top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Bahia é o maior estado do nordeste brasileiro e nesse vasto território encontramos destinos incríveis que cada vez mais surpreendem turistas do mundo inteiro.

Porém, a Bahia tem lugares que ainda estão sendo descobertos e cada dia atraem mais turistas, que após fazer uma pesquisa percebem que ainda existem muitos cantos maravilhosos e escondidos que precisam ser visitados.

Neste artigo, você vai conhecer os 25 destinos top na Bahia, com certeza vai achar mais de um que seja a cara da sua próxima viagem!

Vamos lá!

1. Abrolhos

Abrolhos destino na Bahia
O Arquipélago de Abrolhos é um ótimo destino na Bahia

Se você já ouviu falar em Abrolhos, com certeza pode se considerar um especialista sobre a Bahia. Abrolhos é um arquipélago no sul da Bahia muito pouco conhecido, faz parte da Costa das Baleias. O destino na Bahia ideal para quem gosta de mergulhar e observar a flora e fauna em lugares pouco explorados.

Como chegar?

Para visitar o arquipélago você vai precisar escolher uma cidade base na qual possa ficar alguns dias, já que no arquipélago não há onde ficar.

A cidade que frequentemente serve como ponto estratégico é Caravelas. Aqui há várias opções de hospedagem e sai o transporte marítimo para Abrolhos.

Para chegar em Caravelas a melhor opção é ir até Porto Seguro, de avião ou de ônibus, e daí seguir de ônibus por umas 6 horas aproximadamente.

Caravelas está aproximadamente 250 km de Porto Seguro e 420 km de Vitória. Outras cidades próximas são: Teixeira de Freitas aproximadamente a 90 km e Prado a uns 50 km.

Abrolhos está a uns 70 km de Caravelas, para chegar, você pode fazer o passeio de um dia ou se quiser mergulhar e avistar as baleias tem a opção de fazer um passeio de barco ou catamarã e ficar “hospedado” nele entre uma a três noites.

O que fazer em Abrolhos?

Abrolhos é um ótimo destino na Bahia para quem gosta de mergulhar, ainda mais entre os meses de outubro a março, quando há maior visibilidade nas águas.

Outro atrativo do arquipélago é a observação de baleias jubarte entre julho e novembro.

2. Prado

Prado Bahia
Prado, um destino pitoresco na Bahia

Prado é uma cidade localizada a uns 50 km de Caravelas. Dá para aproveitar a viagem e fazer as duas cidades juntas. É o destino com melhor infraestrutura da Costa das Baleias. Tem 84 km de praias para todos os gostos.

Como chegar?

Assim como para chegar a Caravelas, a melhor opção para quem vem de outros estados, menos de Espírito Santo, é chegar até Porto Seguro e daí continuar de ônibus. Prado está aproximadamente a 200 km de Porto Seguro, o que dá quase 5 horas de viagem.

O que fazer em Prado?

A infraestrutura da cidade permite que o turista se sinta bem confortável e tem opções para todos os gostos.

Aqui você encontra paisagens maravilhosas: falésias, coqueiros e riachos. Tem diversas praias, umas mais desertas e outras que contam com uma melhor infraestrutura.

Outro programa imperdível é o passeio de barco pelo Rio Jucuruçu, de aproximadamente duas horas onde, onde se aprecia o encontro do rio com o mar.

3. Corumbau

Corumbau Bahia visto de cima
Praia de Corumbau – Bahia

Provavelmente, essa seja a primeira vez que ouve falar em Corumbau, mas com certeza vai querer lembrar desse nome.

Ponta de Corumbau é conhecida por muitos como a praia mais isolada do sul da Bahia. Um lugar rústico e encantador onde pode encontrar desde pousadas simples até as mais exclusivas.

Por aqui ainda é possível encontrar praias desertas, águas calmas e muito limpas e um clima de paz total, longe da tecnologia.

Como chegar?

