Bahia é o maior estado do nordeste brasileiro e nesse vasto território encontramos destinos incríveis que cada vez mais surpreendem turistas do mundo inteiro.
Porém, a Bahia tem lugares que ainda estão sendo descobertos e cada dia atraem mais turistas, que após fazer uma pesquisa percebem que ainda existem muitos cantos maravilhosos e escondidos que precisam ser visitados.
Neste artigo, você vai conhecer os 25 destinos top na Bahia, com certeza vai achar mais de um que seja a cara da sua próxima viagem!
Vamos lá!
1. Abrolhos

Se você já ouviu falar em Abrolhos, com certeza pode se considerar um especialista sobre a Bahia. Abrolhos é um arquipélago no sul da Bahia muito pouco conhecido, faz parte da Costa das Baleias. O destino na Bahia ideal para quem gosta de mergulhar e observar a flora e fauna em lugares pouco explorados.
Como chegar?
Para visitar o arquipélago você vai precisar escolher uma cidade base na qual possa ficar alguns dias, já que no arquipélago não há onde ficar.
A cidade que frequentemente serve como ponto estratégico é Caravelas. Aqui há várias opções de hospedagem e sai o transporte marítimo para Abrolhos.
Para chegar em Caravelas a melhor opção é ir até Porto Seguro, de avião ou de ônibus, e daí seguir de ônibus por umas 6 horas aproximadamente.
Caravelas está aproximadamente 250 km de Porto Seguro e 420 km de Vitória. Outras cidades próximas são: Teixeira de Freitas aproximadamente a 90 km e Prado a uns 50 km.
Abrolhos está a uns 70 km de Caravelas, para chegar, você pode fazer o passeio de um dia ou se quiser mergulhar e avistar as baleias tem a opção de fazer um passeio de barco ou catamarã e ficar “hospedado” nele entre uma a três noites.
O que fazer em Abrolhos?
Abrolhos é um ótimo destino na Bahia para quem gosta de mergulhar, ainda mais entre os meses de outubro a março, quando há maior visibilidade nas águas.
Outro atrativo do arquipélago é a observação de baleias jubarte entre julho e novembro.
2. Prado

Prado é uma cidade localizada a uns 50 km de Caravelas. Dá para aproveitar a viagem e fazer as duas cidades juntas. É o destino com melhor infraestrutura da Costa das Baleias. Tem 84 km de praias para todos os gostos.
Como chegar?
Assim como para chegar a Caravelas, a melhor opção para quem vem de outros estados, menos de Espírito Santo, é chegar até Porto Seguro e daí continuar de ônibus. Prado está aproximadamente a 200 km de Porto Seguro, o que dá quase 5 horas de viagem.
O que fazer em Prado?
A infraestrutura da cidade permite que o turista se sinta bem confortável e tem opções para todos os gostos.
Aqui você encontra paisagens maravilhosas: falésias, coqueiros e riachos. Tem diversas praias, umas mais desertas e outras que contam com uma melhor infraestrutura.
Outro programa imperdível é o passeio de barco pelo Rio Jucuruçu, de aproximadamente duas horas onde, onde se aprecia o encontro do rio com o mar.
3. Corumbau

Provavelmente, essa seja a primeira vez que ouve falar em Corumbau, mas com certeza vai querer lembrar desse nome.
Ponta de Corumbau é conhecida por muitos como a praia mais isolada do sul da Bahia. Um lugar rústico e encantador onde pode encontrar desde pousadas simples até as mais exclusivas.
Por aqui ainda é possível encontrar praias desertas, águas calmas e muito limpas e um clima de paz total, longe da tecnologia.
Como chegar?
Corumbau não é longe de Porto Seguro em linha reta, mas pela estrada são aproximadamente 220 km e o caminho não é de fácil acesso.
Para chegar desde Porto Seguro pode se pegar um ônibus até Itamarajú, trajeto que dura umas 3 horas e meia, e depois pegar um ônibus do Expresso Brasileiro até Corumbau. Este ônibus só sai uma vez por dia no começo da tarde, então se organize para não ter surpresas. Outra opção é contratar um transfer.
O que fazer em Corumbau?
Desfrutar das extensas praias vazias é uma das melhores coisas para se fazer em Corumbau. Com um sinal ruim de celular, curtir o sossego da região e admirar as paisagens são excelentes opções para aproveitar a sua estadia.
Durante a maré baixa é possível se deliciar com as piscinas naturais de águas transparentes. Não deixe de aproveitar!
A vila tem um encanto peculiar com ótimos restaurantes que servem as delícias da região.
4. Cumuruxatiba

