top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Muitas pessoas, ao escolher seu destino de férias, também procuram por opções e dicas para aproveitar ao máximo sua viagem. Nesse caso, os esportes podem ser uma ótima forma de se divertir e garantir momentos em família, exercitando o corpo em um ambiente agradável. Por isso, hoje falaremos do esqui aquático, também conhecido como ski aquático.

Quase qualquer pessoa pode aprender o esporte, sendo necessário apenas perseverança, paciência, muita prática, além de uma equipe responsável. Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura!

O que é o esqui aquático

Em primeiro lugar, vamos começar falando resumidamente sobre a história do esporte. Embora existam muitas versões sobre o verdadeiro surgimento do esqui aquático, a teoria mais aceita fala sobre esquiadores estrangeiros que, devido à inércia da descida em uma montanha de gelo, acabaram pegando embalo, esquiando nas águas de um lago.

Não se sabe ao certo se isso é a real história. Afinal, faz muito tempo que a modalidade é conhecida. Mas, ao que se sabe, os primeiros esquis chegaram ao Brasil por volta dos anos 40 ou 50, sendo estes comercializados a partir dos Estados Unidos. Essa opção de esporte aquático começou a ser propagada verdadeiramente a partir dos anos 60.

Contudo, foi em 1949 que aconteceu o primeiro Campeonato Mundial, sendo promovido pela International Ski Organization. Já o Campeonato Brasileiro é disputado há mais de 20 anos nas modalidades: Slalom, Truques e Rampas.

Em resumo, para que se possa praticar o esporte é preciso de duas pessoas: uma na embarcação e outra que irá ser puxada para realizar as manobras. O tamanho padrão da corda utilizada é de 18,25 metros, sendo que o praticante pode ser puxado a 30 km/h ou até mais de 80 km/h a depender da categoria.

Como mencionado anteriormente, existem diferentes modalidades da prática do esqui aquático. Saiba mais detalhes de algumas delas nos tópicos abaixo.

Slalom

O que conta em uma prova de Slalom é o número de boias que o esquiador consegue controlar. A cada passagem, o cabo é encurtado, vencendo quem conseguir completar o maior número de boias com o cabo mais curto.

A prova é realizada a uma velocidade média de 36 milhas por hora para homens e 34 milhas por hora para mulheres, sendo que o término acontece quando o esquiador cometer a primeira falha.

Rampa

A distância do salto é a que irá determinar o vencedor em uma prova. No caso, existem três postos de observação, onde juízes calculam a distância com o auxílio de transferidores especiais.

Para homens, a altura da rampa é de 1,65 a 1,80 metro, sendo que para as mulheres, a altura pode variar entre 1,50 a 1,65 metro.

Truques

Essa modalidade, também conhecida como "tricks", trata-se de uma opção que utiliza uma lâmina colocada no fundo da prancha e da embarcação para auxiliar a manter a direção. Durante a prova, o esquiador faz uma série de figuras, com giros no ar ou na água destacando a quem tem melhor performance.

Como comprar os equipamentos de esqui aquático

Assim como para outros esportes, se você pretende praticar esqui aquático, muito provavelmente você terá que investir em alguns equipamentos essenciais. Uma das opções mais conhecidas é o combo, sendo que este irá oferecer dois esquis, um par de botas e uma sapatilha traseira para a prática do Slalom.

O peso do praticante tem forte influência na compra dos produtos. Por isso, o mais indicado é que o interessado procure uma tabela adequada para escolher o seu equipamento ou invista em um equipamento maior para atender a necessidades diversas.

É importante que as botas sejam resistentes e duráveis, com cadarços elásticos para se ajustar a tamanhos de pés diferentes.

Além de todos esses detalhes, a embarcação e a corda também são indispensáveis para a prática de qualquer modalidade.

Onde praticar esqui aquático

Ao contrário do que você possa pensar, não é preciso investir altos valores para praticar o esqui aquático. Muitos locais turísticos oferecem a possibilidade com preços atrativos, incluindo o empréstimo dos equipamentos para a prática, uma possibilidade perfeita para quem deseja somente se divertir, sem considerar o lado profissional.

Confira onde praticar o esqui aquático no Brasil.

Morro de São Paulo, BA

Morro de São Paulo é um local que conta com praias incríveis para a prática de esqui aquático, inclusive para as pessoas que não tem experiência, visto que as águas da maioria das praias são calmas, o que facilita o aprendizado.

Geralmente, na Primeira Praia, na Terceira Praia ou na Praia da Gamboa existem lanchas preparadas para o passeio. Mas, o ideal é procurar antecipadamente uma agência que ofereça a possibilidade, já que isso garante que você terá todo o acompanhamento necessário, na hora e dia desejados.

Rio de Janeiro, RJ

O estado do Rio de Janeiro é uma região muito conhecida por ser turística. Nesse caso, muitas empresas oferecem a possibilidade do passeio com tudo incluso, sendo muito comum encontrar a opção em hospedagens em frente ao mar ou próximas a lagos, como a Lagoa da Tijuca, por exemplo.

São Sebastião, SP

No estado de São Paulo, mais especificamente na região de São Sebastião, litoral norte, existem muitas escolas de esportes aquáticos que ensinam a modalidade, além de oferecerem passeios turísticos para que os praticantes possam se divertir. Nesse caso, praias como Toque Toque Grande ou Boiçucanga podem ser indicadas para a prática.

Aproveite suas férias para se divertir com esqui aquático

Agora que você já conhece as principais informações sobre o esqui aquático ou ski aquático, em geral, você poderá incluir o passeio em suas férias.

As dicas para tornar tudo seguro são: além de escolher uma equipe profissional para a prática, também é essencial utilizar colete salva-vidas, sendo indicado também escolher uma praia calma ou um lago para as primeiras vezes.

Por fim, a dica principal é relaxar o corpo e aproveitar!

Veja agora o próximo artigo, onde você poderá entender por que comprar passeios com antecedência é a melhor forma de planejar as suas férias!

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Esqui aquático: em que consiste e onde praticá-lo

41 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Esqui aquático: em que consiste e onde praticá-lo

17/12/22

bottom of page