top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Se você gosta de aventuras e quer aproveitar ao máximo o destino escolhido para as suas férias, saiba que as trilhas em Morro de São Paulo são perfeitas para seu roteiro na Bahia. Estas oferecem condições variadas para perfis diferentes, desde aqueles que procuram percursos fáceis e rápidos, até aqueles que procuram percursos mais longos e difíceis.

Leia o texto abaixo e saiba como conhecer os locais mais afastados de Morro de São Paulo, por meio de uma das atividades que vai tornar seus dias de férias neste paraíso ainda mais divertidos e completos. Vamos conferir?

Melhores trilhas em Morro de São Paulo

Veja a lista a seguir e saiba qual das trilhas se encaixa em seu tempo disponível e em seu perfil como viajante.


Trilha para a Gamboa do morro
Trilha para a Gamboa

1. Trilha para Gamboa

Se você está em Morro e deseja visitar o povoado de Gamboa, devemos dizer que essa é uma ótima ideia que pode ser concluída de diferentes formas. Por ser um povoado que fica ao lado da vila, a distância realmente não é muito grande entre ambos os pontos, por isso, esta pode ser considerada uma trilha fácil em Morro de São Paulo.

Além dos barcos, uma possibilidade interessante para chegar até a Praia de Gamboa é utilizando as trilhas que, nesse caso, podem ser feitas por dois percursos diferentes.

A trilha para Gamboa pela mata tem cerca de 5 km partindo da Primeira Praia, sendo um trajeto de dificuldade moderada que pode ser percorrido em aproximadamente 1 hora e 10 minutos, desde que você tenha a rota baixada em algum dispositivo, já que isso evita atrasos durante o caminho.

Por outro lado, também é possível chegar até Gamboa pela praia, se a maré estiver baixa, sendo muito importante verificar a tábua de marés com antecedência ao passeio.

O trajeto passa por praias menores, como a Praia do Porto de Cima, sendo um percurso fácil de aproximadamente 50 minutos.


Trilha para a Fonte do Ceu
Trilha para a Fonte do Céu

2. Trilha para a Fonte do Céu

A Cachoeira Fonte do Céu é um ponto turístico de Morro de São Paulo que muitas vezes passa despercebido. No entanto, o local tem uma paisagem paradisíaca que vale a sua visita, sendo um cenário composto por uma queda d'água de aproximadamente 5 metros de altura.

É ainda um local muito preservado e uma região que permite total contato com a natureza. Para chegar até o local, você pode aproveitar a sua visita ao povoado de Gamboa, já que a fonte fica em uma bifurcação da trilha que leva a Praia da Gamboa, a qual explicamos acima.

Cabe mencionar que partindo da vila, são aproximadamente 40 minutos de trilha para chegar até a Fonte do Céu.


Trilha para a Quinta Praia
Trilha para a Quinta Praia

3. Trilha para a Quinta Praia

Agora, falando sobre essa trilha em Morro de São Paulo, podemos dizer que a opção é um trajeto de nível iniciante. Porém, é preciso ter disposição para chegar até o ponto mencionado. O percurso fica totalmente do lado oposto que as duas atrações que citamos acima.

Ao todo, partindo da Primeira Praia é necessário percorrer em média 1h30 à beira-mar para chegar à Quinta Praia, também conhecida como Praia do Encanto. Por lá, você terá um ambiente preservado, reservado e sossegado para aproveitar, especialmente na baixa temporada.

O ponto positivo dessa trilha é que você poderá ir fazendo paradas durante o percurso, o que permite que você conheça outros pontos interessantes de Morro de São Paulo, como a Terceira Praia ou a Quarta Praia. Para sua segurança e a dos envolvidos, é importante verificar a tábua de marés e só fazer o passeio na maré baixa.


Trilha de Garapua
Trilha de Garapuá

4. Trilha de Garapuá

Por fim, vamos falar sobre a Praia de Garapuá que, basicamente, fica após todo o percurso utilizado para chegar à Quinta Praia, que detalhamos acima. Essa trilha em Morro de São Paulo leva a uma praia que, assim como a de Gamboa, não fica exatamente na vila, já que este é outro povoado dentre os quatro da Ilha de Tinharé.

O cenário de Garapuá é incrível, sendo um ambiente extremamente calmo, reservado e tranquilo. Este é um povoado pouco concorrido em comparação às principais praias de Morro de São Paulo.

Ao todo, partindo da área central de Morro de São Paulo, você deverá percorrer cerca de 12 km, sendo necessário andar 2 horas a pé partindo da Quinta Praia. Para ter segurança durante o trajeto, que passa por matas e mangues, é recomendado contratar um guia. Porém, é importante lembrar que existem outros meios de chegar até o ponto como o passeio de 4x4 de Morro até Garapuá.

O que levar para as trilhas em Morro de São Paulo

Agora que você conhece as melhores trilhas em Morro de São Paulo, é essencial que você saiba o que é necessário ter para fazer o percurso com segurança, tranquilidade e o máximo conforto possível.

Confira a lista:

  • água: leve água suficiente para hidratar-se durante toda a trilha. Isso é indispensável para evitar sintomas físicos negativos;

  • alimentos: alimentos leves, como barras de cereais, frutas secas, nozes e sanduíches, podem fornecer energia durante a caminhada, sendo também muito úteis em casos de emergência;

  • protetor solar e repelente: proteja sua pele dos raios UV com um bom protetor solar, sendo este um produto indispensável para evitar queimaduras. Além disso, o repelente, também é indicado para evitar possíveis picadas de pernilongos;

  • chapéu e óculos de sol: para proteger sua cabeça e olhos dos raios UV, esses itens são indispensáveis, sendo indicados para tornar sua caminhada ao ar livre mais confortável;

  • mapa e bússola: caso você se perca, um mapa e uma bússola podem ajudá-lo a encontrar o caminho de volta. Além disso, se possível, salve o percurso da trilha escolhida em um dispositivo móvel. Muitos aplicativos funcionam offline, como o Maps.Me;

  • lanterna: uma lanterna pode ser útil se você estiver fazendo uma caminhada que vai durar o dia todo e você precisar se movimentar após o pôr do sol. Além disso, é importante ter o item a disposição caso haja algum imprevisto;

  • kit de primeiros socorros: por fim, leve um kit de primeiros socorros básico com bandagens, anti séptico, analgésicos e outros itens para cuidados de emergência.

Em toda a trilha esses itens são muito importantes, especialmente em trilhas mais longas, como é o caso da última opção que apresentamos. Lembre-se também de usar roupas leves e tênis confortável, levando também um casaco para mudanças bruscas no tempo, além de roupas de banho.

Gostou? Leia agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer mais sobre o passeio para Gamboa e outras praias próximas a Morro de São Paulo, o que trará mais alternativas para suas férias!

תגובות

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

4 trilhas em Morro de São Paulo para você explorar a ilha

971 visualizações

0 curtidas

0 comentário

4 trilhas em Morro de São Paulo para você explorar a ilha

09/03/23

bottom of page