Atendimento: reservas@bahiaterra.com

+55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124 | +55 (75)  3199-0207

O estado da Bahia é um dos maiores produtores de frutas do nosso país. Por isso, é muito comum encontrar uma variedade imensa desse tipo de alimento aqui na região. Por isso, entre todas as opções do que fazer em Morro de São Paulo, experimentar as frutas exóticas da Bahia deve entrar na sua lista.

Obviamente nem todas as frutas têm origem brasileira. No entanto, como explicamos acima, o estado da Bahia se tornou muito conhecido por ser um grande produtor da área. Então, dependendo da sua região, é possível que você ainda não tenha provado algumas das frutas exóticas encontradas na Bahia.

Acontece que, nas mais diversas regiões do estado, é fácil encontrar tais alimentos. Aqui em Morro de São Paulo isso não seria diferente. Além de serem deliciosas, as frutas também fazem parte dos cafés da manhã, sobremesas e drinks. Então, conheça um pouco mais sobre essas delícias nos parágrafos abaixo.

Conheça 8 frutas exóticas da Bahia

Para sair da rotina e tornar a viagem mais atrativa, recomendamos que você experimente novos sabores, vivenciando também novas experiências. Então, confira a nossa lista das frutas exóticas da Bahia e saiba quais delas você poderá apreciar.

1. Umbu

A fruta umbu é uma das opções nativas do nosso país. É muito comum encontrar a fruta no nordeste do Brasil, inclusive na Bahia. Para quem ainda não conhece a possibilidade, é importante frisar que o umbu é uma das frutas mais completas em termos de vitaminas e nutrientes. O alimento é verde, redondo, pequeno, com casca de textura aveludada.

Na Bahia, existe uma bebida típica que se chama umbuzada que se prepara cozinhando a fruta, misturada a açúcar e leite. Porém, o sabor cítrico do umbu também pode ser aproveitado de forma natural, em mousses e sorvetes, por exemplo.

2. Jambo

O jambo não é nativo do Brasil, mas, em algumas regiões do país, é muito comum encontrar a fruta. Assim como outras frutas, o alimento é rico em diversos nutrientes, como ferro, vitaminas do complexo B, fibras e proteínas. O jambo tem casca lisa, com tons de vermelho e roxo, interior macio e claro. Sua árvore é bem grande e pode chegar a ter até 15 metros.

Em Morro de São Paulo é comum encontrar esta fruta exótica. Inclusive, no período de floração, entre janeiro a maio, as ruas ao redor das árvores de jambu ficam mais coloridas.

Os arredores da Fonte Grande são um exemplo disso. Além de ser um local histórico, lá também é possível admirar os jambeiros e até experimentar os seus frutos. As árvores são grandes e marcantes.

3. Licuri

A agricultura da Bahia tem se fortalecido com a produção de licuri. A fruta é preparada de diversas maneiras, seja cozido, caramelizado, em óleo, em cocadas e até mesmo em cosméticos.

Em suma, a palmeira produtora pode chegar a 11 metros, enfeitando as praias da Bahia. Por outro lado, seus frutos são pequenos, medindo cerca de 2 cm. Depois de maduro, o licuri se torna uma amêndoa, com uma textura mais dura.

Devido ao seu sabor levemente adocicado, é muito comum que os nativos façam doces do licuri. Contudo, algumas pessoas têm a oportunidade de provar a fruta de modo natural. Nestes casos, é possível encontrá-las em feiras e barracas regionais.

4. Atemoia

A atemoia é uma fruta doce, encontrada em algumas regiões do nordeste do país. Essa fruta exótica da Bahia é utilizada no preparo de diversas sobremesas, inclusive nos drinks dos bares da região, como as caipirinhas.

Sua aparência é diferente, tem uma casca com aspecto de espinhos, com tonalidade verde-claro e interior branco.

A opção também traz diversos nutrientes, como vitamina A e uma grande quantidade de vitamina C. Vale a pena provar a fruta, inclusive de modo natural.

5. Graviola

A graviola já é conhecida em mais regiões do Brasil. No entanto, a opção também pode ser considerada uma fruta exótica da Bahia. A árvore é típica da América Central, contudo, em nosso clima tropical, a mesma se adaptou bem.

É comum encontrar a caipirinha de graviola, já que o sabor cítrico combina super bem com a mistura. Sua aparência se assemelha à opção citada acima. Entretanto, seu tamanho é um pouco maior. Cabe ressaltar que na fruta estão presentes a vitamina C e as do complexo B.

6. Cajá

O cajá é uma opção pequena e doce. A sua casca é lisa e em tons de amarelo e laranja. Assim como outras opções da lista, essa fruta exótica da Bahia também é mais comum nas regiões do Norte e Nordeste do nosso país.

Devido aos seus sabores, é possível preparar a fruta de diversas formas. Nos restaurantes podem-se encontrar mousses e sorvetes com base na polpa do alimento. Por fim, a fruta também é rica em vitamina C.

7. Fruta-pão

A fruta-pão é completa em termos de nutrientes. É possível encontrar potássio, cálcio, fibras, vitaminas diversas e carboidratos.

Muitos nativos comparam a fruta à textura das batatas. Então, normalmente, é possível encontrar diversas receitas típicas que levam os ingredientes. De certa forma, seu sabor se adapta tanto aos preparos salgados quanto doces. Para quem conhece a jaca, a fruta-pão tem uma aparência muito semelhante, mas com um tamanho menor.

8. Grumixama

A grumixama é uma fruta exótica da Bahia, porém, também é possível encontrá-la em outros estados, como Santa Catarina, por exemplo. A maioria das pessoas que já provaram a fruta, garantem que a mesma é saborosa para ser consumida até mesmo in natura.

Saiba onde experimentar as frutas exóticas da Bahia em Morro de São Paulo

Agora que você já conheceu as principais frutas exóticas da Bahia, é importante frisar que esses alimentos podem ser encontrados com certa facilidade ao redor da ilha, inclusive nas barracas de feiras, por exemplo, ou nos mercados da ilha.

Caso você prefira, também é possível provar drinks com esses ingredientes na vila ou na segunda praia, como as famosas caipifrutas que abundam em Morro.

E falando em experimentar novos sabores, te convido a ler o próximo artigo, onde falaremos das cervejas artesanais e os locais onde são servidos essas bebidas aqui em Morro de São Paulo.

187 visualizações0 comentário

Morro de São Paulo

Confira 4 vídeos de Morro de São Paulo para você apreciar melhor cada cantinho da nossa encanta...

4 vídeos de Morro de São Paulo que você precisa assistir!

Morro de São Paulo

O receptivo da Segunda Praia é o ponto de partida de muitos turistas para uma viagem inesquecív...

Conheça o receptivo da Segunda Praia e saiba como chegar a...

Morro de São Paulo

Confira em que consiste o bate e volta para Morro de São Paulo, quais as formas mais rápidas de...

Bate e volta Morro de São Paulo: Vale a pena?
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

187 visualizações

0 curtidas

0 comentário

8 frutas exóticas da Bahia que você pode experimentar em Morro

11/01/22