top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207


Morro de SP - Ilha da Saudade
Morro de São Paulo - Vista da Tirolesa

Quer entender melhor sobre o que pode e não pode na região? Descubra mais sobre a nova norma neste post.

A maior parte dos turistas que visitam as ilhas de Tinharé e Boipeba procuram praias paradisíacas e a paz e tranquilidade que só um lugar onde predomina a natureza pode trazer.

Foi pensando em preservar esses recursos naturais que a Câmara de Vereadores do município de Cairu aprovou a Lei Nº 569 proibindo a entrada de ônibus e máquinas agrícolas nas duas ilhas.

Ilha de Tinharé

A Ilha de Tinharé é um dos lugares turísticos do nordeste brasileiro mais visitado da região.

Deve ser porque é aqui que está localizada a vila de Morro de São Paulo, famosa por suas praias paradisíacas, piscinas naturais, entardeceres espetaculares, agitação noturna e muito mais. Morro de São Paulo tem ótimas opções para todos os gostos e para todas as idades.

Porém, a ilha de Tinharé tem outros lugares não tão famosos nem com uma infraestrutura tão completa quanto Morro de São Paulo, mas com outros encantos que deixam os visitantes maravilhados com tanta beleza natural. Veja tudo sobre como chegar em Morro de São Paulo.

Estou me referindo aos povoados de Garapuá, Gamboa e Galeão, além da deserta praia de Pratigi, que apesar de não ter infraestrutura nenhuma, tem belas paisagens que apaixonam qualquer um.

A partir de junho deste ano a lei que proíbe a entrada de ônibus e tratores nas ilhas de Tinharé e Boipeba está vigente.

Transporte Morro para Boipeba
Carro 4x4 - Morro para Boipeba

Ilha de Boipeba

A Ilha de Boipeba também faz parte do município de Cairu. Boipeba é um povoado para quem curte o sossego mas não abre mão de uma boa estrutura.

Ao todo são 20 km de praias onde você poderá encontrar diversos ecossistemas como manguezais, restinga e dunas, além das suas praias paradisíacas com lindos coqueirais e recifes que enriquecem as paisagens.

Na ilha você pode simplesmente curtir a natureza ou praticar alguns esportes que permitam uma interação maior com ela.

Todas estas belezas naturais devem ser preservadas, concorda? Foi assim que surgiu a nova lei.

Transporte em Morro de SP
Trator com Jardineira em Morro de São Paulo

O que diz a Lei Nº 569?

Devido a todas as riquezas naturais encontradas na região, Tinharé e Boipeba fazem parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e foi para preservar a região que surgió a nova lei, vigente a partir do dia 18 de julho deste ano.

A lei determina que é proibida a entrada de veículos automotores rodoviários e máquinas agrícolas na Ilha de Tinharé e Boipeba.

Em caso de descumprimento, tanto o veículo quanto o proprietário serão punidos.

O veículo será apreendido e retirado imediatamente da região preservada, além do proprietário receber uma multa pela infração.

De acordo com a nova norma, a Prefeitura de Cairu manifesta que alguns veículos poderão ser autorizados a ingressar na região, sempre que haja uma real necessidade, que podem ser, a prestação de serviços públicos e o auxílio a moradores que tenham necessidades físicas que impeçam sua locomoção.

A autorização de esses veículos será feita em caráter provisório e com um prazo definido pelo poder público.

Hoje em dia, há alguns veículos nas ilhas, esses veículos serão recadastrados e os que não se adequarem à lei, serão retirados do território em questão. Deve ficar claro que os veículos para uso pessoal não serão permitidos na região.

O que muda para os turistas?

Morro de São Paulo sempre foi um destino no qual os turistas já estão acostumados a caminhar bastante, seja para subir as suas ladeiras ou fazer trilhas.

E quando se trata de locomoção em transporte público predominam as embarcações locais.

A longo prazo não só os turistas, mas sobre todo a população local, terão um lugar longe da contaminação que os veículos automotores trazem para o meio ambiente.

O cumprimento da lei permitirá que a Bahia tenha um oásis mais limpo e livre da poluição que esse tipo de transporte traz.

Com a nova lei a região só tem a ganhar! Essa é uma iniciativa que deve ser imitada por alguns outros lugares cuja natureza precisa ser mantida. O planeta terra agradece!

Passeios em Morro de Quadriciclo
Quadriciclos em Morro

Sustentabilidade em Cairu

Cairu é um município preocupado em manter e preservar o meio ambiente. Existem outras leis e projetos para melhorar a sustentabilidade do lugar. Conheça algumas delas:

Lei que proíbe a venda e o consumo de garrafas long neck e one way


Esta é outra das leis criadas para colaborar com a conservação do meio ambiente na região. As garrafas long neck são uma problemática fonte de resíduos não reciclados devido à sua pouca rentabilidade. Antes, esses resíduos eram descartados junto ao lixo comum em um lixão a céu aberto.

Devido ao grande volume desse material, foi decidido proibir a sua venda e consumo na região.

Atualmente, só é permitido o consumo de cervejas em latas ou em garrafas retornáveis. Os frutos desta ação serão colhidos em breve.

Projeto Papa Pilha

O projeto, criado recentemente, foi uma iniciativa ecológica para combater o descarte incorreto de pilhas e baterias em geral de uso doméstico na região.

Foram distribuídos recipientes “Papa Pilhas” em repartições públicas, hotéis e pousadas, com o objetivo de servir como ponto de descarte desse material tóxico para o meio ambiente.

Além do tempo que este material demora para se decompor, os seus metais tóxicos causam estragos irreversíveis para a vida.

As pilhas e baterias contém químicos pesados, como chumbo, zinco, níquel e mercúrio, entre outros poluentes responsáveis por intoxicar os rios, os vegetais, o solo, os animais e inclusive o ser humano.

As pilhas e baterias descartadas no Projeto Papa Pilha, serão recolhidas e recicladas de forma que não faça mal à natureza.

As ilhas de Tinharé e Boipeba são refúgios naturais que devem ser mantidos para o bem-estar do planeta. Esse tipo de lugares deve ser preservado e cuidado pelo bem da nossa subsistência.

Visitar a região é um exercício de sustentabilidade que além de nos brindar momentos maravilhosos, nos proporcionam uma útil reflexão.

E o que você acha? Concorda com essa atitude da Prefeitura de Cairu? Então, compartilhe o post e colabore com as boas iniciativas pela preservação do meio ambiente.

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Nova lei proíbe a entrada de veículos em Boipeba e Tinharé

542 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Nova lei proíbe a entrada de veículos em Boipeba e Tinharé

22/07/19

bottom of page