Outro lugar onde impera o sossego é Cumuruxativa, vizinha de Corumbau. Apesar de estarem muito perto, a paisagem muda um pouco. Por aqui predominam as amendoeiras, árvores frondosas que presenteiam os visitantes com uma excelente sombra.
Como chegar?
Chegar em Cumuruxatiba é quase igual do que chegar em Corumbau. De Porto Seguro você pode ir até Itamarajú e daí pegar um ônibus para chegar em Cumuruxatiba. Nesse trajeto tem dois ônibus diários, um de manhã bem cedo e outro no começo da tarde.
Também tem lanchas e barcos que fazem o traslado marítimo entre Corumbau e Cumuruxativa.
O que fazer em Cumuruxatiba?
Aproveitar as praias para fazer mergulho com máscara e snorkel é uma excelente opção. Além disso, não deve deixar de visitar o trecho do Rio do Peixe, a 3 km do centro, por aqui estão as melhores paisagens da região.
5. Porto Seguro

Porto Seguro é um lugar que dispensa muitas apresentações, um dos destinos mais populares da Bahia pelo seu fácil acesso e opções de lazer.
Como chegar?
Para quem chega de outros estados a melhor opção é de avião. O aeroporto de Porto Seguro recebe voos de praticamente todo Brasil.
O que fazer em Porto Seguro?
Muitos dos visitantes de Porto Seguro, além de desfrutar das praias, vem para desfrutar das festas.
Ir na famosa praia de Taperapuã, visitar o centro histórico, conhecer a Passarela do Álcool e curtir suas praias badaladas, são algumas das opções que você pode aproveitar por aqui.
6. Arraial D’Ajuda

Outro dos destinos mais famosos da Bahia é Arraial D’Ajuda, conhecido não só por turistas brasileiros, mas também do mundo inteiro. Por aqui você encontrará charmosas pousadas e praias bem cuidadas com uma infraestrutura completíssima.
Como chegar?
Chegar em Arraial D’Ajuda não é difícil, o caminho mais curto é pela balsa que atravessa o Rio Buranhém. A balsa funciona 24 horas por dia e deixará você na Ponta do Apaga-Fogo, a 6 km do centro do Arraial.
O que fazer em Arraial D’Ajuda?
Atividades para fazer em Arraial D’Ajuda não faltam. Desfrutar das praias, praticar esportes de aventura, visitar o centro histórico, passear pela Rua do Mucugê e curtir a noite, são algumas da opções por aqui. E para quem viaja com crianças o Eco Parque é um programa imperdível.
7. Caraíva

Outro dos destinos top na Bahia é Caraíva. Apesar que a luz elétrica chegou por aqui, nas ruas não há iluminação de poste e a fiação não está aparente. Isso dá ao lugar um ar totalmente rústico e de outra época.
Como chegar?
Para chegar em Caraíva, você pode vir de Porto Seguro até Arraial D’Ajuda de balsa, como explicamos no tópico anterior. Daí pode pegar o ônibus da Águia Azul até Caraíva.
Outra opção para chegar é atravessar 12 km de buggy desde Corumbau.
O que fazer em Caraíva?
Desfrutar das praias para caminhar e relaxar longe de tudo é um dos melhores programas do local. Mas também pode aproveitar a visita na região para fazer um passeio de barco pelo Rio Caraíva.
8. Trancoso

Outro dos destinos famosos da Bahia é Trancoso. Paraíso descoberto pelos hippies nos anos 70, aos poucos foi ganhando ares mais sofisticados, mas ainda mantém a sua essência.
Como chegar?
A melhor opção é ir até Arraial D’Ajuda, como indicamos acima, e daí pegar um ônibus, taxi ou transfer até Trancoso. Outra opção é pegar um transfer de Porto Seguro a Trancoso.
O que fazer em Trancoso?
Trancoso tem lindas praias que mudam suas paisagens de acordo com as marés. Além das praias, um passeio imperdível no final da tarde é pelo Quadrado, o famoso centro da vila. Aproveitando a sua estada na região não deixe de conhecer a Praia do Espelho com lindas piscinas naturais na maré baixa.
9. Ilhéus

