top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Se você está em busca de dicas de viagem pelo Brasil, para viver experiências inesquecíveis, definitivamente deve considerar viajar para lugares nos quais a prática do mergulho livre é comum.

E, claro: também deve aprender mais sobre essa prática tão incrível, a fim de ser não só um espectador, mas, também, um praticante.

Aprenda tudo o que precisa no decorrer da leitura a seguir, e descubra quais são os melhores lugares do Brasil que os amantes do mergulho livre devem visitar.


mergulho livre em aguas claras
Mergulho livre

Entendendo o que é mergulho livre

O significado do termo mergulho livre não poderia ser mais simples: esta prática consiste justamente em um tipo de mergulho no qual o praticante fica livre de instrutores ou de equipamentos de maior volume.

Sabe quando você vê o vídeo de uma pessoa mergulhando em um local totalmente límpido, com um snorkel? Pois bem: essa pessoa está justamente praticando o mergulho livre que, não coincidentemente, também é chamado de snorkeling.

Inclusive, outra grande vantagem deste esporte tão peculiar é que ele exige somente 3 coisas: o snorkel propriamente dito, que nada mais é do que o tubo por onde o ar entra, a máscara que protege os olhos e permite a visibilidade e as nadadeiras, que permitem uma movimentação mais fluida, que não assusta os peixes.

Isso, claro, sem citar outras vantagens que devem ser levadas em consideração. Aliás: vantagens não, benefícios, a exemplo da redução do estresse, promoção do relaxamento nas articulações e fortalecimento dos músculos.

Muito mais simples do que um mergulho com cilindro, não é mesmo? Embora este outro, claro, também tenha todos os seus próprios benefícios, sendo muitos deles os citados acima.

Porém, para que realmente possa se beneficiar com o mergulho livre, é imprescindível que qualquer pessoa se atente a algumas precauções que deve ter, a exemplo destas abaixo:

Escolher muito bem o ponto para a prática

O mergulho livre pode ser praticado no mar ou em rios, por exemplo, mas é preciso haver atenção redobrada em relação ao ponto exato da prática: o indicado é que não seja local com correnteza, ou com entrada e saída de barcos.

Uma boa ideia, nesse caso, é escolher mergulhar em piscinas naturais.

Focar em apreciar, e não em tocar

Essa prática existe para que a vida aquática seja apreciada, e não tocada. Afinal, a ação humana pode causar danos, mesmo que seja um aparente toque inofensivo.

Os corais, por exemplo, são estruturas sensíveis, isso sem citar o fato de que podem machucar, assim como alguns peixes e outros seres que vivem na água.


mergulho livre com snorkel
Mergulho com snorkel

Os melhores lugares para praticar mergulho livre no Brasil

E agora que você já aprendeu mais sobre o mergulho livre, é hora de finalmente conhecer quais são os melhores lugares do país para essa prática, já tendo em mente um fato: tais locais são considerados os melhores por serem verdadeiros paraísos de águas cristalinas.

Aí vai uma lista com 5 deles:

1. Búzios (Rio de Janeiro)

Búzios é um destino conhecido justamente pelas paisagens espetaculares formadas pela vegetação e pelo mar, e definitivamente não decepciona quem está em busca de um bom lugar para a prática do snorkeling.

Os costões de João Fernandinho, de João Fernandes e do Forno são os pontos ideais para os mergulhadores.

2. Maragogi (Alagoas)

É impossível falar de águas cristalinas, com ótima visibilidade, sem citar Maragogi, não é mesmo?

Ali, nas piscinas naturais, os turistas conseguem viver experiências únicas, havendo passeios focados especificamente no mergulho com snorkel.

3. Porto de Galinhas (Pernambuco)

Mergulhar de forma livre em Porto de Galinhas também é uma experiência e tanto: a proximidade com centenas de peixinhos coloridos e a coloração da água rendem fotos espetaculares.

Lembrando que a bancada de corais propriamente dita está localizada a aproximadamente 200 metros da faixa de areia.

4. Ilha de Boipeba (Bahia)

Esse é o tipo de lista que precisa ser composta por destinos baianos, a exemplo da Ilha de Boipeba, localizada no Arquipélago de Cairu.

A beleza desse local é estonteante, ideal para quem quer calmaria e contato extremo com um modo de vida mais simples e com a natureza. E não são poucas as piscinas naturais que compõem Boipeba e têm todas as características necessárias para atrair os adeptos do mergulho livre.

As piscinas naturais de Moreré são um exemplo disso.

5. Morro de São Paulo (Bahia)

E, por fim, não poderíamos deixar de citar Morro de São Paulo que, por sua vez, é um destino localizado na Ilha de Tinharé, também dentro do arquipélago acima citado.

Aqui, é comum haver muito agito, mas o mergulho com snorkel, repleto de calmaria, também é uma atividade que faz muito sucesso entre os turistas. A Terceira Praia e as proximidades da Ilha do Caitá, por exemplo, costumam sempre atrair os mergulhadores que querem conhecer a natureza local por um ângulo completamente novo e surpreendente.


mergulho livre em familia
Mergulho livre em família

Prepare-se para viver as melhores experiências de sua vida

Por fim, é muito importante frisar que, caso deseje, você pode adquirir seu próprio equipamento para praticar o mergulho livre, mas isso não é uma obrigatoriedade. Afinal, nos destinos que atraem pessoas justamente por conta desse tipo de atividade, é muito fácil conseguir alugar os itens necessários, por um valor muito acessível.

Além disso, claro, não se esqueça de utilizar uma roupa de banho adequada e confortável, bem como utilizar protetor solar e se atentar às boas práticas para preservação da vida aquática, como jamais tocar nos corais ou subir neles e não tentar pegar os peixes com as mãos, por exemplo.

Aliás: sabe aquelas fotos fantásticas que você vê, de mergulhadores cercados por peixinhos coloridos?

Pois, acredite: os destinos acima citados possuem uma fauna tão rica que os peixinhos, curiosos, simplesmente se aproximam dos turistas, não sendo preciso forçá-los a isso para ter uma fotografia como lembrança.

E, se você escolheu Morro de São Paulo para começar a mergulhar e quer mais dicas de como se preparar para essa viagem que, sem sombra de dúvidas, será a viagem mais marcante de sua vida, não deixe de visitar o blog Morro de São Paulo Catamarã: nele, você encontrará literalmente tudo sobre esse destino. Dá uma olhada e confere!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Mergulho livre: 5 lugares que você precisa visitar com snorkel

160 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Mergulho livre: 5 lugares que você precisa visitar com snorkel

31/08/23

bottom of page