top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Quando falamos em piscinas naturais, automaticamente lembramos da tábua de maré. Isso porque elas são as responsáveis pela sua formação e também permitem saber, por exemplo, quais são os melhores momentos para ir a uma praia mais distante.


A vantagem é que é possível calcular a tábua de marés com antecedência e assim organizar melhor a viagem. Por isso, você pode imprimi-la para levá-la com você na sua bagagem ou pedir a informação na recepção da pousada, ou hotel, onde você ficar.


Contudo, é importante que você conheça melhor o tema para entender melhor como que funciona. Por isso, acompanhe este post, entenda e saiba onde acompanhar pela internet a Tábua de maré de Morro de São Paulo!


Como funciona a tábua de maré?


Em Morro de São Paulo, assim como em qualquer outro lugar, há duas marés altas e duas marés baixas diariamente. O intervalo para subir ou descer demora aproximadamente 6 horas.


Porém, o ciclo não é exato, às vezes se atrasa, o que faz com que com certa frequência se invertam os horários dos ciclos.


A mudança das marés está vinculada com a posição da Terra em relação à Lua e o Sol. Por isso, nas semanas de lua-cheia e lua-nova a maré é baixa pela manhã e alta pela tarde.


Porém, nos quartos minguante e crescente a maré é alta de manhã e baixa no período da tarde.


As diferenças mais significativas de altura acontecem na lua-nova e na lua-cheia, podendo passar de 2 m. No entanto, na lua-crescente e na lua-minguante as diferenças são bem menores, de cerca de 1 m.


Onde consultar a tábua de maré de Morro de São Paulo?


É possível consultar a tábua de maré na internet, porém nem todos tem a tábua de maré de Morro de São Paulo. Na tábua de maré da marinha, por exemplo, apenas constam 4 lugares da Bahia.


No site Apolo11.com é possível consultar a tábua da maré de Morro de São Paulo para os próximos 10 dias.


Vamos ver um exemplo:


Exemplo de tábua de maré de Morro de São Paulo


Na primeira coluna vemos a data e na segunda o horário em que nasce e se põe o sol. A partir da terceira coluna já podemos visualizar a maré.


No dia 20, por exemplo, a maré estará alta às 3:03 com altura de 2,41 m e às 9:13 a maré estará baixa, com uma altura de 0,06 m. À tarde, às 15:22, a maré de Morro de São Paulo novamente estará alta, com uma altura de 2,35 m e à noite, às 21:26, estará baixa, com 0,08 m.


Algumas tábuas de maré, podem ter no lugar da palavra alta ou baixa, uma setinha para acima para indicar que é alta e uma setinha para abaixo para indicar que é baixa, mas a disposição das informações é a mesma.


Também existem aplicativos que mostram as tábuas de marés. Se preferir, pode baixar o APP de tabuademares.com, é bem completo e traz muitas outras informações, como as mudanças ao longo do dia.


Vai para Morro de São Paulo e quer fazer uma ótima viagem? Assine nossa newsletter e saiba tudo o que precisa para ter uma viagem perfeita!


Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Tábua de maré de Morro de São Paulo: Aprenda a entendê-la

1674 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Tábua de maré de Morro de São Paulo: Aprenda a entendê-la

19/09/21

bottom of page