top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Quando o assunto é lazer com vista para o mar, fica difícil não pensar no litoral do território baiano. O famoso estado do axé já foi eleito o melhor destino turístico por conta de sua variedade de atrativos, com opções de programas para todos os gostos e os tipos de públicos.

Se você não consegue pensar em outro lugar para fazer um incrível passeio, precisa se informar sobre as praias mais bonitas da Bahia. Este artigo tem uma lista completa para orientar suas escolhas e facilitar a montagem de um bom roteiro. Não perca!

1. Morro de São Paulo

As belas praias de Morro de São Paulo vistas de cima
Morro de São Paulo e suas belas praias vistas de cima.

Localizado na cidade de Cairu, na Ilha de Tinharé, esse distrito tranquilo é lar de quatro povoados e atrai pessoas interessadas em diferentes atividades. O descanso e a diversão são garantidos nas melhores praias da região, que têm nomes relacionados à posição ocupada na ilha:

  1. Primeira praia — abriga as primeiras construções do distrito, o que inclui lojas, pousadas e residências. Tem ótima vista para o Farol do Morro e é propícia para a prática de surfe, banana boat e mergulho;

  2. Segunda praia — é uma das mais badaladas por abrigar bares e restaurantes com som ao vivo e cardumes com peixes coloridos. Sua faixa de areia é ocupada para a realização de diversas modalidades esportivas (vôlei, rúgbi, frescobol etc.) e festas de luau;

  3. Terceira praia — sua calmaria atrai grupos que curtem contemplar os cenários aquáticos sobre ou sob a água. Por isso, vale a pena ir até o local se o objetivo é praticar mergulho ou stand up paddle;

  4. Quarta praia — por ser a mais deserta da lista e ter águas mornas, é perfeita para pessoas que querem fazer atividades tranquilas, como um banho relaxante, leitura, meditação e caminhada.

As praias do Morro de São Paulo ficam bem próximas, o que facilita o aproveitamento máximo do potencial de cada uma. Algumas podem ser acessadas a pé, mas a maioria dos visitantes utiliza o transporte de catamarã.

2. Ponta dos Castelhanos

Lancha que leva a uma das praias mais bonitas da Bahia, Ponta dos Castelhanos
Passeio de lancha à linda praia Ponta dos Castelhanos.

Esse destino de tirar o fôlego também fica no município de Cairu, mais especificamente na Ilha de Boipeba. Trata-se de uma praia que recua quase um quilômetro durante a mudança da maré, o que faz com que revele belas piscinas naturais, pontões de areia e formações de corais.

A tranquilidade constante é um dos motivos para incluir Ponta dos Castelhanos em seu planejamento de viagem para a Bahia. Por não contar com opções de hospedagem próximas da costa, o local preserva a atmosfera pacata das melhores ilhas do mundo.

O movimento maior ocorre no período da manhã e da tarde, com vários barcos deixando as pessoas em diferentes pontos das águas. As famílias e os casais que não abrem mão de uma boa refeição podem degustar as delícias servidas nas barracas que costumam ser montadas pela região.

3. Taipu de Fora

Localizada na Península de Maraú, é considerada uma das praias mais bonitas da Bahia e um dos lugares mais valorizados do Brasil. Suas paisagens são compostas por elementos típicos de ambientes paradisíacos: mar azul, águas calmas, areia clara e fileiras repletas de coqueiros altos.

Uma dica para quem pretende visitar Taipu de Fora é programar a viagem para semanas de lua cheia ou lua nova. É nesses períodos que a maré sofre alterações mais intensas, evidenciando as piscinas naturais que podem ser contempladas com um simples olhar ou a partir de um banho revigorante.

Outra orientação para aproveitar um dos melhores destinos do estado é fazer mergulho em diferentes áreas. Você se encantará com a vasta biodiversidade local, que inclui espécies de peixes e outros animais marinhos. Tudo pode ser facilmente observado em meio à água limpa e cristalina.

4. Prainha e Praia de São José

Ambas pertencem ao município de Itacaré e são rodeadas por trechos de Mata Atlântica. Comparadas às outras citadas no post, são áreas ainda pouco exploradas por turistas. Por conta disso, aparentam ser mais isoladas, especialmente em épocas de baixa temporada.

Apesar do característico sossego, a Prainha e a Praia de São José são excelentes para diversas atividades. Ou seja, se você pretende passar um feriado ou as férias no litoral baiano, pode incluir as duas opções no roteiro. Vale desde pegar ondas até fazer trilhas para observar a fauna e a flora do entorno.

Outros programas interessantes incluem a prática de esportes de aventura e a visualização da desova das tartarugas que se reproduzem na região. Cabe destacar que, embora estejam localizadas em área de preservação ambiental, essas praias contam com ótima infraestrutura.

5. Praia de Guarajuba

Guarajuba, uma das praias mais bonitas da Bahia
Guarajuba é outra das praias mais bonitas da Bahia

Situada no distrito de Camaçari, é famosa pelo visual rústico que mantém desde a época em que consistia em uma simples vila de pescadores. A experiência positiva começa pela vista, composta por linhas de coqueiros e rasas piscinas naturais que convidam qualquer pessoa a se aproximar.

A combinação de areia fofa e águas claras é outro destaque que faz com que as caminhadas e as corridas à beira-mar se tornem extremamente agradáveis. A presença de ondas tranquilas torna o destino perfeito para atividades em família, especialmente aquelas com crianças pequenas.

Guarajuba também é famosa pelas condições adequadas à pesca e ao mergulho, que permitem contato com espécies de peixes, caranguejos e ouriços-do-mar. Se o objetivo for ter um pouco mais de aventura, basta avançar alguns metros em direção à orla da área vizinha, conhecida como Praia do Surf.

6. Praia de Stella Maris

Popular no litoral da capital baiana, é um dos principais atrativos de Salvador. Seu mar limpo é ótimo para banho, mas também é aberto e abriga ondas propícias para a diversão dos praticantes de surfe e bodyboard. No verão, o local fica bastante agitado, com festas que reúnem turistas de diversas regiões.

De origem latina, o nome Stella Maris significa Estrela-do-Mar e foi definido em homenagem a um hotel que nunca foi construído. Apesar disso, saiba que opções de comércios, lounges e restaurantes não faltam nas proximidades da praia, que fica a poucos minutos do aeroporto da cidade.

Acabamos de filtrar algumas das melhores costas e faixas de areia para você conhecer em um passeio pela terra da felicidade. Esperamos que a lista facilite o seu planejamento e torne o processo decisivo mais simples. Depois, é só selecionar os destinos favoritos e curtir as praias mais bonitas da Bahia.

Agora que você sabe o que incluir em seu roteiro, que tal descobrir quanto custa viajar para a Bahia? Leia o nosso post sobre o assunto e saiba como definir o orçamento para viver essa experiência!

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

As 6 praias mais bonitas da Bahia para planejar a sua próxima viagem

252 visualizações

0 curtidas

0 comentário

As 6 praias mais bonitas da Bahia para planejar a sua próxima viagem

24/10/19

bottom of page