top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Uma das coisas que mais despertam a curiosidade nas pessoas que fazem viagens para lugares novos é a gastronomia local, que, geralmente, apresenta opções atraentes. Aqui na Bahia, existem alguns estabelecimentos que oferecem pratos típicos da culinária baiana que todos precisam experimentar.

Além de uma rica herança cultural e de um grande número de praias que apresentam características bastante peculiares, esse estado oferece diversas escolhas que deixarão o turista bem alimentado com a variedade de comidas de que o local dispõe.

Portanto, fique ligado em alguns exemplos que disponibilizaremos nos tópicos abaixo e veja um pouco da riqueza de sabores que você só encontrará em território baiano. Continue conosco até o final e tenha uma boa leitura!

A tradição da culinária baiana

Sob a influência dos índios, africanos e portugueses, os pratos típicos da culinária baiana são resultado dessa mistura de povos, em que cada um contribuiu para a existência de tais comidas que viraram tradição e são procuradas por muitos que visitam o estado.

Alguns elementos são inconfundíveis e estão presentes em boa parte das receitas: o azeite de dendê, que é feito com o fruto de Dendezeiro e é rico em vitamina A, o leite de coco, os legumes, o camarão e também outros tipos de frutos-do-mar.

Os principais pratos típicos da culinária baiana

Como forma de melhorar ainda mais a sua estadia na Bahia, os pratos típicos da culinária baiana trarão uma experiência incrível, e algumas dessas opções podem ser encontradas nos melhores restaurantes do estado. Veja, abaixo, os exemplos de algumas das iguarias que você poderá experimentar.

1. Acarajé

Prato de acarajé com acompanhamentos tipicamente baianos
Quem vai para a Bahia e se resiste a um acarajé?

Uma das palavras mais lembradas e que sempre é relacionada com a Bahia é o acarajé. Esse é um dos pratos típicos da culinária baiana que melhor traduzem essa mistura de sabores que é a gastronomia desse estado que apresenta tantos encantos.

Feito com uma massa à base de feijão frade, os acarajés são recheados com camarão seco, pimenta, caruru e vatapá. Seu preparo também leva sal e cebola, e ele é frito no azeite de dendê.

2. Abará

Conhecido como um membro da mesma família do acarajé, o abará é outra especiaria encontrada na Bahia. É um dos pratos típicos da culinária baiana e também recebe o feijão frade no seu preparo. No entanto, eles são cozidos em folhas de bananeira e podem ser recheados com os mesmos itens presentes nos acarajés.

3. Xinxim de galinha

O xinxim de galinha também tem sua popularidade entre os pratos típicos da culinária baiana. O seu preparo requer os seguintes ingredientes: frango, camarão descascado e seco, alho, cebola, gengibre, leite de coco, coentro, pimenta, sal, azeite de dendê, amendoins e castanhas de caju moídas, que dão toda a textura de que o prato precisa.

4. Bobó de camarão

Outra opção entre os pratos típicos da culinária baiana é o bobó de camarão. Normalmente, ele é acompanhado por uma porção de arroz e feito com camarões descascados, cheiro verde, leite de coco e mandioca. Degustar desse prato é uma experiência que deve estar presente no seu planejamento de viagem.

5. Sarapatel baiano

O sarapatel é outro dos pratos da culinária nordestina, e com algumas peculiaridades típicas da região faz parte dos pratos típicos baianos. A base da sua preparação é o sangue e os miúdos de porco muito bem temperados.

Apesar de ser um prato de origem português, a Bahia lhe emprestou seus temperos e resultou em uma iguaria com um delicioso toque nacional.

6. Moqueca

Moqueca de camarão, prato tipico da Bahia
Moqueca de camarão, um dos pratos típicos baianos mais procurados

A moqueca é um prato feito com diversas variedades. Pode ser feito a base de peixe, frutos-do-mar, aratu (um tipo de mexilhão), maturi (um tipo de castanha) ou camarão. Para lhe dar aquele sabor tão imponente, conta com os temperos tipicamente baianos, como azeite de dendê, leite de coco e coentro, que complementam o delicioso sabor dessa famosa receita que tanto agrada os visitantes da Bahia.

7. Camarão à baiana

O camarão, assim como os frutos-do-mar em geral, são a base de muitas das delícias que se encontram na Bahia. O camarão à baiana é um delicioso prato com uma base preparada com leite de coco e coentro, dois ingredientes que não faltam em nenhuma cozinha da região.

8. Arroz com coco

O arroz com coco é um acompanhamento sofisticado que tem muito presente o sabor da Bahia. Para dar o toque especial ao arroz é acrescentado leite de coco e em alguns casos, coco ralado queimado.

Um arroz saboroso que pode servir como acompanhamento de qualquer uma das iguarias da região.

9. Arroz de auçá

Outra versão de arroz típica da região é o arroz de auçá, ou hauçá. Por si só, esse arroz já vale por uma refeição. Entre seus ingredientes estão o charque, o camarão seco, o dendê e a pimenta. Uma verdadeira delícia!

10. Efó

O efó é um refogado com os temperos tradicionais da Bahia. Originalmente o prato era feito com uma planta conhecida como língua-de-vaca, porém, hoje é mais comum fazê-lo com taioba, mostarda ou espinafre. Além disso, outro dos ingredientes que dão sabor ao prato é o camarão seco.

11. Feijão de leite

O feijão de leite é outro dos pratos típicos da culinária baiana que vale a pena experimentar. Um excelente acompanhamento para a moqueca ou peixe frito. O feijão de leite é cozido com leite de coco e açúcar, entre outros temperos. Uma peculiar combinação com um resultado surpreendente.

Como você percebeu ao longo deste artigo, os pratos típicos da culinária baiana são muito convidativos, e a simplicidade do seu preparo é o que os tornam mais atrativos.

Portanto, não deixe de experimentá-los na sua próxima viagem a um território baiano. Assim, você levará também maravilhosas lembranças no seu paladar.

Gostou deste conteúdo? Então, continue conosco e conheça um pouco da história de Morro de São Paulo, um lugar surpreendente na Bahia e que é cheio de encantos.

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

11 pratos típicos da culinária baiana para experimentar

1410 visualizações

0 curtidas

0 comentário

11 pratos típicos da culinária baiana para experimentar

26/10/20

bottom of page