top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

O litoral baiano é recheado de encantos e lugares atrativos que trarão mais diversão e cultura a sua viagem. Seja ela feita com amigos ou com a sua família, opções não faltam para promover o divertimento nas férias ou em um feriado prolongado.

Dessa forma, hoje traremos dicas e informações especiais que te ajudarão a escolher as melhores localidades que devem estar no seu planejamento até tal destino. Com isso, conhecer peculiaridades que despertam curiosidade em prestigiar essa parte da Bahia pode ser uma ótima sugestão para definir o melhor roteiro.

Portanto, continue aqui conosco, pois mostraremos nos tópicos abaixo alguns exemplos que, com certeza, não podem passar despercebidos por você. Por isso, fique atento a essas informações e tenha uma boa leitura!

As particularidades das praias do litoral baiano

Entre belezas naturais e paisagens deslumbrantes, algumas praias do litoral baiano reservam curiosidades que agregam ainda mais valor às viagens dos turistas.

Nesse caso, obviamente existem muitos destinos baianos além dos que citaremos. No entanto, estes abaixo podem ser considerados como uns dos melhores a reunir a história, a estrutura, beleza natural e boas atrações turísticas, cada um ele com características únicas que valem a pena ser conhecidas.

Ilha de Boipeba

Além de ser uma das regiões mais bonitas do litoral baiano, a Ilha de Boipeba é considerada pela Unesco como um patrimônio da humanidade. Entre sua riqueza de espécies pertencentes à Mata Atlântica, o lugar promove festas de muito valor cultural.

Entre suas particularidades está o Museu de Ossos, que abriga diversas ossadas de baleias e de diferentes tipos de peixes. O local é administrado pelo Tavinho, popularmente conhecido por Mister Cabeludo.

Mas, não é só isso que chama a atenção. As melhores praias do litoral da Bahia podem ser encontradas na área, sendo elas cada vez mais procuradas, pela sua tranquilidade, suas águas calmas e deliciosas e sua paisagem preservada. Confira as principais informações sobre algumas das opções mais famosas praias da ilha:

  • Praia de Moreré: o local apresenta águas cristalinas, piscinas naturais, areia branca, muita sombra e boa estrutura para as refeições.

  • Praia de Tassimirim: local conhecido por ter águas calmas, mornas e claras. Além disso, a praia é perfeita para crianças brincarem, oferecendo uma atmosfera tranquila, com piscinas naturais à beira-mar.

  • Praia da Cueira: fica localizada após a praia citada acima. As águas são calmas, e perfeitas para nadar.

  • Praia da Boca da Barra: fica próxima à região central de Boipeba. Para quem gosta de estrutura completa, a praia oferece bons restaurantes e bares. Além disso, suas águas são deliciosas, porém, um pouco mais escuras do que outras, já que no local se encontram as águas do mar com as do Rio do Inferno.

Porto Seguro

Agora, vamos falar de uma cidade conhecida por ser histórica e muito bela. Com a chegada dos portugueses no Brasil, em 1500, muitos eventos aconteceram que ficarão para sempre marcados na história do nosso país. Entre eles está o fato de que a primeira missa celebrada ocorreu nesse famoso destino do litoral baiano: Porto Seguro.

A região dispõe de piscinas naturais que são ótimas no período da maré baixa e outras praias com belezas inigualáveis, sendo uma ótima opção de divertimento que pode ser aproveitada com a família ou com amigos.

Além disso, cabe destacar que Porto Seguro é um ótimo destino para quem procura hospedagens All-Inclusive com ótimo custo-benefício.

Considerando isso, o local também oferece as melhores praias do litoral da Bahia. Confira as principais delas:

  • Praia de Taperapuan: a praia tem um visual incrível, com águas verdes, calmas e rasas. A infraestrutura é completa, o que permite que os turistas possam passar o dia todo na região sem dificuldades.

  • Praia de Pitinga: na maré baixa essa praia apresenta águas calmas. Porém, na maré alta suas águas ficam mais agitadas, o que agrada os turistas que curtem alguns tipos de esportes aquáticos.

  • Praia Ponta Grande: praia vazia de águas calmas na maré baixa. Não existe uma estrutura grande na região, por isso, vale a pena ir para passar algumas horas e registrar fotos da beleza rústica e selvagem.

  • Praia dos Pescadores: local tranquilo que oferece apenas algumas barracas à beira-mar. É uma praia para aproveitar a paz, curtindo águas calmas e limpas, sendo esta muito frequentada por moradores.

Morro de São Paulo

Por fim, no Arquipélago de Tinharé está Morro de São Paulo, importante localidade que recebe turistas de todas as partes do mundo durante o ano.

Não podemos citar esse local do litoral baiano sem mencionar a peculiaridade das praias desta ilha.

Apesar de ser um destino onde a agitação e a animação são atrativos constantes do destino, há opções destinadas a todos os públicos, o que permite que Morro se torne perfeito para amigos, família ou casais.

O principal meio de deslocamento até Morro são os catamarãs, que partem em frente ao Mercado Modelo de Salvador. Agora, confira as características das suas principais praias:

  • Primeira Praia: apresenta águas propícias à prática de esportes, já que tem águas um pouco mais agitadas do que outras opções. Conta com infraestrutura completa.

  • Segunda praia: Aos que gostam de muita gente ao redor e badalação, este pode ser considerada o point ideal. Você terá infraestrutura completa e uma beleza natural exuberante.

  • Quarta Praia: esta é considerada uma das mais desertas do destino, o que garante ótimos registros e um dia de paz. Suas águas são calmas, cristalinas e muito agradáveis.

  • Prainha do Forte: aqui é um lugar bastante aconchegante, ficando perto de um dos monumentos históricos que muitos desejam conhecer: a Fortaleza de Tapirandú. Vale a pena visitar e registrar fotos.

Praias com sedes do Projeto Tamar

Enfim, você conheceu algumas das melhores praias do litoral da Bahia. Mas, isso não quer dizer que os destinos mencionados não tenham outras atrações.

Por exemplo, o turismo de observação também deve ser considerado como um ponto forte, já que permite aos turistas uma percepção maior de como é a rotina de algumas espécies e o que pode ser feito para ajudar na preservação delas.

Existem duas localidades que dispõem desse serviço: Arembepe e a Praia do Forte. Ambas têm sedes do Projeto Tamar, uma importante iniciativa com o intuito de preservar e fazer pesquisas relacionadas às tartarugas marinhas.

Escolha o roteiro que mais se adéqua ao seu perfil e aproveite-o!

Ao longo deste artigo você pode notar que algumas regiões têm particularidades bem específicas que precisam ser consideradas na escolha da sua viagem.

Em suma, os três destinos do litoral baiano que apresentamos acima podem ser aproveitados de uma forma única, onde é possível encontrar desde praias calmas até praias agitadas.

Logo, escolha aquela que mais o atraiu e conheça de perto os principais pontos que tornam esses lugares tão importantes. Além da beleza natural, consequentemente você poderá se prender a outros atrativos, como a história local e os costumes.

Desejamos te convidar a continuar conosco e ler o próximo artigo, onde abordaremos quais são as 6 praias mais bonitas da Bahia e como você pode planejar a sua próxima viagem até elas!

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Litoral baiano: 3 destinos e suas principais curiosidades

160 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Litoral baiano: 3 destinos e suas principais curiosidades

21/03/20

bottom of page