top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Mesmo com a ajuda de profissionais em passeios guiados para fazer o batismo de mergulho, o turista deve tomar algumas precauções, e assim, evitar riscos desnecessários.

Quando conhecemos praias e locais paradisíacos novos, tomar um banho de mar se torna uma “obrigação”, não é mesmo? Inclusive, é justamente pelo que esses lugares oferecem, que são altamente procurados pelos turistas.

Entretanto, além do banho “tradicional”, muitos ainda oferecem passeios de mergulho que dão uma perspectiva bem mais aprofundada sobre aquele lugar. Realizá-lo em mares ou piscinas naturais é uma experiência única, completamente diferente da habitual.

Obviamente, sempre com acompanhamento de profissionais, esta prática ainda requer alguns cuidados por parte de quem a está praticando, ainda mais se for iniciante.

Por isso, saiba como realizar o batismo de mergulho com a devida segurança e aproveitar ao máximo as suas férias!


Batismo de mergulho
Batismo de mergulho

Como funciona o batismo de mergulho?

O batismo de mergulho é realizado com um profissional, que te guiará por todo o tempo. Justamente por ter este acompanhamento, não é necessário saber nadar, mas claro, isto auxilia muito em caso de um possível imprevisto.

Antes do mergulho começar, o guia irá mostrar todos os equipamentos que serão utilizados, como máscara, colete, nadadeiras e cilindro de ar comprimido. Após o turista se equipar com todos estes apetrechos, lhe será passado uma série de instruções.

4 dicas para praticar o mergulho de batismo com segurança

1. Nunca respirar sem o cilindro

Em caso de possível pane do equipamento, o turista não deve, de forma alguma, tentar seguir o passeio e realizá-lo alternando um período abaixo e acima do mar. Caso isso ocorra, os guias são orientados a interromper o tour imediatamente, voltar ao ponto de origem e fornecer um cilindro novo.

2. Não tente se guiar sozinho

Pode ocorrer de, após o turista se ambientar com o equipamento ou se ele já teve esta experiência antes, criar confiança e desejar fazer o passeio com certa autonomia. Os guias são necessários para justamente orientá-lo e agir em caso de algum imprevisto.

Quem te guiará por todo o trajeto, é o próprio profissional. Mesmo se você já tem certa familiaridade no mar, o guia conhece a região e a prática melhor que ninguém e realizará o trajeto com a devida precaução.

3. Não fuja do roteiro ou peça para o guia ir para o fundo do mar

Seguindo a linha de raciocínio do item anterior, não se deve tentar explorar o mar ou pedir para o guia ir para partes mais fundas. Todo o trajeto de batismo mergulho é idealizado pensando na integridade física do turista. Além disso, há um limite de profundidade para o batismo de mergulho.

4. Cuidados com a saúde

Quem tem asma, pressão alta ou algum tipo de problema nos ouvidos, pode realizar o passeio, mas deve avisar o guia, para agir com o cuidado necessário. Sem grandes exposições e levando em conta as limitações de cada indivíduo.

Caso a pessoa tenha enjoos com facilidade, ela não é impedida de realizar o mergulho de batismo. Porém, é muito importante tomar algum medicamento preventivo horas antes de entrar na água.

Também, antes do passeio começar, é muito importante combinar com o profissional algum tipo de sinalização. Pois, caso você se sinta mal embaixo da água, a comunicação rápida entre ambos irá evitar um transtorno maior.


Mergulho com cilindro
Mergulho com cilindro

Por que Morro de São Paulo é o lugar ideal para praticar Batismo de Mergulho?

Obviamente, no Brasil, há diversos locais onde é possível ter essa experiência. Porém, Morro de São Paulo se destaca, pois, em diversos lugares da ilha, é possível realizar o mergulho de batismo. Conheça um pouco mais desse fabuloso destino.

Primeira Praia

É a menor e a mais próxima da vila. Aqui, o mergulho com cilindro é bastante comum. Também na Primeira Praia, o turista irá encontrar alguns quiosques, além da maior tirolesa do Brasil, que sai do Farol do Morro e percorre 350 metros.

Segunda Praia

Sendo esta a mais frequentada, pois está repleta de restaurantes e bares, há espaço tanto para quem quer degustar algo enquanto curte o seu banho de mar, quanto para o público que gosta da vida noturna.

Além de tudo isso, há piscinas naturais, que se formam durante o período de maré baixa. Para completar, as águas são extremamente calmas, o que torna o passeio ainda mais convidativo.

Terceira Praia

Territorialmente, esta é pouco maior que as duas anteriores juntas. Na Terceira Praia, é comum encontrar passeios de barco. Bem a sua frente, está a Ilha do Caitá. Por aqui, você pode realizar o batismo de mergulho e andar de caiaque ou stand up paddle, se preferir.

Quarta Praia

Com 4 km de comprimento, ela é a maior de todas as praias da ilha. Além das águas serem extremamente calmas e transparentes, há muita diversidade de vida marinha. Com o mergulho esportivo, é possível estar em contato com esses animais de perto.

Quinta Praia

Também conhecida como Praia do Encanto, se destaca pelo alto nível de preservação. Com uma grande barreira de corais (onde se formam piscinas naturais), nela também se pratica o batismo de mergulho. Suas águas são calmas, mornas e transparentes, o que torna a experiência ainda melhor.

Praia do Porto de Cima

Mais frequentada por moradores, ela é destinada para banho, pois não há a mesma estrutura das demais, tendo apenas um restaurante. Entretanto, há recifes que formam piscinas naturais, o que torna o lugar ideal para realizar mergulho esportivo.

Praia Ponta da Pedra

Muito parecida com a última, esta também é frequentada de forma exclusiva para o banho de mar. Suas piscinas naturais possibilitam o batismo de mergulho. Na Praia Ponta da Pedra, não há restaurantes ou quiosques.

Prainha do Forte

Por último, mas não menos importante, a Prainha do Forte tem uma peculiaridade, pois ela apenas pode ser frequentada durante a maré baixa. Entretanto, ela é altamente procurada para passeios de mergulho.

Quer saber mais sobre Morro de São Paulo? Então assine nossa newsletter e não perca nenhuma das novidades e dicas para aproveitar melhor a vila!


Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Batismo de mergulho: 4 dicas para fazê-lo com total segurança

226 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Batismo de mergulho: 4 dicas para fazê-lo com total segurança

10/02/22

bottom of page