top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Sem dúvidas, a maioria das pessoas gosta de viajar, conhecer novos locais e ter novas experiências. Pensando nisso, é compreensível que algumas práticas turísticas venham se tornando cada vez mais comuns, como é o caso do trabalho voluntário no Brasil, uma grande dica para quem gosta de desbravar destinos diversos sem contar com um orçamento para as despesas.

Sabemos que o território do nosso país é muito rico e repleto de opções para todos os gostos, o que torna as viagens ainda mais divertidas. Dessa forma, surgem muitos interessados em levar uma vida mais leve, sendo o foco principal as experiências que determinados passeios podem promover.

Então, se você está pensando em praticar voluntariado para viajar, continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

Perfil para viajar fazendo trabalho voluntário

Antes de falarmos efetivamente sobre as características gerais do trabalho voluntário no Brasil, é preciso que você entenda qual o perfil desse tipo de viajante.

Em resumo, como você já deve imaginar, é preciso ter muito interesse para conhecer novos locais e ser aberto a se adaptar a novas culturas e costumes.

Além disso, também é importante ter um perfil aventureiro e simples. Afinal, nem sempre você terá as experiências dos sonhos todos os dias, mas, sem dúvidas, o trabalho voluntário para quem quer viajar, pode abrir grandes portas, sendo uma oportunidade para o crescimento intelectual e cultural.

Então, basicamente você precisa ter tempo livre, vontade de aprender, facilidade para se comunicar e interagir, além de habilidades diversas que podem te auxiliar em tarefas básicas, como a de limpeza ou cultivo de hortas, por exemplo.

Lembrando que não existe um perfil certo para quem quer se aventurar no voluntariado para viajar. Contudo, se você tiver alguma das características acima, responsabilidade e comprometimento, certamente você terá mais facilidade para se desenvolver.


trabalho voluntario no Brasil
Trabalho voluntário no Brasil

Como é viajar fazendo trabalho voluntário no Brasil

Agora que você já sabe o que pode fazer a diferença na sua jornada para o voluntariado no Brasil, vamos explicar resumidamente como é a experiência, de modo geral. Basicamente, você irá se disponibilizar para trabalhar em troca de algo do seu interesse.

Nesse caso, você pode oferecer suas habilidades em determinados setores para ter experiências ou algo mais concreto, como acomodação e alimentação. Diferentemente do turismo de luxo, muitas vezes você terá vivências mais simples. Muitos mochileiros experientes utilizam o método para conhecer diversos locais nacionais e internacionais, por exemplo.

Antes, todos associavam o trabalho voluntário com a ajuda aos locais menos favorecidos. Isso ainda é feito com frequência nos dias de hoje, especialmente por pessoas que buscam um propósito maior para as suas férias.

Segundo uma pesquisa feita em 2018 pela Edelman Brasil com o Panrotas, o turismo de voluntariado movimenta cerca de 2 bilhões em todo o mundo, o que mostra aos interessados o potencial de tal setor, já que este pode ser benéfico para o viajante, como também para a empresa ou instituição que aceita os termos.

Em todo o caso, entenda que o voluntariado para viajar é uma forma de doar seu tempo e se comprometer em troca de algo que você prioriza.

Como procurar boas oportunidades de voluntariado

Em primeiro lugar, uma dica muito importante para conseguir viajar “de graça” com o trabalho voluntário, é procurar apenas oportunidades seguras. Isso porque, é preciso ter certeza que o local realmente irá cumprir com sua parte do combinado.

De forma geral, é possível encontrar boas oportunidades em diversos meios, incluindo em sites específicos, como o World Packers, um canal por assinatura que conecta empresas e famílias a viajantes. Por lá é possível conferir as vagas disponíveis e as características gerais para que a parceria seja benéfica para ambos.

Também existe a plataforma Work Away, bem parecida com a opção acima. O site tem diversas experiências para trabalho em mais de 100 países, sendo muitas delas em troca de hospedagens, alimentação e oportunidades para imersão cultural.

Além destas opções, você ainda pode optar por grupos específicos nas redes sociais, como o Facebook, onde muitos viajantes disponibilizam dicas para quem precisa encontrar um trabalho voluntário.

Por fim, caso você já tenha um destino em mente para fazer voluntariado no Brasil, você pode pesquisar hostels e estabelecimentos na região desejada, falando diretamente com os proprietários para verificar a possibilidade de combinar as condições. Lembre-se sempre de priorizar a sua segurança, buscando conhecer o ambiente e as pessoas envolvidas com a máxima antecedência a viagem.


trabalho voluntario no Brasil
Trabalho voluntário de jardim no Brasil

Benefícios de viajar com o trabalho voluntário

Como você já deve imaginar, existem muitos benefícios de se presentear com a experiência do trabalho voluntário no Brasil. Conheça alguns deles nos tópicos abaixo:

  • você conhecerá muito da cultura local por meio da convivência com moradores;

  • você estará doando seu tempo a trabalhos que podem te auxiliar no enriquecimento intelectual;

  • você poderá ter a oportunidade de desenvolver novas habilidades, especialmente se você escolheu uma área específica para trabalhar;

  • você irá viajar e poderá economizar muito durante toda a sua estadia no ambiente;

  • você poderá ter a chance de começar uma nova etapa da sua vida em uma nova região, se assim desejar;

  • por fim, você também terá a chance de melhorar o seu currículo profissional com novas experiências e habilidades.

Voluntariado para viajar aos melhores destinos brasileiros

Enfim, você conheceu tudo que é preciso para aproveitar o voluntariado para viajar. O ponto positivo da escolha é que existem diversos pontos interessantes para quem pretende vivenciar isso na prática, especialmente aqueles ligados ao turismo, já que estes são mais receptivos a visitantes que sentem interesse em aprender e doar seu tempo.

Inclusive, se você pretende conhecer locais paradisíacos, como os litorâneos, Morro de São Paulo tem uma boa estrutura, com hostels, pousadas e comércios diversos, o que pode facilitar sua procura! Então, analise o destino e veja se este pode atender às suas expectativas. Sem dúvidas, você terá uma experiência memorável para guardar.

Se se interessou pela nossa sugestão, leia agora o próximo artigo, onde você poderá descobrir 7 atividades que você poderá fazer de graça em Morro de São Paulo.

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

Trabalho voluntário no Brasil: saiba como é viajar “de graça”

126 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Trabalho voluntário no Brasil: saiba como é viajar “de graça”

02/02/23

bottom of page