top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Favorecer a reciclagem em Morro de São Paulo não costuma ser o tipo de coisa que o turista coloca na lista de coisas para fazer nesse destino. Mas, que tal realmente dar a devida importância para esse assunto, durante sua viagem?

Ocorre que a reciclagem e o manejo correto de resíduos são extremamente importantes por aqui e, nos próximos parágrafos, você poderá entender mais sobre essa importância.

Não deixe de fazer a leitura até o final, combinado?

O que faz com que a reciclagem em Morro de São Paulo seja um assunto importante

Forte de Morro de São Paulo e Farol
Morro de São Paulo está em uma ilha, por isso a reciclagem por aqui é tão importante

Obviamente, a reciclagem se faz importante em qualquer lugar. Mas, se tratando de Morro de São Paulo, ela se torna ainda mais necessária pelo fato de que esse destino está localizado em uma ilha, a Ilha de Tinharé, considerada uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Ou seja: aqui, todo e qualquer cuidado com a natureza e com a preservação ambiental é necessário, isso sem citar o modo de vida dos moradores, que também precisa ser preservado.

Vale citar, ainda, que Morro de São Paulo é um lugar conhecido pelo seu agito, que atrai pessoas do mundo todo e é representado pela badalação da Segunda Praia e até mesmo por festividades de diversos tipos e tamanhos.

E, já imaginou como seria esse destino, se cada pessoa que nos visita simplesmente manejasse seus resíduos como bem entendesse?

Certamente não seria um cenário agradável de ser visto...

Logo, se cada viajante tiver a consciência de deixar estes resíduos nos locais corretos, de modo a direcioná-los para a reciclagem, as belezas locais serão mantidas por muito mais tempo. Isso também contribui para que o planeta, como um todo, tenha menos lixo nos mares, florestas e outros ambientes que precisam de preservação.

Iniciativas locais que podem te ajudar com o manejo adequado dos resíduos gerados em sua estadia

Tampinhas plásticas recicladas em Morro de São Paulo
Coleta de tampinhas plásticas em garrafas pet, você verá diversos pontos de coleta espalhados pela ilha (Fonte: GAMA)

E, agora, eis a notícia importante: independentemente de quantos dias você pretenda ficar por aqui, a sua contribuição com a reciclagem em Morro de São Paulo deverá ser constante.

Mas, é claro que se essa estadia for de longa duração e se você preferir ficar em uma casa de temporada, por exemplo, a geração de resíduos, de sua parte e das pessoas que estiverem viajando com você, será consideravelmente maior, o que também deverá aumentar sua preocupação.

E, nesse caso, é preciso saber exatamente o que fazer, para que os resíduos em questão sejam direcionados para o local adequado.

Ocorre que, por se tratar de uma ilha, muitos visitantes têm dúvidas a esse respeito, e o receio de fazer algo errado, que pode resultar em prejuízos para a natureza e até mesmo para os moradores e demais turistas.

Por isso, nossa dica, nesse sentido, é que você procure pelas iniciativas locais, a fim de obter a orientação certa sobre como proceder.

Conheça, abaixo, duas delas:

Mão no Lixo

Com forte presença em Tinharé de modo geral, esta cooperativa tem como foco a reciclagem e a compostagem, e até mesmo realiza eventos beneficentes para o levantamento de recursos voltados para a sustentabilidade em Morro de São Paulo e arredores.

Visite o Instagram oficial Mão no Lixo para mais informações.

GAMA Morro de São Paulo

Com foco no mesmo intuito de preservação, o Grupo de Ação Meio Ambiente (GAMA) também pode te auxiliar com inúmeras informações e orientações, até mesmo por meio de seu Instagram oficial.

Você sabia, por exemplo, que não são permitidas garrafas de vidro por aqui, que existem fortes motivos por trás desta decisão e que foi justamente este grupo que conseguiu aprovar a respectiva lei junto à câmara dos vereadores local?

