top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Além de conhecer pontos turísticos e ficar hospedado em um estabelecimento aconchegante, o turista, por vezes, tem o desejo de sair um pouco do convencional de uma viagem e de viver novas sensações em um lugar novo. Isso pode ser feito por meio de um conceito que ganhou diversos interessados pelo mundo — o turismo de experiência.

Existem aquelas pessoas que, ao fazerem um planejamento dos dias que passarão em determinado local, ficam na dúvida sobre quais são os principais atrativos que tal lugar tem a oferecer. Cada grupo de indivíduos de uma região carrega costumes e características marcantes que poderão nos fazer refletir sobre vários aspectos da nossa vida. Logo, é muito importante conhecê-los.

Nos tópicos abaixo, daremos mais informações a respeito desse tema e mostraremos as vantagens que o viajante terá ao investir nesse tipo de serviço. Ficou curioso para saber o significado dele? Então, continue conosco até o final deste artigo e tenha uma boa leitura!

O conceito do turismo de experiência

A proposta do turismo de experiência é oferecer serviços aos turistas por meio dos quais eles possam vivenciar a rotina e a cultura de um povo. Cada capital do nosso país tem riquezas e grandes histórias para contar. Esses lugares guardam fatos curiosos e preservam costumes, representando, praticamente, uma aula de antropologia aos que desejam conhecer mais da mente humana.

Ele é uma forma de incentivo cultural e de promover a empatia entre diversos tipos de pessoas. Um exemplo disponível em Morro de São Paulo é o Mangue Riders, uma atividade de imersão na qual é possível entender o dia a dia dos cidadãos que moram perto dos mangues. Você pode fazê-lo com seu grupo, de até seis pessoas, ou individualmente.

Pessoas navegando em uma canoa no Mangue Riders, vivenciando o turismo de experiência
Mangue Riders, uma experiência única.

As vantagens de realizar o turismo de experiência

O ser humano que gosta de expandir seu conhecimento consegue evoluir com facilidade tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Além de o turismo de experiência ser algo que oferece bem mais que a teoria, essa atividade carrega muitas vantagens com ela. Confira quais são nos tópicos a seguir!

Promoção de uma troca cultural

Toda pessoa tem uma história para contar, não é verdade? Seja triste, seja feliz, há sempre algo proveitoso a ser tirado das experiências relatadas por nativos de uma região. A forma de pensar, as crenças, os hábitos que sobreviveram com o passar do tempo e as oportunidades de trabalho daquela localidade são alguns dos rumos que uma conversa poderá tomar.

Com essa troca de informações, é possível entender os valores que esses grupos carregam e que os mantêm firmes diante de quaisquer situações que passam pela vida. É uma mútua maneira de compartilhamento, pois você terá a oportunidade de dividir um pouco do seu ponto de vista com eles. Esse tipo de prática enriquece o ser humano e é muito necessária nos dias de hoje.

Descoberta de paisagens incríveis

Terceira Praia de Morro de São Paulo, um ótimo lugar para o turismo de experiência
O turismo de experiência permite vivenciar paisagens maravilhosas como a Terceira Praia de Morro de São Paulo

É de conhecimento geral que cada lugar do mundo tem pontos turísticos e passeios interessantes que contam um pouco da história daquela região. No entanto, existem lugares, em um determinado destino, dos quais nem todos os turistas ouviram falar, só os que fazem parte de tal localidade sabem.

Logo, é uma boa oportunidade de explorar novas paisagens e ir além do que é mostrado no turismo convencional. Afinal, há sempre um encanto ainda não explorado que proporcionará momentos bastante prazerosos e que ficam guardados na memória afetiva de um indivíduo.

Aprendizagem sobre a história do nosso país

Aos que gostam de explorar a história do nosso país, o turismo de experiência é o tipo de programa que não pode faltar na sua viagem. Do descobrimento em 1.500 até os dias de hoje, muitos eventos marcaram o Brasil, e cada cidade tem um pouco para contar desse longo período de conquistas e perdas.

Essas ocasiões ajudaram a moldar o comportamento e o discernimento de um povo que, com o tempo, criou raízes, fez herdeiros e dividiu experiências que ficaram eternizadas no coração daqueles com os quais os laços foram formados. Além de conhecimento, o respeito é um dos sentimentos que precisam ser preservados, e esse serviço ajuda muito a desenvolvê-lo nas pessoas.

Contato com culinárias diversas

Panela de barro com moqueca de camarão
Experimentar a culinaria local faz parte das vivências de toda viagem.

Holandeses, portugueses, índios e outros povos fizeram contribuições para que muitos dos pratos típicos de uma determinada região surgissem. Com o turismo de experiência, você e o seu grupo não só provarão alguns deles, mas também terão a oportunidade de aprender a fazê-los.

A maioria dos ingredientes que foram misturados até que um determinado prato surgisse era proveniente de alimentos que estrangeiros traziam do país de origem de cada um ou de itens que davam em abundância naquele lugar em uma específica época do ano.

Logo, se você gosta de culinária e quer aprender novos temperos e novas formas de cozinhar, esse é um programa que não pode ficar de fora da sua viagem.

Evolução como pessoa

É importante que todo indivíduo não fique estagnado e sempre procure programas que o ajudem a enxergar além das possibilidades disponíveis para que ele possa dar o melhor de si no ambiente corporativo e nos desafios que surgem ao longo da vida pessoal.

Com o turismo de experiência, ele poderá mudar um pouco a visão que tem de um estado, de uma cultura e até do mundo em sua totalidade. É por meio dessas vivências que as pessoas aprendem a dar valor ao que realmente importa e a focar coisas que colaborem para as conquistas pessoais e para a evolução humana.

A escolha da empresa de transporte

Dentro do seu planejamento de viagens, há vários itens que devem ser conferidos, e você não pode esquecer nenhum deles. As roupas que serão levadas na mala, a documentação necessária, materiais importantes, hospedagem, escolha do seu programa de turismo de experiência e também a empresa que ajudará na condução até o local.

Existem regiões em que a chegada até lá requer um meio de transporte bastante específico. Por exemplo, a principal forma de chegar ao Morro de São Paulo é com a ajuda de catamarãs. Logo, fique atento a esses detalhes e reserve com antecedência para que você baseie seu roteiro nos horários em que eles estarão disponíveis.

Deu para entender a importância do turismo de experiência? Esperamos que este artigo tenha ajudado você a compreender o quanto esse serviço é válido e o quanto ele trará benefícios para a sua vida.

A agência Bahia Terra Turismo é uma empresa que oferece o aluguel de transportes para vários lugares da Bahia. Entre em contato conosco por meio do nosso site e agende sua viagem nas diversas opções de divertimento que o nosso estado oferece.

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Turismo de experiência: entenda mais sobre o conceito!

144 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Turismo de experiência: entenda mais sobre o conceito!

12/03/20

bottom of page