Pegar uma micose de praia certamente é uma das coisas mais desagradáveis que pode acontecer com quem viaja para passar alguns dias junto ao mar. Inclusive, uma das principais dicas de viagem pelo Brasil (e pelo mundo) que uma pessoa pode seguir é justamente se atentar a esse tipo de situação.
Mas, eis a grande questão: o que realmente vem a ser essa micose, e como é possível evitá-la?
Se você também tem dúvidas a esse respeito, não deixe de continuar a leitura dos próximos parágrafos deste conteúdo, de modo a encontrar todas as respostas.
O que é a micose de praia
Para espanto de muitas pessoas, não existe apenas um tipo de micose, sendo que a micose de praia, especificamente, é chamada oficialmente de pitiríase versicolor e é causada por um fungo denominado Malassezia Furfur, que vive na pele de qualquer pessoa.
Também chamada de pano branco, ela não apresenta sintomas (além da coloração na pele e da leve descamação que pode aparecer), e, surpreendentemente, não surge apenas quando a pessoa está na piscina ou na praia. Afinal, o fungo precisa da oleosidade da pele para se multiplicar, o que pode acontecer em diversos contextos.
Mas, não se engane: caso escolha viajar para uma das melhores praias da Bahia ou de qualquer lugar do mundo, você terá, sim, que ter algum cuidado, a fim de não voltar com uma micose para casa.
Como evitar pegar micose de praia de forma eficaz
Pegar a famosa micose de praia, portanto, é algo possível de acontecer em diversos ambientes, e junto ao mar não seria diferente. E algumas pessoas são mais propensas a essa micose.
A boa notícia, porém, é que um dos principais cuidados a serem tomados é deixar a pele arejada, sendo que isso acontece naturalmente com quem viajar para destinos da Bahia ou de outras localidades quentes do Brasil.
Afinal, nesses locais a moda praia costuma se fazer mais presente, deixando o corpo mais à mostra. Porém, é necessário evitar ficar muito tempo com a roupa molhada no corpo.
Mas, se seu organismo é propenso à micose de praia, é bom é preciso ir além...
Para ter um cabelo pós-praia devidamente bem cuidado, ao mesmo tempo em que se protege a pele da micose, por exemplo, não basta fazer uso de qualquer shampoo: é preciso escolher aqueles que possuem propriedade antifúngica, sabia? Ainda mais se seu cabelo é volumoso e demora muito tempo para secar ao ar livre.
E, sabe aquele creme hidratante que tanto gostamos de usar no pós-praia, com a finalidade de manter um bronzeado saudável por mais tempo? Pois lembre-se que até ele precisa conter a menor quantidade possível de óleo, caso contrário poderá ajudar o fungo da micose de praia a agir.
Por fim, não podemos nos esquecer do bom e velho protetor solar!
Na hora de comprar o seu, não se atente somente ao fator que consta na embalagem e que realmente precisa ser o certo: certifique-se, também, de que ele não tem óleos em sua composição e de que, ainda, possui o famoso toque seco, tão comum atualmente nesse tipo de produto.
O que fazer se a micose de praia aparece
Agora, uma notícia não tão boa: mesmo tomando os cuidados necessários, pode ser que o pano branco acabe se manifestando em sua pele. Mas isso definitivamente não é motivo para se alarmar.
Ocorre que, mesmo sendo algo que já existe naturalmente em nossa pele e que sempre fique apenas aguardando o momento de aparecer, esta micose de praia pode, sim, ser tratada, de modo a “se esconder” novamente. E, o melhor: o pano branco não é algo contagioso.
Portanto, a melhor dica que você poderá seguir, ao se ver com esse tipo de problema, é procurar um bom dermatologista, sendo que este profissional poderá receitar antifúngicos tópicos e até mesmo alguma medicação oral, para que sua pele volte à aparência normal quanto antes.
Aliás... Até mesmo breves exposições ao sol, em horários adequados, poderão ser recomendadas pelo especialista.
O importante, de qualquer forma, é que não irá demorar muito para que você se sinta à vontade ao se expor na praia e em outros locais novamente.
Outros cuidados que qualquer pessoa deve tomar ao passar o dia na praia
E, depois de aprender como evitar o pano branco, que tal relembrar outros cuidados que qualquer pessoa deve ter na praia, para que a experiência seja proveitosa?
Entre todos esses cuidados, alguns que não podemos esquecer incluem:
Passar protetor solar corretamente
Afinal, de pouco ou nada adianta optar pela versão sem óleo e com toque seco se, na hora de passar o protetor solar, você não cobrir o corpo com esse produto da forma correta.
E, se você optar por fazer uma viagem com bebês, tenha atenção redobrada, pois a pele dos pequenos é muito mais sensível.
Evitar comidas muito pesadas e gordurosas
Sabemos que, à beira-mar, alguns petiscos que precisam ser fritos são irresistíveis. Mas, evite-os o máximo que puder, combinado?
Não que exista algo errado em consumi-los, mas as chances de se sentir pesado e ter algum mal-estar são consideráveis.
Não ficar só “na cervejinha”
Cerveja, drink de cacau, caipirinha... Todas essas bebidas também são irresistíveis, quando se trata de uma viagem para o litoral.
Mas, que tal revezá-las com água, ou com água de coco? Esta é uma forma eficaz de aproveitar vários sabores e, ao mesmo tempo, manter seu corpo devidamente hidratado.
Usar os acessórios corretos para a ocasião
O uso de roupas de tecidos leves e frescos é praticamente obrigatório no cenário praiano, não é mesmo?
Mas, não esqueça que sua mala de viagem deve ter mais do que isso, quando se trata de uma ida para a praia.
Os acessórios certos, como boné, chapéu e óculos de sol, também devem estar na lista, pois te deixarão muito mais confortável para curtir bastante a areia e o mar.
Praias incríveis estão à sua espera
Agora você já sabe que se cuidar enquanto curte os dias quentes realmente é uma tarefa bastante simples, e já pode começar a planejar sua próxima viagem para um destino litorâneo.
E dentro desse contexto, já sabendo também como evitar a micose de praia, que tal conhecer as praias mais badaladas do Brasil? Acredite: elas têm tudo para te surpreender positivamente, das mais diversas formas.
Comments