• Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124 | +55 (75)  3199-0207

Você já ouviu falar da Praia de Guaibim? Ela fica localizada a 17 km da cidade de Valença e conta com 30 km de extensão, com muitos coqueiros e um mar cristalino. Continue lendo e saiba tudo sobre esse belo destino baiano.

Guaibim é uma região bem tranquila e tem pouco mais de 3 mil habitantes, sendo uma das maiores cidades da Costa do Dendê. Portanto, se você for para os arredores de Morro de São Paulo, não deixe de dar uma passada nessa praia e desfrutar de um clima de sossego bem diferente da ilha.

A vila de Guaibim tem uma boa infraestrutura turística e conta com 6 praias, sendo a mais badalada delas a de mesmo nome. De lá, é possível ter uma bela visão da Ilha de Tinharé e da sua vizinha, Morro de São Paulo. A região recebe anualmente campeonatos regionais de surf, vôlei de praia e futevôlei.

Saiba agora como é a Praia de Guaibim, onde ficar, onde comer, como chegar e outras dicas importantes desse paraíso localizado na Bahia.


Praia do Guaibim Valenca
Praia do Guaibim - Valença

Como é a Praia de Guaibim?

A Praia de Guaibim tem ondas moderadas em mar aberto, com águas verdes, transparentes, além de muitos coqueiros, uma natureza exuberante e uma areia branquinha.

O grande destaque dessa praia é uma escultura de troncos, que se tornou o símbolo de Guaibim. Por lá, você poderá caminhar apreciando a vista ou apenas relaxar em algumas das diversas mesas e cadeiras espalhadas na areia.

Devido às ondas propícias, ela é muito frequentada por surfistas. Inclusive, uma das etapas do Campeonato Regional de Surf acontece em Guaibim. No entanto, em alguns trechos as águas são calmas e indicadas para banhos relaxantes de mar.

Além das belíssimas praias, na região você encontrará vários rios que desembocam no mar. O encontro do Rio Taquari com a Praia de Guaibim é espetacular e a melhor parte é que você poderá variar entre banho de água doce e água salgada.

Quanto à estrutura, ela é satisfatória para os turistas e bem de frente à praia você encontra comércios, pousadas, casas, restaurantes e quiosques pé na areia. Além disso, várias duchas estão espalhadas no local.

Onde ficar na Praia de Guaibim?

Para aproveitar ao máximo a Praia de Guaibim e região, o ideal é reservar uma hospedagem para ficar alguns dias por lá. Confira uma seleção que preparamos de hotel em Guaibim para você.

  • Village Canedo Pousada: localizada em meio a uma área verde, fica bem em frente à Praia de Guaibim;

  • Pousada Terceiro Espaço: pousada a beira-mar com uma piscina deliciosa e uma vista deslumbrante;

  • Pousada das Gaivotas: fica localizada na região central de Guaibim e conta com uma piscina para os hóspedes relaxarem após um dia de praia;

  • Pousada Sol Nascente: mais uma pousada em frente da praia que tem entre as suas comodidades uma simpática piscina.

Confira todas as opções de hospedagens na Praia de Guaibim.


Praia do Guaibim - Valenca - Coqueiros
Praia do Guaibim - Valença - Coqueiros

Onde comer na Praia de Guaibim?

Tanto na areia, quanto próximo à praia você encontrará diversas opções gastronômicas e poderá degustar pratos típicos preparados por nativos. São vários bares, restaurantes e quiosques pé na areia para você escolher. O grande destaque são os pratos com camarão, que é abundante na região.

Os quiosques a beira-mar oferecem cardápios variados de diversos pratos e petiscos com frutos-do-mar a preços justos. A melhor parte é que você poderá saborear essa delícia com o pé na areia enquanto aprecia a linda Praia de Guaibim.

Alguns restaurantes que indicamos onde comer na Praia de Guaibim ou próximo a ela são:

  • Bar e Restaurante Frigideira de Barro: serve uma das melhores moquecas da região;

  • Bistrô da Flávia: pratos saborosos com frutos-do-mar;

  • Restaurante Peralta: serve peixes deliciosos;

  • Carpaccio & Pizzas: melhores pizzas de Guaibim.


Rio Taquary
Rio Taquary

Como chegar na Praia de Guaibim?

Para chegar até a Praia de Guaibim vai depender de onde você vem. É possível chegar partindo de Morro de São Paulo, Valença e Salvador.

Você poderá chegar até a Praia de Guaibim partindo de Morro de São Paulo de barco. A travessia dura cerca de 20 minutos e é bem tranquila.

No entanto, caso você esteja em Valença, a melhor forma de chegar até a Praia de Guaibim é de carro, ônibus ou com agências que organizam passeios pela região. Os melhores trajetos são pela BA-001 e, em seguida, a BA-887.

Caso você esteja vindo de Salvador é preciso ir até o Terminal de São Joaquim e atravessar de Ferry-Boat até Bom Despacho. Em seguida, percorre 103 km de carro ou ônibus pela BA-001, até chegar ao cruzamento que dá acesso à BA-887. De lá, são 10 km até o distrito de Guaibim, basta seguir as placas.


Mare cheia - Praia do Guaibim
Maré cheia - Praia do Guaibim

Diferença entre Guaibim e Morro de São Paulo

Ainda que Guaibim tenha uma excelente infraestrutura e conte com diversos hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas de artesanato e comércio em geral; ela conserva uma tranquilidade, herança de quando era vila de pescadores.

Já Morro de São Paulo, é agitadíssima e são poucas as praias onde você encontrará tamanho sossego. Além disso, na ilha tem inúmeras baladas e você, certamente, vai querer visitar, já que a noite de Morro é incrível.

Portanto, a principal diferença entre elas é a badalação. Se você busca praias com muita música e turistas, vá para Morro. No entanto, se você procura praias com uma boa estrutura, mas bem mais sossegada, vá para Guaibim.

Na dúvida, visite ambas! Curta alguns dias de agito em Morro e depois passe alguns dias na Praia de Guaibim recarregando as baterias. Certamente, vai valer muito a pena!

E agora que você já sabe muito mais desse destino, finalizamos aqui as nossas dicas sobre a belíssima Praia de Guaibim. Aproveite agora para conhecer 7 atrações gratuitas para explorar em Morro de São Paulo.


504 visualizações1 comentário

Bahia

Fazer um passeio em família não precisa ser uma missão complicada. Confira essas dicas e leve a...

Crianças na praia: saiba como garantir um passeio seguro

Morro de São Paulo

Confira 7 dicas para escolher as melhores casas de temporada em Morro de São Paulo de forma seg...

Casas de temporada em Morro de São Paulo: saiba como escol...

Morro de São Paulo

Conheça os melhores estabelecimentos de Morro de São Paulo para degustar aquela cervejinha com ...

Cerveja artesanal em Morro: Saiba onde encontrar as melhor...
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

504 visualizações

0 curtidas

1 comentário

Praia de Guaibim: Tudo o que você precisa saber desse destino

23/03/22