Você sabia que existem muitos fatos históricos de Morro de São Paulo que, quando conhecidos, tornam a viagem para cá muito mais interessante?
No tópico abaixo, vamos listar especificamente 4 deles, que com certeza você precisa conhecer para ver Morro por outros olhos e admirar ainda mais esse destino.
Fatos históricos de Morro de São Paulo que vale a pena conhecer
Fato 1: Morro já foi sede de uma capitania
Trata-se, mais especificamente, da capitania de Ilhéus, uma das três capitanias que passaram a existir no litoral da Bahia em 1534, por determinação do rei Dom João III.
A sede propriamente dita, localizada exatamente onde hoje está Morro, foi “inaugurada” oficialmente no dia 29 de julho e, como homenagem a essa data conhecida como Dia de São Paulo, o local passou a se chamar Morro de São Paulo.
Eis um ótimo fato histórico, principalmente se você sempre se perguntou por que Morro de São Paulo tem esse nome.

Fato 2: Participamos da Segunda Guerra Mundial por intermédio de Morro
Essa frase pode parecer um tanto exagerada (e não é, necessariamente, motivo de orgulho), mas faz total sentido. Foi aqui em Morro de São Paulo, especificamente na Primeira Praia, que pôde-se testemunhar o naufrágio dos navios brasileiros Itagiba e Arará.
Ambos foram torpedeados pelos nazistas, o que desencadeou a participação brasileira na guerra.
Fato 3: Já acolhemos Dom Pedro II
O local que hoje é conhecido como O Casarão, uma renomada pousada com um restaurante impecável, foi construído em 1608. E, ao que tudo indica, serviu de abrigo para Dom Pedro II e demais personalidades da corte portuguesa, quando estiveram por aqui em 1859.
Para muitas pessoas, não se trata de um fato verídico. Mas, as anotações feitas pelo próprio Imperador em seu diário de viagem, hoje guardado no Rio de Janeiro, provam se tratar de uma informação verdadeira.
Então, não pense duas vezes e coloque O Casarão na sua lista do que ver e fazer em Morro de São Paulo.

Fato 4: Morro já foi um destino extremamente “roots”
Eis um dos mais recentes fatos históricos de Morro de São Paulo: esse destino, antes de ser como o conhecemos hoje, era frequentado por mochileiros e hippies que tinham como objetivo desbravar inúmeros recantos do país.
O resultado, não poderia ser outro: mesmo recebendo somente esse perfil de turista, não tardou para que Morro fosse ficando popular e atraindo cada vez mais pessoas, se adequando aos poucos inclusive para atender quem procura uma estadia mais luxuosa.

Desbrave toda a história e a beleza de Morro de São Paulo
Todos esses fatos realmente fazem de Morro um lugar ainda mais especial, não é mesmo?
E você pode viver uma imersão em todos eles, e nas belezas locais, fazendo uma viagem para esse destino incrível do litoral baiano!
Visite agora mesmo nosso blog para saber mais detalhes sobre tudo o que poderá conhecer por aqui.
Afinal, se você gostou de conhecer alguns fatos históricos de Morro de São Paulo, com certeza irá gostar de conhecer, também, detalhes mais gerais sobre o destino.