Por aqui, além de uma natureza muito bem preservada em toda sua extensão, encontra apenas duas barracas, ótimas para fazer uma refeição ou degustar um petisco. Se você gosta de praias desertas, essa você irá a adorar.
Como se fosse pouco, estão as praias do outro lado da ilha, além das praias de vilarejos próximos como Gamboa e Garapuá.
Morro de São Paulo, também é rico em história. Os turistas também costumam visitar os principais monumentos históricos: o Forte do Morro de São Paulo, a Igreja Nossa Senhora da Luz, a Fonte Grande e o Farol.
Como você pode ver neste resumo, Morro de São Paulo é o destino ideal para quem gosta de agitação no meio da natureza, com belas paisagens e ótima infraestrutura.
Por outro lado, a ilha de Boipeba é um lugar mais sossegado para quem quer desfrutar de um modo mais autêntico a natureza local, com algumas opções para que gosta de conforto e exclusividade.
E lembre-se, se você escolher Morro de São Paulo ou Boipeba, não deixe de visitar o outro destino pelo menos em algum dos passeios. Porém, se você quiser experimentar ambos os destinos e viver experiências totalmente diferentes na mesma viagem, faça um roteiro que inclua os dois.
Como ir de Morro de São Paulo a Boipeba
Se você tiver o privilégio e a oportunidade de visitar os dois lugares em uma mesma viagem, conheça algumas formas de ir para Boipeba a partir de Morro de São Paulo e vice-versa:
Lancha rápida: para usar a lancha rápida é preciso ir de Morro até Valença e de Valença até Boipeba. Esse é o trajeto mais demorado porque dependerá da sua conexão em Valença, porém é o mais econômico.
Caminhonetes 4×4 e barco: os 4x4 são os únicos carros que você vai ver em Morro de São Paulo, mas eles não têm autorização para circular na ilha. Eles levam você até o extremo da ilha de Tinharé, lá um barco estará esperando os passageiros para fazer uma travessia de apenas alguns minutos para atravessar o Rio que separa as duas ilhas. Ao todo esse percurso dura pouco mais de 1 hora.
Gostou de conhecer melhor o perfil das duas ilhas? Então, reserve seu transfer para Boipeba ou Morro de São Paulo com a Bahia Terra Turismo, especialista nestes destinos, desde 2006, oferecendo todas as opções de translado, desde o catamarã até o táxi aéreo. Entre em contato pelo WhatsApp e tire todas suas dúvidas!