Pois é isso, e muito mais, que você descobrirá com esta iniciativa ambiental que, entre outras coisas, também realiza:

  • Palestras sobre separação simplificada nas empresas;

  • Palestras em escolas;

  • Campanhas pontuais de entrega voluntária de diversos resíduos, como garrafas de vidro e óleo de cozinha.

Além disso, eles também colocam em diversos pontos da ilha, que certamente você verá no seu caminho, garrafas pet de 5 litros que servem como pontos de coleta de tampinhas plásticas. Assim, você pode ir deixando na sua sacola de praia as tampas de refrigerante ou água, para que quando você passar por um desses pontos, possa deixar sua contribuição. 

E por falar em entrega voluntária…

Esponjas usadas prontas para reciclagem em Morro de São Paulo
Esponjas usadas prontas para serem encaminhadas para o ponto de reciclagem (Fonte: GAMA)

A Pousada Bahia Inn também funciona como um ponto de coleta de lacres de latinhas, canetas marca-texto sem tinta, esponjas usadas, óleo de cozinha, tampinhas plásticas de garrafa, pilhas e diversos outros resíduos, incluindo os orgânicos.

Então, caso tenha algo do tipo e queira descartar corretamente, é só ir até essa hospedagem.

É interessante que você saiba, ainda, que por aqui também contamos com um ponto de descarte do projeto Havaianas reCICLO, cuja localização consta nas postagens das redes sociais acima mencionadas.

Leve sua Havaianas antiga para descarte, de modo a permitir que ela se transforme em um novo objeto útil, ao mesmo tempo em que ajuda a construir uma nova realidade para o planeta e para inúmeras famílias.

E, o melhor: este projeto, especificamente, pode ser aproveitado até mesmo por quem está na Ilha de Boipeba e vem para cá a passeio.

Dicas básicas para favorecer a reciclagem em Morro de São Paulo e em qualquer outro lugar

Com base no que foi explicado acima, é possível notar que não há desculpas para não colocar a sustentabilidade em prática, seja aqui, em Morro de São Paulo, ou em qualquer outro lugar, não é mesmo?

Afinal, quando tivermos dúvidas sobre como agir, sempre irão existir iniciativas que fornecerão as orientações certas.

Mas, é sempre bom lembrar daquelas dicas básicas, que também estão ao alcance de qualquer pessoa, e que você pode começar a seguir hoje mesmo.

Elas incluem:

Fazer a separação correta dos resíduos

Afinal, a reciclagem se torna mais fácil quando o lixo é separado por “tipos”, mantendo os plásticos separados dos vidros, por exemplo.

Lembrando que até mesmo os restos de comida, quando guardados separadamente, podem ser úteis.

Dar preferência para produtos cujas embalagens não ficarão por anos na natureza

Esse é o tipo de escolha que não é difícil de ser feita, a exemplo de quando sabemos que uma lata de alumínio é mais sustentável (em inúmeros sentidos) que uma garrafa de vidro.

Mas se você não tem esse tipo de conhecimento, faça uma pesquisa rápida antes de sua próxima ida ao supermercado, combinado?

Serão poucos minutos que influenciarão diretamente as próximas gerações.

Participar de mutirões de limpeza

Inclusive, o próprio GAMA costuma ter mutirões dos quais você poderá participar quando estiver por aqui, a exemplo do Dia Mundial da Limpeza, que acontece anualmente em setembro

Mas, nada impede que você escolha agir por conta própria, estando onde estiver: o simples ato de pegar latinhas na rua e doá-las para a reciclagem surtirá um efeito e tanto!

Preservando o paraíso para as próximas gerações

Viu como pequenos gestos transformadores realmente podem surtir efeito?

É por meio deles que, juntos, iremos preservar todas as belezas naturais que temos por aqui.

E por falar em belezas naturais, aproveite que já sabe como contribuir para a reciclagem em Morro de São Paulo e conheça as práticas de ecoturismo que existem nesse destino: elas irão te inspirar ainda mais a prezar pela sustentabilidade. 


Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Reciclagem em Morro de São Paulo: o que fazer com os resíduos

11 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Reciclagem em Morro de São Paulo: o que fazer com os resíduos

21/06/24

bottom of page