- Felipe Oliveira Pedreira
- 7 de mai. de 2023
- 4 min de leitura
Caso você curta a experiência de estar em alto mar e deseja entender mais sobre transportes marítimos, essa é uma oportunidade de conhecer a diferença entre catamarã, lancha e barco. Afinal, são embarcações que atraem famílias do mundo inteiro que partilham esta vivência.
Com isso, você estará ciente do que irá experimentar ao escolher pela modalidade mais adequada para sua realidade e desfrutar de diversas formas com essa alternativa.
Sendo assim, dê continuidade ao conteúdo e entenda as diferenças entre esses tipos de locomoção.
Conheça as diferenças entre catamarã, lancha e barco
1.Barco

Esta embarcação foi inventada em meados de período neolítico, aproximadamente a 10.000 anos. Os barcos primórdios possuíam uma função mais cerceada e tinham a capacidade de transitar pela água, porém somente a esta ação, este evento era muito usado em atividade de pesca e caça.
O que define um barco é o fato que ele possui um aspecto e apetrechos que o distingue, como o timão com a finalidade de direcionar a embarcação, além de ser voltado à pesca. Aliás, entre as utilidades do barco, é possível afirmar que esta embarcação é utilizada há milhares de anos, com o objetivo de transportar objetos e pessoas por meio da água.
Além disso, ainda que existam diversos tipos de barco de diferentes dimensões no cotidiano, o conceito de barco refere-se a um veículo pequeno utilizado para transportar cargas de pequeno porte ou entretenimento.
Entre os tipos de barcos que existem no mercado estão:
Barco de pesca;
Balsa;
Barco a vapor;
Canoa;
Insuflável;
Veleiro;
Iate;
Barco de transporte de passageiros, turísticos, entre outros.
2.Lancha

A lancha, por sua vez, é um veículo motorizado que possui um viés mais turístico. Projetada para o turismo e entretenimento, ainda que seja utilizada para realizar atividades como a pesca esportiva, entre outros propósitos. Ela tem uma habilidade de fácil adaptação a diferentes tipos ambientes, sejam eles, lagoas, mar, rios e represas.
Os tipos de lanchas mais produzidas em solo brasileiro, são;
Lanchas de pesca;
Lanchas para passeio (pequeno porte);
Lanchas para esportes aquáticos de alta performance;
Lanchas para passeio e pernoite (médio porte);
Lanchas customizadas de grande porte/iates.
Aqui no Brasil, as pessoas costumam usar lancha para fazer passeios durante o dia. O passeio mais tradicional de lancha é aquele que sai às 9 horas da manhã, com direito a churrasco em pleno mar no almoço, passeios e práticas de esporte à tarde e, por fim, a volta finalizando o dia.
Pode até acontecer, mas é bem difícil encontrar pessoas que decidem dormir a bordo. Isso porque existe um número maior de procura por alternativas mais confortáveis, na maioria das vezes, embarcações grandes para passar a noite.
3.Catamarã

O catamarã trata-se de um tipo de embarcação, que possui dois cascos em direção à sua base. Inclusive, esse é um dos motivos pelos quais é garantida a sua alta velocidade e maior estabilidade, fazendo com que tenha menos balanço.
Outro ponto característico do catamarã é seu design, que permite um corte de ondas com mais praticidade. Logo, o impacto é amortecido, transformando a embarcação em um meio mais rápido.
Embora os barcos sejam bastante conhecidos no Brasil, é nítida a diferença entre o catamarã, lancha e o barco, onde o primeiro engloba mais vantagens.
Afinal, é uma embarcação que possui mais vantagens. Isso porque o catamarã é mais estável que uma lancha, podendo percorrer longas distâncias e possui mais conforto e velocidade que um barco.
Em contrapartida, o catamarã possui um valor mais elevado. É exatamente por isso que não é uma embarcação tão popular quanto a lancha e o barco.
Uma informação que foge um pouco do entendimento popular, é que o catamarã possui modelos distintos, eles não são iguais em sua estrutura. Entre os principais modelos, estão:
Catamarã com casco semi-deslocante;
Catamarã com casco planante e simétrico;
Catamarã com casco planante assimétrico.
Escolhendo entre catamarã, lancha e barco
Agora que você conhece a diferença entre catamarã, lancha e barco, é possível categorizar as embarcações da seguinte forma:
Se você busca segurança e estabilidade, opte pelo catamarã;
Se você busca velocidade e prática de esportes, opte pela lancha;
Se você busca realizar pescas ou transportar pequenas cargas, opte pelo barco.
No entanto, se você quer saber qual a alternativa que ganha mais vantagem sobre as demais opções, sem dúvidas, deve apostar no catamarã. Isso porque ele tem como destaque a estabilidade. Nesse sentido, se você está planejando a sua primeira viagem em alto mar, a melhor forma é buscar uma embarcação mais segura, como é o caso do catamarã.
Além disso, vale muito a pena optar por essa embarcação. Aliás, existem muitas pessoas que se recusam a conhecer alguns locais incríveis como Ilhas por temerem a viagem em transportes como lanchas ou barcos.
De fato, existem pessoas que podem enjoar durante a viagem por conta do balanço da embarcação, por menor que seja. Contudo, há maneiras de reverter esse quadro desagradável.
Se você está procurando uma viagem tranquila de catamarã para o Morro de São Paulo, por exemplo, é possível encontrar opções mais acessíveis, sem falar que poderá ter a experiência única de passear, tendo em vista uma paisagem exuberante.
Opte pela Bahia Terra para reservar seu catamarã!
Durante esse artigo você entendeu a diferença entre catamarã, lancha e barco. Agora, chegou o momento de fazer a reserva de sua passagem, já que entendemos que o catamarã consiste no meio mais procurado para fazer uma viagem ao Morro de São Paulo.
Por isso, o ideal é garantir seu lugar o mais rápido possível no dia e na hora que você desejar. Sim, recomendamos a Bahia Terra turismo, uma grande especialista em transporte e turismo no litoral da Bahia.
Portanto, clique aqui e faça a sua reserva ou tire suas dúvidas falando com nossos atendentes.
Por fim, não podemos deixar de te convidar a continuar acompanhando o nosso blog, onde você terá sempre informações detalhadas sobre os catamarãs e tudo que envolve sua viagem para o Morro de São Paulo.
Commentaires