top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Hoje em dia, a sustentabilidade e os assuntos relacionados ao impacto ambiental são temas de muitas pautas de reuniões corporativas. O ser humano finalmente entendeu que é preciso preservar os bens naturais e respeitar outros seres do planeta. Com foco nesse mercado, surgiram diversas opções de ecoturismo na Bahia.

Esses programas são ótimos aos que querem entrar em contato e conhecer o cotidiano de determinadas espécies. Eles representam também uma forma de propagar a conscientização e fazer com que mais pessoas participem de um estilo de vida focado nos bons hábitos e no comprometimento com o desenvolvimento de uma cultura de valorização do meio ambiente.

Se você quer saber como é possível usar seu tempo livre junto às belezas que pertencem à Mata Atlântica, não deixe de conferir o que separamos nos tópicos abaixo. Temos alguns exemplos de lugares que encantarão seu período de férias ou seu feriado prolongado. Portanto, continue conosco e boa leitura!

O conceito de ecoturismo

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) chegaram à concepção de que os focos dos segmentos deles provocariam uma integração muito agradável e propiciariam uma nova forma de conhecer lugares novos e de diminuir os riscos ou prejuízos no ecossistema.

Foi nesse intuito que, na década de 1980, surgiu o termo ecoturismo. Foi necessário o treinamento de vários profissionais da área para que as práticas ecoturísticas fossem compartilhadas com o público que deseja investir nesse tipo de atividade. Muitas empresas com esse propósito surgiram em todo o Brasil e, hoje, temos uma vasta opção de ecoturismo na Bahia.

Contudo, vamos ao significado dessa palavra: trata-se de um segmento que dispõe de atividades turísticas que buscam a preservação do patrimônio cultural e natural com foco na sustentabilidade e no respeito à natureza e a todos os seres que nela habitam.

Como toda proposta, uma boa divulgação precisaria ser feita e engajada em campanhas que atingissem o público-alvo. A visibilidade e a forte procura vieram com a ajuda da Rio 92, ou Cúpula da Terra, que começou o processo de implementação de ações que fizessem tais propostas serem concretizadas. Atualmente, esses projetos seguem firmes sempre em busca de mais interessados.

A importância de praticar o ecoturismo

Não podemos fechar os olhos para a realidade que nos cerca. Poluição em rios muito importantes de diferentes estados, grandes quantidades de lixo em lugares movimentados, espécies entrando em extinção e outros maus hábitos do ser humano que, infelizmente, só ajudam a intensificar cada vez mais esse cenário que se tornou caótico e nem um pouco agradável.

Muitas são as pessoas que têm o costume de viajar e conhecer novos destinos ao redor do Brasil e do mundo. No entanto, se fizermos uma reflexão profunda, veremos que a falta de conscientização delas quanto aos cuidados ambientais leva à permanência de práticas que em nada colaboram para mudar a situação em que o planeta se encontra.

O desastre ambiental ocorrido em 2019, resultado do fato de diversas praias do nordeste terem sido interditadas em um determinado período, gerou terríveis consequências à natureza e foi considerado uma grande tragédia. Portanto, não devemos esperar que algo assim aconteça novamente. É necessário buscar conhecimento e dar valor aos bons costumes de preservação.

Com os programas de ecoturismo na Bahia, o turista e o grupo que ele trouxer na viagem terão a oportunidade de visitar ambientes incríveis no litoral baiano com todo o cuidado e a atenção necessários. Além disso, essas visitas são uma rica fonte de estudo social, cultural e também econômico, porque o princípio da ecologia e das novas alternativas conscientes será apresentado como uma boa solução.

Os melhores lugares para o ecoturismo na Bahia

Até agora, você percebeu o quanto é importante fazer algumas mudanças de hábitos e criar uma consciência de respeito ao meio ambiente. Tenha certeza de que os programas de ecoturismo na Bahia inspirarão o turista a engajar nesse propósito e a ver a quantidade de belezas naturais que o estado apresenta e que necessitam de preservação. Veja alguns desses destinos nos subtópicos abaixo.

Chapada Diamantina

Falar de ecoturismo na Bahia e não citar a Chapada Diamantina é um grande descuido. Afinal, ela dispõe de vários ambientes em que o turista ficará impressionado com a exuberância do local. São várias cachoeiras, nascentes de rios, grutas e lugares muito bonitos onde é possível assistir ao pôr do sol, tirar diversas fotos e viver momentos de contemplação.

Há turistas que gostam muito de fazer trilhas por lá, com a ajuda de guias turísticos, no intuito de conhecer todas essas belezas e de aproveitar ao máximo a localidade sempre com os cuidados e a atenção necessários. Entre os passeios, podemos indicar a visita ao Alto do Pai Inácio, a Cachoeira da Fumaça, o Vale do Capão, o Morro do Castelo e o inesquecível Poço Azul.

Morro de São Paulo

Localizado na Ilha de Tinharé, que faz parte da zona turística da Costa do Dendê, o Morro de São Paulo, assim como as localidades vizinhas, tem muitas belezas naturais que deixarão o turista encantado. Ele fica a 120 km de Salvador e a principal forma de chegar até o local é por meio dos catamarãs que ficam localizados próximos ao Mercado Modelo.

Quinta Praia de Morro de São Paulo, ecoturismo presente.
Quinta Praia de Morro de São Paulo, também conhecida como Praia do Encanto.

São diversas praias, restaurantes e pousadas de diferentes valores e tamanhos. Essa é uma opção de ecoturismo na Bahia porque, nos arredores, na Praia do Encanto, a quinta desde a sequência numérica delas, tem uma área de preservação ambiental que buscar valorizar a fauna e a flora que pertencem à Mata Atlântica. É um lugar muito diversificado e que surpreende a todos.

Boipeba

O Morro de São Paulo pertence ao município de Cairu, assim como a Ilha de Boipeba, opção vizinha para o ecoturismo na Bahia. Considerada pela Unesco como um patrimônio da humanidade, essa localidade dispõe de uma riqueza de espécies pertencente à Mata Atlântica. Ela também é um ótimo destino aos que viajam com crianças.

Praia da ilha de Boipeba
A lha de Boipeba é um lugar totalmente preservado.

Durante os meses de julho e outubro, ocorre um importante programa por lá de turismo de observação. Trata-se da chegada das baleias jubarte ao litoral no intuito de darem à luz os filhotes delas. Elas têm 16 metros de comprimento e pesam 40 toneladas. Cerca de 20 mil animais dessa espécie chegam ao Brasil nesse período. Uma oportunidade única!

Durante este artigo, você entendeu a importância de preservar o meio ambiente e de dar valor aos programas de ecoturismo na Bahia. Portanto, coloque esses destinos no seu planejamento de viagem para as próximas férias e conte com um serviço de aluguel de transporte que o ajudará na condução até esses lugares.

A agência Bahia Terra Turismo dispõe do serviço de aluguel de transportes a vários locais da Bahia. Entre em contato conosco por meio do nosso site e marque sua viagem!

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Descubra o ecoturismo na Bahia e os lugares mais lindos para explorar

105 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Descubra o ecoturismo na Bahia e os lugares mais lindos para explorar

28/05/20

bottom of page