Ilhéus é uma cidade com riquezas históricas, culturais e naturais. Por aqui, você poderá se deliciar nas maravilhosas praias ou passear pelas suas ruas cheias de encanto.
Como chegar?
O acesso a Ilhéus é bastante simples, chegam voos das maiores cidades do Brasil, além disso há uma grande quantidade de ônibus que chega de diferentes pontos.
O que fazer em Ilhéus?
Programas em Ilhéus não faltam. Além das lindas praias, algumas ótimas para o surf, você poderá admirar as construções do centro histórico, fazer o circuito Jorge Amado, visitar a área de preservação ambiental da Lagoa Encantada, visitar o mercado de artesanato, as fazendas de cacau, e ver a cidade do alto desde alguns dos seus mirantes.
10. Itacaré

Um destino na Bahia originalmente procurado por surfistas, hoje é procurado por turistas que procuram praias tranquilas emolduradas com a Mata Atlântica.
Como chegar?
Para chegar em Itacaré, você pode ir até Ilhéus e daí pegar um ônibus. São aproximadamente 70 km.
O que fazer em Itacaré?
Além de pegar ondas, você pode aproveitar as trilhas entre a Mata Atlântica para fazer lindos passeios antes de chegar nas praias. Praticar esportes de aventura, acompanhar a desova das tartarugas, desfrutar da natureza e curtir a noite, são algumas das opções que você tem para fazer em Itacaré.
11. Barra Grande

Um excelente destino para curtir o sossego, se deliciar em piscinas naturais, praticar kitesurf e ver um maravilhoso pôr do sol.
Como chegar?
Chegar até aqui também não é uma tarefa muito simples. A melhor forma é saindo de Ilhéus para Camamu. Esse trajeto é feito pela empresa Água Branca. Em Camamu você pode pegar uma lancha ou um barco até Barra Grande. Também é possível pegar um transfer.
Pode se chegar também de Porto Seguro, mas não é a melhor opção.
O que fazer em Barra Grande?
Além do que mencionamos acima, Barra Grande é um destino onde curtir o sossego é primordial. Além disso recomendamos aproveitar para fazer um tour de jipe com paradas para aproveitar as piscinas naturais, um passeio de barco pela baía de Camamu e conhecer Taipu de Fora e a Península do Maraú.
12. Ilha de Boipeba

Cada vez mais famosa, a Ilha de Boipeba é outro dos lugares onde o sossego predomina. Praias tranquilas, paisagens apaixonantes e águas deliciosas fazem que esse destino cada vez seja mais conhecido.
Como chegar?
A Ilha de Boipeba está no mesmo arquipélago que Morro de São Paulo. Saindo de Salvador você tem várias opções para chegar em Boipeba, combinando transporte terrestre e marítimo via Morro de São Paulo, Valença ou Graciosa.
O que fazer na Ilha de Boipeba?
Em Boipeba você encontra 20 km de praias para aproveitar ao máximo. São diversas piscinas naturais, praias desertas, manguezais e paisagens incríveis, sem contar o lindo pôr do sol. No final da tarde pode passear pela cidade histórica e conhecer a feirinha de artesanato.
13. Morro de São Paulo

O destino na Bahia que combina em dose certa badalação com praias deliciosas e rodeado de lindas paisagens é esse!
Como chegar?
Para chegar em Morro de São Paulo você pode ir de catamarã ou de transporte semi terrestre. Ainda tem a opção de táxi aéreo se procura mais conforto. Todas essas opções partem de Salvador.
O que fazer em Morro de São Paulo?
Atividades não faltam na vila de Morro de São Paulo. Aproveitar as praias durante o dia, praticar esportes que permitem um contato maior com a natureza e desfrutar da noite da vila mais badalada da Bahia são os programas mais procurados da região.
14. Cachoeira

Bahia é um estado histórico e Cachoeira é uma fiel representante de grande parte da história local.
Como chegar?
Cachoeira está aproximadamente a 120 km de Salvador. Para chegar, você pode pegar um ônibus de Salvador ou um transfer.
O que fazer em Cachoeira?
A cidade conta com inúmeras construções do século XVII e nas suas ruas você pode conhecer as histórias dos seus visitantes famosos, como D. Pedro II, a Princesa Isabel, o Conde d’Eu. Se a sua visita for na primeira quinzena de agosto, não perca a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, culto religioso que termina em samba de roda até o amanhecer.
15. Chapada Diamantina

Outro destino espetacular que não tem praia, mas tem muita beleza e natureza para desfrutar, é esse!
Como chegar?
Para chegar na Chapada Diamantina, primeiro você deverá chegar em Salvador, daí o seu destino será Lençóis. Você pode pegar um voo, operado pela Azul Linhas Aéreas ou um ônibus cujo trajeto dura aproximadamente 7 horas. Ao chegar em Lençóis poderá pegar um transfer até seu destino. Outra opção é pegar um transfer desde Salvador.