Corumbau não é longe de Porto Seguro em linha reta, mas pela estrada são aproximadamente 220 km e o caminho não é de fácil acesso.

Para chegar desde Porto Seguro pode se pegar um ônibus até Itamarajú, trajeto que dura umas 3 horas e meia, e depois pegar um ônibus do Expresso Brasileiro até Corumbau. Este ônibus só sai uma vez por dia no começo da tarde, então se organize para não ter surpresas. Outra opção é contratar um transfer.

O que fazer em Corumbau?

Desfrutar das extensas praias vazias é uma das melhores coisas para se fazer em Corumbau. Com um sinal ruim de celular, curtir o sossego da região e admirar as paisagens são excelentes opções para aproveitar a sua estadia.

Durante a maré baixa é possível se deliciar com as piscinas naturais de águas transparentes. Não deixe de aproveitar!

A vila tem um encanto peculiar com ótimos restaurantes que servem as delícias da região.

4. Cumuruxatiba

Praia de Cumuruxatiba na Bahia
Linda praia de Cumuruxatiba na Bahia

Outro lugar onde impera o sossego é Cumuruxativa, vizinha de Corumbau. Apesar de estarem muito perto, a paisagem muda um pouco. Por aqui predominam as amendoeiras, árvores frondosas que presenteiam os visitantes com uma excelente sombra.

Como chegar?

Chegar em Cumuruxatiba é quase igual do que chegar em Corumbau. De Porto Seguro você pode ir até Itamarajú e daí pegar um ônibus para chegar em Cumuruxatiba. Nesse trajeto tem dois ônibus diários, um de manhã bem cedo e outro no começo da tarde.

Também tem lanchas e barcos que fazem o traslado marítimo entre Corumbau e Cumuruxativa.

O que fazer em Cumuruxatiba?

Aproveitar as praias para fazer mergulho com máscara e snorkel é uma excelente opção. Além disso, não deve deixar de visitar o trecho do Rio do Peixe, a 3 km do centro, por aqui estão as melhores paisagens da região.

5. Porto Seguro

Porto Seguro Bahia
Casinhas coloridas em Porto Seguro Bahia

Porto Seguro é um lugar que dispensa muitas apresentações, um dos destinos mais populares da Bahia pelo seu fácil acesso e opções de lazer.

Como chegar?

Para quem chega de outros estados a melhor opção é de avião. O aeroporto de Porto Seguro recebe voos de praticamente todo Brasil.

O que fazer em Porto Seguro?

Muitos dos visitantes de Porto Seguro, além de desfrutar das praias, vem para desfrutar das festas.

Ir na famosa praia de Taperapuã, visitar o centro histórico, conhecer a Passarela do Álcool e curtir suas praias badaladas, são algumas das opções que você pode aproveitar por aqui.

6. Arraial D’Ajuda

Arraial djuda bahia
Araial D’juda, um destino muito procurado na Bahia

Outro dos destinos mais famosos da Bahia é Arraial D’Ajuda, conhecido não só por turistas brasileiros, mas também do mundo inteiro. Por aqui você encontrará charmosas pousadas e praias bem cuidadas com uma infraestrutura completíssima.

Como chegar?

Chegar em Arraial D’Ajuda não é difícil, o caminho mais curto é pela balsa que atravessa o Rio Buranhém. A balsa funciona 24 horas por dia e deixará você na Ponta do Apaga-Fogo, a 6 km do centro do Arraial.

O que fazer em Arraial D’Ajuda?

Atividades para fazer em Arraial D’Ajuda não faltam. Desfrutar das praias, praticar esportes de aventura, visitar o centro histórico, passear pela Rua do Mucugê e curtir a noite, são algumas da opções por aqui. E para quem viaja com crianças o Eco Parque é um programa imperdível.

