Atendimento: reservas@bahiaterra.com

+55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124 | +55 (75)  3199-0207

Pensando em começar a fazer trilhas? Então você precisa saber de algumas informações fundamentais para se preparar antes de sair por aí trilhando em meio a natureza.

Mesmo que você não tenha muita experiência, uma coisa é certa: você irá apreciar paisagens incríveis que jamais seriam vistas se não estivesse fazendo uma trilha. O contato com a natureza com certeza vai recarregar as suas energias e você voltará para casa renovado!

Para quem está iniciando no mundo das trilhas, as de Morro de São Paulo são excelentes para uma primeira experiência.

Se você for estreante no assunto trilhas, confira agora 8 dicas essenciais que vão ajudar você a não passar perrengue durante a sua aventura.


Turistas comecando a fazer trilhas
Turistas começando a fazer trilhas

1.Prepare-se fisicamente

Antes mesmo de pensar em fazer uma trilha você precisa avaliar como está o seu corpo. Respeitar o seu limite é muito importante para evitar lesões, fadiga e outros problemas relacionados à falta de preparação física.

Uma dica é antes de encarar uma trilha praticar alguma atividade por um período, por exemplo, caminhada ou corrida. E quando, de fato, for começar a fazer as suas primeiras trilhas, opte pelas mais simples, com um grau baixo de dificuldade.

Uma dica de trilhas em Morro de São Paulo para quem está começando são as trilhas de Morro para Gamboa e da Quarta para a Quinta Praia, elas são de nível fácil e muito tranquilas de fazer.

2. Defina o que levar

Pode parecer óbvio para alguns, mas para os estreantes em trilhas essa é uma dica importante do que não pode faltar.

Antes de fazer a trilha é preciso definir o que vai levar e o que é realmente essencial, para que você não fique carregando muito peso à toa e, consequentemente, ficando mais cansado.

Um dia antes de fazer a trilha, prepare alguns itens básicos para levar. Confira o que é essencial:

  • água;

  • lanches;

  • celular;

  • boné / chapéu;

  • óculos;

  • kit de primeiros socorros;

  • protetor solar;

  • repelente;

  • saco de lixo;

  • documento de identificação;

  • lanterna (se for à noite).

Sempre certifique-se de adequar o que vai levar na trilha ao itinerário que será realizado e também às condições climáticas.

3. Escolha roupa e o sapato adequado

Um ponto muito importante antes de fazer uma trilha é definir o que vestir. Apesar de muitas pessoas saberem que o ideal é usar roupas confortáveis e leves, algumas pessoas ainda cometem erros básicos como ir de roupa jeans ou calçados inadequados.

Quanto à roupa para fazer trilhas, é melhor as que são flexíveis e que permitam a transpiração. Roupas usadas em academia são as melhores opções e é melhor escolher calças compridas para evitar possíveis picadas de insetos.

Caso a trilha seja uma região em que a temperatura varie bastante, leve com você um casaco fino para se precaver.

Quanto ao calçado, o ideal são botas próprias para trilha. No entanto, caso você ainda não tenha uma, pode optar por usar um bom tênis, que tenha uma boa aderência que irá evitar riscos de quedas. Mas, futuramente, o ideal é adquirir uma bota de trilha.

Além disso, uma mochila para trekking ajuda muito a equilibrar melhor o peso do que será levado e vai te deixar menos cansado.

4. Confira a previsão climática

Antes de sair por aí se aventurando é preciso conferir qual será a previsão do tempo no dia escolhido para fazer a trilha.

Por exemplo, no caso do clima estar mais frio, é preciso se preparar e levar um casaco ou jaqueta. Por outro lado, se a previsão for um dia de muito calor, não se esqueça do protetor solar e um boné ou chapéu.


trilhas na montanha
Turistas começando a fazer trilhas na montanha

5. Avise as pessoas do seu cronograma

Imprevistos podem acontecer e nem sempre você conseguirá ter sinal de telefone no meio da trilha. Por isso, é importante avisar algum amigo ou familiar dos seus planos antes de sair de casa.

É bom manter as pessoas informadas sobre o seu horário de saída e previsão de chegada. Dessa forma, caso você se perca ou aconteça algum acidente, será mais fácil agilizar as buscas, caso o pior aconteça. Prevenir nunca é de mais!

6. Hidrate-se e coma bem antes e durante a trilha

Água e comida não podem faltar de jeito nenhum nem antes e nem durante uma trilha. É importante que antes de sair de casa você se alimente bem, para ter disposição para enfrentar o caminho.

Durante o percurso, tome água de tempos em tempos, mesmo que você não esteja com sede, pois a sede é um sinal de desidratação e para se prevenir, melhor manter-se hidratado.

Leve lanchinhos para comer no caminho. O ideal são opções práticas, que proporcionem energia e que não pesem muito na mochila. Por exemplo: doce de banana, paçoca e barrinhas de cereal.

7. Preserve a natureza

Definitivamente algo que não pode faltar durante uma trilha é o respeito à natureza. Por isso, leve sacos de lixo para armazenar os seus resíduos e trazê-los com você para descartar em local adequado.

Em hipótese alguma deixe o seu lixo na natureza, além de ser uma falta de educação é prejudicial aos animais que vivem ali. Portanto, não deixe nada além de pegadas ao fazer uma trilha. Além disso, tudo o que você levar de lembrança que fique na memória, já seja a sua ou do celular.

8. Faça trilhas em grupo

Para quem está começando é super importante ir acompanhado de uma ou mais pessoas experientes em fazer trilhas.

Podem acontecer diversas situações se você for sozinho, tais como: se perder, torcer o pé, ficar sem alimento, entre outras coisas.

Por isso, para começar o ideal é fazer trilhas com um grupo, mesmo pequeno. Além de ser mais seguro, é muito mais legal e deixa o ambiente mais descontraído e a trilha mais gostosa de se fazer.

No entanto, caso você não tenha companhia e queira se aventurar mesmo assim, a nossa dica é buscar por trilhas de nível fácil e bem sinalizadas.

Enfim, depois dessas dicas tenho certeza que você está preparado para fazer a sua primeira trilha! E se escolher Morro de São Paulo para começar, confira o que você precisa saber de Morro antes de viajar.


57 visualizações0 comentário

Morro de São Paulo

Conheça uma das praias escondidas de Morro de São Paulo: a Praia Ponta da Pedra. Leia esse post...

Praia Ponta da Pedra em Morro: Curta o sossego!

Morro de São Paulo

Se você procura um camping em Morro de São Paulo, confira as nossas indicações e entenda os ben...

Camping em Morro de São Paulo: conheça 2 excelentes opções

Morro de São Paulo

Conheça as 4 praias escondidas de Morro de São Paulo, saiba como chegar em cada uma delas e des...

4 praias escondidas de Morro de São Paulo para você conhec...
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

57 visualizações

0 curtidas

0 comentário

8 dicas para quem está começando a fazer trilhas

08/12/21