Quer uma ótima dica de viagem pelo Brasil? Aí vai ela: conheça ao menos uma das cachoeiras em Valença, na Bahia, durante a sua vinda para Morro de São Paulo.
E, sim: isso é perfeitamente possível, conforme explicado nos próximos parágrafos.
As cachoeiras em Valença, na Bahia, que você precisa conhecer
Também integrando a região conhecida como Baixo Sul da Bahia, a cidade de Valença faz parte do trajeto de todo viajante que decide contratar um serviço de transfer semi-terrestre para chegar em Morro de São Paulo, tendo a capital baiana (Salvador) como ponto de partida.
Assim mesmo, quem decide fazer o trajeto por conta própria, desembarca no Terminal Marítimo de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e tem que se dirigir ao terminal rodoviário ao lado, para pegar um ônibus para a cidade em questão.
E, uma vez ali, há a difícil decisão: continuar a viagem, ou passar alguns dias em Valença, a fim de conhecê-la melhor.
Caso você escolha a segunda opção, saiba que não irá se arrepender, pois de fato existem pontos interessantes a serem conhecidos e, entre eles, estão as cachoeiras que fazem sucesso entre os moradores e entre os turistas.
Que tal saber mais sobre 3 delas agora mesmo?
Para isso, atente-se à lista abaixo:
1. Cachoeira do Canta Galo
Se tratando das Cachoeiras em Valença (Bahia), é impossível não citar a Cachoeira do Canta Galo que por conta de sua localização no povoado de Sarapuí, não é raramente chamada, também, de Cachoeira de Sarapuí, mesmo não sendo a única da região.
A ida até ela, para quem está nas proximidades da cidade, não é difícil: de carro, a começar pela Rua da Aguazinha e depois seguindo pela Rua da Caixa D’Água, são cerca de 30 minutos de distância.
Mas o acesso propriamente dito exige que o visitante faça uma trilha curta, mas não se preocupe, é tranquila e faz parte do passeio para você conhecer melhor a região.
2. Cachoeira da Água Branca
Outro grande destaque entre as cachoeiras de Valença, na Bahia, é a Cachoeira da Água Branca, cuja localização é dentro de uma fazenda também chamada Água Branca, e cuja queda é de cerca de 30 metros.
Para chegar até lá, basta seguir 2 quilômetros depois da saída da cidade, sentido Guaibim e, então, virar à esquerda em uma estrada não pavimentada (Roldão). Pronto! Uma vez nesta estrada, siga por mais 10 minutos até avistar o portão da fazenda.
Cabe destacar que esta é uma propriedade particular que compõe uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Logo, a prática do ecoturismo atrelada ao respeito ambiental é indispensável.
3. Cachoeira do Candengo
Por fim, outra cachoeira muito interessante para conhecer durante sua passagem pela cidade é a Cachoeira do Candengo que, tendo o terminal rodoviário como ponto de partida, pode ser acessada em cerca de 15 minutos de carro.
Basta colocar a Estrada do Candengo no GPS e não há como ter erro no trajeto.
Ela te levará direto para as ruínas do antigo prédio da fábrica de tecidos, cuja área guarda a cachoeira em questão e é nada menos que uma APA (Área de Proteção Ambiental). Mas, atenção: o acesso às quedas d’água, que chegam a 5 metros, deve ser feito preferencialmente com a presença de um guia de turismo. A região é totalmente preservada e o ideal é ir com quem realmente conhece o lugar.
Estas são só algumas das cachoeiras em Valença, além delas, você também pode conhecer a Cachoeira do Formigueiro, a Cachoeira do Urubú e a Cachoeira da Bomba, todas elas na região de Sarapuí.
Aproveite Valença e suas cachoeiras, antes de seguir viagem
Agora que você já sabe que existem ótimas cachoeiras em Valença, que tal considerar aproveitar algumas delas para depois seguir até Morro de São Paulo?
Afinal, Valença está no meio do caminho e a distância é consideravelmente curta entre as cachoeiras e o centro da cidade, permitindo que você se refresque nesses locais e, depois, se dirija para uma boa hospedagem.
E, nesse sentido, estes são 3 dos diversos hotéis que podemos indicar:
1. Guaibim Hotel;
2. Hotel Onda Azul;
3. Hotel Galeão.
Inclusive, não se preocupe quanto às refeições: Valença é repleta de restaurantes e mercados. Mercados onde você poderá comprar seu lanche para se alimentar nas cachoeiras.
A água salgada te aguarda em Morro de São Paulo
E depois de conhecer ótimos pontos com água doce para compor seu roteiro, nada melhor do que saber um pouco mais sobre as praias que te esperam para um banho de água salgada no destino oficial de sua viagem, não é mesmo?
Eis o básico sobre elas, de modo geral:
São praias para os mais diversos gostos
Quando se trata de viajar para a Bahia, há quem busque por praias calmas e paradisíacas e, se esse for o seu caso, bem-vindo: a Quinta Praia, com toda a sua tranquilidade, te espera.
Já se o seu foco for algo mais animado, também não irá se decepcionar, desde que escolha a Segunda Praia para passar horas se divertindo.
Há diversificação, também, no que pode ser feito na faixa de areia ou junto ao mar: mergulho nas piscinas naturais, partidas de futevôlei, a prática de kitesurf... Ao menos uma das atividades locais irá te conquistar de imediato.
Com ótimas opções de hospedagens
Os hotéis e as pousadas de Morro de São Paulo estão localizados na vila propriamente dita e, também, em toda a extensão de praias que temos por aqui.
Cabe a você, portanto, decidir qual será a sua localização ideal e qual a vista incrível que gostará de ter todos os dias ao acordar.
Lembrando que as opções gastronômicas nas praias e proximidades também não deixam a desejar, presenteando cada viajante com o melhor da cozinha baiana.
Conseguiu a inspiração que precisava, para incrementar seu roteiro e viajar?
E agora que já conhece as cachoeiras de Valença (Bahia) e poderá aproveitá-las ao visitar a região, conheça as respostas para as perguntas frequentes sobre Morro de São Paulo: elas te darão ainda mais tranquilidade para visitar este cantinho baiano se planejando da maneira certa!
Comments