Atendimento: reservas@bahiaterra.com

+55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124 | +55 (75)  3199-0207

O que lhe vem à mente quando falamos de Valença, Bahia? Pode ser que a relacione somente aos famosos destinos Morro de São Paulo e Ilha de Boipeba, por exemplo.


Isso porque a cidade é famosa justamente por servir de conexão para esses paraísos baianos, mas ela é mais que isso, sabia?


Então, se está nos seus planos vir para esse pedacinho do Estado da Bahia, reserve uns minutos para a leitura a seguir, e conheça mais detalhes sobre a encantadora Valença.


Conhecendo mais sobre Valença - Bahia


Valença, como hoje é conhecida, está situada no baixo sul baiano, e nem sempre teve esse nome.


Mas não é seu nome que mais chama atenção: é a sua história, que remonta aos tempos do descobrimento e se desdobra em capítulos dignos de deixar qualquer morador local orgulhoso.

É o caso, por exemplo, da sua participação ativa na independência do país e, também, de sua participação na Segunda Guerra Mundial, quando os alemães atacaram navios brasileiros em sua costa.


Hoje, quem visita Valença, na Bahia, pode não entender sua história de forma imediata. Mas, certamente, se sente voltando no tempo, em meio às muitas construções de séculos passados, em estilo colonial, que ainda se mantêm de pé e preservadas.


A cidade é de extrema importância para a região, por ser o ponto de conexão para Boipeba e Morro de São Paulo. Então, mesmo que você não tenha planos de conhecê-la, mas queira vir para esses destinos, inevitavelmente ficará sob o encanto local por alguns momentos.


O papel de Valença na sua vinda para Morro de São Paulo


Ter que fazer o trajeto semi-terrestre entre Salvador e Morro de São Paulo não é motivo para perder a vontade de viajar. Muito pelo contrário!


Todos os dias chegam turistas que apreciam o trajeto que deve ser feito e o encaram como algo que, na verdade, deixa a viagem ainda mais especial.


Ele é composto pelas seguintes etapas (considerando Salvador como ponto de partida):

  • Primeiro, é preciso ir ao terminal marítimo de São Joaquim da capital baiana.

  • Do terminal, pegar um ferry boat com destino à Ilha de Itaparica (Bom Despacho, especificamente).

  • Em Bom Despacho, será hora de comprar sua passagem de ônibus para Valença, tendo disposição para o trajeto de pouco mais de 2h na estrada.

  • Chegando na cidade de Valença, é hora de se dirigir ao terminal hidroviário local e comprar a passagem para a embarcação que trará você para Morro de São Paulo.

Simples, não é mesmo? Talvez um trajeto um pouco mais demorado do que o imaginado, para algumas pessoas, mas não há segredo.


Dica: caso prefira, você também pode fazer o trajeto Bom Despacho-Valença de transfer.


Como ir da rodoviária até o terminal hidroviário de Valença


Uma das partes mais simples do trajeto é a ida do terminal rodoviário até o terminal hidroviário de Valença.


Não há com o que se preocupar:


É possível ir andando tranquilamente entre um ponto e outro. Mas, se estiver com muita bagagem, ou com idosos/crianças, você também pode utilizar um táxi ou até mesmo pedir um carro por aplicativo de transporte.


O valor da corrida, principalmente nesse último caso, tende a variar, mas é bem acessível, já que o trajeto dura menos de 10 minutos.


Aproveite sua viagem para turistar em Valença - Bahia


Quantos dias, em média, você terá para aproveitar na Bahia?


Se possível, inclua também Valença como destino a ser visitado, com calma, em sua viagem.

Aproveite Morro de São Paulo o máximo que conseguir, passe ao menos um dia curtindo a Ilha de Boipeba (dizem que a melhor lagosta está lá, no Restaurante Guido da Lagosta) e separe também um dia para turistar em Valença.


Pode não parecer, mas a cidade tem atrativos interessantes, por exemplo:


Cachoeira da Água Branca


Nem só de belas praias é composta essa região da Bahia, e a Cachoeira da Água Branca é um exemplo disso.

A queda, de 30 metros, pode ser visualizada após a realização de uma trilha, e existem passeios próprios para levar o turista até lá.


Há, também, a Cachoeira do Canta Galo, igualmente acessada por trilha.


Serra do Abiá


E por falar em trilha... Se você ama aventura, certamente irá gostar de fazer o trajeto de 5 quilômetros que leva até esse ponto, que é o mais alto de Valença.


O percurso precisa ser feito a pé, mas, acredite: a vista lá de cima faz qualquer cansaço valer a pena, e não estamos exagerando ao afirmar isso.


Barra do Jiquiriçá


Um mar calminho e límpido é o que você encontrará nessa praia, perfeita para quem viaja com crianças.


O local de fato é bem tranquilo e bonito, então aproveite. Mesmo porque nem todas as praias de Valença são próprias para banho: é o caso, por exemplo, da Praia do Guaibim.


Memorial da Câmara Municipal


No quesito cultura, vale a pena visitar o Memorial da Câmara Municipal de Valença, situado dentro de um prédio histórico.


Ele fica pertinho do local de saída das embarcações para Morro de São Paulo, e conta com visitas guiadas.


Não podemos deixar de citar, também, as opções gastronômicas da cidade: as principais estão justamente no entorno do terminal hidroviário. Então, não há desculpas para não comer em ao menos um restaurante, certo?


Outra forma de chegar em Morro de São Paulo


Se você não pretende utilizar Valença, na Bahia, como parte do seu trajeto até Morro de São Paulo, pode optar pelo Catamarã que faz o percurso direto, a partir de Salvador.


Sim: é possível utilizar uma única embarcação, chegando na capital baiana, e desembarcar diretamente em Morro, desde que as condições climáticas colaborem.


Acesse agora mesmo a página da Bahia Terra Turismo para compra das passagens e obtenha mais informações.


E não se preocupe: caso o tempo mude, o trajeto é alterado para o semi-terrestre, para que você consiga chegar ao seu destino com segurança, e sem ter que esperar horas para que o clima volte a ficar propício.


243 visualizações0 comentário

Morro de São Paulo

Confira 8 dicas fundamentais para quem está começando a fazer trilhas, o que você precisa levar...

8 dicas para quem está começando a fazer trilhas

Morro de São Paulo

Conheça uma das praias escondidas de Morro de São Paulo: a Praia Ponta da Pedra. Leia esse post...

Praia Ponta da Pedra em Morro: Curta o sossego!

Morro de São Paulo

Se você procura um camping em Morro de São Paulo, confira as nossas indicações e entenda os ben...

Camping em Morro de São Paulo: conheça 2 excelentes opções
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

243 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Valença - Bahia: conheça mais dessa cidade do Baixo Sul baiano

14/12/21