7. Caraíva

Caraíva Bahia
A romântica Caraíva na Bahia

Outro dos destinos top na Bahia é Caraíva. Apesar que a luz elétrica chegou por aqui, nas ruas não há iluminação de poste e a fiação não está aparente. Isso dá ao lugar um ar totalmente rústico e de outra época.

Como chegar?

Para chegar em Caraíva, você pode vir de Porto Seguro até Arraial D’Ajuda de balsa, como explicamos no tópico anterior. Daí pode pegar o ônibus da Águia Azul até Caraíva.

Outra opção para chegar é atravessar 12 km de buggy desde Corumbau.

O que fazer em Caraíva?

Desfrutar das praias para caminhar e relaxar longe de tudo é um dos melhores programas do local. Mas também pode aproveitar a visita na região para fazer um passeio de barco pelo Rio Caraíva.

8. Trancoso

Trancoso, destino na Bahia
Vila de Trancoso na Bahia

Outro dos destinos famosos da Bahia é Trancoso. Paraíso descoberto pelos hippies nos anos 70, aos poucos foi ganhando ares mais sofisticados, mas ainda mantém a sua essência.

Como chegar?

A melhor opção é ir até Arraial D’Ajuda, como indicamos acima, e daí pegar um ônibus, taxi ou transfer até Trancoso. Outra opção é pegar um transfer de Porto Seguro a Trancoso.

O que fazer em Trancoso?

Trancoso tem lindas praias que mudam suas paisagens de acordo com as marés. Além das praias, um passeio imperdível no final da tarde é pelo Quadrado, o famoso centro da vila. Aproveitando a sua estada na região não deixe de conhecer a Praia do Espelho com lindas piscinas naturais na maré baixa.

9. Ilhéus

Ilhéus Bahia
Bela praia de Ilhéus na Bahia

Ilhéus é uma cidade com riquezas históricas, culturais e naturais. Por aqui, você poderá se deliciar nas maravilhosas praias ou passear pelas suas ruas cheias de encanto.

Como chegar?

O acesso a Ilhéus é bastante simples, chegam voos das maiores cidades do Brasil, além disso há uma grande quantidade de ônibus que chega de diferentes pontos.

O que fazer em Ilhéus?

Programas em Ilhéus não faltam. Além das lindas praias, algumas ótimas para o surf, você poderá admirar as construções do centro histórico, fazer o circuito Jorge Amado, visitar a área de preservação ambiental da Lagoa Encantada, visitar o mercado de artesanato, as fazendas de cacau, e ver a cidade do alto desde alguns dos seus mirantes.

10. Itacaré

Itacare na Bahia
Praia de São José em Itacaré, Bahia

Um destino na Bahia originalmente procurado por surfistas, hoje é procurado por turistas que procuram praias tranquilas emolduradas com a Mata Atlântica.

Como chegar?

Para chegar em Itacaré, você pode ir até Ilhéus e daí pegar um ônibus. São aproximadamente 70 km.

O que fazer em Itacaré?

Além de pegar ondas, você pode aproveitar as trilhas entre a Mata Atlântica para fazer lindos passeios antes de chegar nas praias. Praticar esportes de aventura, acompanhar a desova das tartarugas, desfrutar da natureza e curtir a noite, são algumas das opções que você tem para fazer em Itacaré.

11. Barra Grande

Barra Grande
Piscinas Naturais de Barra Grande

Um excelente destino para curtir o sossego, se deliciar em piscinas naturais, praticar kitesurf e ver um maravilhoso pôr do sol.

Como chegar?

Chegar até aqui também não é uma tarefa muito simples. A melhor forma é saindo de Ilhéus para Camamu. Esse trajeto é feito pela empresa Água Branca. Em Camamu você pode pegar uma lancha ou um barco até Barra Grande. Também é possível pegar um transfer.

Pode se chegar também de Porto Seguro, mas não é a melhor opção.

O que fazer em Barra Grande?

