Muitos turistas chegam a Salvador da Bahia para logo partir para algum dos paraísos escondidos que Bahia tem. Porém, não imaginam que na capital baiana há uma grande variedade de programas de lazer que refletem o pensar e a cultura baiana, impossível de ser encontrados em outros destinos.
Salvador é um destino alegre que combina a herança ancestral com a simplicidade de um povo feliz. Por aqui, você pode encontrar cultura, festa, praias e muitas outras coisas mais que merecem ser conhecidas.
Neste post, você vai descobrir por que Salvador não só é a capital da alegria, senão também da rica herança cultural, das paisagens arquitetônicas, da fartura gastronômica, das praias urbanas e das fantásticas festas.
Me acompanhe e nunca mais se pergunte o que fazer em Salvador da Bahia!
20 ótimas coisas para se fazer em Salvador da Bahia
Chegou em Salvador? Então se prepare, há muito por fazer nessa maravilhosa capital do nordeste brasileiro. Veja algumas das atividades que você pode fazer durante sua visita.
1. Passear pelo Pelourinho
O Pelourinho é uma das referências de Salvador, passear por aqui vai enriquecer muito sua viagem. O Pelourinho é só uma parte do centro histórico da capital baiana, é aqui que se concentra uma variedade de casas culturais, museus, igrejas, bares, restaurantes que oferecem pratos da culinária baiana e pequenas lojas.
As edificações do “Pelô” fazem que os visitantes voltem no tempo, já que a arquitetura barroca predomina por todo o passeio. Nas suas ruas, é comum você encontrar músicos locais, fazendo uma boa e animada percussão.
2. Visitar algumas das igrejas históricas
No Pelourinho e seus arredores você encontrará muitas igrejas.
Na região você encontrará a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos que tem missa cantada. Por aqui, as músicas católicas se misturam com os batuques dos atabaques, uma experiência inesquecível!
Outra igreja que vale a pena a visita é a Igreja de São Francisco, conhecida também como a igreja de ouro, já que o altar é totalmente coberto de ouro. Uma imponência impressionante!
Por último, não deixe de conhecer a Escadaria da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, provavelmente você já deve ter visto alguma foto do local, é um dos cartões postais do centro histórico de Salvador.
3. Visitar a Casa do Carnaval da Bahia
A Casa do Carnaval da Bahia, está localizada também no centro histórico, é o primeiro museu que através de estímulos visuais e sensoriais conta a história da Folia de Carnaval. Aqui vai encontrar maquetes, roupas, instrumentos, documentos e fotos sobre o evento que mobiliza o Brasil.
Não deixe de ir até o terraço. Daí você terá uma linda vista da Bahia de Todos os Santos. Se tiver sorte, pode coincidir com algum dos shows que habitualmente acontecem no local.
4. Conhecer a Praça Municipal
Em um mesmo dia, você pode conhecer vários lugares da região central, pode ir a pé pelas suas ruas apreciando a sua bela arquitetura.
Outro lugar que está nessa região é a Praça Municipal. O local tem o nome do primeiro governador geral do Brasil e fundador de Salvador, Praça Tomé de Souza.
Um rápido passeio por aqui rende ótimas fotos, aproveite todos seus ângulos. Você vai encontrar a Prefeitura de Salvador, a Câmara Municipal, o Elevador Lacerda e o Palácio Rio Branco. Além disso, verá um simpático letreiro com o nome Salvador, instalado frente ao Mercado Municipal, outro ótimo cenário para uma foto perfeita.
5. Visitar o Palácio Rio Branco
Aproveitando que está na Praça Municipal, faça uma visita ao Palácio Rio Branco, localizado ao lado do Elevador Lacerda.
O Palácio Rio Branco com sua arquitetura neoclássica é um dos edifícios mais simbólicos do centro histórico.
O atual palácio abriga o Memorial dos Governadores, com informações sobre todos os governadores da Bahia. Além disso, você encontrará belos afrescos dos séculos XIX e XX, além da Sala dos Espelhos, com uma bela arquitetura rococó.
Para finalizar, não deixe de visitar a varanda na lateral do palácio, daí você terá uma vista maravilhosa da Bahia de Todos os Santos e do Elevador Lacerda.
