Atendimento: reservas@bahiaterra.com

+55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124 | +55 (75)  3199-0207

Os povoados da Ilha de Tinharé não são muito famosos entre os turistas que vêm visitar essa parte da Bahia. Aliás: o correto é afirmar que nem todos são, uma vez que outros, como Morro de São Paulo, são justamente o motivo de muitas pessoas colocarem o arquipélago como objetivo de viagem.

Mas, afinal: qual deles realmente vale a pena visitar?

Descubra a seguir, conhecendo as características de cada um!

Os povoados da Ilha de Tinharé

Morro de São Paulo

Esse é, de longe, um dos povoados mais conhecidos da Ilha de Tinharé, por conta da quantidade de turistas que atrai anualmente.

É indiscutivelmente um local turístico, com belas praias, belas paisagens e muita estrutura para atender tanto os viajantes que buscam agito quanto aqueles que querem mais calmaria.

Ele pode ser, também, seu ponto de partida para conhecer outros povoados da região, caso queira, mesmo que nem todos eles sejam necessariamente turísticos.

Gamboa

De todas as vilas de Tinharé, Gamboa é a que está mais próxima de Morro de São Paulo.

O povoado conta com uma boa infraestrutura que inclui estabelecimentos como cartório, restaurantes e mercado, mas se mantém como uma vila calma, cuja economia também depende da pesca, ao contrário de seu famoso vizinho.

Seu apelo turístico está na proximidade com Morro, na possibilidade de conhecer mais do modo de vida local, sem agito, e nos famosos banhos de argila que é possível tomar estando ali. O turista também encontra pousadas e restaurantes em Gamboa.

Galeão

Situado em uma Área de Proteção Ambiental (APA), o Galeão não se assemelha em nada aos povoados da Ilha de Tinharé mencionados acima.

Isso porque, além da Igreja São Francisco Xavier, não há nada realmente interessante que o turista possa ver. A menos, é claro, que pretenda observar de perto como de fato é a vida em um vilarejo mais pacato, que tem na pesca e nas plantações a base de sua economia, além de ser rico em natureza.

Se esse for o objetivo, é possível chegar ao povoado Galeão tanto de barco quanto a pé, a partir de Gamboa.

Garapuá

Situado após a Quinta Praia de Morro de São Paulo, está o povoado Garapuá que, mesmo possuindo uma infraestrutura bem enxuta, tem recebido cada vez mais turistas.

E o motivo da visita não está voltado necessariamente para apreciar o modo de vida dos menos de mil moradores que habitam o local. O motivo principal é um só: conhecer a paradisíaca Praia de Garapuá e suas belas piscinas naturais que, mesmo estando em outra vila, é apelidada de Sexta Praia, justamente por estar localizada após a última praia famosa de Morro.

Não se trata de um lugar 100% turístico, uma vez que a praia é seu atrativo principal. Mas vale a pena a visita, sem dúvidas!

Zimbo

Ganhando o nome de povoado oficialmente somente nos anos 90, o Zimbo é, na verdade, um bairro de Morro de São Paulo. Um dos bairros mais populosos, por sinal.

Embora tenha diversos estabelecimentos comerciais, conta com apenas uma pousada e nenhum atrativo turístico. Vale a visita para quem não abre mão de conversar com nativos, principalmente os mais antigos, para conhecer mais sobre a história de Morro, da ilha de Tinharé e até mesmo do arquipélago como um todo.

Canavieira

Canavieira, por sua vez, é um dos povoados da Ilha de Tinharé que focam em oferecer para o turista algo único.

Trata-se de uma comunidade ribeirinha, localizada a oeste da ilha, e que é famosa na região por conta dos seus restaurantes flutuantes: neles, cada cliente escolhe na hora o que irá consumir e aguarda sua rápida preparação. As ostras também fazem parte do cardápio e são igualmente cultivadas pelos próprios estabelecimentos.

Um passeio até lá, durante uma viagem para Morro de São Paulo, é sempre válido.

Desbrave a Ilha de Tinharé a partir de Morro de São Paulo

Mesmo que nem todos esses povoados possuam forte apelo turístico, sempre é válido incluí-los na viagem, a fim de conseguir vivenciar ao máximo o que Tinharé tem a oferecer e ensinar, inclusive em relação à sua cultura.

E Morro de São Paulo é o melhor ponto de partida para desbravar esses locais!

Visite o blog mais completo Morro de São Paulo para obter todas as informações necessárias para planejar sua viagem!


51 visualizações0 comentário

Morro de São Paulo

Tem pontos turísticos em Morro de São Paulo para todos os gostos. Leia o texto e confira 10 opç...

10 pontos turísticos em Morro de São Paulo que não pode pe...

Morro de São Paulo

Neste post, queremos dar dicas de como economizar em Morro de São Paulo, mas sem se privar das ...

Como economizar em Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo

Cairu, uma das duas cidades do Brasil formadas por ilhas, tem ganhado o coração de brasileiros ...

Cairu: guia completo sobre o maior município arquipélago d...
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

51 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Povoados da Ilha de Tinharé: quais deles são turísticos?

16/03/22