top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Embora estejam praticamente à vista de qualquer turista, os monumentos históricos de Morro de São Paulo nem sempre são colocados como prioridade na lista de coisas para fazer nesse destino, uma vez que não são poucas as pessoas que vêm para cá com foco exclusivo nas praias, por exemplo.

Mas, se você chegou até este artigo, é um forte sinal de que quer incluí-los em seu roteiro de viagem, não é mesmo?

Então, leia os próximos parágrafos não só para descobrir quais seriam esses monumentos tão importantes, mas, também, para descobrir como chegar a cada um deles.

Vamos começar?

Os principais monumentos históricos de Morro de São Paulo

Quando queremos conhecer de verdade um destino de viagem, em sua total essência, é importante colocarmos no roteiro também os elementos que compõem a sua história.

Por isso, indo direto ao assunto tema deste artigo, chegou a hora de revelar quais são os principais monumentos históricos deste destino top da Bahia.

E são eles:

1.       A Fonte Grande, que já foi o principal ponto de água potável da vila;

2.       A Fortaleza do Tapirandu, que desempenhou importante papel durante a função militar de Morro de São Paulo;

3.       A Igreja de Nossa Senhora da Luz, onde lápides antigas com parte da história local ainda resistem ao tempo;

4.       O Farol do Morro, que já foi um dos mais modernos do país.

Não pense duas vezes antes de reservar um momento para ir aos monumentos históricos de Morro de São Paulo, principalmente pelo fato de que eles também estão atrelados à própria história do Brasil.

Então, veja, no próximo tópico, como acessá-los.

Como chegar aos monumentos históricos, a partir da praça central

Praça Aureliano Lima em Morro de São Paulo com o arco da Rua da Fonte Grande
A Praça Aureliano Lima é o ponto de partida para chegar aos monumentos históricos de Morro de São Paulo

A Praça Aureliano Lima é basicamente o ponto central da vila de Morro de São Paulo e, portanto, pode ser vista como um local estratégico por quem pretende ir aos monumentos históricos mencionados acima.

Veja como é simples chegar a cada um deles, tendo essa praça como ponto de partida:

Como chegar à Igreja de Nossa Senhora da Luz

Igreja Nossa Senhora da Luz em Morro de São Paulo vista de cima
Igreja Nossa Senhora da Luz em Morro de São Paulo

Na praça principal, siga sentido à Rua Caminho do Forte. Logo após alguns passos, antes de chegar à Praça da Amendoeira, você verá a igreja à sua esquerda.

Serão menos de 3 minutos de caminhada e, uma vez nesta igreja famosa, você também poderá visitar a Praça da Amendoeira, que está a pouco mais de 100 metros de distância.

Como chegar à Fonte Grande

Fonte Grande em Morro de São Paulo
A Fonte Grande é um monumento histórico importante de Morro de São Paulo

A Fonte Grande, por sua vez, está a apenas 3 minutos de caminhada da praça central, sendo que, para acessá-la, você deverá sair da Rua da Prainha e seguir imediatamente na Rua da Fonte Grande, no final da qual o monumento histórico estará te aguardando.

Mais fácil, impossível!

Agora, a dica final: a depender do horário, caminhe apenas mais 1 minuto para chegar no Osiris Bar, que éerência em cerveja artesanal por aqui, e aproveite para se refrescar um pouco. Lembrando que as comidinhas do cardápio também valem muito a pena.

Como chegar ao Farol do Morro

Farol do Morro de São Paulo
Farol do Morro de São Paulo, um dos monumentos históricos mais conhecidos da ilha

Sendo um dos monumentos históricos de Morro de São Paulo que mais recebem visitas, o Farol do Morro também é acessado por um trajeto de apenas 10 minutos indo devagar, pois é uma bela subidinha.

Ao sair da Rua da Prainha, simplesmente caminhe pela Rua Caminho do Farol para chegar ao seu destino: não há como errar, acredite.

E, o melhor: caminhando por mais um minutinho você terá acesso a um mirante espetacular, para apreciar as belezas locais sob um ângulo totalmente novo. Mas, que tal uma experiência mais inusitada, daquelas que todos os seus amigos irão querer saber os detalhes?

Se você aceita vivê-la, aproveite também para visitar o cemitério da lápide invertida, pertinho do Farol.

Como chegar ao Forte do Tapirandu

Forte de Tapirandu
Chegando ao Forte de Tapirandu em Morro de São Paulo

A ida até este forte exige uma caminhada um pouquinho maior, mas não se preocupe, o caminho é mais plano e são uns 10 minutos. Apenas se lembre que no retorno à vila, precisa enfrentar a ladeira do Portaló.

A partir da Praça Aureliano Lima, você vai em direção ao píer e segue pelo caminho à sua direita, que deve ser percorrido até o final.

Uma vez no Forte, aproveite para ir à Prainha do Forte, que fica ao lado e tem um pôr-do-sol e tanto!

Mas, atenção: esta praia, junto às suas piscinas naturais, é visível apenas na maré baixa, e tende a ser mais movimentada no entardecer. Mas, no restante do dia, ela é praticamente deserta, o que é ótimo para quem busca mais calmaria.

Estes monumentos turísticos históricos de Morro de São Paulo podem ser visitados em um único dia

Viu como é fácil ir a esses pontos tão importantes de Morro de São Paulo?

Inclusive, vale reforçar que a visita a cada um deles é tão prática que em um único dia é possível conhecer toda a parte histórica deste destino. E, claro: com o acompanhamento de um guia turístico profissional, como os que compõem a equipe da Bahia Terra Turismo, os detalhes e as curiosidades sobre estes atrativos sempre podem ser conhecidos realmente a fundo.

Afinal, que graça teria fazer a visita apenas por fazer e somente para tirar uma foto, não é mesmo?

De qualquer forma, porém, é possível reservar apenas um dia da sua estadia para esta parte histórica, sobrando muito tempo para desbravar esse cantinho da Bahia de outras formas, o que inclui até mesmo os seus arredores.

E, por falar em arredores...

Você sabia que, ao vir para cá, não precisa necessariamente restringir o seu roteiro a tudo que está na vila e a poucos minutos dela?

Existem muitos passeios que te levarão a outros povoados da ilha, deixando sua viagem muito mais completa e interessante.

Depois de conhecer os monumentos históricos de Morro de São Paulo, portanto, considere fazer um passeio para Garapuá, ou mesmo a trilha para Gamboa: por meio deles, você irá se apaixonar ainda mais por essa parte da Bahia.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

4 monumentos históricos de Morro de São Paulo: saiba como chegar

25 visualizações

0 curtidas

0 comentário

4 monumentos históricos de Morro de São Paulo: saiba como chegar

19/06/24

bottom of page