6. Usar o Elevador Lacerda
Saindo do Palácio Rio Branco, você poderá usar o Elevador Lacerda para ir até a cidade baixa. Foi o primeiro elevador urbano do mundo e sua inauguração foi em 1973. Desde aquela época, conecta a Praça Municipal na cidade alta com a Praça Cairu na cidade baixa, funcionando como transporte público
Desde o alto, a vista é maravilhosa! Você poderá ver a Bahia de Todos os Santos, o Mercado Modelo e o Forte de São Marcelo no fundo.
7. Fazer compras no Mercado Modelo
O Mercado Modelo é um excelente lugar para comprar algumas lembranças, artesanatos e produtos típicos da região. Uma dica importante, antes de fazer as compras, visite o primeiro andar, já que é comum encontrar uma boa diferença de preços com as lojas que estão no térreo.
O Mercado Modelo não é só um lugar para fazer compras, também é ótimo para fazer um passeio e observar a sua arquitetura que data do século XIX. Além disso, não é difícil encontrar do lado de fora do mercado, cativantes rodas de capoeira, outro lindo espetáculo da região.
Frente ao Mercado Modelo está o Terminal Marítimo. Se você for de catamarã para Morro de São Paulo, Mar Grande ou vai fazer um passeio de escuna pelas ilhas da Bahia de Todos os Santos, é desse Terminal que partirá a sua embarcação.
8. Visitar o Farol da Barra
Esse é um passeio que não dá para fazer caminhando desde o centro histórico. O Farol da Barra está aproximadamente a 5 km do Mercado Municipal. Mas por aqui, também é possível conhecer outros lugares próximos.
O Farol da Barra, na verdade, se chama Farol de Santo Antônio, está localizado na parte de cima do Forte de Santo Antônio da Barra, aproveite que está por aqui e conheça esse belo forte. Aqui também funciona o Museu Náutico da Bahia, com um interessante acervo de achados arqueológicos no fundo do mar.
Ao chegar na fortaleza você encontrará uma paisagem incrível, mas esse visual fica muito melhor ainda se decidir subir os 82 degraus que levam até o topo do farol.
O Farol da Barra é considerado um dos melhores lugares para assistir o pôr do sol, então, considere estar por aqui perto desse horário.
9. Passear pelo Morro do Cristo
O Morro do Cristo é uma escultura do Cristo Redentor que fica do lado da Praia do Farol. O monumento tem quase 7 metros de altura e apesar de não ser considerado um dos puntos turísticos da capital baiana, é bastante visitado.
Um dos motivos pelo qual o lugar recebe uma grande quantidade de visitantes é a fantástica vista que tem do Farol da Barra. Aproveite quando estiver por perto, para dar uma passada por aqui.
10. Caminhar até o Forte de Santa Maria e Forte São Diogo
Numa rápida caminhada, de aproximadamente 5 minutos pelo tranquilo calçadão, você estará no Forte de Santa Maria. Desde aqui você pode apreciar a vista e o Farol da Barra no fundo.
Se caminhar mais 5 minutos chegará até o Forte São Diogo, de onde se têm também uma ótima paisagem.
Antes de chegar ao Forte São Diogo, você vai passar pelo Marco de Fundação da cidade de Salvador. Um belo monumento em pedra de lioz que foi fundado em 1952 e carrega a história da colonização portuguesa.
Durante esse pequeno passeio é possível descobrir lugares encantadores da capital baiana e apreciar as belas paisagens do lugar.
11. Conhecer a Praia Farol da Barra
A Praia Farol da Barra é considerada uma das melhores praias de Salvador e fica do lado esquerdo do Farol que tem o mesmo nome. Na maré baixa se formam piscinas naturais e na praia há um calçadão ótimo para fazer boas caminhadas.
12. Visitar a Praia Porto da Barra
Esta outra ótima praia está localizada entre o Forte de Santa Maria e o Forte do São Diogo. As águas são calmas e limpas e por aqui você também vai encontrar piscinas naturais. Aos finais de semana é muito movimentada, se puder venha durante a semana que é mais tranquila.
Você pode se organizar para passar o dia na região e conhecer todos esses maravilhosos lugares. Por aqui também encontrará ótimas opções para degustar a deliciosa gastronomia baiana.
