Conheça as praias do Morro de São Paulo

Venha de catamarã para Morro de São Paulo e conheça as mais belas praias da Bahia, veja abaixo:

  • Primeira Praia, mais frequentadas pelos locais.

  • Segunda Praia, a mais badalada.

  • Terceira Praia, no meio da tranquilidade e do agito.

  • Quarta Praia, piscinas naturais e águas cristalinas.

  • Praia do Encanto, sossego e tranquilidade.

  • Praia de Garapuá, a mais bela de todas.

  • Praia da Gamboa, banho de argila e esportes.

  • Prainha do Forte, ideal para ir na maré baixa.

  • Praia do Porto de Cima, longe do agito.

Primeira Praia: Pequena e tranquila, a primeira praia de Morro de São Paulo é bastante frequentada por surfistas nativos. De lá, é possível visualizar o Farol do Morro. É uma praia de pequena extensão em média de 300 metros, frequenta bastantes pelos moradores do Morro, porem você pode desfrutar de um delicioso banho ou para quem gosta de nadar é o local ideal. A praia também te proporciona a visualização de uma bela paisagem, o que torna o passeio prazeroso.

 

Aqui também é o ponto de parada da tirolesa e têm algumas pousadas e casas de veraneio, essa praia foi uma das primeiras a atrair veranista para o Morro de São Paulo. Serve também como saída do ponto de mergulho. Ah! aqui desta praia dá para ver o catamarã chegando em Morro de São Paulo.

Mostrar Mais
Mostrar Mais

Segunda Praia: A mais agitada praia de Morro de São Paulo com cerca de 400 metros de extensão, é o ponto de encontro da galera local e dos turistas, águas calmas e na maré baixa formam se lindas piscinas naturais, a galera do frescobol do vôlei e do futevôlei faz presença todos os dias na segunda praia, muita gente bonita de todo lugar do mundo se encontra aqui, inúmeros bares e restaurantes com música ao vivo e ótima infraestrutura para turistas.

 

A noite tem a passarela de madeira onde os caipifrutas locais montam suas barracas e servem drinques com frutas da nossa região, algumas barracas vendem comidas e lanches. Os restaurante a noite iluminam suas mesas com velas deixando o clima bem romântico e prazeroso para casais, os variados restaurantes na segunda praia do Morro de São Paulo servem comidas tipicas e internacional.

Aqui na segunda praia tem ótimas opções de hospedagem com boa estrutura para lazer e diversão, pousadas e hotéis nesta praia estão entre os melhores de Morro de São Paulo.

No final da praia tem um dos cartões postais de Morro de São Paulo, a ilha da Saudade que divide a segunda praia da terceira praia. Observando bem também dá para ver o catamarã chegando ou saindo de Morro de São Paulo.

Mostrar Mais

Terceira praia: Com 800 metros de extensão, cheia de piscinas naturais quando a maré está baixa, essa praia é ideal para mergulhar e fazer passeios de caiaque e stand up padle, em alto mar no meio da praia tem uma pequena ilha, chamada Caitá é possível alugar um caiaque ou prancha de stand up e seguir remando até lá. 

Quando a maré enche a faixa de areia praticamente de esconde, a caminhada é feita por uma passarela que tem por quase toda a extensão da terceira praia.

 

As saídas do passeio volta ilha de Tinharé é aqui da terceira praia por volta das 09:30 da manhã ou de acordo com a maré, os passeios de barco para a Argila da Gamboa e Ponta do Curral também saem deste mesmo local. Além da saída dos passeios aqui tem a pista de pouso na Fazenda Caeira onde partem os voos de táxi aéreo para Salvador levando apenas 25 minutos até o aeroporto de Salvador.

 

A terceira praia está no meio do agito e da tranquilidade, pois tem ao seu lado a badalada segunda praia e do outro lado a tranquilidade da quarta praia e da praia do Encanto.

A estrutura de pousadas é excelente, e os restaurantes servem as comidas tipicas baianas.

Mostrar Mais

Quarta praia: Praticamente deserta é a maior praia do Morro de São Paulo, no inicio tem um pouco de movimento onde tem dois restaurantes que atendem os turistas, na frente desde restaurante tem as piscinas naturais que se formam sempre na maré baixa, a água morna ou quente predomina nesta praia. Algumas barracas alugam mascaras de mergulho e também possível alugar caiaques. Praticamente por toda sua extensão é possível tomar banho ou achar uma piscina natural com poucas ou nenhuma pessoa para aproveitar o belo banho nas águas mornas da quarta praia.

 

Quando mais se caminha por ela vai se percebendo a tranquilidade que não se encontra nas outras praias, praticamente deserta ao seu final ideal para quem gosta de tranquilidade e se esconder um pouco de todo agito das outras praias do Morro de São Paulo. Algumas charretes fazem passeios para aliviar um pouco da caminhada, já que a praia tem em média 8 quilômetros de extensão.

