Atendimento: reservas@bahiaterra.com

+55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (75) 3653-6017 | +55 (75) 3653-6124 | +55 (75)  3199-0207

O sertão brasileiro pode trazer belas surpresas, uma delas é o passeio pelo Cânion do Xingó. Com um visual maravilhoso a saída vai lhe presentear com imagens que ficarão por sempre na sua memória.

O Brasil tem passeios maravilhosos que vão muito além das praias. A natureza está presente em todos os cantos do país, pronta para nos oferecer as suas belas paisagens.

Um desses lugares maravilhosos é o Complexo Turístico do Xingó, que conta com o quinto maior cânion navegável do mundo.

O cânion surgiu com o represamento das águas do Rio São Francisco, popularmente conhecido como Velho Chico. Quando foi construída a Usina Hidrelétrica do Xingo na década dos 90, o rio triplicou seu tamanho e inundou algumas das áreas ao redor, dando origem a esse maravilhoso lugar.

O complexo, onde esse belo atrativo está situado, compreende os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, porém, o cânion fica na parte alagoana do rio.

Quer saber mais sobre esse exótico passeio? Então continue conosco e descubra o que precisa saber para se aventurar a conhecer este surpreendente destino: o Cânion do Xingó!

Passeio pelo Cânion do Xingó

O ponto de partida para o passeio pelo Cânion do Xingó é o Porto Karrancas. O porto não é só conhecido por ser a porta de entrada para esse maravilhoso programa, mas também pelo restaurante localizado neste lugar.

Restaurante Karrancas

O restaurante Karrancas é o ponto de partida do passeio, porém, também é uma ótima alternativa para finalizá-lo com chave de ouro. No local é possível apreciar uma comida boa enquanto se apreciam as margens do rio.

É um lugar amplo e rústico preparado para receber muito bem uma boa quantidade de pessoas. Você pode optar por fazer as suas refeições dentro do restaurante ou nas mesas da parte externa.

Para o almoço você pode eleger entre pratos à la carte ou buffet self-service à vontade. Os pratos à la carte são bem servidos e no buffet à vontade você pode repetir todas as vezes que você quiser. São diversas opções de saladas e pratos quentes que poderá experimentar.

O restaurante também conta com uma boa variedade de bebidas e drinks, além das sobremesas. Entretanto, as bebidas e as sobremesas são pagas a parte.

Cânion do Xingó

Travessia de catamarã pelo Cânion do Xingó

A navegação pelo Cânion do Xingó pode ser feita de catamarã, uma embarcação confortável e segura que conta com banheiro e lanchonete. O passeio tem duração aproximada de 3 horas e geralmente as saídas são entre as 10 e 11 da manhã do Porto Karrancas.

O embarque é feito de forma organizada para que os passageiros possam se acomodar no catamarã. Quando todos estão confortavelmente instalados são passadas as instruções de segurança e uma vez finalizadas, a travessia começa!

Durante o passeio, o guia vai explicando o percurso, menciona as curiosidades e proporciona todas as informações úteis sobre os lugares pelos que a embarcação vai passando.

Além disso, a música complementa a diversão, e quem quiser, pode consumir as bebidas, espetinhos e sorvetes que são vendidos durante a travessia.

O percurso de ida demora aproximadamente uma hora, mas após meia hora de travessia nas belas e calmas águas esverdeadas, você já começa a ver as primeiras atrações que a natureza proporciona.

Os cânions começam a aparecer e vai surgindo a Pedra do Gavião, o Morro dos Macacos e a Pedra do Japonês. Pouco tempo depois surge o Paraíso do Talhado, ponto alto do programa.

Finalmente o catamarã chega no Porto de Brogodó, um porto flutuante exclusivo para os turistas que fazem esse passeio, onde é feita uma parada por cerca de uma hora.

O lugar para o banho está cercado para uma maior segurança dos turistas. São duas piscinas naturais, uma para adultos e outra menor para as crianças.

O banho nas águas mornas, calmas e esverdeadas do Velho Chico oferece uma experiência muito refrescante para quem chega até aqui, já que o calor costuma ser muito forte na região. Além disso, permite os visitantes desfrutarem das águas enquanto se deleitam com a paisagem encantadora do lugar.

A piscina natural dos adultos é bastante funda e, para quem quiser, o catamarã oferece espaguetes flutuantes que podem ser utilizados na água. Se preferir uma segurança ainda maior, pode usar os coletes salva-vidas que a embarcação proporciona.

Passeio à Gruta do Talhado

Outra opção que realmente vale a pena de fazer durante a parada é o passeio à Gruta do Talhado. O catamarã para frente à gruta, mas para chegar até ela é preciso contratar uma vaga em um dos barquinhos que levam os passageiros até lá.

A Gruta do Talhado tem esse nome devido a que suas paredes parecem ser talhadas a mão, uma bela obra da natureza que merece ser vista de perto.

Esse é um dos pontos mais fascinantes do passeio, que não é longo, dura só uns 15 minutos, mas são muito bem aproveitados.

Durante esse passeio, os barquinhos circulam entre os paredões estreitos do cânion. A vista é impressionante, quando você olha para cima muitas vezes não consegue ver o fim dos paredões e em alguns momentos você precisará se abaixar para poder passar entre as muralhas. Uma experiência inesquecível!

Outro ponto que chama a atenção durante o passeio, são os reflexos da luz na água, formando belas figuras abstratas nas rochas.

O preço que os barqueiros cobram para chegar até a Gruta do Talhado gira em torno de R$10,00. Valor que será muito bem investido.