Além do que mencionamos acima, Barra Grande é um destino onde curtir o sossego é primordial. Além disso recomendamos aproveitar para fazer um tour de jipe com paradas para aproveitar as piscinas naturais, um passeio de barco pela baía de Camamu e conhecer Taipu de Fora e a Península do Maraú.

12. Ilha de Boipeba

Boipeba Bahia
Praia do Tassimirim na Ilha de Boipeba

Cada vez mais famosa, a Ilha de Boipeba é outro dos lugares onde o sossego predomina. Praias tranquilas, paisagens apaixonantes e águas deliciosas fazem que esse destino cada vez seja mais conhecido.

Como chegar?

A Ilha de Boipeba está no mesmo arquipélago que Morro de São Paulo. Saindo de Salvador você tem várias opções para chegar em Boipeba, combinando transporte terrestre e marítimo via Morro de São Paulo, Valença ou Graciosa.

O que fazer na Ilha de Boipeba?

Em Boipeba você encontra 20 km de praias para aproveitar ao máximo. São diversas piscinas naturais, praias desertas, manguezais e paisagens incríveis, sem contar o lindo pôr do sol. No final da tarde pode passear pela cidade histórica e conhecer a feirinha de artesanato.

13. Morro de São Paulo

Morro de Sao Paulo
Vista de cima das praias de Morro de São Paulo

O destino na Bahia que combina em dose certa badalação com praias deliciosas e rodeado de lindas paisagens é esse!

Como chegar?

Para chegar em Morro de São Paulo você pode ir de catamarã ou de transporte semi terrestre. Ainda tem a opção de táxi aéreo se procura mais conforto. Todas essas opções partem de Salvador.

O que fazer em Morro de São Paulo?

Atividades não faltam na vila de Morro de São Paulo. Aproveitar as praias durante o dia, praticar esportes que permitem um contato maior com a natureza e desfrutar da noite da vila mais badalada da Bahia são os programas mais procurados da região.

14. Cachoeira

Cachoeira Bahia
Cachoeira, destino histórico da Bahia

Bahia é um estado histórico e Cachoeira é uma fiel representante de grande parte da história local.

Como chegar?

Cachoeira está aproximadamente a 120 km de Salvador. Para chegar, você pode pegar um ônibus de Salvador ou um transfer.

O que fazer em Cachoeira?

A cidade conta com inúmeras construções do século XVII e nas suas ruas você pode conhecer as histórias dos seus visitantes famosos, como D. Pedro II, a Princesa Isabel, o Conde d’Eu. Se a sua visita for na primeira quinzena de agosto, não perca a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, culto religioso que termina em samba de roda até o amanhecer.

15. Chapada Diamantina

Chapada Diamantina Bahia
Impressionante vista da Chapada Diamantina na Bahia

Outro destino espetacular que não tem praia, mas tem muita beleza e natureza para desfrutar, é esse!

Como chegar?

Para chegar na Chapada Diamantina, primeiro você deverá chegar em Salvador, daí o seu destino será Lençóis. Você pode pegar um voo, operado pela Azul Linhas Aéreas ou um ônibus cujo trajeto dura aproximadamente 7 horas. Ao chegar em Lençóis poderá pegar um transfer até seu destino. Outra opção é pegar um transfer desde Salvador.

O que fazer em Chapada Diamantina?

Descobrir cavernas, passear em grutas, fazer trekking até diversas cachoeiras, tomar um banho no famoso Poço Azul ou desbravar o Poço Encantado, além de conhecer sítios arqueológicos, são só algumas das opções que você vai ter neste mágico destino.

16. São Desidério

São Desiderio
Lagoa em São Desidério na Bahia

Outro destino pouco conhecido, mas que também permite um enorme contato com a natureza é São Desiderio.

Como chegar?

São Desiderio está a 870 km de Salvador. Para chegar, você pode pegar um voo até o aeroporto de Barreiras, a 27 km de São Desiderio. A Passaredo tem voos desde algumas cidades com este destino.

O que fazer em São Desiderio?

