- Gabriela Muente
- 10 de jul.
- 5 min de leitura
Atualizado: 18 de jul.
As experiências na Bahia são realmente diferenciadas e, independentemente de qual destino baiano você escolha visitar, sempre irá viver algo que fará com que sua viagem seja única!
Que tal conhecer alguns exemplos disso agora mesmo?
Para isso, leia todo o conteúdo a seguir e, ao final, conheça o cantinho da Bahia no qual poderá viver muitas das nossas incríveis experiências de uma única vez.
Experiências na Bahia que farão sua viagem ser memorável
Definitivamente existem muitas coisas para fazer na Bahia, não sendo raro encontrar quem tenha dificuldades na hora de criar um roteiro justamente por conta da ampla gama de atividades que oferecemos.
Para tornar essa tarefa um pouco mais fácil, sugerimos que você dê preferências para as seguintes experiências típicas do estado:
1. Curtir o pôr do sol com música ao vivo

Sim, você até pode encontrar experiências desse tipo em outras partes do país. Mas, francamente, elas dificilmente terão a essência baiana, o que inclui lugares para apreciar o pôr do sol não só com uma boa música ao vivo de fundo, mas, também, tendo o mar como parte do cenário.
As paisagens são surreais e rendem ótimos registros fotográficos. Trata-se de uma ótima forma de se despedir do destino escolhido, por sinal.
Em Morro de São Paulo, por exemplo, o pôr do sol na Toca do Morcego é praticamente um ritual diário, com DJs ou artistas ao vivo, caipirinhas e uma vista deslumbrante. Para quem busca um ponto mais democrático, pode ir até o mirante da tirolesa. Lá você pode apreciar esse espetáculo de graça e ainda ter a sorte de presenciar algum músico ou banda que decide dar uma amostra do seu trabalho nesse momento especial.
No Porto da Barra, em Salvador, também é comum ver músicos tocando no calçadão enquanto o sol se despede em grande estilo e no Morro do Cristo, também na Barra o clima é ainda mais especial.
2. Explorar as piscinas naturais em alto mar
Água cristalina, peixinhos coloridos, profundidade perfeita para mergulho com snorkel, inclusive para crianças… Sem dúvidas, as piscinas naturais baianas são fantásticas, principalmente quando considerado do fato de que muitas delas se encontram em alto mar.
Em Moreré, na Ilha de Boipeba, por exemplo, o visual das piscinas naturais é tão incrível que parece uma pintura em movimento, pelo que vale a pena aproveitar esse tipo de passeio que leva até elas em alguma embarcação.
Porém, se seu intuito for aproveitas as piscinas naturais quase na beira-mar, há também ótimas opções.

As famosas piscinas naturais de Taipu de Fora, na Península de Maraú, são perfeitas na maré baixa, e as da Praia do Forte, em Mata de São João, também são imperdíveis.
Outra opção são as da Segunda e da Quarta Praia de Morro de São Paulo. As piscinas naturais da Segunda Praia, além de estarem pertinho da areia, contam com uma excelente infraestrutura oferecida pelos restaurantes e bares que abundam por lá.
Já na Quarta Praia, o clima muda totalmente, o silêncio e a privacidade acompanham os banhistas que as visitam.
3. Ter contato com a cultura afro-brasileira em sua essência
Quilombos, rodas de capoeira e festas religiosas tradicionais são apenas alguns exemplos dessa cultura extremamente rica e, se você tem dúvidas sobre o que fazer na Bahia, pode começar priorizando-a e apreciando-a devidamente.
De ponta a ponta o estado presenteia seus visitantes com vivências únicas nesse sentido, e aproveitar isso deixará seu roteiro muito mais relevante.
No Pelourinho, em Salvador, é possível assistir a apresentações do Olodum ou do Ilê Aiyê, além de visitar museus e igrejas que contam a história dessa herança.
Em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, as festas culturais e os terreiros de candomblé também revelam a profundidade espiritual e cultural do povo baiano.
Em Morro de São Paulo, esse contato se manifesta em festas tradicionais como a Festa de São Benedito, celebrada em janeiro com missas, procissão e manifestações culturais; a Festa de Iemanjá, em 2 de fevereiro, marcada por cortejos e oferendas ao mar; e a Festa de Nossa Senhora da Luz, padroeira da vila, comemorada em 8 de setembro com rituais religiosos e a tradicional lavagem da igreja. Todas essas celebrações refletem a mistura entre religiosidade, cultura afro-brasileira e o espírito festivo do povo baiano.
Ainda no quesito riqueza, claro, não podemos deixar de indicar que você também viva a experiência de provar os pratos típicos da culinária baiana. Afinal, eles também existem em outros estados, mas o acarajé, a moqueca, o vatapá, o caruru e outras delícias têm muito mais sabor quando saboreadas aqui, onde nasceram.
4. Vivenciar o clima descontraído dos vilarejos litorâneos
Outra das experiências na Bahia que é vista como imperdível e pode ser aproveitada apenas nesta parte do Brasil é a vivência, mesmo que de um único dia, em um vilarejo litorâneo. Muitos deles são habitados tipicamente por pescadores, têm ruas de areia e uma atmosfera rústica e acolhedora.
Garapuá, na Ilha de Tinharé, é um exemplo disso com suar ruas tranquilas e pouquíssimos turistas.
Mas há outros como Caraíva, no sul da Bahia, onde suas casinhas coloridas encantam quem visita.
Ou ainda Barra Grande, na Península de Maraú, onde o charme está nos pequenos detalhes, como pousadas na beira-mar, ruas de areia, barcos coloridos e uma energia que faz o tempo desacelerar.
5. Caminhar por trilhas entre Mata Atlântica e praias desertas

A natureza da Bahia convida à aventura. Trilhas em meio à mata com chegada em praias intocadas são comuns em destinos como Itacaré, Boipeba, Morro de São Paulo e até mesmo Salvador.
Em Itacaré, há trilhas que conectam praias como Havaizinho, Engenhoca e Prainha.
Em Boipeba, o trajeto entre Boca da Barra e Cueira ou entre Moreré e Bainema encantam pela diversidade da paisagem.
Em Morro de São Paulo a trilha da Primeira à Quinta Praia é incrível, assim como a que leva os visitantes da vila de Morro até o vilarejo vizinho de Gamboa. É um jeito incrível de se conectar com o meio ambiente e com o próprio corpo.
O destino mágico que reúne várias dessas experiências
Após a leitura acima, pode ser que você tenha dúvidas sobre para onde viajar, a fim de conseguir aproveitar o que indicamos. E a boa notícia é que, ao escolher Morro de São Paulo, será possível desfrutar de tudo isso, e muito mais, em uma única estadia.
Além de aproveitar estas experiências na Bahia, conheça outras experiências para viver em Morro de São Paulo. Com essa outra leitura, a vontade de fazer as malas será imediata!



Comentários