top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Poucos sabem, mas as comunidades quilombolas da Bahia ultrapassam a margem de 500, com cerca de 380 comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares. O estado é o primeiro da lista de maior concentração dessas comunidades, seguido por Maranhão.

Depois de muitos acontecimentos históricos, em 1988 a população teve uma vitória, já que foi quando aconteceu o reconhecimento de que o Brasil é um Estado pluriétnico, sendo necessário manter o direito à manutenção da cultura e dos costumes às comunidades e povos locais.

É muito importante propagar o conhecimento cultural diverso, pois isso permite que todos tenham consciência, de modo a incentivar a inclusão geral. Considerando as informações, abaixo falaremos das comunidades quilombolas da Bahia que ficam em locais estratégicos que facilitam o turismo cultural, sendo esta uma ótima dica de viagem para quem gosta de ter experiências diferentes.

Conheça algumas das comunidades quilombolas na Bahia

Abaixo vamos explorar algumas das comunidades quilombolas da Bahia, que são locais de grande importância histórica e cultural. Ao visitar essas comunidades, você terá a oportunidade de conhecer de perto a riqueza cultural afro-brasileira, desfrutar de experiências autênticas e contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas regiões. Confira.


Igreja no galeao ilha de tinhare
Povoado do Galeão - Ilha de Tinharé

1. Galeão

O local é uma pérola na Ilha de Tinharé, sendo uma comunidade quilombola na Bahia preservada e reservada.

Basicamente, em Galeão você conhece pessoas acolhedoras e sorridentes, em uma vila pequena e muito atrativa tanto em termos de beleza natural, como também de atrações históricas, já que no destino existe a Igreja São Francisco Xavier que foi construída em 1626.

Para quem vai visitar Morro de São Paulo, vale a pena conhecer a comunidade, já que na área você terá a oportunidade de vivenciar a cultura local, explorar a culinária típica, participar de danças tradicionais e conhecer a história do quilombo.


monte alegre boipeba
VIla de Monte Alegre - Boipeba

2. Vila Monte Alegre

A comunidade quilombola Vila Monte Alegre, localizada na Ilha de Boipeba e no município de Cairu, é um destino turístico encantador, com características culturais e históricas únicas. O ponto preserva suas tradições e é reconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) como uma comunidade quilombola.

Além disso, na comunidade você pode trazer de sua viagem muitas peças incríveis, incluindo objetos decorativos e cerâmicas.

A Vila Monte Alegre ainda está situada em uma região de beleza natural deslumbrante, a Ilha de Boipeba. A comunidade fica próxima a praias, rios e áreas preservadas, proporcionando um ambiente sereno para quem quer relaxar.


quilombo rio dos macacos
Quilombo Rio dos Macacos

3. Rio dos Macacos

Localizada em Salvador, próxima à Base Naval de Aratu, a comunidade quilombola de Rio dos Macacos é conhecida por sua luta pela preservação de suas terras ancestrais. Infelizmente, hoje a relação entre a comunidade e os órgãos governamentais não está em seu melhor momento.

O local é ocupado há mais de 200 anos, e cerca de 450 famílias vivem nos arredores.

Os visitantes que se dispõem a conhecer a área, podem aprender sobre a história do quilombo e das pessoas que ali vivem. No entanto, devido a alguns conflitos, podemos dizer que a visita pode ter alguns empecilhos.


convento Sao Francisco do Paraguacu
São Francisco do Paraguaçu

4. São Francisco do Paraguaçu

Essa comunidade quilombola na Bahia fica situada no município de Cachoeira, próxima ao Rio Paraguaçu, sendo também rica em tradições culturais. O ponto é reconhecido pela Fundação Cultural Palmares e a comunidade abriga aproximadamente 350 famílias.

Para quem quer conhecer essa região do Recôncavo Baiano, vale a pena inserir na programação esse passeio que traz percepções diferentes do mais comum.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a produção de cerâmica tradicional, participar de manifestações culturais e explorar a exuberante natureza ao redor. Assim como a comunidade mencionada acima, esta também está com alguns problemas com demarcação do território.


maragogipe bahia
Maragogipe - Bahia

5. Maragogipe

Essa comunidade quilombola na Bahia também é conhecida como Comunidade de Kalunga, sendo reconhecida como a maior do estado. Fica localizada no município de Maragogipe, um destino litorâneo que conta com praias paradisíacas, manguezais e atrações históricas, como igrejas.

As comunidades tradicionais que ali se estabeleceram vivem historicamente do extrativismo, da pesca artesanal e da agricultura familiar.

Os visitantes podem aprender sobre as práticas agrícolas tradicionais, visitar os engenhos de cana-de-açúcar e desfrutar de belas paisagens naturais, como cachoeiras e trilhas.


lencois chapada diamantina
Lençois - Chapada Diamantina

6. Lençóis

Vamos falar também da comunidade quilombola na Bahia que fica na Chapada Diamantina, uma região que por si só já encanta. A Comunidade Quilombola de Remanso é encantadora e preserva suas ricas tradições culturais.

No ponto você poderá aproveitar cachoeiras e rios, já que Lençóis é conhecido por ter grande variedade de atrações naturais como essas. Além disso, os moradores de Remanso são conhecidos por sua hospitalidade calorosa e acolhedora. Ao visitar a comunidade, você terá a chance de se envolver em atividades autênticas, como oficinas de artesanato, vivências culturais e vivências agrícolas.


igreja em santo amaro bahia
Santo Amaro

7. Santo Amaro

A Comunidade Quilombola Acupe fica em Santo Amaro, um município turístico que tem grande relevância histórica e cultural. Por lá, você poderá ter uma experiência completa, sendo o destino reconhecido por preservar seu patrimônio histórico, como casarões coloniais e igrejas antigas.

Os visitantes podem explorar essas construções e aprender sobre a história da comunidade, que remonta ao período da escravidão. Além disso, a região de Santo Amaro possui belas paisagens naturais, com rios, lagoas e manguezais, o que garante passeios tranquilos e relaxantes.

Aproveite uma das comunidades quilombolas da Bahia

Como você notou ao decorrer do texto, existem comunidades quilombolas na Bahia espalhadas por vários pontos, desde aquelas mais próximas à capital, Salvador, como também aquelas mais distantes e preservadas.

Ao planejar sua rota turística, vale procurar informações específicas sobre as visitas aos locais, já que podem existir condições ideais que são explicadas pelos próprios moradores da comunidade.

Em todo o caso, você pode procurar informações com profissionais da área turística que atendem a região que você pretende visitar. Assim, você garante um passeio seguro e completo para realmente mergulhar em muita história e tradição.

Leia agora o próximo artigo e conheça mais sobre o município arquipélago de Cairu, que abriga Morro de São Paulo e a Ilha de Boipeba, os locais turísticos que você pode visitar junto às duas primeiras comunidades quilombolas da Bahia mencionadas no texto.

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

7 comunidades quilombolas em lugares turísticos da Bahia

1384 visualizações

0 curtidas

0 comentário

7 comunidades quilombolas em lugares turísticos da Bahia

29/07/23

bottom of page