O contato com a natureza e as atividades ao ar livre são o ponto forte do local. Lagoas, grutas, paredões, sítios arqueológicos são alguns exemplos das maravilhas que encontrará por aqui.

17. Praia do Forte

Praia do Forte Bahia
Projeto Tamar na Praia do Forte

Em Praia do Forte, 14 km de praia são suficientes para encantar os visitantes. Sede do projeto Tamar, permite um contato ecológico com a natureza diferente de outras praias.

Como chegar?

A melhor forma de chegar até aqui é pegando um voo até o aeroporto de Salvador e daí pegar um ônibus ou transfer até a Praia do Forte. São aproximadamente 55 km do aeroporto.

O que fazer em Praia do Forte?

Além do Projeto Tamar, Praia do Forte conta com outras atrações que fazem deste destino tão solicitado. Orla preservada, areias claras, mar cristalino com um visual maravilhoso é só uma parte de todo que o lugar tem para oferecer. A história se faz presente também com as ruínas do Castelo Garcia d’Ávila, um passeio imperdível à primeira fortificação portuguesa no Brasil.

18. Costa do Sauipe

Costa do Sauipe Bahia
Costa do Sauipe no litoral norte da Bahia

O primeiro complexo de resorts brasileiros conta com 5 hotéis com infraestrutura de primeira e praias quase desertas na frente de cada um deles.

Como chegar?

Costa do Sauipe está a uns 75 km do aeroporto de Salvador, por isso, o ideal é chegar a este aeroporto e daí pegar um transfer.

O que fazer em Costa do Sauipe?

O atrativo principal da região, fora as praias, são os resorts. Além de contar com todo o conforto e a infraestrutura, contam também com atividades para todas as idades aproveitando as privilegiadas paisagens e os recursos locais.

19. Mangue Seco

Mangue Seco Bahia
Mangue Seco, última praia da Bahia

30 km de praias de areias brancas e águas mornas com paisagens que variam entre mangues, dunas e restingas serviram de palco para a novela e o filme “Tieta” nos anos 80. E ainda hoje, as belezas naturais dessa época continuam sendo preservadas.

Como chegar?

Na divisa de Bahia com Sergipe se encontra Mangue Seco. Para chegar a melhor opção é de Salvador, a empresa Linha Verde faz a rota até Indiaroba. De Indiaroba será preciso pegar um outro ônibus ou van até Pontal, daí para chegar em Mangue Seco será necessário pegar um barco ou lancha para atravessar o Rio Real.

O que fazer em Mangue Seco?

Desfrutar das belas paisagens praticamente desertas e todas as maravilhas de um lugar rústico longe da agitação das cidades é suficiente para que o passeio valha a pena.

20. Paulo Afonso

Paulo Afonso Bahia
Canion em Paulo Afonso

Outra região pouco conhecida onde predominam belezas naturais incomparáveis é Paulo Afonso.

Como chegar?

Paulo Afonso está aproximadamente a 480 km de Salvador. Existem dois voos semanais que partem de Salvador com esse destino. Também há ônibus que chegam até aqui, cujo trajeto dura entre 9 e 10 horas.

Outra opção é partir de Aracajú, a empresa Rota faz esse trajeto em 6 horas.

O que fazer em Paulo Afonso?

Um passeio de catamarã pelo cânion São Francisco, visitar o museu a céu aberto com mais de 100 sítios arqueológicos, conhecer a casa de Maria Bonita e ouvir as histórias de Lampião no lugar onde tudo aconteceu, visitar a área de proteção, praticar esportes de aventura, são algumas das muitas coisas que podem ser feitas na região.

21. Canudos

Canudos Bahia
Canudos, no Sertão da Bahia

Os amantes da história não podem deixar de visitar esse lugar, palco da Guerra de Canudos a região tem muito para contar.

Como chegar?

Para chegar em Canudos tem ônibus da viação Falcão Real que sai de Salvador, o trajeto dura umas 6 horas.

