Viaje para a Bahia: esta é uma das melhores dicas de viagem pelo Brasil que podemos te dar. E, uma vez estando nesse estado incrível, não deixe de provar a moqueca baiana ao menos uma vez.
Você irá se apaixonar pelos sabores e, ao retornar para casa, poderá matar a saudade por meio das receitas a seguir.
Receitas de moqueca baiana para preparar em casa
Sendo tradicionalmente feita sem abrir mão da panela de barro, do leite de coco, do azeite de dendê e dos pimentões, a moqueca baiana possui alguns preparos diversificados.
Para a receita básica da moqueca baiana, é feito o refogado no azeite de dendê com alho, cebola, tomate e pimentão em rodelas. Após cozinhar por aproximadamente 5 minutos, é colocado o ingrediente principal que pode ser peixe, camarão, polvo ou vegetariana, quando estiver cozido se acrescenta o leite de coco e o coentro picado.
Confira 7 exemplos de preparos deste prato típico baiano que você pode fazer em casa a qualquer momento:
1. Moqueca baiana tradicional
A moqueca baiana de peixe é a tradicional, sabia?
Ela é preparada com as postas do pescado escolhido, que são organizadas no fundo da panela por cima do refogado, podendo até mesmo ser acompanhadas pela cabeça e pela cauda, que deixam a receita ainda mais saborosa.
Importante: o peixe sempre precisa ficar marinando um pouco, e a montagem da moqueca, de modo geral, é feita em camadas.
2. Moqueca de camarão
A moqueca baiana com camarão também faz imenso sucesso nos mais diversos destinos turísticos da Bahia, sendo fácil encontrá-la durante suas viagens e reproduzi-la em casa posteriormente.
Neste caso, os camarões usados também devem marinar um pouco, antes de serem trabalhados junto aos demais ingredientes. E, aqui vai uma dica preciosa: por se tratar de uma reprodução caseira, não se limite ao uso da panela de barro para esta receita ou para as demais apresentadas neste conteúdo, combinado?
Caso tenha apenas panelas normais em casa, use-as sem problemas.
3. Moqueca de palmito
Em suas viagens você sempre busca por locais com comida vegana ou vegetariana, por preferir evitar pratos com ingredientes de origem animal?
Se sim, irá amar saber que também pode fazer, em casa, uma receita de moqueca que tem o palmito como estrela, substituindo perfeitamente a textura entregue pelos peixes e camarões, por exemplo.
O sabor deste preparo definitivamente também não deixa a desejar, combinando perfeitamente com um arroz branco fresquinho.
4. Moqueca mista
O que vem à sua mente quando você lê o termo “moqueca mista”?
Pois saiba que ele não poderia ser mais literal: esta moqueca baiana, como seu próprio nome dá a entender, é aquela cuja receita literalmente mistura os ingredientes principais que, geralmente, têm fama própria em outras receitas de moqueca.
É o caso, por exemplo, do peixe e do camarão, já citados.
Inclusive, é extremamente comum estar em um restaurante baiano, como o Restaurante Santa Luzia em Morro de São Paulo, e ver no cardápio a opção de pedir uma moqueca que leva tanto camarão quanto peixe (entre outras proteínas) na receita.
Receita esta que também pode ser preparada no conforto de sua casa.
5. Moqueca com leite de coco caseiro
É basicamente uma regra: quanto mais fresco o leite de coco estiver, mais saborosa a moqueca baiana tende a ficar. E nada possui maior frescor do que produzir o ingrediente em casa, não é mesmo?
Então para essa receita, especificamente, você deverá escolher a base proteica que irá usar e separar os demais ingredientes normalmente, agindo diferente apenas na etapa do leite de coco, que deverá ser preparado separadamente por meio desses 3 passos simples:
1. No liquidificador, bata o coco ralado junto à água morna, até estar tudo bem triturado (4 minutos, em média);
2. Depois, esprema esta mistura em um pano de prato, ou passe-a em uma peneira bem fina, para que todo o leite seja extraído;
3. Separe o bagaço para uso em outras receitas, como bolos.
É muito menos trabalhoso do que tende a parecer, sendo que o leite de coco pode ser usado imediatamente depois de pronto.
6. Moqueca de banana
Voltando às opções veganas e vegetarianas, não poderíamos deixar de indicar uma receita de moqueca baiana que é vista como inusitada por muitas pessoas, mas não deixa de ser igualmente saborosa.
Trata-se da moqueca de banana-da-terra, sendo que esta fruta costuma ser utilizada em rodelas na receita e não precisa de nenhum pré-preparo, como o peixe. Ela precisa apenas esperar seu momento de “brilhar”, junto ao tomate, na etapa final do preparo.
Ah, e atenção: não substitua a banana-da-terra por outro tipo de banana, pois ela é a única que fica com o ponto de mordida perfeito.
7. Moqueca de polvo
Por fim, outra receita que vale tentar reproduzir em casa é a receita de moqueca baiana de polvo.
E, claro: para fornecer a textura certa que tanto amamos, o polvo usado precisa estar limpo e ser cortado em partes iguais, depois de cozinhar por meia hora na panela de pressão junto a outros ingredientes, que podem incluir até mesmo o vinho.
Esta é, na verdade, a parte mais trabalhosa da receita, acredite.
Outros sabores incríveis que a Bahia tem
Vale explicar, claro, que cada receita foi apresentada acima de forma resumida, sendo necessário que, ao escolher qual irá preparar, você busque a versão completa, que pode ser encontrada em segundos na internet para ser reproduzida.
E, obviamente, sempre que possível venha para a Bahia, onde poderá provar dos sabores “na fonte” e experimentar outras delícias que temos por aqui, a exemplo das lagostas suculentas, do icônico acarajé e dos drinks de cacau que podem ser encontrados nas proximidades das praias.
Aliás...
Por falar em praias, que tal conhecer algumas que poderão estar na sua próxima viagem?
Você provavelmente já sabe que em Morro de São Paulo, por exemplo, a Segunda Praia acaba sendo destaque e não pode ser excluída de nenhum roteiro. Mas o estado possui um litoral imenso!
Então, antes ou depois de se inspirar com o preparo da moqueca baiana de sua preferência, conheça as melhores praias da Bahia: este será o primeiro passo para começar a planejar férias inesquecíveis.
Comentarios