top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

É praticamente unânime: todo turista que pesquisa sobre o que fazer em Morro de São Paulo acaba se deparando com as dicas dos principais pontos turísticos desse destino quando, na verdade, também pode aproveitar a viagem para conhecer pontos importantes de outros vilarejos, como a Igreja de São Francisco Xavier em Galeão.

Claro: aproveitar a vila de Morro de São Paulo e nossos atrativos, como a imperdível Segunda Praia, também é importante. Mas, acredite: desbravar a outra ponta da Ilha de Tinharé também é uma atividade imperdível.


Igreja de São Francisco Xavier no Galeao
Igreja de São Francisco Xavier

Uma das igrejas mais importantes da Bahia

Pode ser que, neste exato momento, você esteja se perguntando por que deveria visitar a igreja de Galeão em Cairu, sendo Cairu o nome do município-arquipélago no qual Tinharé está.

E a resposta para esse questionamento não poderia ser mais simples:

A Igreja de São Francisco Xavier foi construída no ano de 1626 como homenagem ao padroeiro do vilarejo de pescadores Galeão, que hoje conta com aproximadamente mil moradores.

Sua importância cultural e histórica é imensa, principalmente para os moradores em questão e, também, para os turistas que decidem visitar esse cantinho da ilha.

Vale frisar, ainda, que esta é uma das igrejas mais antigas de todo o estado da Bahia, guardando em seu interior as imagens de Nossa Senhora da Conceição e, claro, de São Francisco Xavier.

Mas a “cereja do bolo” não deixa de ser sua localização no alto de um morro, o que acaba fazendo com que ela seja um mirante incrível, com vista principalmente para o Canal de Taperoá.


vista da igreja do galeao
Vista da Igreja

Como chegar na Igreja de São Francisco Xavier em Galeão

Agora que você já sabe do que se trata a Igreja de São Francisco Xavier em Galeão, é hora de saber como, exatamente, pode chegar até lá. E a boa notícia é que, no que diz respeito ao trajeto, existe mais de uma opção.

A opção mais prática, obviamente, é por via marítima, de lancha: o passeio pode até mesmo contemplar outros pontos da Ilha de Tinharé, mas tendo Galeão como principal ponto de parada. E, quanto mais a embarcação se aproxima do vilarejo, mais você conseguirá ver a igrejinha azul e branca no alto do morro.

Depois de desembarcar, é só seguir o caminho simples até ela.

Outras opções, para os turistas mais aventureiros, incluem basicamente a trilha que passa por dentro da ilha e pode ser iniciada tanto aqui, em Morro de São Paulo, quanto na Praia da Gamboa.


Caminho para Igreja do Galeao
Caminho para Igreja do Galeão

Você escolhe: pode ir literalmente a pé ou aproveitando um passeio de quadriciclo, sendo que, em todo caso, a companhia de um guia turístico será essencial para que o passeio seja muito mais proveitoso.

Mas, claro: a Igreja de São Francisco Xavier em Galeão não é o único atrativo do vilarejo.

Os restos do casarão denominado Quatro Estações também é um monumento histórico que merece ser visitado: ele foi erguido no século XIX, sendo um dos maiores representantes da arquitetura colonial nesta comunidade.

Quer mais dicas do que fazer não só em Morro de São Paulo, mas também nos vilarejos próximos?

Não deixe de ler os demais artigos do blog Morro de São Paulo Catamarã: neles, você encontrará tudo o que precisa para criar seu roteiro.

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Igreja de São Francisco Xavier em Galeão: conheça mais!

67 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Igreja de São Francisco Xavier em Galeão: conheça mais!

10/08/23

bottom of page