Al finalizar o tempo da parada, todos voltam ao catamarã para iniciar o retorno até o Porto de Karrancas. A viagem de volta continua com a mesma animação e ao som de música regional.

pedra alta canion do xingo

Pedra alta cânion do xingo

Entrada dos pequenos Cânion do Xingo

Entrada dos pequenos Cânion do Xingo

Pedra Cânion do Xingo

Pedra Cânion do Xingo

Linda Pedra Cânion do Xingo

Linda Pedra Cânion do Xingo

Imagem Cânion do Xingo

Imagem Cânion do Xingo

Saindo Cânion do Xingo

Saindo Cânion do Xingo

Piscinas Naturais Cânion do Xingo

Piscinas Naturais Cânion do Xingo

Rio São Francisco Cânion do Xingo

Rio São Francisco Cânion do Xingo

Como chegar até o Porto Karrancas?

Existem excursões saindo de Aracajú, ou inclusive de Maceió, que fazem um bate e volta. São pelo menos 3 horas para ir e outras 3 para voltar. É um trajeto longo, portanto, a melhor opção é ir de transfer, assim você não chegará cansado e poderá aproveitar melhor o passeio.

Outra opção é ficar hospedado na cidade de Piranhas ou em Canindé de São Francisco e daí partir para fazer o passeio.

Cidade de Piranhas

A cidade de Piranhas em Alagoas é um ponto turístico por si só, fica às margens do Rio São Francisco. Muito perto daqui, na Grota de Angicos, Lampião e seu bando encontraram o seu final numa emboscada. Além disso, Piranhas foi o lugar escolhido por D. Pedro II para ficar hospedado durante a sua visita à região.

A cidade tem simpáticas construções históricas, são pequenas igrejas, casinhas pitorescas, dois mirantes, além dos museus. Esta bela cidade foi declarada Patrimônio Nacional, portanto, é um atrativo que complementa a sua visita ao Complexo Turístico do Xingó.

Canindé de São Francisco

Catamarã Cânion do Xingo

Catamarã Cânion

Interno Catamarã Cânion do Xingo

Interno Catamarã

Catamarã Cânion do Xingo Fundo

Catamarã Fundo

Guia do catamarã Cânion do Xingo

Guia do catamarã Cânion do Xingo

Assentos do catamarã Cânion do Xingo

Assentos do catamarã Cânion do Xingo

Espaço do Catamarã Cânion do Xingo

Espaço do Catamarã Cânion do Xingo

Canindé de São Francisco é uma cidade que ficou mais conhecida ao ser palco da novela Velho Chico e hoje é uma das regiões mais visitadas de Sergipe.

Os arredores de Canindé têm belos lugares para serem visitados, são diversas trilhas e cachoeiras que fazem do lugar um paraíso para a aventura.

O Espaço Ecológico Angicos tem uma estrutura completa na margem do Rio São Francisco capaz de divertir a toda a família.

Outro ponto alto de Canindé de São Francisco é o Museu de Arqueologia de Xingó, que conta com um interessante acervo de objetos líticos e cerâmicos, além de esqueletos humanos.

Você pode escolher o lado alagoano: Piranhas ou o lado sergipano: Canindé de São Francisco como ponto de partida para seu passeio pelo Cânion do Xingó e explorar a região.

Recomendações para fazer o passeio pelo Cânion do Xingó

O passeio pelo Cânion do Xingó é uma atividade diferente e fascinante que cada vez mais pessoas deveriam conhecer.

É um programa para todas as idades, onde cada um pode aproveitar o dia de uma forma diferente.

Famílias, grupos de amigos, casais e viajantes sozinhos, de todas as faixas etárias, podem desfrutar da região e levar uma lembrança para toda a vida.

Para aproveitar o Cânion do Xingó ainda mais, seguem algumas recomendações:

  1. O lugar é naturalmente quente, portanto, utilize roupas leves e não esqueça de passar protetor solar.

  2. Outro fator importante é a hidratação, beba bastante água, e líquidos em geral, para você se manter hidratado. Dé uma atenção especial a crianças e idosos, já que eles são mais sensíveis à desidratação.

  3. O uso do repelente também é importante, assim poderemos evitar qualquer doença decorrente da picada de mosquitos.

  4. Agende seu passeio com antecedência. Nunca vá até o lugar sem ter comprado seu passeio, você corre o risco de não conseguir embarcar.

Gostou da saída para o Cânion do Xingó? Quando você estiver lá, vai gostar muito mais ainda!

Faça o percurso com quem pode dar segurança e garantia, reserve seu lugar para o Cânion do Xingó com a Bahia Terra e só se preocupe em curtir a sua viagem ao máximo.

Entre em contato pelo WhatsApp +55 75 9 9905 9430 ou pelo e-mail reservas@bahiaterra.com e contrate o seu passeio conosco!

41 visualizações0 comentário

Bahia

Todos sabemos que a Bahia é um dos destinos com mais opções de lazer no nordeste brasileiro. Se...

Os melhores Resorts na Bahia

Bahia

O Restaurante Café com Cacau não é apenas uma parada para comer, e sim uma experiencia culinári...

Itacaré Bahia: Conheça o imperdível, restaurante Café com ...

Bahia

Reunimos os melhores destinos da Bahia para visitar, lugares que ainda estão sendo descobertos ...

Destinos top na Bahia
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

41 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Cânion do Xingó: O passeio imperdível para quem estiver na região!

17/12/19