A estrutura de pousadas, hotéis e Resorts são os melhores da região podendo agradar os mais variados tipos de turistas. Daqui também saem voos com táxi aéreo para Salvador da pista de pouso que fica na parte de trás dos coqueirais.

Mostrar Mais

Praia do Encanto (Quinta praia): Afastada de tudo, essa praia é ideal para quem adora fazer caminhadas e manter contato com a natureza.

 

Possui em média de 2 quilômetros de extensão com águas calmas e cristalinas, é a praia mais preservada do Morro de São Paulo, no final da quarta praia inicia a praia do Encanto apenas dividida por pequenos manguezais é possível alugar bicicletas na quarta praia e seguir pedalando na maré baixa ou alugar charretes, também pode chegar com Barco.

Piscinas naturais preservadas se formam na maré baixa proporcionando um belo mergulho com snorkel para ver a variedades de corais e recifes, além dos peixinhos.

Os hotéis mais luxuosos estão por aqui, como o Hotel Anima, Vila dos Orixás, Hotel Praia do Encanto e o Carapitangui. 

Portando a praia do Encanto torna-se ideal para quem quer sossego e tranquilidade em meio ao movimento de Morro de São Paulo. Os hotéis desta praia oferecem transportes com hora marcada para ir e vir para a vila do Morro de São Paulo, caso deseja ir a noite ou de dia para curtir um pouco do agito local.

Mostrar Mais

Garapuá: Separada das praias do Morro por um manguezal, essa praia conta com piscinas naturais e é conhecida como um aquário natural no meio do mar. Passeio indispensável para conhecer uma praia especial e uma das mais bonita de todo arquipélago de Tinharé.

 

Aqui se come bem por sinal, moquecas, e todos os tipos de mariscos fresquinhos, a praia tem uma forma de ferradura ou uma meia lua, tornado uma baia de águas calmas e tranquilas com pequenas ondas na beirinha da praia.

 

Para visitar essa praia o ideal são os passeios de carro 4x4 que saem todos os dias da segunda praia do Morro de São Paulo para passar o dia em Garapuá retornando ao final da tarde, para quem vai de carro 4x4 ao chegar em Garapua pode pegar um barquinho para ir visitar as piscinas naturais que é a principal atração desta praia, lembrando que as piscinas são formadas de acordo com a maré, consultar se o período que for a Garapua estará ideal para visitar as piscinas naturais.

Também é possível chegar nesta praia através do passeio volta ilha, na verdade o passeio visita as piscinas naturais e não desembarca na praia, as piscinas ficam um pouco afastado da beira da praia. Em Garapuá também é possível fazer um belíssimo passeio de canoa dentro dos canais dos manguezais.

Mostrar Mais

Gamboa: Vila próxima à Morro de São Paulo, o nome da vila se chama na verdade Gamboa do Morro, mas a maioria dos moradores e turistas chamam simplesmente de Gamboa, o seu desenvolvimento deu-se a partir de algumas pessoas que vinham trabalhar em Morro de São Paulo e acabavam morando na Gamboa por ser mais acessível para alugueis de casas e outros tipos de moradia, hoje já recebe visitas de turista e veranistas todo o ano.

 

Existem várias formas de visitar a Gamboa do Morro, normalmente todos os barcos e lanchas que saem de Morro para Valença passam e param na Gamboa, normalmente saem a cada 1 hora do terminal marítimo em Morro de São Paulo. Tem os passeios de barco saveiro que saem da terceira praia seguindo até a Gamboa. E também tem umas pequenas lanchinhas que fazem o trajeto de Morro até a argila da Gamboa diariamente, se informe no terminal marítimo do Morro ou em alguma agência local.

Nessa praia a principal atração é o barranco da argila que ao passar na pele dá a sensação de maciez e suavidade, aqui os turistas brincam e se melam de argila, em seguida tomam banho nas águas calmas e cristalinas dessa maravilhosa praia, andando um pouco mais em direção a vila da Gamboa já encontramos alguns restaurantes e a vila da Gamboa onde estão as casas dos moradores e veranistas.

O catamarã que sai de Salvador para Morro de São Paulo não faz parada na Gamboa, mas é possível desembarcar em Morro e fazer uma conexão de barco ou lancha rápida para Gamboa.

CENTRAL DE RESERVAS

TELEFONE: +55 75 3653 6124

WHATSAPP: +55 75 9 9905 9430

E-MAIL: RESERVAS@BAHIATERRA.COM

© Orgulhosamente criado para BAHIA TERRA.

FORMAS DE PAGAMENTO

Bahia Terra - Catamarã Morro de São Paulo