top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

A Bahia é realmente um estado encantador. Além das mais diversas atrações culturais e gastronômicas, o local ainda atrai turistas de todo o mundo devido às suas belezas naturais.

De fato, o estado é extenso e recheado de destinos extremamente atrativos. No entanto, existem locais especiais localizados em partes específicas da região, inclusive praias lindíssimas. Por isso, hoje iremos falar sobre o baixo sul da Bahia.

A região tem diversas cidades, entre elas opções muito conhecidas e outras nem tanto. Para que você entenda mais sobre o tema, o baixo sul da Bahia é composto pelos municípios de:

  • Aratuíbe;

  • Jaguaripe;

  • Valença;

  • Pres. Tancredo Neves;

  • Cairu;

  • Taperoá;

  • Teolândia;

  • Nilo Peçanha;

  • Wenceslau Guimarães;

  • Ituberá;

  • Piraí do Norte;

  • Gandu;

  • Igrapiúna;

  • Camamu.

Dito isso, abaixo você vai conferir uma lista com 6 opções muito indicadas para quem pretende conhecer esse pedacinho paradisíaco do estado da Bahia.

Melhores locais no baixo sul da Bahia para visitar

Primeiramente, devemos começar dizendo que é uma missão muito difícil citar apenas 6 locais do baixo sul da Bahia. Mas, obviamente, como você deve imaginar, essas são apenas indicações para o início do seu turismo no estado.

Caso você queira conhecer outras cidades, acredite, opções não vão faltar para nenhum perfil. Agora, conheça mais sobre o tema nos tópicos abaixo:

1. Camamu

A região Camamu fica localizada no baixo sul da Bahia, mais especificamente na Costa do Dendê. Para quem deseja visitar o estado da Bahia para conhecer praias e belezas naturais, Camamu se torna uma excelente opção.

O local abriga diversas ilhas, sendo dividida entre a parte baixa e a parte alta da cidade. Devido às construções históricas, é muito comum se sentir em uma imersão nos anos de 1500 ao passear pelas ruas de Camamu.

Para quem deseja passar um tempo na região, vale a pena contratar um passeio de barco para descobrir todas as praias disponíveis ao redor de ilhas quase desertas.

Entre as opções mais famosas e incríveis, podemos citar a Ilha Grande, a Ilha da Pedra Furada ou a Ilha do Sapinho. Um dos pontos positivos de se hospedar neste local do baixo sul da Bahia são os preços que, em baixa temporada, são muito atrativos.

2. Valença

Valença é uma região encantadora no estado da Bahia. Devido a sua ligação com alguns roteiros famosos, como Boipeba e Morro de São Paulo, é muito comum encontrar turistas na cidade quase todo o ano.

Assim como outros destinos baianos, Valença também é histórica. Além disso, também podemos citar atrações turísticas para conhecer e se apaixonar na região, o que pode surpreender aos visitantes.

Entre as opções podemos falar sobre a Cachoeira da Água Branca, marcante devido à sua enorme queda d'água.

Para acessar o destino, é preciso fazer uma trilha, contemplando a paisagem e o contato com a natureza. Uma delas é composta pela praia da Barra do Jiquiriçá, onde a calmaria e tranquilidade fazem parte do passeio. Por fim, o Memorial da Câmara Municipal é perfeito para quem procura conhecer a história e a cultura dessa cidade no baixo sul da Bahia.

3. Cairu

Cairu é formado por ilhas. Sendo assim, é notável o quanto o destino tem como ponto alto as suas atrações naturais, como as suas lindas praias. Entre as suas ilhas mais conhecidas, podemos citar Tinharé, onde se localiza Morro de São Paulo, e Boipeba. Mas, por ser o maior município-arquipélago do Brasil, existem muitas outras ilhas interessantes ao redor da região.

Para entender a divisão do local é preciso ter em mente que existem 3 vilas: Galeão, Gamboa e Velha Gamboa; já os 6 povoados são: Morro de São Paulo, Canavieiras, São Sebastião, Torrinhas, Tapuias, Garapuá e Cairu.

Sendo assim, fica claro que não faltam opções de turismo no Município. A princípio, é possível optar por destinos calmos ou badalados, de acordo com a sua preferência.

4. Boipeba

Boipeba é uma ilha perfeita para quem procura paz e tranquilidade.

Em baixa temporada, é possível encontrar praias desertas e ótimos valores em termos de custo-benefício. Assim como outros destinos do baixo sul da Bahia, Boipeba é marcado por belas praias.

Isso permite que o visitante planeje um roteiro completo, curtindo desde águas claras até águas com tonalidades escuras devido ao encontro com o rio. Entre as possíveis atividades turísticas da ilha, podemos citar as trilhas, os esportes aquáticos, os passeios de caiaque e os passeios históricos.

5. Ituberá

Ituberá é uma cidade que não possui um destaque tão grande no baixo sul da Bahia. No entanto, ainda sim, o local possui seus encantos. O local é uma boa opção para quem procura tranquilidade e paz, visto que a cidade é pequena.

Suas águas normalmente são mais escuras. Isso se dá devido à presença dos rios que, muitas vezes, deságuam no mar. Além disso, a região também é marcada por trilhas e cachoeiras, o que é ótimo para turistas aventureiros.

6. Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um destino muito cobiçado, inclusive para as famílias com crianças. E não é à toa, afinal a ilha pode agradar quem procura paz ou agito. Isso porque a divisão de praias marca uma grande diferença.

Ou seja, conforme você conhecer a região, você notará que as primeiras praias oferecem opções badaladas, enquanto as últimas praias trazem um ambiente rústico e natural.

Em suma, a Ilha também apresenta muitas atrações históricas, o que torna o destino completo. Por fim, a maior vantagem de se estar em Morro de São Paulo são suas águas mornas, cristalinas e chamativas, além da sua ótima infraestrutura.

Como escolher o melhor local do baixo sul da Bahia?

Agora que você já conhece algumas opções encantadoras do baixo sul da Bahia, ficou mais fácil decidir o roteiro da sua estadia no estado.

Como você notou, existem alguns pontos em comum para os destinos. Mas, de fato, algumas ilhas chamam a atenção devido às suas belezas naturais, como as praias rodeadas de vegetação nativa.

Dessa forma, podemos citar Morro de São Paulo como uma das melhores opções do baixo sul da Bahia. Afinal, indo até a região é possível conhecer outros pontos do estado, como Cairu, Valença e Boipeba.

Além disso, você poderá curtir as praias, a tranquilidade e os locais turísticos. Dito isso, te convido a ler o próximo artigo que te dará excelentes dicas para montar seu roteiro e curtir Morro de São Paulo ao máximo!

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Conheça 6 destinos do baixo sul da Bahia e surpreenda-se

819 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Conheça 6 destinos do baixo sul da Bahia e surpreenda-se

01/02/22

bottom of page