As manchas de óleo em Morro de São Paulo começaram a aparecer no dia 22 de outubro deste ano e também em outros destinos vizinhos que recebem muitos turistas e pertencem ao município de Cairu, como Garapuá e a Ilha de Boipeba.
Foram mais de 12 cidades litorâneas do nordeste atingidas por esse que pode ser considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil. Apesar de tais locais estarem limpos atualmente, muitos esforços tiveram que ser feitos até que a situação fosse resolvida.
Nos tópicos abaixo você verá um pouco da possível origem do ocorrido e demais detalhes envolvendo tal calamidade. Por isso, continue conosco até o final para saber de tudo!
A origem do óleo
Até então não se sabe ao certo o que causou o derramamento de óleo em Morro de São Paulo e em outros locais turísticos do nordeste. Há diversas hipóteses, uma delas é que tal desastre aconteceu durante uma operação chamada ship to ship.
Este é um termo usado no intuito de explicar o procedimento que acontece em transferências de petróleo (e também de substâncias derivadas deste material) de um navio para outro, fazendo com que o deslocamento desse transporte seja reduzido e o custo do carregamento fique menor.
As primeiras manchas apareceram nas praias de Tambaba, Praia Bela e Gramame do litoral da Paraíba no dia de 30 de agosto sob o comunicado do Ibama. No dia seguinte elas chegaram as cidades de Ipojuca e Olinda, em Pernambuco, e foram se alastrando em outras regiões do nordeste.