O que fazer em Canudos?

O Parque Estadual de Canudos combina atrativos naturais com história local. Uma visita ao lugar permite um contato com o melhor da região. Também deve conhecer o Memorial Antônio Conselheiro onde encontrará diversos vestígios da guerra.

22. Guarajuba

Guarajuba Bahia
Praia de Guarajuba na Bahia

Na região norte da Bahia, muito perto de Salvador, está a praia de Guarajuba. Cada dia que passa vem se tornando um dos destinos que vai tomando força na região.

Como chegar?

Para chegar desde Salvador, é possível pegar um ônibus da Linha Verde que faz o trajeto. Esse percurso é de aproximadamente 80 km, também pode ser feito de transfer.

O que fazer em Guarajuba?

Além de uma praia ampla com barracas do lado esquerdo e mais vazia do lado direito, é nessa praia que se encontra o conhecido resort Vila Galé Marés.

23. Baixio

Baixio Bahia
Baixios, um destino pouco conhecido na Bahia

Outro destino na Bahia pouco conhecido, mas que merece destaque, é Baixio, ao norte do estado. Reúne lindas praias, lagoas e dunas em uma paisagem surpreendente.

Como chegar?

Um ônibus da Linha Verde sai da rodoviária de Salvador com destino a Baixio. A viagem dura pouco menos de 4 horas. O transfer também é uma opção, pode sair do aeroporto ou do seu hotel.

O que fazer em Baixio?

Como disse, há dunas, lagoas e praias, algumas quase desertas que vale a pena conhecer. O ingresso às lagoas é pago e você também pode fazer passeios de kaiak ou stand up paddle.

24. Imbassaí

Imbassai na Bahia
Praia de Imabassai no Litoral Norte da Bahia

A só 10 km de Praia do Forte, esse destino se diferencia da sua vizinha já que é mais rústico e tranquilo.

Como chegar?

Para chegar, você pode pegar um ônibus do Expresso Linha Verde desde Salvador ou um transfer. São aproximadamente 100 km ao norte da capital baiana.

O que fazer em Imbassaí?

Desfrutar da tranquilidade das praias, passear pelas dunas, tomar um banho no Rio Imbassaí, experimentar a culinária local numa das barracas da praia, são algumas das atividades que podem ser feitas neste paraíso.

25. Salvador

Salvador Bahia
Salvador, capital da Bahia

A capital baiana é um destino imperdível para quem visita o estado. Ponto de partida para muitos dos melhores pontos turísticos da região, não pode ser deixado de fora.

Como chegar?

O aeroporto de Salvador recebe voos da maior parte de cidades brasileiras operados por várias linhas aéreas. A rodoviária local também conta com ônibus que chegam de diferentes pontos do Brasil.

O que fazer?

Salvador é um destino com muitas possibilidades, diversas praias urbanas fazem parte da sua orla e a capital conta com uma excelente infraestrutura local.

Visitar o centro histórico, o Pelourinho, o Mercado Municipal, o Elevador Lacerda e o Farol da Barra são programas imperdíveis para quem decide passar alguns dias na capital.

Se prepare para caminhar e descobrir tudo que Salvador tem para lhe oferecer.

A Bahia não são só praias. Como você pode ver, este destino é um dos mais completos do país, combina todo tipo de belezas naturais, história, cultura, tradições e festas.

Conhecer os destinos da Bahia é uma oportunidade de conhecermos um pouco mais das origens do Brasil e da nossa cultura.

Agora já tem a sua lista com seus próximos destinos? Então se prepare e desfrute um pouco mais da Bahia!

Siga a nossa página no Facebook e não perca nenhuma das nossas dicas para fazer da sua viagem, a viagem dos seus sonhos!

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

25 destinos top na Bahia

361 visualizações

0 curtidas

0 comentário

25 destinos top na Bahia

21/08/19

bottom of page