13. Ver o pôr do sol na Ponta de Humaitá
Outro dos lugares que disputa o melhor pôr do sol de Salvador é a Ponta de Humaitá. Segundo os moradores de Salvador, aqui está a melhor vista do pôr do sol, assim que vale a pena conferir e tirar as próprias conclusões.
Aproveitando que está na região, você também poderá visitar a Igreja do Senhor do Bonfim.
14. Visitar a Igreja do Senhor do Bonfim
Um destino emblemático de Salvador é a Igreja do Senhor do Bonfim, o lugar é um representante fiel da fé dos baianos.
Por fora, a grade enfeitada com as fitinhas amarradas é outro dos cartões postais da Bahia. Por dentro, a igreja, construída em estilo rococó e neoclássico, se diferencia da maioria das igrejas de Salvador.
15. Ir à Casa do Rio Vermelho
Rio Vermelho é um lugar boêmio com muitas opções gastronômicas e vida noturna, e é nesse bairro que está localizada a Casa do Rio Vermelho.
O local serviu de moradia para o casal de escritores: Jorge Amado e Zélia Gattai, que passaram 40 anos no lugar. A casa cheia de memórias e visitantes ilustres vai receber você para transmitir um pouco das vivências do casal e da história do imóvel.
16. Conhecer a Praia do Buracão
Quer conhecer uma praia escondida no bairro do Rio Vermelho? Então, não pode deixar de visitar a Praia do Buracão!
Essa agradável praia, passa desapercebida para quem vai de carro pela rua Odilon Santos, a caminho de Amaralina e Pituba. A praia está localizada ao pé de um barranco e escondida por prédios residenciais do bairro.
Por esse motivo, é uma praia com menos afluência de gente, porém muito cuidado quando for tomar um banho de mar, já que a praia costuma ter muita correnteza.
17. Visitar a Praia de Itapuã
A praia de Itapuã, perpetuada nas músicas, é um lugar que vale muito a pena a visita.
Para quem gosta de águas calmas, essa praia é perfeita. Na maré baixa se formam piscinas naturais o que proporciona um visual lindo e um banho relaxante. Rodeada de coqueiros, tem uma paisagem encantadora.
Na sua visita à região, aproveite para comer o acarajé da Cira, famoso no país inteiro e considerado o melhor da cidade. Você pode encontrar esse famoso acarajé no Largo de Itapuã.
Aproveite a visita a Itapuã e conheça também as praias de Stella Maris e Flamenco, que ficam depois de Itapuã.
18. Conhecer o Solar do Unhão e o MAM
O Solar do Unhão faz parte de um belo conjunto arquitetônico que você precisa conhecer. Além do Solar — antigo engenho de cana-de-açúcar — há um cais privativo, um aqueduto, um chafariz e uma senzala. No mesmo complexo, está a Capela de Nossa Senhora da Conceição e o Museu de Arte Moderna da Bahia.
Além da bela paisagem do lugar, é possível apreciar apresentações de jazz e interessantes exposições no Museu de Arte Moderna. No espaço, também há um restaurante que oferece ótimos pratos para degustar e uma fantástica vista.
19. Dar um mergulho na Praia da Paciência
A pequena Praia da Paciência está localizada entre os bairros de Rio Vermelho e Ondina. Não é um lugar muito conhecido por turistas, porém, suas piscinas naturais convidam a dar um delicioso mergulho.
Por não ter boa infraestrutura, fica difícil passar o dia inteiro, mas vale a pena experimentar as suas encantadoras águas e apreciar a sua acolhedora paisagem.
20. Conhecer as gordinhas de Ondina
Aproveitando a sua visita à Praia da Paciência, não deixe de conhecer as gordinhas de Ondina, como é popularmente conhecida a obra “Mulheres do Brasil”.
São três simpáticas esculturas de pouco mais de 3 metros de altura, assinadas pela artista plástica baiana Eliana Kertész e estão localizadas na Avenida Adhemar de Barros.
Salvador é um destino acolhedor que recebe os turistas de braços abertos. O histórico lugar guarda lugares únicos que caracterizam o destino e ficarão por sempre na sua memória.
E se quiser curtir as festas de Salvador, não deixe de visitar a cidade no Carnaval, o clima por aqui é incomparável!
Agora que você já sabe o que fazer na capital baiana, vai precisar de transfer em Salvador? Então, conheça os nossos serviços dentro da capital e para todo o estado da Bahia.
Kommentare