Baleias jubarte na Bahia: você tem que viver essa experiência

Atualizado: 8 de ago de 2022

O território baiano dispõe de muitos atrativos e, aqueles que escolhem esse destino para passar as férias, podem contar com várias opções de lazer e experiências interessantes, iguais à observação das baleias jubarte na Bahia.

Tal evento acontece em algumas regiões do litoral em uma determinada época do ano, inclusive em Morro de São Paulo. Logo, é interessante saber mais sobre o tema no intuito de entender o processo da chegada delas ao Brasil e vivenciar algo diferente no contato com a natureza.

Nos tópicos abaixo, mostraremos mais informações em relação ao assunto na intenção de que as dicas e demais fatos a serem apresentados possam ser considerados na hora de conferir tal acontecimento. Ficou curioso? Então continue conosco e tenha uma boa leitura!

As características das baleias jubarte

Essa espécie de baleia pesa 40 toneladas e tem 16 metros de comprimento. Apesar do seu tamanho assustar certas pessoas, elas são animais extremamente maleáveis e estão presentes em todos os oceanos que compõem o nosso planeta.

As baleias se alimentam de krill na região da Antártida ou outras localidades polares e os seus filhotes costumam pesar 1,5 tonelada. O processo de gestação delas dura em torno de 11 meses e elas só conseguem reproduzi-los em águas quentes.

A presença das baleias jubarte na Bahia

A temporada de reprodução das baleias jubarte ocorre entre os meses de julho e outubro. Por precisar do contato com águas quentes para essa finalidade, elas migram até o Brasil e buscam o litoral baiano a fim de iniciar o seu processo de gestação.

Ver baleias na Bahia pode ser relativamente fácil, pois esse período requer muitos dias, já que elas devem esperar que os filhotes estejam bem desenvolvidos para só então, poder voltar às suas regiões polares.

Nosso país dispõe do maior berço reprodutivo do Oceano Atlântico Sul Ocidental que está localizado no Arquipélago de Abrolhos.

As regiões da Bahia mais propícias

A observação das baleias na Bahia ocorre em diversos locais do litoral, como, por exemplo: Praia do Forte, Salvador, no município de Itacaré e também em Morro de São Paulo, uma das ilhas que compõem o arquipélago de Tinharé, pertencente à cidade de Cairu. Mas, é preciso mencionar que outras regiões do estado também são marcadas pelo aparecimento desses animais magníficos em algumas ocasiões.

São cerca de 20 mil baleias dessa espécie que chegam a tais localidades. Elas enfrentam muitos riscos de encalhe e até mesmo de morte em tal transição. Muitas dessas ocasiões tristes são causadas com as batidas em embarcações que estão no trajeto que cada um percorre.

No entanto, uma equipe especializada já está encarregada de evitar esses tipos de acontecimentos na chegada delas ao nosso país. Agora, confira alguns detalhes sobre a presença das baleias na Bahia:

Região da Praia do Forte

Ver baleias na Praia do Forte pode ser um acontecimento marcante, já que o local oferece uma beleza exuberante por si só. Normalmente, muitas empresas oferecem alguns tipos de passeios para quem está na região e deseja observar esses animais.

Inclusive, existem empresas que disponibilizam voos especiais, onde o turista tem a chance de acompanhar confortavelmente os movimentos das baleias no mar. No geral, a Praia do Forte é uma ótima opção para qualquer viajante, já que além das baleias, também podem-se aproveitar outras atividades, como as atrações históricas do local.

Região de Itacaré

Itacaré também é muito conhecida pela presença das baleias nessas épocas do ano. Algumas empresas oferecem passeios de escuna, sendo esta uma possibilidade que deixará o viajante bem próximo do animal, garantindo a segurança de todos, obviamente. Normalmente o passeio tem duração de 3 a 5 horas, dependendo do pacote contratado.

Caso você queira se hospedar na região, Itacaré não deixa a desejar em nenhum quesito. Você encontra toda a estrutura necessária para dias muito divertidos no paraíso.

Morro de São Paulo

Agora, vamos falar sobre um destino paradisíaco que também pode garantir a observação das baleias na Bahia. Morro de São Paulo já é conhecido por apresentar praias lindíssimas, atrações agitadas e opções históricas. Mas, se você também gosta de animais e tem curiosidade para aprender mais sobre o seu comportamento, vale a pena ficar atento a essa possibilidade.

Assim como em outros destinos, o mais comum é encontrar empresas de turismo que oferecem passeios de barco para a observação. Muitas vezes é possível avistar grupos grandes, com mais de 20 baleias juntas.

Litoral do extremo sul da Bahia

Por fim, falando de uma maneira geral sobre os locais de observação, o extremo sul da Bahia costuma ser uma ótima opção para quem pretende tirar dias de férias e garantir essa experiência incrível.

Entre os municípios mais indicados, podemos citar: Prado, Abrolhos, Itamaraju, Mucuri, Teixeira de Freitas e Nova Viçosa.

Lembrando que, alguns destinos podem ser mais estruturados que outros em termos de opções turísticas. Por isso, é importante se atentar a sua escolha e roteiro para poder aproveitar dias confortáveis.

O passeio para ver as baleias jubarte na Bahia

Esse turismo de observação ocorre no período em que baleias jubarte estão na Bahia e é mediado em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, uma importante instituição que faz o monitoramento do tempo em que elas ficam aqui pelo Brasil.

O passeio na maioria das vezes é feito por meio de escunas ou flex boats, com a presença de um biólogo que orienta cada um dos turistas que desejam viver tal experiência. Afinal, é preciso entender o comportamento delas para que não exista nenhum risco durante o processo.

Todo cuidado acontece e é justificado com o fato dessa espécie já estar sendo ameaçada de extinção. Logo, é totalmente compreensível tais medidas, a fim de que todos continuem tendo a possibilidade de ver esses animais tão encantadores e dóceis.

Benefícios de avistar as baleias jubarte em Morro de São Paulo

Após terminar toda a leitura desse texto, precisamos mencionar que existem alguns pontos da Bahia que são perfeitos para unir a observação das baleias jubarte a dias de descanso. Normalmente, se você não mora no estado, você não tende a fazer um passeio para ver as baleias de forma exclusiva, não é mesmo?

Por isso, a ideia é indicar locais que possam ser também uma opção para quem pretende tirar férias, mesmo que por poucos dias. Pensando nisso, Morro de São Paulo apresenta tudo o que é preciso para dias no paraíso, como bons hotéis, restaurantes, bares e atrações turísticas.

Em todo o caso, você terá a paisagem natural, as baleias e muitos outros passeios para formular o seu roteiro da forma que preferir. É uma boa ideia, né?

Como você percebeu, ao longo deste artigo, a observação das baleias jubarte na Bahia é um grande acontecimento e todos que têm interesse precisam aproveitar essa oportunidade. Logo, se atente ao período em que elas estão no Brasil e conheça elas de perto planejando a sua viagem.

Gostou de saber mais sobre as baleias jubarte? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos tenham conhecimento sobre o assunto e, quem sabe, vocês possam investir juntos nesse passeio.

Agradecemos pela sua visita e até breve!