• Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124 | +55 (75)  3199-0207

Você já conhece os benefícios do banho de argila? Considerado um dos tratamentos mais antigos do mundo, a argila pode ser uma ótima aliada tanto na estética quanto medicinal.

Para se ter ideia da eficácia, há séculos atrás, tanto os egípcios quanto os índios utilizavam a argila para tratar inflamações e até mesmo curar feridas. Já os gregos, usavam a argila quente para auxiliar no combate às dores reumáticas.

O mineral presente na argila tem a capacidade de remover impurezas e em contato com a pele traz inúmeros benefícios como rejuvenescimento, cicatrização, redução da oleosidade, entre outros.

Ao lado de Morro de São Paulo, na Praia da Gamboa, é possível tomar banho de argila no paredão que lá se encontra e assim, aproveitar o tratamento terapêutico do uso desse mineral. Portanto, se você vier visitar a nossa região não deixe de fazer um passeio para Gamboa.

Agora, continue lendo e confira todos os benefícios do banho de argila.


Banho de argila
Meninas no Banho de argila

O que é o banho de argila?

Antes de falar dos benefícios, é preciso entender, de fato, o que é o banho de argila e como este mineral age em contato com o nosso corpo.

Basicamente, as argilas são matérias-primas naturais de origem mineral e são compostas por alumínio, sílica, ferro, cobre, titânio e água. Cada tipo de argila possui uma quantidade diferente de nutrientes, e é isso que define a sua cor e capacidade de limpeza e/ou hidratação.

Cada cor de argila age de uma forma diferente. As mais usadas são:

  • Argila verde: ideal para tratar oleosidade e acne;

  • Argila branca: recomendada para peles sensíveis e ressecadas, também tem ação cicatrizante;

  • Argila vermelha: capacidade de absorver a oleosidade e renovar a estrutura das células;

  • Argila cinza: indicada para tratar manchas e oleosidade excessiva. Além disso, ela age também retardando o envelhecimento da pele;

  • Argila preta: tem ação anti inflamatória e é um excelente agente rejuvenescedor.

Independente da cor, os benefícios são inúmeros. Por isso, não deixe de tomar um banho de argila se encontrar o mineral.

Para realizar o banho de argila é bem simples, basta passar o mineral por toda a pele e deixar agir por alguns minutos. Evite contato com os olhos e a boca, para não provocar incômodos.

Em seguida, basta tomar um banho para tirá-la do corpo e curtir a pele mais macia e hidratada graças ao mineral.

Confira a seguir 6 benefícios, tanto estéticos quanto medicinais, do banho de argila.


beneficios do banho de argila
beneficios do banho de argila

6 benefícios do banho de argila

1. Promove a esfoliação da pele

As propriedades presentes na argila promovem a esfoliação da pele, trazendo suavidade e maciez. Além disso, o uso constante pode ajudar a desinflamar acnes, diminuir as manchas, reduzir a oleosidade, auxiliar no tratamento de poros dilatados, entre outros benefícios.

2. Ajuda na ativação da circulação sanguínea

O uso da argila ajuda na ativação da circulação sanguínea e possui ação rejuvenescedora. Com isso, pode ajudar na diminuição da flacidez, reduzir a retenção de líquidos e retardar o envelhecimento precoce da pele.

3. Auxiliar na drenagem de gorduras localizadas

Por ser rica em silício, magnésio e ferro, a argila pode ser uma forte aliada na drenagem de gorduras localizadas e até mesmo na redução de celulites.

Se você tomar banho de argila constantemente, você certamente irá se sentir menos inchado(a) e, talvez, até diminuir algumas medidas.

4. Ajuda na redução de inflamações

Os nutrientes presentes na argila ajudam na desintoxicação e auxiliam na rapidez da cicatrização da pele, reduzindo a inflamação, queimadura ou irritação. Ou seja, a argila é um ótimo cicatrizante!

5. Tem efeito calmante

O banho de argila, em alguns casos, pode ajudar em coceiras de pele, ressecamento excessivo ou tensões musculares, pois o mineral possui efeito calmante.

6. Hidrata a pele

Além do efeito esfoliante, o uso da argila tem o poder de hidratar a pele. Após o banho de argila é comum as pessoas relatarem que ficaram com a sensação de pele de bebê, devido à maciez e à hidratação causada pelo uso do mineral.

Outros benefícios da argila

  • promove esfoliação do couro cabeludo e estimula o crescimento dos fios;

  • ajuda na absorção de toxinas e impurezas;

  • atua na respiração celular e transferência de elétrons;

  • aliviar dores articulares;

  • previne linhas de expressão;

  • pode ser usado por qualquer pessoa, pois é antialérgico.


argila em Gamboa em Morro de Sao Paulo
argila em Gamboa em Morro de São Paulo

Conheça a parede de argila em Gamboa em Morro de São Paulo

Um dos passeios mais tradicionais em Morro de São Paulo é o banho de argila em Gamboa. O local tem uma parede de argila de várias cores e texturas que, segundo os nativos, é uma fonte de rejuvenescimento e esfoliante natural da pele, tornando essa praia um verdadeiro SPA natural.

A Praia de Gamboa fica na região litorânea do município de Cairu e é vizinha da ilha de Morro de São Paulo. O local é bastante frequentado por turistas que passam a argila por todo o corpo em busca dos benefícios do banho.

Durante o passeio para a Praia de Gamboa, é possível fazer outras paradas pelo caminho como a Praia do Pontal e a Ilha da Coroa.

Além do tratamento e do banho de mar delicioso que a Praia da Gamboa proporciona, você poderá aproveitar os vários restaurantes e bares da localidade saboreando uma verdadeira comida típica baiana em um ambiente mais tranquilo do que nas praias mais badaladas de Morro.

Além disso, o pôr do sol visto da Praia de Gamboa é sensacional e vale a pena reservar um dia para apreciar esse espetáculo da natureza.

E aí, gostou de conhecer sobre os benefícios do banho de argila? Confira agora um post com as melhores hospedagens na região da Praia da Gamboa e se hospede bem pertinho da parede de argila.

63 visualizações0 comentário

Morro de São Paulo

Conheça mais sobre a Quinta Praia de Morro de São Paulo, se vale a pena se hospedar aqui e ente...

Quinta praia de Morro de São Paulo: conheça suas caracterí...

Morro de São Paulo

Saiba o que fazer, onde se hospedar e onde comer na Segunda Praia de Morro de São Paulo, a prai...

Segunda Praia de Morro de São Paulo: veja por que você dev...

Morro de São Paulo

A Primeira Praia de Morro de São Paulo tem suas peculiaridades, assim como as demais praias que...

Primeira Praia: saiba tudo sobre essa localização em Morro...
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

63 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Banho de argila: 6 benefícios que você precisa conhecer

06/06/22