top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Quando o assunto são as viagens, conhecer locais diferentes faz parte do roteiro da maioria dos turistas. Nesse caso, as praias de argila no Brasil não podem ficar de fora da lista dos locais mais interessantes para serem visitados.

Por exemplo, em Morro de São Paulo, entre tudo o que você pode fazer na área, você entenderá nos detalhes abaixo porque a praia de argila do destino faz tanto sucesso.

O ponto positivo é que a argila encontrada nas praias brasileiras é rica em minerais e possui propriedades terapêuticas, para rejuvenescimento, desintoxicação e tratamento de problemas de pele. Então, continue a leitura e conheça 5 opções para curtir!

As melhores praias de argila no Brasil

Se você gosta de aproveitar ao máximo a natureza, certamente um desses passeios irá se tornar um roteiro perfeito para você. Confira os tópicos abaixo:


Praia dos Carneiros
Praia dos Carneiros

1. Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros, em Pernambuco, que fica no município de Tamandaré, tem cerca de 5 km de extensão, sendo conhecida por ser um local mais tranquilo da região, com exceção das datas comemorativas e da alta temporada.

Conta com barracas pé na areia que servem petiscos e bebidas frescas. Apresenta um mar de águas calmas, que se assemelha a uma piscina natural, o que é muito favorável para famílias com crianças. Além disso, a Praia dos Carneiros é formada pelo encontro do mar com as águas do Rio Formoso.

Fica bem próxima de um dos pontos mais conhecidos de Pernambuco, sendo este Porto de Galinhas. Inclusive, muitos turistas aproveitam para ir até o local saindo de Porto em um passeio de bate e volta.

Na orla da praia existem vários coqueiros, o que permite que a paisagem fique ainda mais deslumbrante.

O local onde acontece o banho de argila branca fica na Praia de Guadalupe, a menos de 3 km da Praia de Carneiros. Para chegar é possível alugar um barco, os barqueiros costumam ficar perto dos restaurantes e bares de Carneiros. Além disso, há passeios que fazem paradas em diversos pontos e um deles é a Praia de Guadalupe para o banho de argila.


Praia de Tabatinga
Praia de Tabatinga

2. Praia de Tabatinga

No litoral sul da Paraíba, esse local é muito indicado quando o assunto são as boas praias com argila no Brasil. As falésias ao redor embelezam toda a área, deixando a paisagem ainda mais bonita para quem quer aproveitar ao máximo e passar o dia.

As areias por lá são brancas e as águas são mornas e um pouco agitadas, sendo um ambiente para quem quer relaxar e curtir, longe do agito, visto que a Praia de Tabatinga é mais afastada.

Considerando isso, para ter o máximo conforto, é preciso que você leve consigo alimentos e bebidas, pois não existe estrutura completa ao redor.

A área está sob fiscalização permanente da Universidade Federal da Paraíba e do Ministério Público. Por isso, você encontrará um ambiente extremamente preservado, o que vale a visita para quem gosta de ecoturismo.

A Praia de Tabatinga está dividida em dois, Tabatinga I e II, o banho de argila branca está Na Praia de Tabatinga II. Visite o local e terá a oportunidade de se banhar em argila branca, um material visto como substância rejuvenescedora.


Praia do Jabaquara
Praia do Jabaquara

3. Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara fica em Paraty, no Rio de Janeiro, um local muito conhecido por apresentar natureza preservada. Para quem pretende se hospedar próximo ao centro histórico, onde há maior concentração de pousadas, a Praia do Jabaquara é de fácil acesso ao ponto, sendo necessário caminhar por cerca de 30 minutos apenas, o que facilita a visita.

Além da vista incrível e da boa estrutura que a praia oferece, esta também entra na lista como uma das melhores praias para banho de argila. Muitos turistas afirmam que a substância que fica em conjunto com a areia, no fundo do mar, é capaz de esfoliar e tratar o corpo.

Aliás, a argila foi, inclusive, um símbolo do Carnaval em Paraty no Bloco do Jabaquara, o que faz menção à importância da substância para o local.


Praia do Gunga
Praia do Gunga

4. Praia do Gunga

Essa praia fica ao sul de Maceió, a 60 km de Alagoas, sendo possível chegar até o local partindo de São Miguel, de onde saem pequenas embarcações. A paisagem é muito agradável e, normalmente, nas rotas é possível fazer paradas nas piscinas naturais e no banco de areia, onde é possível tomar drinks e nadar com peixinhos.

A Praia do Gunga, por sua vez, tem uma pequena estrutura rústica, com bares e algumas barracas com porções. A faixa de coqueirais que rodeia essa praia de argila no Brasil a torna ainda mais bonita.

As areias são brancas e no local é possível apreciar o encontro da água do mar com a Foz da Lagoa do Roteiro. Ao redor também existem falésias de cores diversas, argila e rochas.

Para desbravar toda a praia que na baixa temporada fica quase deserta, muitos optam pelo passeio de bug. A beleza é tanta que a Praia do Gunga já foi, inclusive, cenário de filmes e séries.


Praia da Gamboa
Praia da Gamboa

5. Praia da Gamboa

Por último, mas não menos importante, vamos falar da Praia da Gamboa, em Morro de São Paulo. Entre as praias de argila do Brasil mais famosas, ela fica entre as primeiras posições, já que está em um destino muito cobiçado, em um ponto de fácil acesso para quem está na região, sendo possível chegar até o ponto por meio de trilha ou passeio de barco.

Apesar de ficar de fora da rota de muitos turistas, a Praia da Gamboa vale a visita. O povoado tem ótima estrutura, com pousadas e restaurantes, embora preserve sua essência rústica.

Entre a beleza do local, o mar de águas mornas e claras em contraste com o paredão de argila, cria uma combinação incrível. Muitos turistas que vão até a área aproveitam para se banhar na lama e, posteriormente, se banham nas águas do mar para se refrescar.

Por lá você ainda pode aproveitar o belíssimo pôr-do-sol, os esportes e a Fonte do Céu, uma queda d’água localizada no meio da Mata Atlântica.

Gostou? Então, leia agora o próximo artigo, conheça as 10 experiências mais incríveis que você pode vivenciar em Morro de São Paulo, além da que foi mencionada, e se anime a visitar esse fabuloso destino!

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

5 praias de argila no Brasil: diversão e cuidados em um só lugar

130 visualizações

0 curtidas

0 comentário

5 praias de argila no Brasil: diversão e cuidados em um só lugar

23/05/23

bottom of page